Mais do que pronto para estrear!


Raphael Matos, piloto IndyCar em 2009.

Dizem que quanto maior a espera, maior será a recompensa. Então podemos dizer que a temporada e o futuro de Raphael Matos é super promissor. Isso deve-se ao fato de Raphael ter um currículo de dar inveja em qualquer novato que almeja entrar na Fórmula Indy. Assim como todos os pilotos de qualquer parte do mundo, Rafa como é conhecido, disputou suas primeiras corrida no kart onde venceu vários campeonatos em Minas Gerais. Após desbravar o estado com títulos, Raphael foi para São Paulo onde foi vice campeão paulista de kart e brasileiro.

O primeiro monoposto de Raphael Matos foi na então criada Fórmula Junior em 2000, onde Raphael aniquilou seus adversários e venceu o campeonato.

Raphael Matos foi campeão da Fórmula Junior em 2000.

A partir dai, o mineiro se mudou para os Estados Unidos, e sem opção na europa, começou sua carreira para chegar a Fórmula Indy. Matos suou a camisa literalmente antes de ingressar em categorias. Trabalhou como mecanico de karts em Miami e tinha horários a cumprir, mas conseguiu ainda assim a correr.
Em 2002, foi o novato do ano na Skip Barber Race. No ano seguinte, o piloto mineiro foi o campeão da Formula Dodge National, obtendo quatro poles e três vitórias nas treze etapas disputadas, conquistando 178 pontos contra 157 do mexicano Slavador Duran.
Como prêmio pela conquista de 2003, Raphael subiu de categoria e foi disputar o campeonato norte-americano da Maza Pro series, penúltima passo para então chegar na ChampCar, seu objetivo até então.
Como era seu primeiro ano em uma categoria mais competitiva e profissional, Matos conseguiu como melhor resultado um segundo lugar em Road Atlanta, e terminou o campeonato na sétima posição, o campeão foi o norte-americano Michael McDowell.

Em seu primeiro ano na Star Mazda.

No ano seguinte, o mineiro não conseguiu mais uma promoção na categoria e continuou na Star Mazda. Raphael começou o campeonato de 2005 na equipe Ocean Tomo Racing de forma arrasadora vencendo as quatro primeiras etapas, em Sebring, Road Atlanta, Mid-Ohio e Montreal, marcando a pole na primeira e terceira etapa. O mineiro não venceu mais a partir dai, porém conseguiu mais quatro pódios e administrou a vantagem que tinha sobre seus adversários, e ainda foi o pole position na nona etapa do campeonato em Elkhart Lake. Após doze etapas, o piloto mineiro foi campeão da categoria com 453 pontos, batendo Robbie Pecorari (441), James Hinchcliffe (433), Graham Rahal (370) e Marco Andretti (278). Diante disso, Raphael estava a um degrau de seu objetivo que era entrar na ChampCar.

Em 2005 foi o campeão da Star Mazda!

O ano de 2006 começa e Raphael Matos estréia na Fórmula Atlantic na equipe Sierra Sierra Motorsports e conquista quatro poles durante a temporada e vence a corrida de San Jose. Rafa conquista mais três segundos lugares no campeonato e termina o ano na quarta colocação, o campeão é o francês Simon Pagenaud.
Em 2007, Raphael estava disposto a vencer o campeonato da Atlantic, já que o campeão faturava U$2 milhões para correr na Champ Car no ano seguinte, assim como acontecera com o piloto frances campeão de 2006. Matos venceu as três primeiras provas, em Las Vegas, Long beach e Houston, ambas em circuitos de rua. Rafael ainda venceria em Cleveland e mais duas vezes em Edmonton, estas em circuitos mistos montadas em aeroportos. Das doze etapas, Raphael subiu ao pódio por nove vezes, e ainda conquistou quatro poles. Raphael terminou com trinta e um pontos a frente do vice campeão, Franck Perera.

Raphael Matos e seu prêmio pelo campeonato de 2007 da Atantic.

Em 2008, Raphael Matos estava com U$2 milhões para investir na categoria e realizar seu sonho. Porém problemas políticos com os rumos da categoria fizeram Raphael Matos mudar seu destino.
Com a falência da ChampCar e a unificação do seu espólio com a Indy Racing League, existiu apenas uma categoria em 2008 de monopostos norte-americana, a volta da Fórmula Indy, organizada agora pela IRL. A categoria de acesso a essa nova fase da Indy, era a Indy Lights, categoria de muito sucesso nos anos 90. Raphael Matos viu no convite da Andretti-Green um reconhecimento de seu trabalho desde que chegou nos Estados Unidos e assinou o contrato com a equipe de Kim e Michael.
Raphael Matos venceu mais um campeonato, agora vencendo em três ocasiões: Saint Pits, Watkins Glen e Mid Ohio. Diante de tantos títulos conquistados e tanta experiência adquirida, finalmente Matos tem a oportunidade de chegar ao seu principal objetivo desde que chegou nos Estados Unidos, Raphael correrá pela equipe Luczo Dragon.

Raphael Matos é campeão da Indy Lights em 2008.

1 comentários:

Anônimo disse...

Sem nenhuma duvida.
este menino vai longe.

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics