Os amarelinhos da Pennzoil!


A partir de hoje começamos a fazer uma nova sessão em nosso blog, as "Pinturas clássicas" dos IndyCars. Começamos pelo famoso carro com pintura amarela.
A história da famosa e tradicional marca PENNZOIL começou em 1889 quando foi formada a South Penn Oil Company na Pennsylvania, uma
unidade da Standard Oil Company. No ano de 1911 a empresa se tornou independente da Standard Oil. A marca propriamente dita surgiu somente no ano de 1916, quando foi registrada pela Pennsylvania Refining Company. Na década de 30 apareceu como patrocinadora do carro de Russell Snowberger (foto) nas 500 Milhas de Indianápolis, começando seu grande envolvimento com as competições automobilísticas.

Voltamos exatos trinta anos no tempo, e chegamos a primeira temporada da Fórmula Indy sancionada pela CART, em 1979. O piloto Al Unser correu com um carro da Chaparral Racing #2 patrocinado pelas cores da Pennzoil.

Em 1980, a equipe Chaparral continuou com o patrocínio da Pennzoil, e o piloto norte-americano Johnny Rutherford foi o campeão daquele ano com o carro de Nº 2.

No ano de 1983, a equipe mais tradicional do automobilismo norte americano, a Penske, tinha em sua carenagem estampada a marca Pennzoil e seu carro todo pintado de amarelo. Rick Mears correu de 1984 a 1987 com um March - Cosworth - Goodyear. Em 1984 Rick Mears venceu as 500 milhas de Indianapolis de "amarelinho". Na foto abaixo veremos Rick Mears #8 com a clássica pintura em 1987.

Em 1991a Pennzoil foi para a equipe Hall Racing, com John Andretti, onde em sua corrida inicial em Surfer's Paradise, venceu a corrida inaugural australiana na história da Indy.


Gil de Ferran foi o brasileiro a defender as cores da Pennzoil na IndyCar. Em 1995, o piloto que depois viria a ser bicampeão da CART, realizou duas temporadas pela Hall Racing, vencendo duas provas.


Em 1996, com a divisão da Fórmula Indy, a Pennzoil manteve um carro no campeonato organizado pela CART, o de Gil de Ferran como dito acima, mas a empresa norte-americana via nas 500 milhas de Indianapolis o seu maior marketing. Sendo assim, a Pennzoil também patrocinou uma equipe no campeonato organizado pela Indy Racing League. O piloto colombiano Roberto Guerrero correu pela equipe Pagan com uma pintura pouco diferente da tradicional na história da Indy.


Depois da cisão, os diretores de marketing da empresa decidiram por manter apenas o patrocinio direcionado para o campeonato que tinha em seu calendário a mítica corrida de Indianapolis. Então a Pennzoil firmou contrato com a equipe Panther e o piloto Scott Goodyear.


Na virada do milênio, a equipe Panther manteve seu contrato de publicidade com a Pennzoil, e Sam Hornish Jr. foi bicampeão da categoria estampando a marcada da empresa em 2001 e 2002.


A Pennzoil permaneceu até o ano de 2005 da Indy Racing League patrocinando a equipe Panther. Hoje a empresa tem sua maior divulgação no automobilismo na Nascar patrocinando Kevin Harvick.

5 comentários:

Anônimo disse...

A Pennzoil fundiu-se com a Quaker State em 1998 formando a Pennzoil-Quake State, tornando-se líder no mercado estadunidense de óleos lubrificantes automotivos. Em 2002 esse grupo foi comprado pela Shell, que assim é agora dona das marcas Penzoil e Quaker State.

Por esse motivo hoje em dia o carro de Kevin Harvick na NASCAR Sprint Cup traz os nomes e as cores amarela da Pennzoil e vermelha da Shell no mesmo carro. Não existe mais o carro só "amarelinho", agora ele é amarelinho e vermelho.

Particularmente acho essa pintura do carro de Kevin Harvick muito feio com esse esquema de cores. Preferia muito mais quando era preto e cinza, com o esquema de cores da Goodwrench.

Uma curiosidade sobre o carro 29 de Kevin Harvick: esse carro pertence a equipe Richard Childress e trata-se do sucessor do carro 3 que foi pilotado por Dale Earnhardt até a sua morte trágica na Daytona 500 de 2001.

Após a morte de Dale, Kevin Harvick passou a pilotar o carro, mas o número foi mudado para 29, para que o 3 ficasse imortalizado como o carro de Dale Earnhardt, o Intimidador.

Anônimo disse...

Esse Chaparral vencedor da Indy 500de 1980 pilotado por Johnny Rutherford apresentava algo revolucionário para a CART da época: era um carro asa, uma obra prima de John Barnard (que posteriormente faria fama na Fórmula 1 trabalhando na McLaren, Ferrari e Benetton)e Jim Hall.

A Chaparral foi fundada em 1961 no Texas e Jim Hall era um dos seus sócios. O incrível é que ela existe até hoje e tem site oficial:
http://www.chaparralcars.com

Jim Hall está para o automobilismo americano como Colin Chapman estava para a Fórmula 1. Ele chegou a colocar na pista loucuras como o carro ventilador na antiga CAN AM e o primeiro carro com efeito solo (carro asa).

Hoje em dia as criações do genial Jim Hall estão expostas no Museu do Petróleo, em Midland, no Texas:
http://www.petroleummuseum.org/Gallery/CarsonDisplay.html

Anônimo disse...

O Chaparral 2K de 1980, em minha opinião é simplesmente o carro mais bonito de toda história da CART. Em segundo vem a Forsythe de 2003 e em terceira a Forsythe de 83.

celo disse...

Existem carros e pínturas tradicionais na fórmula indy, a Penzoil independente da equipe sempre caracterizou isso, junto com a Penzoil temos outros notaveis como a Penske/ Marlboro, Newman Hass/ Havoline, Forsythe, esse são só alguns exemplos, parabéns ao dono do blog pela matéria, continue assim.

Jonny'O disse...

A Penzoil colocava nos contratos que seus pilotos teriam que usar a cor amarela no capacete ,uma caracteristica do automobilimo americano .

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