O circuito temporário de rua de Surfers Paradise tem 4,495 km de extensão e é formado por longas retas interrompidas por chicanes e ligadas por trechos de retas curvas e curvas lentas. Nele é possível acelerar até quase 300 km/h nas retas, mas é preciso frear muito forte nas curvas e chicanes. Mas o grande problema da pista é a sua drenagem de água insuficiente. Se chover forte a pista ficará alagada e o perigo da aquaplanagem obrigará a interrupção da prova, como aconteceu algumas vezes ao longo da história da prova. Por isso, para que a corrida aconteça normalmente, é preciso torcer para que não chova. A alegria e o alto-astral contagiantes do local, o grande número de fãs e a beleza do circuito, localizado entre prédios à beira-mar já seriam motivo de sobra para essa ser uma das provas mais aguardadas do ano. Confira alguns fatos marcantes das corridas do GP australiano.1991: na primeira vez em que a Indy correu na Austrália a vitória ficou com John Andretti, correndo pela lendária equipe de Jim Hall, que após alguns anos de ausência retornava a Fórmula Mundial.
1992: Emerson Fittipaldi ultrapassa Rick Mears e vence de maneira sensacional o GP de Surfers Paradise.
1993: Nigel Mansell, campeão da Fórmula 1 no ano anterior, estréia na Fórmula Mundial pela equipe Newman-Haas e vence em Surfers Paradise, iniciando uma caminhada vitoriosa que culminaria com o título da temporada.
1994: Após uma temporada decepcionante na Fórmula 1, Michael Andretti retorna a Fórmula Mundial e vence em Surfers Paradise pela equipe de Chip Ganassi na estréia do chassi Reynard na categoria. Essa prova foi bastante prejudicada pela chuva e acabou quando já escurecia no circuito.
1995: Paul Tracy estreando na equipe Newman Haas venceu a corrida após vários acidentes e inúmeras amarelas. Michael Andretti havia sido o pole.
1996:Após a vitória de André Ribeiro no Brasil, os carros da CART foram para o outro lado do mundo. Jimmy Vasser venceu após Pruett conquistar a pole, o piloto da Patrick terminou colado em Vasser. A corrida teve suas 65 voltas tradicionais, mas com duas horas e quarenta e seis segundos.
1997: Em uma das provas mais acidentas da história do GP da Austrália envolvendo os líderes da corrida, a vitória caiu no colo de Scott Pruett que conquistou a única vitória da Brahma Sports Team (Patrick Racing). A prova ainda teve um acidente na segunda volta entre Christian Fittipaldi e Gil de Ferran, que resultou em uma perna quebrada e seis sofríveis meses de recuperação fora das pistas para Christian Fittipaldi.
1998: Foi a primeira vez que a prova foi disputada no segundo semestre do ano, em plena primavera australiana e o resultado foi muito bom em termos de público. A prova foi vencida por Alex Zanardi.
1999: Juan Pablo Montoya tinha a faca e o queijo na mão e poderia conquistar o título com tranqüilidade. Mas não foi o que aconteceu em Surfers Paradise. Ele liderava quando bateu de maneira boba em bandeira amarela num carro acidentado estacionado na pista, abandonando a prova. A vitória de Dario Franchitti levou a decisão para a última prova do ano, em Fontana, onde Montoya finalmente comemoraria o título mais disputado e difícil da história da Fórmula Mundial.
2000: Guardadas as devidas proporções, o azar de Montoya no ano anterior se repetiria em 2000 com Gil de Ferran em Surfers Paradise. Um acidente de Gil justamente com Montoya acabaria adiando a decisão para Fontana, onde Gil prevaleceria e derrotaria Adrian Fernandez na luta pelo título da temporada.
2001: Gil de Ferran conquistaria seu segundo título exatamente em Surfer's Paradise chegando em um quarto lugar. O Vencedor da prova foi outro brasileiro, Cristiano da Matta que lutou até a metade da prova com Roberto Moreno, o pole.
2002: Uma corrida acidentada, muito confusa e muito prejudicada pela chuva. Talvez no seu momento mais baixo da sua gloriosa história, a Fórmula Mundial viu uma improvável vitória de Mario Dominguez e da sua equipe Herdez.
2003: Mais uma corrida maluca, prejudicada pela chuva. O piloto americano Ryan Hunter-Reay obtém uma surpreendente vitória, a última de um chassi Reynard na Fórmula Mundial. Quis o destino que essa última vitória acontecesse exatamente na mesma pista onde 9 anos antes o chassi Reynard havia vencido pela primeira vez. O resultado dessa prova acabou dando a Paul Tracy o seu tão sonhado campeonato, já que a prova seguinte no oval de Fontana acabaria cancelada.
2004: A disputa pelo título estava restrita a Bruno Junqueira e Sebastien Bourdais. A vitória de Bruno em Surfers Paradise permitiu a ele levar a decisão do título para a última prova, na Cidade do México, onde Bourdais prevaleceria.
2005: Somente Oriol sérvia poderia tirar o título de Bourdais, mas o espanho e o brasileiro Cristiano da Matta se envolveram em um acidente na primeira curva da primeira volta, resultado? Sebastien Bourdais vence a corrida e fatura seu segundo título na ChampCar.
2006: Em uma corrida onde prevaleceu a tática das equipes, a vitória ficou com o francês Nelson Philippe, o mais novo vencedor de uma prova da categoria em sua história.
2007: Pela primeira vez em dezessete anos a corrida é vencida por um piloto que já venceu em terras australianas. Sebastien Bourdais venceu o GP e transformou-se no tetra-campeão da categoria.
Em 2008, a corrida não fará parte do campeonato da indyCar Series, e é apenas uma corrida festiva para todos, porém nenhum piloto deixará de acelerar fundo no Grande Prêmio do próximo dia 26. Abaixo segue um vídeo com uma das vitórias brasileiras em Surfer's Paradise.

3 comentários:
A vitória de Mario Dominguez foi decidida pela ridícula regra da janela de combustível, assim pareceu que foi escolhido a dedo a vitória do mexicando. Afinal, essa prova foi uma das mais enfadonhas que vi na categoria, pois somente 2 voltas em bandeira verde e o restante em bandeira amarela.
A corrida de 2002 teve aquele acidente espetacular na largada envolvendo uns 10 carros. O Cristiano tinha tudo para ganhar pela 8ª vez no ano.
Surfers Paradise virou história. Por falta de datas, já que a temporada precisa acabar no começo de Setembro, essa corrida de Surfers Paradise não fará mais parte do calendário da IndyCar a partir de 2009.
Azar da IRL e melhor para a A1 GP, que assim vê cair no seu colo um evento de enorme sucesso que a partir de agora faz parte do seu calendário.
Postar um comentário