Brincando de Randy Bernard


Calendário da Fórmula Indy será revelado nesta sexta-feira.

Olá galerinha do Blog da Indy, estamos a menos de três dias de descobrir qual será o calendário oficial da Fórmula Indy para a temporada 2011. Confesso que não é um calendário que eu esperava, parece ser um pouco melhor com relação ao deste ano, mas bem pouco mesmo.


Como esta semana deveremos ter poucas notícias sobre a categoria até o anúncio oficial, resolvi abrir este espaço para vocês opinarem sobre qual seria o calendário ideal de vocês.

Confesso que nem eu tenho um calendário dos sonhos, este calendário que estou mostrando a vocês aqui, é algo próximo da realidade da atual categoria (penso eu) e próximo ao que eu tenho em mente.

Primeiramente, gostaria de deixar bem claro que sou apenas um admirador da categoria e tenho um pouco de conhecimento, não sou administrador, tão pouco investidor, então, o que eu estou dizendo aqui é apenas algo que vi nos últimos anos e também um pouco do que acontece no atual mercado da Indy, mas eu, por exemplo, não admito aquela corrida de Iowa, mesmo atraindo público e dinheiro para a categoria. O calendário que deverá ser da temporada 2011, você encontra clicando aqui. Esta coluna que aqui escrevo, é apenas uma questão de gosto pessoal.

Bem, vamos as explicações. A primeira fase deste calendário fictício, seria composto de três provas de rua e uma em mista. Penso que Miami precisa de uma corrida, desde os tempos que acompanho a Indy (meados dos anos 90) tem uma corrida lá, seja na rua ou em circuito oval. O circuito de Homestead sinceramente, acho que não serve para a categoria. Tivemos algumas boas provas entre 96 e 99, mas só. A pista passou por três grandes reformas de traçado e de inclinação, e nada foi resolvido com relação a uma boa disputa. Nos anos 80, havia uma corrida nas ruas da cidade, mas acabou sendo substituída por Detroit . Em 1995, as ruas de Miami voltava ao cenário da Indy, mas só neste ano. Em 2002 e 2003, a CART realizou provas em um circuito horroroso no centro de Miami. Uma prova nesta cidade seria interessante se fosse montado um circuito capaz de proporcionar uma corrida competitiva. Com a etapa de abertura sendo em Miami, a prova de Saint Petersburg que nunca foi lá essas coisas também, ficaria de fora ao meu ver. Acredito que não há espaço para duas corridas neste etado.

Uma prova no centro de Miami, fora do Homestead Speedway seria uma boa?

A segunda etapa seria do outro lado do planeta, em Motegi, no Japão. Sim, a Honda quer a Indy em sua casa, aliás, no quintal de sua casa. Como a pista de Motegi dificilmente proporciona boas corridas, salvo 1998 e 1999 que eu me lembre, poderiam utilizar a pista mista de Motegi, já que o complexo de velocidade japonês permite várias opções.

Em meados do mês de abril, a Indy retornaria aos Estados Unidos para a terceira etapa, abril na Indy é mês de Long Beach. Na seqüência, como já está marcado, seria a vez de São Paulo receber a categoria pela segunda vez.

As primeiras corridas em ovais no meu calendário fictício seria o que vai acontecer de verdade no ano que vem, Indy500, Milwaukee e Texas, mas na minha prova do Texas teria uma única prova, nada de duas baterias.

Acredito que o Will Power iria gostar muito deste meu calendário, principalmente no final da primeira metade e inicio da segunda fase. Portland é uma excelente pista para quem gosta de corridas com ultrapassagens, risco da chuva, estratégia de combustível, desgaste de equipamento, não pode ficar de fora, não? Sem contar que nesta região, o povo do noroeste norte-americano deve estar carente de ver uma corrida da Indy. Depois do misto de Portland, seria a vez de Cleveland voltar ao cenário da IndyCar, uma pista fantástica, sem comentários. Toronto é uma das pistas de ruas mais emocionantes da categoria, você observando o traçado parece ser simples, mas as curvas de baixa, a reta oposta e a forte freada da curva 1, é emoção garantida. Sem contar o apoio da Honda canadense que banca a prova. Mesmo com o bom público em Edmonton, eu riscaria a corrida da Indy, e daria um jeito de falar com o Bernie ou quem quiser que fosse para a Indy correr em Montreal, uma pista muito bacana que proporciona as melhores corridas de Fórmula 1 da atualidade, certamente iríamos ter corridas legais na Indy. As provas que a CART realizou por lá, foram muito boas.

As novidades não param (no meu imaginário, claro), após esta seqüência de pistas onde os pilotos contornam curvas para os dois lados, Road America em Elkhart Lake seria mais do que obrigatório em um calendário de quem ama os monopostos dos Estados Unidos. Michigan eu também traria de volta, mas não para fazer uma corrida de 200 voltas, e sim de 250 para retornar as famosas 500 milhas de Michigan e ter de volta no calendário duas provas de resistência.

"O misto mais legal dos Estados Unidos", assim define Cristiano da Matta sobre a pista de Elkhart Lake

Tivemos boas corridas neste ano, mas em oval, apenas Chicago e Kentucky me interessei, então, Chicagoland Speedway com certeza ficaria no meu calendário e coincidentemente seria a 14ª etapa da temporada, assim como foi neste ano. Após o oval de Joliet, seria a vez de seguir o calendário oficial de 2011 com Baltimore, uma aposta. No lugar da sonolenta Sonoma, Laguna Seca estaria de volta, mais pela tradição e pelo belo circuito, do que por boas provas que não acontece faz tempo por lá.

A região de Baltimore, estado de Maryland poderá trazer grandes ganhos para a Indy e ser a "Long Beach" do nordeste.

No último mês de competição, teríamos dois ovais e uma prova de rua. Kentucky abriria a fase final da temporada e duas semanas depois, a Fórmula Indy retornaria a Australia, nas ruas da belíssima Surfers Paradise. O encerramento eu fiquei na dúvida se colocaria Las Vegas, que eu acho legal e é muito próximo do real, ou mais uma corrida de 500 milhas, em Fontana. Mas será que os pilotos de hoje aceitariam três provas de 500 milhas?

A região mais próspera de provas da Fórmula Indy nos Estados Unidos.

Bem, vamos a mais algumas análises. A região predominante de pistas da Fórmula Indy desde quando foi criada a CART e mesmo na fase da IRL, é no meio oeste que acontece a maioria das provas da Indy. Neste calendário que fiz, temos Indianápolis, Milwaukee, Road America, Michigan, Cleveland, Chicago e Kentucky (que para alguns não faz parte da região, mas é próximo a Indianápolis). Ainda falando sobre o território americano, coloquei pelo menos uma pista em cada canto dos Estados Unidos, Não sei como será o circuito de Baltimore, mas acredito que a saída de Nazareth em 2004 e agora com a não renovação de Watkins Glen, a categoria necessitará de qualquer forma de uma corrida na região nordeste do país, pois sempre tivemos ao menos uma prova por lá. Pela direção oficial da Indy teremos duas provas nesta região no ano que vem: New Hampshire e Baltimore. Para mim, New Hampshire é bem semelhante a Milwaukee, não vejo a necessidade de ter dois circuitos ovais de uma milha onde as disputas serão escassas, pelo menos com estes chassis Dallara que datam de quando Lula assumiu a presidência deste país.

Como existe uma pequena divergência entre as donas dos circuitos (principalmente os ovais), a ISC e a SMI (ver aqui sobre isso) e a direção da IndyCar Series, principalmente quando Tony George foi presidente da categoria, optei por “contratar” o menor número possível de pistas da ISC, pertencente a família France e aumentando a parceria com Bruton Smith da SMI.

Ainda com relação aos ovais, vocês devem estar se perguntando, o Jackson não gosta de provas em ovais? Eu gosto sim, mas você conversando com qualquer piloto eles sabem o risco que é o automobilismo e o risco que é correr em pistas ovais, principalmente entre 1,5 milha e 2 milhas. Por conta disso deixaria “apenas” sete provas em ovais, outras seis em mistos permanentes e outras seis em circuitos de rua.

Segue o meu calendário fictício:

20/03 – Miami (rua)
03/04 – Motegi (misto)
17/04 – Long Beach (rua)
01/05 – São Paulo (rua)
29/05 – 500 milhas de Indianápolis (oval)
06/06 – Milwaukee (oval)
11/06 – Texas (oval)
26/06 – Portland (misto)
03/07 – Cleveland (misto)
17/07 – Toronto (rua)
24/07 – Montreal (misto)
31/07 – Road America (misto)
14/08 – 500 milhas de Michigan (oval)
20/08 – Chicagoland (oval)
04/09 – Baltimore (rua)
18/09 – Laguna Seca (misto)
01/10 – Kentucky (oval)
16/10 – Surfers Paradise (rua)
30/10 – Las Vegas (oval)

Agora deixo com vocês para comentarem e contrariarem. Diga quais provas vocês gostariam de ver na Indy nas próxima temporadas.

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Jackson Lincoln Lopes é Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá e colabora com o site Amigos da Velocidade escrevendo notícias relacionadas a Fórmula Indy. Criou o Blog da Indy no início de 2009. Também é colecionador de miniaturas da categoria e de corridas da Indy, onde possui um acervo com mais de 500 corridas da Indy desde 1979 em sua coleção.
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26 comentários:

Thomperson disse...

Gostei muito do post do Jackson!

Excelente coluna!

Mas faria um calendário diferente do que o Jackson fez, onde tem 19 corridas, sendo apenas 7 em ovais. É muito pouco. O Randy Bernard verdadeiro já disse que quer fazer 50% em ovais e 50% em mistos.

Para mim, 20 corridas é o ideal, com 10 ovais e 10 mistos. E de 4 a 5 corridas fora dos EUA, não passando disso.

E dessas 4 a 5, colocaria 2 no Canadá, ou 1 no Canadá e 1 no México. Isso significa apenas 2 ou 3 corridas na qual a F-Indy pega avião e compete fora da América do Norte. Hoje mesmo já é assim com 2 corridas, uma em Motegi (Japão) e a outra em São Paulo.

De resto, umas 15 ou 16 corridas NOS EUA. Não menos que 7 ou 8 no meio-oeste, região-casa da F-Indy. Umas 2 na Califórnia, 2 na Flórida, 1 ou 2 no Texas, 1 ou 2 no Nordeste dos EUA, 1 no Sul e mais 1 no Oeste. Já atenderia aos principais mercados dos EUA, e se tornaria possível pegar pistas tradicionais, ou aquelas que dão bom público e renda.

Nisso seria possível ter no meio-oeste: Indianápolis; Chicagoland; Kentucky; Mid-Ohio ou Cleveland (no Ohio); Milwaukee ou Elkhart Lake (em Wisconsin); Michigan International Speedway ou Detroit (em Michigan), Iowa ou Kansas (nas Grandes Planícies).
Na Califórnia: Long Beach (perto de Los Angeles); Sonoma ou Laguna Seca (perto de San Francisco).
Na Flórida: Homestead (perto de Miami); St.Petersburg (perto de Tampa e Orlando).
No Texas: Texas Motor Speedway (perto de Dallas); ou também o circuito de rua de Reliant Park (em Houston).
No Nordeste dos EUA: Watkins Glen, Baltimore (perto de Washington) ou New Hampshire (perto de Boston).
No Sul dos EUA: Barber Motorsports Park (no Alabama, "coração do Sul dos EUA") ou Atlanta Motor Speedway (perto de Atlanta)
No Oeste dos EUA: Phoenix International Raceway (em Phoenix) ou Las Vegas Motor Speedway (em Las Vegas).

Tem muita opção. Basta a Indy escolher a melhor pista para cada mercado em termos de público e renda. Equilibrando os ovais e mistos em uma proporção de 50% a 50%. O mercado americano sempre foi, é e será o mais importante para a categoria. Correr no Japão, na Austrália, no Brasil, no México e no Canadá são bases para um grau, menor, de internacionalização. Mas ter americanos como metade dos pilotos top do grid, e 75% das corridas nos EUA e 50% em ovais é a fórmula ideal para ela nunca perder sua IDENTIDADE.

Thomperson disse...

Fazendo uma escolha dentre as opções que coloquei, e levando em conta o equilíbrio 50%/50%, bem como não colocar 2 corridas em um mesmo mercado, e tendo consciência da importância de algumas corridas atuais, um calendário ideal de 20 corridas seria:

20/03 - Phoenix International Raceway (oval) PS: Oval da ISC
27/03 - St.Petersburg (rua)
10/04 - Barber Motorsports Park (misto)
17/04 - Long Beach (rua)
01/05 - São Paulo (rua)
29/05 - 500 Milhas de Indianápolis (oval)
05/06 - Chicagoland Speedway (oval) - PS: Oval da ISC
11/06 - Texas Motor Speedway (oval) - PS: Oval da SMI
26/06 - Iowa Speedway (oval)
03/07 - Cleveland (misto)
10/07 - Toronto (rua)
24/07 - Michigan International Speedway (oval) - PS: Oval da ISC
07/08 - Elkhart Lake (misto)
14/08 - New Hampshire Motor Speedway (oval) - PS: Oval da SMI
28/08 - Sonoma (misto) - PS: Misto da SMI
04/09 - Baltimore (rua)
11/09 - Kentucky Speedway (oval) - PS: Oval da SMI
25/09 - Twin Ring Motegi (oval)
09/10 - Surfer's Paradise (rua)
23/10 - Homestead-Miami Speedway (oval) - PS: Oval da ISC

Voltaria com Phoenix, apesar da Nascar ter 2 corridas nessa pista. É uma pista tradicional.

Manteria circuito de rua de St.Petersburg, pois dá 45.000 pessoas no dia da corrida, um público bom, igual ao da SP Indy 300 (deu 46.000 em 2010)

O misto do Alabama, que mesmo não sendo espetacular, deu ótimo público (53.000) no domingo da corrida de 2010, e é uma pista na "casa" da Nascar. É bom "roubar" um pouco do público deles também.

Long Beach = Tradicionalíssimo, e dá quase 70.000 pessoas.

São Paulo é uma boa base internacional.

Indianapolis = A MECA da F-Indy

Chicago em nova data, sai de Agosto/Setembro para não trombar com a nova data da Nascar (em setembro), e nem com a corrida da Nationwide em Julho. Entra na data de Milwaukee, que é um lugar muito próximo à Chicago, e não tem uma pista tão espetacular quanto.

Texas = Tradicional, e dá 80.000 pessoas no dia da corrida.

Iowa faz o arroz-com-feijão lá nas Grandes Planícies do meio-oeste. Dá cerca de 40.000 de público, e é um oval curto, coisa que anda rara na Indy ultimamente.

Cleveland precisa voltar. Tradição, competição, pista espetacular. E atende ao mercado de Ohio.

Toronto. Ficaria sendo a única corrida no Canadá. Dá 65.000 de público e sempre tem corridas emocionantes.

Michigan voltaria com uma corrida de 400 Milhas que pagaria 1 milhão de dólares ao vencedor (Indianapolis paga 3 milhões) para atrair público e ter cerca de 30 carros no grid. Atende ao mercado de Detroit/Michigan.

Elkhart Lake volta para os pilotos se divertirem, o público ter corridas excitantes, e atender ao mercado de Wisconsin.

New Hampshire atende ao mercado de Boston/Nova Inglaterra, e promete dar excelente público.

Sonoma fica por ser ao lado de San Francisco, atendendo bem ao norte da Califórnia. Dá uns 35.000, 40.000 de público. Está bom. Mas a qualquer momento podendo ser substituída por Laguna Seca, que é mais distante do grande centro.

Baltimore entra pela promessa de ser uma corrida de rua que dê bom público, e pela longa reta do traçado, terá ultrapassagens e diversão para quem assiste. Atende ao mercado da megalópole do Nordeste americano, a área de Washington-Baltimore. E a corrida ganha a cobiçada data do feriado do Dia do Trabalho nos EUA, que é o 1° fim de semana de setembro.

Kentucky fica pois dá boas corridas, está no meio-oeste, e fica na "tríplice fronteira" entre os estados de Kentucky, Ohio e Indiana, sendo este último a "capital" da Indy, e também está ao lado de Cincinnati.

Motegi e Surfer's Paradise, boas bases na região do Pacífico, e em países que sempre tem pilotos competindo na Indy.

E a temporada se encerra em Miami, no oval de Homestead, que já é tradicional, apesar do público um pouco baixo em edições recentes (de 35.000 a 40.000). É a região de Miami, cidade mais "latina" dos EUA,e há muitos pilotos latino-americanos no grid.

Renato Gonzales disse...

Jackson, levo em consideração o que o próprio Randy Bernard afirmou neste ano: que enxerga um calendário de 24 corridas, num cenário ideal. Como ele vai montar isso rompendo com a ISC eu não sei (e acho um erro não correr em pistas como Michigan, que é da ISC). Mas vai meu calendário, que privilegia pistas da CART e muda o mês de etapas importantes, como Texas.

Feb Miami (Homestead)
Mar St Pete
Mar Alabama
Mar Phoenix
Apr Iowa
Apr Long Beach
May Sao Paulo, Brazil
May Indianapolis 500
Jun Milwaukee
Jun Portland
Jun Cleveland
Jul Michigan
Jul Toronto
Jul New Hampshire
Aug Baltimore
Aug Watkins Glen
Aug Mid Ohio
Sept Elkhart Lake
Sept Kentucky
Sept Chicago
Oct Motegi, Japan
Oct Laguna Seca
Nov Fontana
Nov Texas
Nov Las Vegas

Jackson Lincoln Lopes disse...

Renato, pelo que sei, o Randu qyer fazer o calendário com 17 provas. Confesso que não vi esta fala dele de 24 provas. Ele prefere fazer 17 provas rentáveis do que 17 provas legais pelo que entendi, o que na atual circunstância da para entender.

Com relação ao seu calendário, seria impossível a Indy voltar para a ESPN, já que entre Outubro e Março, acontece o futebol americano.

Eu não sei também, se os pilotos da Fórmula Indy acostumariam a tantas corridas, tipo a Nascar. As temporadas que mais teve provas foi entre 99 e 2001 na CART, 20 no total.

Anônimo disse...

Eu vi sobre isso de 24 provas tbm em algum lugar ja tem um tempo, mas acho um exagero. Entretanto, 17 provas é pouco, sei q a Indy nao quer competir com o futebol americano mas terminar agora ja em 02/10 é muito cedo, acho q seria legal 20 provas com exatos 10 road/street e 10 ovais.

Andre disse...

No meu calendario Ideal, tirava fora todos esses mistos, exceto São Paulo, Glen, Toroto e Long Beach. Colocava Road America, Prtland, Clevealand e Laguna Seca. Já os ovais eu gosto dos atuais. Só colocando Fontana ficaria satisfeito

leonardo-pe disse...

de algo aqui é unanime(ou quase):as voltas de cleeveland,portland,sufers paradaise,road america!long beach alem de dar 70 mil pessoas,dá muito mas,muito dinheiro!

leonardo-pe disse...

esqueci de laguna seca como unanimidade.embora não seja uma pista das mais agradáveis!

Al Unser Jr. disse...

Não sei com encaixar Road Atlanta e Virginia nesse pacote e também acho que é dos Franse os dois, mas seria legal ter as duas.

Com algumas considerações meu calendário ficaria assim:

20/03 – Miami (rua), se é para estar na Florida... fico com DAYTONA no misto da Gram Am, mas acho q é dos Franse e a data não é a melhor, já que em fevereiro abre a Nascar, outra opção seria já que é pra estar perto de latinos, levar para o Hermano Rodrigues no México
03/04 – Motegi (misto), só porque tem a Honda no meio,senão limava este tb, mas encaixaria Road Atlanta na Gergia nessa data
17/04 – Long Beach (rua), OK
01/05 – São Paulo (rua), OK
29/05 – 500 milhas de Indianápolis (oval), OK
06/06 – Milwaukee (oval)OK, pela tradição e só!
11/06 – Texas (oval), OK formato normal de sempre
26/06 – Portland (misto), OK
03/07 – Cleveland (misto), OK só se for a noite
17/07 – Toronto (rua), OK
24/07 – Montreal (misto), OK (sonho!)
31/07 – Road America (misto), OK (sonho!)
14/08 – 500 milhas de Michigan (oval), OK
20/08 – Chicagoland (oval)
04/09 – Baltimore (rua), trocamos por Virginia da Gram Am e não se fala mais nisso
18/09 – Laguna Seca (misto), só pelo saudosismo mas as corridas não são boas lá
01/10 – Kentucky (oval), ou o oval do Kansas
16/10 – Surfers Paradise (rua), OK
30/10 – Las Vegas (oval), nada contra mas... sei lá se vai prestar

Anônimo disse...

Ahhh!!! vcs leram uma noticia de 2009 falando da possibilidade de uma corrida na China?!
Tbm a possibilidade da Cosworth entrar na Indy em 2012?

Renato Gonzales disse...

http://gordonkirby.com/categories/columns/theway/2010/the_way_it_is_no241.html

Nesse link, há uma ótima matéria do jornalista americano Gordon Kirby sobre o calendário da Indy. Ali, consta a declaração do Randy sobre 24 corridas:

"In a perfect world with a perfect television contract I would say twenty-four races are possible," Bernard commented. "But I think that's five years away. We need to show growth and we need to show a bigger audience but we need to make sure we can take that back to the team owners and make sure the team owners can afford to go to twenty-four races."

Na verdade, essa seria uma possibilidade a longo prazo, para daqui há cinco anos. E "se tudo der certo para a categoria", com mais audiência, mais patrocínio, etc.

Eu realmente não engulo o calendário atual...sei que existem dificuldades financeiras, mas acredito que existam "templos sagrados" nos EUA que precisam receber corridas de fórmula. São cenários tradicionais, que não podem ficar de fora, como Road America ou Michigan. Só a volta desses dois circuitos já faria muita diferença.

Anônimo disse...

Algumas considerações:

- O circuito Gilles Villeneuve em Montreal agora faz parte das pistas da ISC. A segunda divisão da NASCAR, a Nationwide Series corre lá no mês de Agosto.

- O Las Vegas Motor Speedway é agora um circuito totalmente diferente daquele em que a Champ Car correu em 2005. Naquela época era um circuito muito largo com curvas não muito inclinadas e as corridas aconteciam com poucas bandeiras amarelas. Agora é um circuito bem mais estreito com curvas de inclinação progressiva bem mais acentuadas. A corrida da Indycar ali deve ser excitante, como em Chicagoland.

- O público no Michigan International Speedway não anda lá essas coisa nem nas corridas da NASCAR Sprint Cup. É porque ela fica no estado de Michigan, onde ficam as montadoras de automóveis, e esse estado está numa crise econômica bravíssima. Não é uma boa idéia a Indycar correr lá por enquanto, para não desperdiçar oportunidades futuras.

- O contrato de transmissão pela TV das provas da Indycar pela Versus para os Estados Unidos é de longo prazo e essa emissora até onde sei não está envolvida com o futebol americano. Não deve ser difícil que essa emissora assuma futuramente um calendário de 24 corridas.

- O envolvimento da Indycar com a ABC/ESPN (que transmitem o futebol americano) já está bem pequeno nos Estados Unidos, restringindo-se a 5 provas. Por conta dessas emissoras abomináveis houve campeonatos da IRL terminados em Setembro por causa do futebol da NFL.

- Como colocado num post anterior, se a Indycar quiser aumentar o número de corridas transmitidas em TV aberta basta comprar espaço na CBS e/ou na NBC e colocar as transmissões lá, faturando com as propagandas, como a Champ Car chegou a fazer. Existe também a opção de transmitir através de redes de emissoras locais independentes (esquema chamado de programação "syndicated"), como faz por exemplo o Jerry Springer, dono de um dos programas de auditório mais populares dos Estados Unidos, o "The Jerry Springer Show". Seria um modo de atingir o povão.

Marco Matsumoto disse...

Eu colocaria Chicago como sendo a última prova. É a pista que proporcionou as melhores provas dos últimos anos e nada melhor do que fechar um campeonato com um side-by-side na última volta.

leonardo-pe disse...

não só da IRL,anonimo(21:10).a própria CART já teve campeonato encerrado em setembro(de 1995 até 1997)!foi horrivel mesmo!

Renato Gonzales disse...

É interessante também lembrarmos das datas de alguns contratos. Pelo que li na internet, vale ressaltar:

São Paulo Indy 300: Fica no calendário até 2019!
St Peterburg: Compromisso válido até 2013.
Long Beach: Permanece até 2015, com renovação de 5 anos bem encaminhada.
Alabama: Etapa garantida até 2012.
Edmonton: Assinou renovação até 2013 (foi a notícia que mais lamentei; pois toma o lugar de Cleveland)
Mid Ohio/Sonoma/Iowa: Tem contrato só até 2011...ou renovam, ou vão ficar de fora.

Jackson Lincoln Lopes disse...

Muito interessante esta postagem, Renato.

Quando houve a "unificação", a IndyCar Series tinha uma série de contratos com as pistas e como bem disse, ainda tem alguns. Isso é um dos motivos que dificulta um calendário "legal" para o fãs da antiga Indy.

Mesmo essas últimas trÊs pistas tendo contrato até o ano que vem só, estas devem continuar. Mid-Ohio sempre fez parte do calendário da CART/IRL...Iowa é uma prova super rentável, pela grana que recebe e também pelo público. Sonoma é como dissemos, pertence a SMI, ou seja, uma pista que é de um dos homens que mais é fiel a IndyCar neste momento.

No entando, não concordo com uma coisa que você disse, sobre Edmonton. Em nenhuma hipótese, penso que Edmonton é uma ameaça a Cleveland, muito pelo contrário. O calendário pode muito bem abrigar duas provas em aeroportos, que na realidade nada mais é que uma pista com enormes áreas de escape. Acho que a maior ameaça para a Cleveland é Mid-Ohio, já que ambas ficam no estado de Ohio, meio oeste norte-americano.

Fabio Henrique disse...

Eu acho que uma corrida em circuito de rua em Miami seria muito melhor do que correr em Homestead. A corrida mais chata que já vi em circuito oval em toda minha vida foi a prova de Homestead do ano passado. Nem YF a prova teve, foi um verdadeiro marasmo. Já mexeram na pista várias vezes e nada. Talvez seja até um circuito legal de dirigir, mas para o público é muito chato.

Quando penso em Homestead apenas duas coisas aparecem de imediato na minha cabeça: A última vitória do Greg Moore e a triste morte do Paul Dana.

Josele Garza disse...

Engraçado que quando eu criava posts imaginando a Indy num futuro, todo mundo me xingava porque não era a Champ Car quem organizava. Quando botei um calendário com provas em pistas boas, fiu xingado e excomungado em vários fóruns de corrida. Agora criam posts de "faz de conta" para criarem calendários ideais para os fãs e todo mundo tem que achar lindo isto daqui. Me expulsam primeiro e depois copiam as minhas idéias. O próprio autor desta coluna criou uma historinha da Champ Car 2006 2007 com carrinhos e tudo o mais imaginando a Champ Car com 28 a 30 carros em pistinhas mickey mouse e a IRL definhando lá atrás no tempo de ódio à IRL do colunista, taxando pilotos de traidores e enaltecendo os braços duros da Champ Car. Antes que me mandem provar, eu digo que tenho essa história salva no meu computador lá em casa. E se quiserem eu mostro como ela foi escrita.

Jackson Lincoln Lopes disse...

Não deveria, mas vou responder...

Você é persistente mesmo heim, sujeito neanthertal?

Todo mundo, todos os leitores, os pilotos brasileiros que me seguem no Twiter e as equipes (Hélio, Tony, Romancini, KVRT, Vision, FAZZT, Andretti), jornalistas, sabem que eu não gostava da IRL, sempre tive uma posição quanto a isso e sempre foi bem clara.


Vou repetir quantas vezes forem necessárias para você: Se a Champcar existisse até hoje, com certeza estaria ao lado dela. Pois bem, não existe, se existe alguma coisa dela, está na IndyCar de hoje. Entende? Se quiser eu faço um desenho para você.

EU PREFIRI A CHAMPCAR QUE A INDYCAR? Eu não nego o que defendi. Pronto, está bom? Será que você entende? Acho que não né? É demais para uma pessoa que usa como imagem na internet foto de gibis do comando em ação para se esconder.

Segundo, não me compare com você, por favor. Faça qualquer coisa, menos isso. Você fazia histórias bizarras do ano 3000. O que fizemos aqui, foi algo bem próximo da realidade, mas isso você não entende, pois realidade nesse mundinho seu atrás de um computador, não deve existir.

Terceiro, olha como você é querido em todas as redes sociais "Me expulsam primeiro..."

Ninguém te suporta cara, será que você não percebe isso? Já te pedi para parar de vir aqui, mas estou vendo que você gosta mesmo é de chamar atenção.

Quarto, provar o quê, seu mela zorba? Que eu escrevi um delírio falando sobre como seria legal se a ChampCar adquirisse a IRL? Eu escrevi, e daí? O que tem nisso?

Vou ver se consigo o telefone do Colina Verde

Fabio Henrique disse...

"Antes que me mandem provar, eu digo que tenho essa história salva no meu computador lá em casa. E se quiserem eu mostro como ela foi escrita."

Você se deu mesmo ao trabalho de salvar coisas escritas num fórum em 2006?

Cara, vou te dar um conselho: Sabe aquela pessoa que você não gosta chamada Danica Patrick? Sabe a Simona de Silvestro? Pois é, elas são duas criaturas chamadas mulheres. Eu uso elas de exemplo pois acho que são as duas únicas que você "conhece". Não sei se alguém já te disse, mas é muito agradável de vez em quando ter uma relação física com as mulheres, uma relação chamada sexo. Eu acho que em vez de ficar ai salvando textos de um fórum que praticamente nem existe mais, coisas escritas em 2006 e querendo "provar" futilidades para os outros, como se a sua vida dependesse disso, você deveria experimentar sair com uma mulher.

Porque ficar o dia todo lendo fóruns de quatro anos atrás ou fantasiando que é herói de Gibi, claramente já te transformou em um grande alienado de computador.

Natanael disse...

A Indy só tm o reconhecimento que tem pelos anos da CART. Afinal foi sob sua chancela que pilotos como Mário Andretti, Emerson Fittipadi e aquela que foi a troca de categoria de um piloto mais comentada em meus anos de vida. Nigel Mansell o campeão da F1 em 92 veio pra CART pra vencer o campeonato de 1993, mostrando uma capacidade incrível de adaptação aos ovais. Mas isso não é o assunto do tópico, e sim quanto a calendário.Pois bem se dependesse de minha vontade, acho que eu ficaria com o seguinte:

1 - Long Beach - a abertura tem de ser nos EUA e de preferência naquela que, fora Indianápolis, é a prova com maior apelo na categoria.
2 - São Paulo - a pista de rua do Anhembi ficou com um traçado interessante e proporciona boas corridas.
3 - Phoenix - abertura da temporada nos ovais.
4 - Indy 500 - sem maiores comentários.
5 - Milwaukee - pra mim, sempre será a prova da ressaca da Indy500
6 - Texas - quase sempre proporciona boas provas, seria a primeira prova noturna.
7 - Portland - saudade de ver a largada e os carros se espremendo na 1ª curva
8 - Cleveland - quero saber até hoje, como os pilotos se guiam nessa pista, afinal ela é plana e assim não há referências
9 - Toronto - inegavelmente não há como ficar fora uma etapa no Canadá
10 - Vancouver - se é pra ter 2 etapas no Canadá, que seja na cidade a segunda
11 - Michigan - outra 500 milhas
12 - Elkhart Lake - o mais fantástico misto não pode estar fora
13- Watkins Glen - sei que o público beira o ridículo, mas é outra pista que, por mim, não poderia ficar fora.
14 - Laguna Seca - saudade de ver os carros contornando o Saca-Rolha
15 - New Hampshire - acho necessário mais um oval de 1 milha
16 - Fontana - mas 400 milhas, 3 provas de 500 milhas é demais.
17 - Surfers Paradise - a prova australiana tem que voltar logo
18 - Baltimore - uma novidade nas últimas etapas
19 - Chicago - a segunda prova noturna
20 - Las Vegas - na capital mundial do jogo, por que não apostar no campeão, encerramento

Não conheço a geografia dos EUA, apenas deixo isso como vontade própria, mas sabemos que os compromissos comerciais firmados pela IRL, acabam preterindo algumas dessas pistas em prol de pistas como Iowa, Sonoma, St Petesburg, Alabama. Sei que são provas rentáveis para a categoria e por isso permanecem, mas não me agradam nem um pouco essas pistas.

leonardo-pe disse...

o erro da indy-CART foi correr em um oval de miami.ali(quer queira,quer não)foi o inicio do fim da CART(enquanto organizadora da indy).a maioria das corridas nesse oval são ruins.pelo jeito,pistas feito"sono"ma vão ficar na indy.mas fazer o q?se fosse a long beach de 1992 até 1998,podia botar pra fora.pois aquele traçao era muito sem graça.prefiro esse atual,desde 1999!

leonardo-pe disse...

Natanael:tambem concordo com a volta de vancouver.mas no traçado ORIGINAL(1990 até 1996)!pois o q foi inventado por greg moore,foi uma LÁSTIMA!errata,é traçado.e não traçao!

leonardo-pe disse...

esse Randy Bernard,tem talento e sobrando!a indy q no ano passado estava"praticamente acabada",ressucita a olhos vistos.mesmo com os pilotos"pagantes"!é como falei(e já falaram no inicio desse ano):essa indy cada vez mais tem a cara da CART.estamos no caminho certo felizmente!

Anônimo disse...

Esse sr. Josele Gralha definitivamente não é uma boa pessoa.

Thomperson disse...

Eu não frequentava fóruns específicos durante aqueles anos da decadência da CART e da ChampCar, pois desde 2003 percebia que a CART/ChampCar estava destinada ao fracasso e que a IRL/IndyCar venceria a parada. Por isso não cheguei a ver o Josele Garza postando junto com o Jackson, o Fábio e outros. Apenas participei de algumas comunidades no orkut.

O Jackson foi muito anti-IRL. Até na comunidade da ChampCar no orkut nós nos desentendíamos lá por 2005, 2006. Mas assim que houve a fusão, ele mudou, viu que o sonho da ChampCar tinha virado pesadelo e superou os preconceitos sobre a IRL buscando ver o lado positivo da nova fase da categoria.

Se o Josele Garza acreditou em um futuro mesclado para a Indy, meio-CART e meio-IRL, acabou acertando. Mas isso não o faz melhor, nem nada especifico.

Eu também acreditei nesse futuro mesclado, que a IRL venceria e a Indy tornaria a ter um modelo semelhante ao de antes do acentuamento da divisão (final dos anos 90). E hoje temos a F-Indy controlada pela IRL, e vivendo um processo de "CARTização" um pouco exagerado, com excesso de circuitos mistos/de rua e pilotos internacionais.

Mas acho que essas "sobras", esse "entulho" do período da divisão das Indys, que infelizmente também dividiu os fãs, precisa ser superado e esquecido.

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