Carro da Fórmula Indy no Salão do Automóvel.

Bólido está com a pintura que Ana Beatriz utilizou em São Paulo.

A 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo foi inaugurada nesta quarta-feira (27) para o público. Além dos mais variados tipos de carros como é de praxe, essa edição do evento, assim como várias outras do passado recente, estará sendo exposto para os fãs da velocidade um carro da Fórmula Indy.

O carro da Indy que está no Salão do Automóvel esse ano é um Dallara, com fabricação do ano 2000 e pintado nas cores da Dreyer & Reinbold Racing, que Ana Beatriz Figueiredo utilizou na São Paulo Indy 300.

Foto: Divulgação
Carro da Fórmula Indy utilizado nas temporadas entre os anos de 2000 e 2002.

Esse chassi Dallara de 2000 teve curta duração na categoria, comparado com os atuais carros. Foram utilizados apenas entre as temporadas de 2000 e 2002. Das 37 corridas disputadas na Indy Racing League nesse período, a Dallara venceu 30 provas com esse modelo de chassis.

A partir de 2003, a Fórmula Indy adotou outra geração de chassis. Atualmente a Dallara é a única fornecedora de bólidos para a Fórmula Indy e seu carro foi concebido há sete anos.

O que mais chama atenção nesse bólido que está no Salão do Automóvel é que este carro não deve ser da equipe Dreyer & Reinbold Racing pela qual Bia Figueiredo disputou quatro provas em 2010, já que o time competiu nesse período de 2000 a 2002 com os chassis G - Force da Panoz, principal rival da italiana Dallara no início da década. Foi com esse chassi G – Force que Robbie Buhl, hoje um dos donos da equipe, conquistou a única vitória do time Dreyer & Reinbold Racing na Fórmula Indy, em Orlando, no Walt Disney World Speedway.

Fotos: IndyCar Series/Divulgação
Robbie Buhl disputando uma corrida pela Dreyer & Reinbold Racing com o chassi G-Force Panoz.

Hélio Castroneves a bordo de sua Penske (Dallara-Chevy-Firestone): O mesmo chassi que está exposto no Salão do Automóvel nas cores que Bia disputou a etapa brasileira da IndyCar 2010.

13 comentários:

Anônimo disse...

Dallara por Dallara bota esse ae da foto pra correr q é bem mais bonito! >_<"

Tatu Canastra disse...

Mto bom ficar a par dessa informação. Esses senhores de SP pensam que podem nos enganar trazendo essas velharias lá dos EUA.
Sera que a Bia sabe que esse não é o carro que ela pilotou em São Paulo? No programa Panico ela não soube dizer quanto cilindros tinha o motor do carro...o Tony teve que salva-la.

alex disse...

é bonito mesmo esse chassi...

sera q tem f1 no salão esse ano??

Thiago Moya disse...

Tem o Lotus JP e Cammel do Senna. :)

James Azevedo disse...

Essa Dreyer & Reinbold do Buhl ainda com motor Infiniti Nissan... o sempre problemático Infiniti hehehehe. Eddie Cheever que o diga.

James Azevedo disse...

Pelo menos o capacete da Bia é original... espero... rsrs

John Player Special disse...

Esse Dallara lembra o Reynard turbo (pelo menos a parte da frente, se é que me entenderam). Ele competia com o Panoz e levava o motor Chevy ou o Infiniti Nissan. Até nessa época da "IRL Toin Jorge" era melhor do que hoje...

skoal bandit disse...

Esse Chassi nunca foi equipado com o motor Honda. Me lembro que quando os japoneses foram para a IRL em 2003, o chassi já era diferente.

Anônimo disse...

fala sério, qualquer carro da história da IRL é horroroso...pena que não colocaram um da CART/Champ Car.

Unknown disse...

Eu sempre achei os carros da IRL legais, pois comecei a acompanhar a indy como IRL, só mesmo os mais shiitas para torcerem o naris para esses carros e que vivem reclamando da IRL, mas mesmo com esses problemas q a indy teve, prefiro aquela IRL dos anos iniciais do que assistir fórmula 1 em que os carros nao conseguem ficar próximos uns dos outros por "exesso de tecnologia" e q correm em kartódromos, a cisão foi uma burrada sim, mas na minha opinião a IRL até a re-unificação nada mais era do que aquela indy do tempo da USAC, e agora está mais parecida com a CART.

Raymundo Valério disse...

É assim mesmo! As equipes têm carros promocionais para eventos, chamados no ramo de bonecos. Apesar de a equipe não ter corrido com o chassi, por algum motivo pode ter comprado um destes usado para usar em eventos promocionais. Lembro de ver no salão de 1998 um indy do André Ribeiro que tinha a traseira todo ribitada, sendo provavelmente um carro que já havia se assidentado. O carro era lindo do mesmo jeito!
O negócio é curtir os carros e a mulherada do salão.

Anônimo disse...

Os dallaras e panoz eram muito feios quando tinham motor aurora e as equipes eram pobrezinhas. A partir do ano de 2002, quando o jogo virou a favor da IRL contra a CART, os carros passaram a ter belas pinturas e um pouco mais de cuidado no design principalmente das asas. No ano seguinte, veio a geração dos Dallaras que esta aí até hoje.
Agora, pergunta que não quer calar.... Por que os Panoz não são mais utilizados na Indy Car???
Isso tem a ver com os Panoz da Champ Car em 2007 ou apenas por motivo de defasagem técnica???

Diego Silva disse...

Teria sido melhor se a IRL tivesse continuado com esse modelo da Dallara, tinha uma boa estética. O atual chassi Dallara é bem feio, para não dizer tosco.

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