

Antes de qualquer outra coisa, eu gostaria, em nome do Blog da Indy, agradecer a todos pelas visitas, comentários e opiniões sobre este espaço! Gostaria também de agradecer aos novos colaboradores que estão entrando para este grupo, em especial, claro, a minha namorada Polyana Matumoto, que em uma grata parceria, apresentou comigo a primeira edição do programa Race Control, gravado no ultimo domingo.
Em boa parte dos casos o spotter é uma pessoa com uma larga experiência no esporte a motor, um engenheiro, um mecânico ou mesmo um piloto fora de atividade. É também comum que esta pessoa seja alguém ligada à intimidade do piloto, na maioria das vezes familiares.
Os spotter são mais percebidos nos GPs que ocorrem em circuito oval, uma vez que a sua colocação possibilita uma visão privilegiada, diria quase que total, da pista. Em seu equipamento de radio é possível estar na freqüência exata da equipe, desta forma ele é capaz de escutar a comunicação entre piloto e engenheiro. Seu equipamento também possibilita que o próprio faça intervenções nesta comunicação. As emissoras de TV também fazem proveito destas comunicações, e acabam por transmitir este dialogo. É comum escutarmos expressões como, Outside (lado de fora), Inside (lado de dentro), Crash (acidente), Caution (bandeira amarela), Green Flag (largada ou relargada), entre outras.
Antes de cada prova eles reúnem informações e adotam algum padrões que deveram ser seguidos naquele evento. Desta forma, ao ter inicio uma corrida, todo o mapeamento da pistas, com locais mais perigosos, zonas de ultrapassagem, entrada e saída e saída dos boxes, já esta realizado.
Sua função no mundo é de alta responsabilidade, e por isso, os spotter são vistos hoje como um elemento a mais de segurança nas corridas, por isso são treinados e constantemente passam por processos de reciclagem, a fim de que me melhorem ainda mais o seu desempenho.
Então é isso galerinha! Na próxima semana estarei aqui de novo com mais novidades!
Abraços!


8 comentários:
Como eu gostaria de assistir uma corrida ao lado de um Spotter! Se for ao lado desse Spotter então... Melhor ainda! ;)
Adorei a matéria!
:**
Boa
Tirou uma duvida minha
Qual sera o tema da proxima?
O tema não esta definido. Mas acredito que seja sobre os treino agendado para os proximos dias em Miami.
Abraços senhor anônimo!
Falando em spotter, vamos lembrar do acidente fatal de Paul Dana, em Homestead há alguns anos atrás pela IRL. Os carros percorriam o veloz circuito oval de Homestead em alta velocidade no treino livre de domingo pela manhã, quando um deles rodou na pista. Imediatamente os spotters começaram a berrar para os seus pilotos e eles reduziram a velocidade, conseguindo evitar o carro atravessado. Todos menos Paul Dana, que em alta velocidade bateu em cheio contra o outro carro atravessado e morreu em consequência do acidente.
Por isso a atuação do spotter e a obediência do piloto as suas orientações pode significar num caso extremo a diferença entre a vida e a morte.
massa.... gostei de ver... naum gostava muito de formula indy mas com o Blog estou aprendendo coisas q nem pensava em pesquisar e estou passando a gostar cada dia mais da formula indy !!!
obrigado pelas informaçoes ai Virgilio daqui uns dias to aqui pra aprender mais com vo6 !!!
Parabens a galera do blog, toda semana to acompanhado aki abçs ta ficando massa!
não sou muito fã de Indy, mas como fã de automobilismo em geral me interesso um pouco! Mas bacana mesmo o artigo Virgílio, já aprendi muita coisa com esse cara! hehehe Vou virar frequentador do blog, pode ter certeza!
Virgili, não sou muito fã da indy, mas acompanho de vez enquando. Ficou muito bacana seu artio. É bem a sua cara mesmo. Um forte abrass Bronks
Postar um comentário