Brasileiros Campeões da Indy - Tony Kanaan

Fechando literalmente com chave de ouro a nossa saga dos pilotos brasileiros que participaram da Fórmula Indy, hoje iremos falar sobre os nossos pilotos que conseguiram a glória máxima na categoria, ou seja, o título da Fórmula Indy. No total são quatro pilotos que conseguiram se sagrar campeões da Indy. O primeiro deles foi Emerson Fittipaldi em 1989 organizado pela CART, depois de onze anos Gil de Ferran conseguiu ser bicampeão da categoria nos anos de 2000 e 2001 pela CART. No ano seguinte Cristiano da Matta faturou o último do título brasileiro sob organização da CART e em 2004, o baiano Tony Kanaan foi campeão da IndyCar, já organizado pela IRL. Como vamos detalhar todas as temporadas, hoje falaremos apenas de Tony Kanaan.




Tony Kanaan foi o primeiro campeão brasileiro da Fórmula Indy comandada pela Indy Racing League. Até a última corrida de 2008 em Surfer’s Paradise o piloto brasileiro tinha 192 largadas na Indy, sendo 93 largadas pelo campeonato organiza pela CART (1998 – 2002) e outras 99 corridas organizadas pela Indy Racing League (2002 – 2008).
Antoine Rizkallah Kanaan Filho estreou na CART em 1998 pela porta da frente da categoria após sagrar-se campeão da Fórmula Indy Lights, a categoria de acesso a Indy, isso em 1997. A Tasman Motorsports foi a equipe pela qual Tony Kanaan estreou na Indy. Na sua temporada de estréia na categoria o piloto baiano conseguiu subir por duas vezes no pódio na terceira colocação em Houston e Laguna Seca. Tony acabou em oitavo lugar na classificação geral e foi o novato do ano da CART. No ano seguinte a equipe de Tony foi comprada por Gerry Forsythe e patrocinada pela rede de fast food norte-america sendo renomeada para McDonald’s Tasman Forsythe. Tony era apontado como um dos favoritos ao título devido a sua competência e também ao conjunto Reynard Honda Firestone, o melhor pacote técnico da categoria na época. Mas o brasileiro conseguiu somente uma pole em Long Beach e uma vitória nas 500 milhas de Michigan.

Tony Kanaan correu pela Tasman de 1998 a 1999.

No ano seguinte o brasileiro foi para a equipe recém criada de Morris Nunn, a Mo Nunn Racing onde permaneceu até o ano de 2002. No seu primeiro ano na nova equipe, Tony tinha um carro nada competitivo e em Detroit sofreu um grave acidente nos treinos ficando de fora de quatro provas, sendo substituído por Bryan Herta. O melhor resultado de Tony no ano foi três oitavos lugares.

Em 2000, só problemas para Tony na Mo Nunn Racing.

Em 2001 com um carro mais competitivo conseguiu uma pole em Chicago e um terceiro lugar no Japão. Na sua última temporada na CART, o brasileiro conquistou duas poles, em Miami e em Fontana. Terminou a temporada na décima segunda colocação no ano. Ainda em 2002, Tony estreou na Indy Racing League pela mesma Mo Nunn Racing, onde largou em quinto lugar, mas viu sua corrida terminar na 89ª volta.

Foram três anos com Morris Nunn.

Em 2003, nova vida para o baiano, Tony assina contrato com a equipe Andretti Green. Em sua primeira temporada na Indy Racing League, o brasileiro consegue três poles positions: Homestead, Phoenix e Pikes Peak e vence a segunda etapa do ano, no oval de Phoenix. Tony foi o quarto colocado na temporada.
No ano seguinte o baiano faz sua melhor temporada na categoria e faz história no automobilismo mundial, escrevendo seu nome na galeria dos campeões. Tony terminou todas as provas no ano e teve como seu pior resultado o oitavo lugar na corrida inaugural em Homestead. Tony subiu por dez vezes ao pódio, sendo três vitórias: Phoenix, Texas e Nashville. Conquistou duas poles no ano: Michigan e Pikes Peak. Completou todas as 3305 voltas do ano.

Em 2004 com a taça de campeão da Indy Racing League

Em 2005 na tentativa de conquistar o bicampeonato da categoria chegou perto, porém não conseguiu. Tony venceu mais duas corridas: Kansas e Sonoma, mas ficou atrás de seu companheiro de equipe Dan Wheldon que se sagrou campeão no ano, e Tony ficou com o vice.
Em sua quarta temporada na IRL, o brasileiro não conseguiu desempenhar as mesmas campanhas dos anos anteriores. Superado pela equipe Penske de Sam Hornish Jr., Kanaan conseguiu apenas uma vitória no ano, no oval de Milwaukee e ficou em sexto lugar na temporada.
Em 2007, Kanaan teve seu melhor ano com relação ao número de vitórias, já que venceu cinco provas: Motegi, Milwaukee, Michigan, Kentucky e Detroit, mas não foi o suficiente para ficar a frente de seu companheiro de equipe Dario Franchitti. O brasileiro não conquistou nenhuma pole e foi o terceiro colocado no campeonato daquele ano.

Cinco vitórias no ano de 2007 para o piloto baiano.

No ano passado, o piloto brasileiro mais uma vez consegue a terceira colocação na classificação final do certame, porém com apenas uma vitória. Tony foi o pole position na etapa de Saint Petersburg e Richmond, subindo ao pódio por mais seis oportunidades, sendo o melhor piloto da equipe Andretti Green.
Nestas onze temporadas do baiano Tony Kanaan na Indy, ele conquistou quatorze vitórias em sua história e mais trinta e cinco pódios, além de outras quatorze poles positions. Em 2009, Tony Kanaan disputará mais uma temporada pela Andretti Green Racing.

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom post sobre o TK, detalhado e também colocando temporada a temporada, desse jeito o blog da Indy apresentará crescimento cada vez maior.
mas só uma dúvida, você escreveu:
"No ano seguinte o brasileiro foi para a equipe recém criada de Philips Morris".
Não seria Morris Nunn em vez de Philips Morris?

Jackson Lincoln Lopes disse...

Opa, valew, acontece hehehe...sempre sempre sempre venha me corrigir quando observar algo errado!
Cara, o blog ta sim crescendo, batendo 100 visitantes únicos a cada dia já faz uma semana. É gratificante demais, e pra março...aguarde...coisas incríveis tão para vir.

Marcos Antonio disse...

ótimo post mais uma vez. Tony Kanaan é um dos meus pilotos preferidos pela sua garra e arrojo. uma pena ele não ter ido pra F1...

Anônimo disse...

Essse merece uma homenagem! Sou fã do Tony e acho que a ascenção dele no automobilismo é louvável!
Parabéns pela matéria!
;)

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics