Tony Kanaan disputa o Ironman de Miami neste sábado

Brasileiro fala de quanto a preparação ajudou na pilotagem de um carro de corrida

Após encerrar a temporada de 2010 da Fórmula Indy com um pódio na etapa de Miami no início deste mês, o brasileiro Tony Kanaan terá um novo desafio pela frente na cidade onde mora nos Estados Unidos: o Ironman 70.3, famosa prova de triathlon, modalidade que alia natação, ciclismo e corrida.

Nos treinos rotineiros, Tony mergulha no Oceano Atlântico, em Miami, para nadar 1,9 quilômetros. Logo depois, o piloto da Fórmula Indy segue para pedalar 56 quilômetros. Não satisfeito, ainda executa 21 quilômetros de corrida. Esse é um exemplo de treino em que se submeteu ao decorrer do ano.

Ainda não é o fim da temporada para Kanaan, pelo menos no que diz respeito a condicionamento fisíco. O campeão de 2004 da Fórmula Indy, aos 35 anos, mantém uma intensa preparação para se adequar ao desgastante calendário que só da categoria contém 17 corridas diversificadas entre circuitos mistos e ovais. Além disso, o piloto complementa seu treinamento com exercícios cardiovasculares e musculação. Entretanto, desde o fim da temporada da Indy em Miami no dia 2 de outubro, o baiano tem direcionado sua atenção a participação no Ironman, que acontece no próximo dia 30.

O percurso do Ironman será composto por 1,9 quilômetros (1,2 Milhas) de natação, 90 quilômetros (56 Milhas) de bicicleta e mais 21 quilômetros (13.1 Milhas) de corrida. Kanaan, que tem treinado de 4 a 5 horas diárias durante toda a semana, destaca que o seu objetivo na prova é superar os seus próprios limites.

"Eu não tenho o tempo e a experiência que os atletas profissionais de triathlon tem," disse o piloto. "Seria a mesma coisa que colocá-los em um carro de corrida. Eu disputo contra eu mesmo, sem nenhuma pressão por resultado. Eu defino minhas metas e tento segui-las. Essa é a coisa boa do triathlon. Eu uso isso como meu hobbie, mas faço seriamente. Eu estou treinando como um atleta profissional, mas não estou competindo contra ninguém e sim contra eu mesmo", descrevou Kanaan.

Das três modalidades, o brasileiro se adapta melhor no ciclismo. "A corrida, com minhas pernas curtas, é onde eu mais sofro", disse piloto com o seu habitual bom humor. Kanaan falou das correlações entre competir no triathlon e pilotar na Fórmula Indy. "Estar fisicamente apto sempre ajuda a pilotar um carro de corrida. O foco do treinamento, especialmente no ciclismo, é muito importante e me ajuda muito dentro do carro de corrida. Você fica fisicamente em forma, tanto as partes aeróbica quanto as de força. Eu amo sair do carro depois da corrida e sentir que eu poderia correr outra vez", revelou um dos pilotos com melhor condicionamento físico da Fórmula Indy.

1 comentários:

Anônimo disse...

Com essa liberação do Tony para procurar uma nova equipe em 2011, apesar da saída da 7-Eleven na Andetti Autorsport, achei uma grande injustiça que fizeram com o piloto brasileiro. Enquanto a Danica, que está na equipe, graças ao marketing que ela consegue atraí, e Senhor Marco Andretti, que é filho do dono, permanecem na equipe. Durante muito tempo, Tony foi o principal piloto da Andretti e, muitas vezes, levou o seu carro nas costas.
Tomara que consiga um lugar que oferece melhores condições de brigar pelas vitórias em 2011, já na Penske e na Ganassi não tem espaço para ele, no momento.

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics