Gil de Ferran e Portland, um caso de sucesso.

Todo piloto tem uma pista preferida. Na Fórmula 1, a maioria deles preferem Spa e na antiga CART a maioria era em favor de Road America, em Elkhart Lake. Se Gil de Ferran não tinha muita sorte na pista de Winsconsin, certamente tinha muita sorte e competência em Portland, algumas vezes também tinha azarer no Oregon, como em 1997.
Gil estreou na Indy em 1995, e Portland era apenas mais uma etapa do campeonato até então. Gil vinha de péssimas classificações ruins na temporada, e em Portland conseguiu largar na terceira fila, na sexta posição. Na corrida pontuou pela terceira vez na temporada, em décimo lugar.
No ano seguinte, chuva e sol foram decisivos para o resultado final da prova. Gil largou na nona posição e só não venceu a prova devido a equipe Ganassi de Zanardi ter arriscado tudo em uma tática de não trocar pneus. Foi a primeira vez que o italiano venceuna categoria.
Em 1997, o final mais sensacional da história em um circuito misto, Gil que havia largado em segundo lugar, liderou boa parte da corrida, mas nos últimos metros foi ultrapassado pelo inglês Mark Blundell, que estava com pneus slicks contra os desgastados pneus biscoito de Gil, a diferença de GIl para Mark foi de 0.027 milésimos de segundos. A corrida foi marcada por bandeiras amarelas e vermelhas.
Com um equipamento menos competitivo em 1998 e com sol durante toda pova, Gil vinha para ganhar a terceira posição de Bryan Herta, quando o americano o tiou da disputa e Gil abandonou.
Em 1999, a chuva voltou e em uma tática de consumir mais combústivel Gil venceu a corrida contra Montoya.
No ano de 2000, Gil venceu pela segunda vez consecutiva, agora com sol no circuito do estado de Oregon. Gil havia saido da segunda posição, atrás de seu companheiro de equipe Hélio Castroneves.
Em 2001, muita chuva novamente e Gil de Ferran obteve sua pior classificação em Portland, saindo em décimo quinto e rodando na primeira volta, não conseguiu se quer marcar pontos. Apontado como favorito a prova, Gil foi só teve decepção em uma prova cheia de acidentes.




6 comentários:

speed.king.thrasher disse...

O Gil tinha desses casos... se não me engano em 2001 ele rodou na volta de apresentação até hehehehe

Mas uma pista q ele gostava mas tinha MUITO azar era Long Beach... lembro de 96, 97 e 98.. ele tinha tudo pra ganha mas nunca conseguia.

Anônimo disse...

Esse foi o ano do título!!!
www.motorizado.wordpress.com

Anônimo disse...

Outros casos de amor eterno entre pilotos e pistas:

Bryan Herta = Laguna Seca
Michael Andretti = Toronto
Al Unser Jr = Long Beach e Vancouver
Scott Dixon = Watkins Glen
Tony Kanaan = Phoenix
Hélio Castroneves = Indianapolis
AJ Foyt = Indianapolis
Rick Mears = Indianapolis
Emerson Fittipaldi = Cleveland, Mid-Ohio e Nazareth

Anônimo disse...

eu sempre esperava ansioso pelas pistas de Portland, Cleveland, Detroit. O Gil era sempre favorito nelas, principalmente em Portland onde bateu muito na trave até 99. A vitória de 99 foi aquela que quebrou o "jejum" (como dizia o Téo) de vitorias brasileiras. Depois dessa de 99 ai desencantamos e os brasileiros nunca mais ficaram uma temporada toda sem vencer.

Anônimo disse...

2001 foi uma prova totalmente fora dos padrões, a melhor prova do Max Wilson, que por pouco não subiu ao pódio.

Flávio Barbosa disse...

Lembro da de 99, que como já foi dito, foi a do Sai Zica, mas a de 2000 poderia ser perfeita se a Penske do Helinho não falhasse nos metros finais.

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