Novo carro... Nova Fórmula Indy?

Olá galerinha do Blog da Indy, tudo bem com vocês? A temporada da Fórmula Indy começa praticamente em um mês e claro, o assunto mais comentado aqui no Brasil é a etapa paulista da IndyCar que será realizada nas ruas que rodeiam o complexo do Anhembi.


Mesmo com todo o foco nesta corrida de abertura do mundial 2010 da Indy, nos Estados Unidos o assunto é outro no momento, é sobre o novo carro da categoria. Como colocamos aqui em nosso espaço todas as informações das novas marcas assim que lançam algo, você fã da Indy tem informações sobre o que está acontecendo pelo lado das terras dos USA.

Eu que sempre fui um crítico ferrenho dos chassis Dallara que estão ai se arrastando pelas pistas a sete temporadas, nunca imaginei que eu possa ficar um dia com saudades desses carros que eu queria ver extinto o mais rápido possível.

A Fórmula Indy desde o ano de 1996 quando ocorreu a cisão onde para um lado ficou a CART e outro a IRL, parece sofrer uma incrível crise de identidade. Os dirigentes não conseguem apontar um caminho e segui-los. Não sabem se correm em pistas ovais ou mistas e de rua, não sabem se planejam um campeonato para se expandir mundialmente ou ficar nos Estados Unidos. Vocês já perceberam que o atual carro da Indy é fabricado na Itália e que seus propulsores e calçados são japoneses? E mais, na Fórmula Indy 2009 e também neste ano, o carro patrocinado pelas Forças Aéreas dos Estados Unidos é guiado por um brasileiro enquanto o carro da Guarda Nacional é pilotado por um inglês? Imaginem os sentimentos dos fãs norte-americanos que são tida como a nação mais nacionalista de todas.

Pois bem, a crise de identidade parece estar perto de seu ápice com as novas propostas de chassis para a temporada 2012. Tanto a Dallara quanto a Swift já se pronunciaram e mostraram seus modelos de carros, cada uma apresentou três diferentes carros, e põe diferentes nisso.

O primeiro modelo de cada uma das construtoras apresentados até agora me agradou demais, parecem ser carros rápidos, robustos e bem leves. O que mais me agradou até agora foi o primeiro Dallara e o bico dele alongado lembra um pouco os atuais Dallara, mas graças a Deus é a única coisa que se assemelha ao atual carro. Gostei bastante da aerodinâmica dele e aquela barbatana charmosa e mais discreta que os carros da Fórmula 1, ficou bem legal. Mas este modelo peca é com relação a espaço para os patrocinadores na lateral do carro. Lembrando que um dos itens de exigência para a construção deste novo chassi da Indy é que a IndyCar deseja espaços amplos para promover os patrocinadores na TV. O carro estilo Fórmula da Swift também ficou bacana, achei legal principalmente a frente do carro com duas asas, uma bem pequena e a outra tradicional, mas que tem linhas bem legais. Só não entendi o porquê do motor ter partes descobertas.

Modelo Fórmula da Swift: Parte dos motores são descobertos.

Agora, os demais modelos sinceramente são carros de qualquer coisa, menos de Fórmula ou como os americanos chamam de “Open Wheel” que significa “rodas descobertas”. O segundo modelo da Dallara ainda lembrou um pouco o Panoz da ChampCar, agora os demais modelos são todos parecidos com carros protótipos. E eu pergunto, caso a IndyCar Series escolha um destes modelos será considerada ainda uma categoria open wheel?

Modelo Fórmula da Dallara: Parte frontal do carro é semelhante ao atual IndyCar.

Outra coisa que me animou bastante com relação aos novos modelos da Indy é com relação ao design dos carros com relação à entrada de ar (ou melhor, a falta dela) para refrigeração dos motores, que significa que a Indy pode estar pensando em retornar a utilizar motores turbos na categoria. Nos modelos da Swift, até mesmo a válvula pop-off aparece, dando a entender que realmente os motores mais desejados pelos fãs devem estar de volta na Fórmula Indy.

A IndyCar Series não comunicou se a categoria continua sendo monomarca depois em 2012 ou se finalmente voltaremos a ver mais de um chassis nas pistas, sabe-se apenas que Lola, Swift, Dallara e DeltaWing são candidatas a fornecerem chassis daqui dois anos.

E vocês galerinha do Blog da Indy, o que acham desses carros revolucionários e muitos deles bizarros para um campeonato de Fórmula?

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Jackson Lincoln Lopes é Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá e colabora com o site amigos da velocidade escrevendo notícias relacionadas a Fórmula Indy, além de ser editor do Blog da Indy e possuir um acervo com mais de 500 corridas da Indy desde 1979 em sua coleção.

14 comentários:

Anônimo disse...

tem um detalhe interessante no chassi Dallara que é o tamanho do aerofólio diantérios que tem um comprimento que chega a "cobrir" as rodas como na F1..

Filipe disse...

postei um comentário na materia sobre a dale coyne, achei umas notícias sobre a kv e sobre o Mario Moraes dá uma olhada lá!!!abraço

Rodrigo DuContra disse...

Amigo, sem dúvida esses dois chassis citados por vc são os mais bonitos e tem mais a cara da Indy, eles poderiam colocar um "padrão médio" para as construtoras de chassis para criarem seus modelos e ficarmos igual era a CART, poderiam ter ao menos 3 opções de chassis e com relação a motor poderia ter tbm ao menos 3 opções, com Honda, Toyota e Cosworth. Não precisaria nem ter duas opções de pneus, pq já sofri demais quando praticamente apenas o GIL DE FERRAN calçava a merda do Goodyear e eu ficava vendo os vts no SBT sofrendo com o desempenho do meu piloto favorito.

Tomara que essa categoria volte a brilhar como em 92/93/94/95 e 96.

fernando disse...

A grande duvida eh essa.. será escolhido apenas um chassis? ou havera novamente a briga dentro da pista? que seria mto mais interessante

Andre disse...

O que o fernando disse é interessante, mas acho difícil acontecer. Como não entendo nada de engenharia, não posso dizer nada sobre os carros. Mas torço para que o ´´Batmovel`` seja o escolhido

Anônimo disse...

tão querendo transformar a indy em "speed racer". Achei todos ruins.
Pra mim a solução é colocar mais contrutores, com isso em cada ano as empresas terão de fazer melhorias em seu carros para continuar vencendo ou começar a vencer e em todos os anos teremos evoluções nos carros. Se continuar monomarca teremos que aguentar mais 7 ou 8 anos com os mesmos carros podendo deixar as temporadas seguintes muito previsíveis

Ever Rupel™ disse...

gostei do Swift que tem asa dupla na frente e do Dallara que se parece com o atual...

li no Blog Victal que a Delta Wing vai ganhar a "concorrência"...isso quer dizer que no que diz respeito a chassis, a Indy continuaria monomarca

Adilson Antunes disse...

Sempre acho qualquer chassi que se arremeta a década de 90 o melhor para a Indy hoje.

Nada de inventar um chassi revolucionário. A IRL não esta com tanta bola assim para ficar inventando.

Abs!

Jackson Lincoln Lopes disse...

Aos amigos que se pronunciaram sobre várias marcas. Acho impossível, pois o novo carro virá com o ituito de minimizar ao máximo os gastos para as equipes não ficarem quebradas como estão. Várias marcas é significa lançamento de chassis novos para superar a concorrencia, o que gera custos altos.

Dr. Hollywood disse...

Cadê o chassi "Delta Wing"...?

José Morelli disse...

Pessoal...hoje foi divulgado o tal do DeltaWing...é simplesmente o "carro" - se é que é possível chamar aquela aberração de carro, mais ridículo que já vi na vida. Quando as primeiras fotos saíram na internet, todos acharam se tratar de alguma piada...mas pra desgosto do planeta é real. 2012 enfim marca o fim da Fórmula Indy, porque até onde sei todas as equipes estavam apoiando esta porcaria de DeltaWing...vamos aproveitar esse dois anos restantes de F-Indy bastante porque depois a categoria entrará em profundo e total declínio profissional, comercial e etc.

Celso disse...

Eu também vi o tau Delta Wing os cara estão de brincadeira colocar um foguete sobre rodas como é que as rodas vão virar nessa geringonsa sou fã dos modelos tradicionais colocar uma porcaria dessas é matar de vez a Fórmula Indy espéro que nem seja aprovado só falta ver os modelos da Lola e ser definido se continua a tradição ou se vão sepultar de vez a categoria espéro que não.

Anônimo disse...

Olá Lopes, sou Marcio, Engenheiro, você simplesmente tirou aquilo que estava encravado em minha garganta, pois sou fã da Indy desde 1989 (época irrecuperável), o charme desta categoria se foi com o adeus daqueles carros (últimos turbinados) reynard,e este charme para mim sempre foi o diferencial da F1, pois carros turbos, elegantes, rodas cromadas e aquelas cores magnificas e tudo isto estinguiu-se com estas coisas aspiradas. Cadê o charme da verdadeira F-Indy? Será que vamos ver novamente a sua verdadeira personalidade (carros turbos, com válvula pop off aparecendo,a 390Km/h, chassis Reynard, Lola, Penskee, etc.)? ou vou ter de continuar saudosista?

Anônimo disse...

Lopes, aqui é o Marcio, vc tentou contado comigo?? Estava viajando. Eu andava muito desatualizado com a F-indy. Esse negócio de Delta com configuração aerodinâmica da nova geração da Indy é verdade??? Pô cara, parece que é o fim, não é????

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