Fórmula Indy decide campeão da temporada em Miami.

Power e Franchitti duelam na última corrida no ano.

Após sete meses de intensas disputas, a temporada 2010 da Fórmula Indy chega ao seu final. O Grande Prêmio de Miami será realizado neste sábado (02/10), no circuito oval de Homestead, esta será a 17ª e última etapa do calendário.

A temporada foi marcada pelo duelo entre o australiano Will Power da equipe Penske, vencedor de cinco provas durante o ano, contra o escocês Dario Franchitti do time de Chip Ganassi, vencedor de três corridas em 2010.

No campeonato, Power soma 587 pontos conquistados ao longo de dezesseis etapas enquanto que Dario Franchitti está doze pontos atrás do australiano. Estarão em disputa neste final de semana em Miami 53 pontos, sendo um pela pole-position, dois pontos para o piloto que liderar o maior número de voltas e outros 50 pontos pela vitória.

Desde 1996 quando foi organizado pela CART, Homestead sedia corridas da Fórmula Indy. A partir de 2001 a prova passou a ser sancionada pela Indy Racing League. Nessas quatorze edições realizadas até o momento, nenhum piloto brasileiro conseguiu vencer neste oval de 1.5 milhas. Está será a última corrida da Fórmula Indy em Homestead, já que a pista não está inclusa no calendário do ano que vem.

Construído em meados dá década de 90, o Homestead Miami Speedway custou aproximadamente 70 milhões de dólares. Desde a sua inauguração no final de 1995, a pista passou por três grandes reformas em seu traçado e hoje as curvas deste oval localizado no sul da Flórida chega a ter inclinações de 20 graus, enquanto nas retas a inclinação é de 3 graus.

A pista de Homestead foi refeita em duas vezes, 1998 e 2004. O atual traçado é simétrico.

A corrida será disputada em 200 voltas, totalizando 300 milhas percorridas. A prova será exibida para todo o Brasil pela Band a partir das 20h. O Portal Terra e o canal por assinatura Bandsports exibem o evento no mesmo horário.

Confira os horários do final de semana em Homestead:

Sexta-feira (01/10)
14h30 – 15h30 – Treino Livre
17h45 – 19h00 – Treino classificatório
20h45 – 21h15 – Treino Livre

Sábado (02/10)
20h00 – Grande Prêmio de Homestead – 200 voltas

Confira o histórico de Homestead na Fórmula Indy:

Poles-positions

1996 – Paul Tracy – Penske
1997 – Alex Zanardi – Chip Ganassi Racing
1998 – Greg Moore – Forsythe
1999 – Greg Moore – Forsythe
2000 – Gil de Ferran – Penske
2001 – Jeff Ward – Heritage Motorsports
2002 – Sam Hornish Jr. – Panther Racing
2003 – Tony Kanaan – Andretti Green Racing
2004 – Buddy Rice – Rahal Letterman
2005 - Tomas Scheckter – Panther Racing
2006 – Sam Hornish Jr. – Penske
2007 – Dan Wheldon – Chip Ganassi Racing
2008 – Scott Dixon – Chip Ganassi Racing
2009 - Dario Franchitti - Chip Ganassi

Vencedores

1996 – Jimmy Vasser – Chip Ganassi Racing
1997 – Michael Andretti – Newman Haas Racing
1997 – Michael Andretti – Newman Haas Racing
1999 – Greg Moore – Forsythe
2000 – Max Papis – Rahal Letterman
2001 – Sam Hornish Jr. – Panther Racing
2002 - Sam Hornish Jr. – Panther Racing
2003 – Scott Dixon – Chip Ganassi Racing
2004 - Sam Hornish Jr. – Penske
2005 – Dan Wheldon – Andretti Green Racing
2006 – Dan Wheldon – Chip Ganassi Racing
2007 – Dan Wheldon – Chip Ganassi Racing
2008 – Scott Dixon – Chip Ganassi Racing
2009 - Dario Franchitti - Chip Ganassi

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa pista fíca ao sul de Miami e foi construída para fazer reviver uma localidade completamente destruída pelo furacão Andrew em 1992.

Originalmente ela tinha o formato do oval de Indianapolis, com 2 retas longas, 2 retas curtas e 4 curvas de baixa inclinação virando em 90 graus. Esse traçado foi considerado muito perigoso, então ele foi modificado, adquirindo um formato parecido com Milwaukee Mile, ou seja, 2 retas longas unidas por 2 curvas longas, lentas e de baixa inclinação.

Esse circuito ficou um porre porque não permitia disputas lado a lado na curva. Por isso foi feita a última modificação, com as curvas adquirindo inclinação progressiva. A inclinação é de 18 graus na parte baixa da curva, 19 graus no meio e 20 graus no alto da curva. É como se fosse uma pista de autorama, permitindo agora 3 traçados para a realização da curva.

Com isso o circuito ficou muito mais rápido, perigoso e as corridas mais emocionantes, se tornando um palco mais digno para as corridas finais da Indycar e da NASCAR, que todo ano encerram suas temporadas ali.

Anônimo disse...

Sobre o nome da prova, os brasileiros tendem a chamar todas as corridas de monopostos de "Grande Prêmio" de alguma coisa. Na verdade a tradução mais correta para essa corrida seria "300 milhas de Homestead" ou "300 milhas de Miami" ao invés de GP de Miami.

Isso porque os americanos levam esse troço de nome muito a sério. Durante vários anos o GP de Miami foi a prova da CART disputada no circuito de rua de Tamiami Park, mas essa corrida saiu do calendário da categoria em 1988 e acabou voltando em 1995, trazendo de volta o nome GP de Miami.

O GP de Miami virou atualmente a prova que a Grand Am disputa no circuito misto de Homestead em Fevereiro ou Março, na data que antigamente pertenceu a CART e depois a IRL. Acredito que alguém tenha os direitos de utilização do nome e esses direitos foram vendidos para a Grand Am e ninguém mais pode usá-lo.

Nos tempos em que a CART correu em Homestead(1996 a 2000) o nome da prova realmente era GP de Miami, continuando a tradição iniciada na década anterior, mas depois que a IRL assumiu em 2001 a denominação GP de Miami deixou de valer para essa corrida (ou foi usada no começo mas parou de ser usada depois).

Curiosamente quando a CART retornou a Miami para correr em 2002 e 2003 num circuito de rua ela não pôde usar a denominação "GP de Miami" e a corrida virou o "GP das Américas".

Anônimo disse...

"2000 – Max Papis – Rahal Letterman"

...em 2000 era ainda Team Rahal se não me engano: na epoca de CART, revise isto jackson!

Anônimo disse...

Verdade, segundo a Wikipedia em inglês o nome Rahal Letterman Racing (RLR) só foi adotado em Maio de 2004. Antes disso, na ocasião da corrida da CART de 2000 em Homestead, era Team Rahal.
http://en.wikipedia.org/wiki/Rahal_Letterman_Racing

De qualquer forma o apresentador de TV David Letterman já era sócio de Bobby Rahal desde 1996 mas apesar disso o time permaneceu com o nome de Team Rahal até 2004.

A equipe foi fundada no final de 1991, com o nome de Rahal-Hogan Racing. Ela foi criado absorvendo a antiga Patrick Racing (pela qual Emerson foi campeão da CART em 1989) e posteriormente absorvendo também a antiga equipe Truesports (pela qual Bobby Rahal havia corrido e sido bicampeão da CART).

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics