Vem aí a Fórmula Indy 2009!

Olá para você e para todos que acompanham o Blogdaindy!

Inicialmente, gostaria de agradecer ao amigo Jackson Lopes, pelo convite e pela oportunidade de voltar a escrever. Antes falávamos sobre a Champ Car, agora, com a união da categoria com a IRL voltamos a adotar a nomenclatura Indy.
Os motores já começam a se aquecerem para a próxima temporada. 2009 será um ano marcante, pois a temporada já começará com a união sedimentada. As equipes que vieram da antiga Cart / Champ Car, já tiveram um ano para se adaptarem e, agora, a tendência é de que teremos mais equipes brigando pelo título, notadamente a Newman/Haas/Lanigan. Acredito que não teremos muitas mudanças em relação às grandes forças (e até me arriscaria em uma ordem (Ganassi, Andretti Green e Penske).
Vale observar a Panther, agora com a chegada do Dan Wheldon, vindo da Ganassi. O inglês, campeão em 2005 pela Andretti Green, substitui o brasileiro Vitor Meira. O brasiliense se transferiu para a A. J. Foyt. Já foi duas vezes vice-campeão da prova de Indianápolis, mas não venceu na categoria. Precisará contar mais ainda com a sorte, para a vitória chegar neste ano, pois a equipe é limitada.
Em relação aos outros brasileiros, Kanaan segue com um dos favoritos ao título. Castroneves ainda depende do julgamento envolvendo a receita federal Norte-Americana, tanto que a Penske já nomeou Will Power como piloto de testes e possível substituto para esta temporada. Mario Moraes foi anunciado como piloto da KV Racing, enquanto Bruno Junqueira ainda aguarda se continuará na Dale Coyne e, até mesmo, na categoria. Até o fechamento deste texto, nada definido também para Jaime Câmara.
Dario Franchitti disputou a temporada 2008 na Nascar e será companheiro de equipe do atual campeão, Scott Dixon. O escocês (Dario) é um piloto muito veloz, provou isso nos anos de F-Mundial, quando defendia, na ocasião, a equipe Green. Foi campeão da IRL em 2007, pela Andretti-Green. Agora falando um pouquinho do Dixon, está na Ganassi desde 2003, quando veio da Cart, onde defendeu a equipe PWR em 2002. No ano de sua estréia na Indy, conquistou o título.
Deixo aqui um abraço ao amigo Roberto Taborda, de Uruguaiana-RS. Recentemente participei de um programa local de rádio, o "Sem Regras" e falamos um pouco sobre a Indy. Acredito que a expectativa de todos em relação à próxima temporada é grande, pois estamos em passando por uma crise mundial. Por isso, muita cautela com os investimentos.
Um forte abraço e até mais!

---

Moisés Miranda Jr. é Eng. Agrônomo, natural de Itumbiara-GO e reside em Goiânia-GO. Acompanha a F - Indy deste 1990 e admira o trabalho do narrador Téo José. Já escreveu para os sites formulamundial.com, portalf1 e pitstop.

1 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Moises!Estou sempre a disposição! Abração para a galera aí... Roebrto Taborda

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics