Realmente Fórmula Mundial!

Todos sabemos que existiu uma única Fórmula Indy até 1995. A partir de 1996 houve duas categorias: CART que teve direito de usar o nome Indy naquele ano, e a IRL, que passou a ter este direito em 2003. A partir de 1997 a CART nem IRL tinham direito de usar o nome INDY nos Estados Unidos, porém fora dele a CART poderia usar nomes de provas como na Austrália, Canadá e Japão. Nos Estados Unidos e no resto do mundo, o campeonato da CART ficou conhecido como Fórmula CART ou mesmo Champ Car. Já por aqui, houve-se uma brilhante idéia de colocar o nome "Fórmula Mundial" no campeonato da CART, o que embolava mais ainda a cabeça dos que não tinham muito conhecimento de automobilismo, aliás, alguns embolam até hoje. Já ouvi dizer que não adotaram o nome CART aqui no Brasil devido a sonância ficar igual quando se fala Kart, o que poderia minimizar a importãncia da categoria. Então resolveram criar o nome Fórmula Mundial para dar a imprensão de algo realmente internacional, já que na época a Fórmula 1 no Brasil estava embaixo devido aos pilotos brasileiros ão terem grandes sucessos, e a CART estar em alta devido ao seu crescimento em todo o mundo e por ter pilotos competitivos na categoria. Então no Brasil o SBT que detinha os direitos de transmissão da CART decidiu por adotar o nome Fórmula Mundial junto a Emerson Fittipaldi. Enquanto isso, a IRL ficou conhecida pela sigla mesmo. Em 1996 as duas primeiras etapas foram transmitidas pelo próprio SBT, porém nas madrugadas, Tony George, o então dono da IRL decidiu por tirar da emissora paulista os direitos da categoria e os passou para Rede Bandeirantes por meio do empresário e comentarista Willy Herman. Então a Bandeirantes passou a chamar a IRL de "A verdadeira Fórmula Indy". Já a partir do ano passado com a união, há somente uma categoria, a IndyCar Series, ou Fórmula Indy comi preferirem.
Mas devem estar me perguntando, porque o título do post (Realmente Fórmula Mundial!)?
Simples, fiz um levantamento de quantas corridas tiveram desde 1979 com o nascimento da CART até 2003, mais os quatro anos da ChampCar, as onze temporadas da IRL, mais a temporada do ano passado quando houve apenas uma categoria, e o resultado foi o seguinte:

524 Estados Unidos
050 Canadá
018 Austrália
014 México
011 Japão
005 Brasil
003 Inglaterra
002 Alemanha
001 Holanda
001 Bélgica
-------------
629 Total

A Indy percorreu dez países nestes trinta anos de história. Na temporada que inicia este ano, teremos corridas nos Estados Unidos, Japão e Canadá.
Ninguém concordou com o nome Fórmula Mundial, além de Emerson e Silvio Santos, porém a categoria realmente é mundial, mesmo com a tentativa de Tony George criar sua liga em 1996 priorizando equipamentos, pistas e pilotos norte-americanos.
No dia cinco de abril na Flórida no circuito de rua de Saint Petersburg a Indy realizará sua 630ª corrida.

Logo da CARTcriado em 1997 após não poder usar o nome Indy.

Logo usado na IRL de 1996 a 2002.

Nome e logo usado pelo SBT divulgar a CART de 1997 a 2000.

8 comentários:

Anônimo disse...

Bom.
Belo texto, baita levantamento.
Claro que o nome "F.M" era ruim de engolir, mas tem coesão com o KART, comigo já aconteceu de confundirem, aí tive de explicar.
O que fica são as histórias, além das corridas eternas. ;)
Belo texto Little Jack.

Anônimo disse...

Acho que o nome "Fórmula Mundial" fazia algum sentido porque o nome do campeonato era CART FedEx World Series. Traduzindo esse nome ao pé da letra teríamos algo como "Campeonato Mundial CART FedEx".

Como aqui no Brasil nos acostumamos em chamar categorias de monopostos de rodas descobertas como Fórmula alguma coisa, eles acharam conveniente chamar a CART FedEx World Series de "Fórmula Mundial". Não é tão absurdo quanto parece a primeira vista.

O termo "Fórmula Mundial" surgiu nas transmissões do SBT, mas foi usado depois pela Globosat (em 1999), pela ESPN (em 2000), pela Record (em 2001 e 2002), pela Rede TV! (de 2003 até a prova de Long Beach de 2005) e pelo Sportv (em 2005).

Quando as corridas passaram a ser transmitidas pelo Speed Channel, eles não utilizaram o termo "Fórmula Mundial". Eles chamavam a categoria de Champ Car mesmo.

Anônimo disse...

A Argentina sediou uma prova da "F-Indy" sob a chancela da Usac em 71 em Rafaela, circuito oval

Jackson Lincoln Lopes disse...

Sim, tenho uma matéria pronta para este assunto, porém o Blog só aborda de 1979 para cá.

Anônimo disse...

Se retrocedermos mais ainda no tempo, veremos que no final dos 50 os carros americanos da antiga USAC correram no antigo circuito oval de alta inclinação de Monza, na Itália, enfrentando os carros e equipes da Fórmula 1, num desafio que ficou conhecido como "Corrida dos 2 Mundos". O pessoal da USAC, melhor adaptado a corridas em ovais, deu uma surra no pessoal da Fórmula 1.

Para maiores informações acesse:
http://forix.autosport.com/8w/rotw.html

Pezzolo disse...

nossa, adorei o blog, vou linkar lá no jpezzolo já que vivo postando vídeos seus sem saber que voc~e tinha um blog

Al Unser Jr. disse...

Parabén pelo Blog, mas até onde sei e acompanho, o logo da CART sempre existiu daquela forma, pois, a CART já existia antes de haver a divisão.
Digo isso porque me lembro de ver visto varias vezes o logo nas terríveis transmissões da Bandeirantes de 199 e bolinhas, ou seja, faz um tempo... putz to ficando véio.

Sds,
Al Unser Jr.

Diogo Yoshida disse...

Sempre odiei o fato dos ignorantes chamarem de fórmula indy a fórmula mundial durante esses anos....mesmo alguns q acompanhavam no SBT teimavam em chamála de indy, o q p/ mim so atrapalha qnd quero conversar sobre a melhor categoria de monopostos q já existiu....bm q o brasil podia tr adotado o nome Fórmula CART Fedex ou Mundial CART series heheh....

amei a CART/CCWS odeio a IRL!

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics