
O primeiro negro a correr na IndyCar.
Nascido em 03 de janeiro de 1955, William Theodore Ribbs, Jr., o popular "Willy" veio de San Jose, Califórnia, EUA. Em meados dos anos setenta, o piloto afro-americano foi tentar a sorte na europa, com passagens como por exemplo na Fórmula Ford. Mas acabou retornando para seu país natal. Uma década depois, mais precisamente em 1986, Wily T. Ribbs voltaria para a europa para ser o primeiro negro a testar um carro de Fórmula 1 no autódromo do Estoril em Portugal pela equipe Brabham.
Voltando a história da IndyCar, Wily iniciou na categoria de acesso a IndyCar na época, a Toyota Atlantic, porém não foi destaque. O piloto norte-americano também teve algumas experiencias em divisões da Nascar antes de chegar a IndyCar.
A estréia na Indy veio no ano de 1990, na segunda etapa do campeonato no Grande Prêmio de Long Beach pela equipe de Bill Cosby. Fez oito provas no ano e seu melhor resultado foi um décimo lugar em Vancouver.
O ano de 1991 marcou a estréia na equipe Walker Racing, na época chamada de Walker Motorsports, onde realizou nove corridas. A melhor colocação de Ribbs foi no GP de Denver, chegando na sexta colocação e a melhor posição no grid de largada foi uma décima posição em Cleveland. Em Indianapolis Wily foi muito festejado por ser o primeiro piloto negro a correr as 500 milhas. Terminou a temporada na decima sétima posição com dezessete pontos.
Em 1992, o piloto americano correu apenas a etapa de Laguna Seca pela equipe Wlaker, tendo como companheiro de equipe Scott Goodyear que venceu a prova de Michigan.
O ano de 1993 chegou e Willy T Ribbs disputou quase todas as corridas do ano, exceto as três primeiras. A primeira corrida que participou foi as 500 milhas de Indianapolis, feito realizado pela segunda vez, mas agora pela equipe Walker Racing, onde tinha nesta prova como companheiros de equipe o japonês Hiro Matsushita e o canadense Scott Goodyear. Na Indy 500 classificou na penultima fila na trigésima posição, e o seu melhor resulta do ano foi um décimo posto em Michigan. A equipe Walker não tinha um carro tão competitivo para Hiro e Willy quanto o carro de Scott Goodyear, terminou o campeonato na vigésima posição com nove pontos conquista em treze corridas.
No ano seguinte a equipe Walker teve combústivel financeiro para Willy T. Ribbs correr durante toda temporada, mas o piloto não conseguiu se classificar para as 500 milhas de Indianapolis. Seu equipamento era um Lola - Ford - GoodYear. Seu melhor desempenho no ano, foi na corrida de Michigan mais uma vez, agora terminando na sétima posição no Super Speedway. Durante todo o ano Willy enfrentou problemas nas classificação, conquistando uma vigésima posição no grid em Milwaukee, uma semana após Indianapolis, porém em Indianapolis tinha muitos carros e só trinta e três se classificam. Ao total na IndyCar, o piloto que fez história por ser o primeiro negro a competir na categoria realizou quarenta e seis corridas, mas nunca conquistando um pódio.
Mas a história de Willy no automobilismo de ponta ainda não havia acabado. Em 1999, na etapa de Las Vegas, o piloto norte americano realizou dezesseis voltas da corrida até se envolver em um acidente no oval de Vegas, largando da vigésima quarta posição com um G-Force-Aurora Firestone, e embolsando mais de trinta mil dólares.
Mesmo não sendo um piloto consagrado na IndyCar, o californiano William Theodore Ribbs, Jr. fez história no automobilismo, abrindo as portas para pilotos negros e iniciando a quebra dos preconceitos raciais.
A última aventura deste piloto foi na Nascar Craftsman no ano de 2001.
Voltando a história da IndyCar, Wily iniciou na categoria de acesso a IndyCar na época, a Toyota Atlantic, porém não foi destaque. O piloto norte-americano também teve algumas experiencias em divisões da Nascar antes de chegar a IndyCar.
A estréia na Indy veio no ano de 1990, na segunda etapa do campeonato no Grande Prêmio de Long Beach pela equipe de Bill Cosby. Fez oito provas no ano e seu melhor resultado foi um décimo lugar em Vancouver.
O ano de 1991 marcou a estréia na equipe Walker Racing, na época chamada de Walker Motorsports, onde realizou nove corridas. A melhor colocação de Ribbs foi no GP de Denver, chegando na sexta colocação e a melhor posição no grid de largada foi uma décima posição em Cleveland. Em Indianapolis Wily foi muito festejado por ser o primeiro piloto negro a correr as 500 milhas. Terminou a temporada na decima sétima posição com dezessete pontos.Em 1992, o piloto americano correu apenas a etapa de Laguna Seca pela equipe Wlaker, tendo como companheiro de equipe Scott Goodyear que venceu a prova de Michigan.
O ano de 1993 chegou e Willy T Ribbs disputou quase todas as corridas do ano, exceto as três primeiras. A primeira corrida que participou foi as 500 milhas de Indianapolis, feito realizado pela segunda vez, mas agora pela equipe Walker Racing, onde tinha nesta prova como companheiros de equipe o japonês Hiro Matsushita e o canadense Scott Goodyear. Na Indy 500 classificou na penultima fila na trigésima posição, e o seu melhor resulta do ano foi um décimo posto em Michigan. A equipe Walker não tinha um carro tão competitivo para Hiro e Willy quanto o carro de Scott Goodyear, terminou o campeonato na vigésima posição com nove pontos conquista em treze corridas.
No ano seguinte a equipe Walker teve combústivel financeiro para Willy T. Ribbs correr durante toda temporada, mas o piloto não conseguiu se classificar para as 500 milhas de Indianapolis. Seu equipamento era um Lola - Ford - GoodYear. Seu melhor desempenho no ano, foi na corrida de Michigan mais uma vez, agora terminando na sétima posição no Super Speedway. Durante todo o ano Willy enfrentou problemas nas classificação, conquistando uma vigésima posição no grid em Milwaukee, uma semana após Indianapolis, porém em Indianapolis tinha muitos carros e só trinta e três se classificam. Ao total na IndyCar, o piloto que fez história por ser o primeiro negro a competir na categoria realizou quarenta e seis corridas, mas nunca conquistando um pódio.
Mas a história de Willy no automobilismo de ponta ainda não havia acabado. Em 1999, na etapa de Las Vegas, o piloto norte americano realizou dezesseis voltas da corrida até se envolver em um acidente no oval de Vegas, largando da vigésima quarta posição com um G-Force-Aurora Firestone, e embolsando mais de trinta mil dólares.Mesmo não sendo um piloto consagrado na IndyCar, o californiano William Theodore Ribbs, Jr. fez história no automobilismo, abrindo as portas para pilotos negros e iniciando a quebra dos preconceitos raciais.
A última aventura deste piloto foi na Nascar Craftsman no ano de 2001.
2 comentários:
Em 1990 Willy T. Ribbs protagonizou o momento mais trágico da temporada, quando atropelou e matou um fiscal de pista numa chicane na corrida inaugural no circuito de rua de Vancouver. As imagens desse acidente podem ser vistas no youtube, no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=gonhQAIRvQg
Essa corrida foi transmitida ao vivo para o Brasil pela Band e me lembro até hoje do quanto fiquei impressionado com o acidente. Os fiscais empurravam um carro que parara na chicane quando veio o carro do Ribbs e acertou alguns deles. Lembro que mudei de canal na hora, pois achei que o acidente tinha despedaçado um dos fiscais, jogando pedaços de corpo para cima.
Uma curiosidade sobre o carro pilotado por Ribbs na ocasião: a equipe pertencia ou pelo menos era sustentada pelo famoso comediante negro americano Bill Cosby.
E mais sobre Ribbs: ele venceu 5 provas da TRANS AM e chegou a correr na divisão principal da NASCAR algumas vezes em 1986. Nos anos 80 realmente houve rumores de que a Fórmula 1 queria ter um piloto negro e ele foi cogitado. Lembro naquela época de ter visto uma vez uma reportagem na Globo sobre o Ribbs, falando da carreira vitoriosa dele nas pistas americanas.
Só uma pergunta: por onde anda Willy T. Ribbs e o que ele faz atualmente?
Postar um comentário