A combinação de Ganassi + Target
Seguindo nossas matérias das pinturas clássicas, vamos agora conhecer um pouco mais da parceria entre a Target e o mundo de velocidade da Fórmula Indy. A Target foi criada em 1902 com o nome de Dayton Dry Goods Company e apenas sessenta anos depois foi aberta a primeira loja com o nome Target. Finalmente em 2000, todo o Dayton Hudson mudou-se de nomenclatura para Target. É uma das principais redes varejistas norte americanas, sendo a terceira companhia que mais vende CD’s dentro dos Estados Unidos.Depois de saber um pouquinho sobre a Target, vamos saber agora da parceira dela dentro das pistas, a equipe Chip Ganassi, e para isso teremos que voltar para o ano de 1990. Em 2009, completará vinte anos desta parceria de sucesso entre Chip Ganassi e Target.
Chip Ganassi era piloto da Indy, e em 1989 estava junto com Pat Patrick na direção da equipe onde Emerson foi campeão naquele ano. No ano seguinte a Patrick e Alfa Romeo se juntam em um projeto na Indy e Emerson Fittipaldi vai para a Penske, é quando então Chip Ganassi resolve montar sua própria equipe.
Para sua primeira temporada, Chip Ganassi consegue o patrocínio da Target em seu carro e contrata o piloto Eddie Cheever. Os melhores resultados de Cheever na Indy em sua primeira temporada com Chip Ganassi são dois terceiros lugares. A pintura do patrocínio de Cheever visto de cima era um alvo, nada mais apropriado para tal patrocinador.
No ano seguinte a equipe continua a ser uma equipe discreta na categoria e consegue apenas um pódio em Long Beach com o Eddie Cheever. A pintura ganha novas cores, e o branco da Target é extinguido, passando a ter o preto de outros patrocinadores, ficando até 1995 desta forma.Em 1992, a equipe conta mais uma vez com os trabalhos do norte-americano Eddie Cheever e pela primeira vez coloca dois carros no grid, não a temporada completa, mas em grande parte dela. O holandês Arie Luyendyk corre as 500 milhas de Indianápolis e Michigan apenas e depois é substituído por Robby Gordon que corre por sete etapas. Mais uma vez, somente um pódio é obtido pela equipe, com a segunda posição em Phoenix.
Com mais combustível financeiro em 1993, a Chip Ganassi Racing contrata o holandês Arie Luyendyk. O piloto de Ganassi consegue três pódios e a incrível segunda colocação nas 500 milhas de Indianápolis atrás de Emerson Fittipaldi e finaliza o campeonato em oitavo lugar, a melhor obtida pela Chip Ganassi. A equipe neste ano teve apenas um carro no grid durante toda temporada.
No ano de 1994, pela primeira vez Chip Ganassi tem dois carros durante todo o ano. Michael Andretti vindo da Fórmula 1 e Maurício Gugelmin também ex-F1 e com três corridas pela Dick Simon na Indy, formavam a dupla de pilotos de Ganassi em 1994. Na corrida inaugural do ano, na Austrália, Michael Andretti vence a prova e da a primeira vitória a Chip Ganassi em sua dinastia de corridas. Michael ainda venceria o GP de Toronto e terminaria a temporada em quarto lugar levando o patrocínio da Target aos melhores resultados até então. O segundo carro, que era o de Mauricio Gugelmin corria com outro patrocínio.
Em 1995, a Target resolve ampliar seu espaço na Ganassi e a equipe passa a se chamar Target Chip Ganassi Racing e contrata os jovens pilotos Jimmy Vasser e Bryan Herta.Jimmy Vasser conseguiu três pódios e Bryan Herta apenas um em Cleveland, onde os dois pilotos da Ganassi subiram ao pódio.
Em 1996, Alex Zanardi é contratado para substituir Bryan Herta, e Jimmy Vasser continua na equipe. A dupla de pilotos fica até o fim da temporada de 1998. Em sua segunda temporada com Ganassi, o piloto norte-americano Jimmy Vasser vence quatro corridas (Homestead, Austrália, Long Beach e a US500) se tornando o campeão da categoria. O italiano Zanardi conquista três triunfos (Portland, Mid Ohio e Laguna Seca) ficando com o vice campeonato. Começa então da era dourada da Target Chip Ganassi Racing na história da Indy, que na época já estava sob comando da CART após a cisão de Tony George e a criação da IRL. a pintura do carro mudou mais uma vez.
No ano seguinte a equipe mais bem estruturada da categoria já passava a ser a Ganassi e agora os pilotos se invertem de posição, Zanardi é campeão e Jimmy Vasser fica com a terceira colocação.
Em 1998, o piloto italiano de Ganassi faz uma temporada avassaladora e vence com mais tranqüilidade ainda o campeonato com Jimmy Vasser na segunda colocação do campeonato.
No ano de 1999, a troca de Chip Ganassi com Frank Williams de Zanardi por Juan Pablo Montoya era uma aposta. Porém logo começou deixar de ser aposta. A Target tinhas eu carro sempre na TV com destaque ora nas vitórias ora em confusões em acidentes, mas no fim da temporada, mais um título para a Ganassi.
Em 2000, o título não veio, porém a equipe disputou pela primeira vez desde 1995 com a cisão da Indy, as 500 milhas de Indianápolis com Montoya e Vasser. O colombiano venceu a mítica corrida de Indiana.
Na CART em 2000 e 2001 a equipe deixou de ser a favorita ao título devida a troca de propulsores vencedores dos últimos anos Honda pelo jovem e em fase de desenvolvimento Toyota. Na edição de 2001 a Chip Ganassi estava disposta a vencer mais uma vez as 500 milhas de Indianápolis e para isso levou quatro pilotos ao Indianápolis Motor Speedway: Bruno Junqueira e Nicolas Minassian (pilotos da equipe na CART), além dos convidados e veteranos Jimmy Vasser e Tony Stewart.
A equipe voltaria a disputar o título em 2002 na CART com Bruno Junqueira que acabou na segunda colocação do campeonato com duas vitórias em Motegi no Japão e Denver. A Target volta a utilizar o vermelho e branco predominante no carro, como em sua temporada de estréia na Indy.
No ano de 2003 mais um título para a equipe, mas agora na Indy sob comando da Indy Racing League. Scott Dixon que entrou na equipe na temporada anterior, sagrou-se campeão da categoria com três vitórias e cinco poles positions.
De 2004 a 2006 a equipe teve uma queda de rendimento mas sempre com a parceria consolidada da Target e não obteve grandes resultados.
Em 2007, Scott Dixon disputa o título mais uma vez até a última prova e é vice campeão.Já na última temporada, Scott Dixon vence o campeonato com seis vitórias e sete poles positions na temporada desbancando Hélio Castroneves.
A equipe Target Ganassi conquistou em seus dezenove anos de parceria seis campeonatos (quatro pela CART e dois pela IRL) sendo uma das equipes mais tradicionais do automobilismo norte-americano e a favorita ao título da temporada de 2009, onde contará no grid com os dois últimos campeões da Indy.
6 comentários:
A Target Chip Ganassi disputou a temporada toda da CART de 2002 (chegando a alinhar 3 carros após a extinção da equipe PacWest, para acomodar o jovem e promissor Scott Dison, além de Kenny Brack e Bruno Junqueira) e a alinhar 1 carro para a temporada toda da IRL de 2002, com Jeff Ward.
Em 2003, a equipe abandonou a CART e passou a correr apenas na IRL, conquistando o título da temporada com Scott Dixon. Na época atribuiu-se a culpa dessa "traição" da Ganassi a decisão da Toyota de se retirar da CART.
Além da IRL, a Target patroncina em maior ou menor extensão a Ganassi nas equipes que ela tem na disputa da Grand Am Rolex Series e da NASCAR Sprint Cup.
Target na Indy é igual a Chip Ganasi, o Chip sempre foi, além de dono de equipe, um grande empresário, conseguiu parceiros fortes e saiu de uma direção de equipe para ser supercampeão.
Espetacular o post! Muito bacana esse primeiro carro da história da Ganassi, dirigido pelo Eddie Cheever em 1990. Alguém sabe informar qual era o chassi? O motor era o Chevrolet-Ilmor?
Definitivamente, acho que nunca existiu uma equipe com um conjunto chassi-motor tão dominante como foi a Chip Ganassi nos anos 90. Bons tempos que não voltam mais, do Zanardi barbarizando naquele lindo Reynard-Honda.
Interessantíssimas as informações postas pelo anônimo também.
Para se ter uma idéia do envolvimento da Target com a Ganassi, basta citar que Chip Ganassi chegou a ter uma pista de corridas, o Chicago Motor Speedway, e nela realizou durante alguns anos uma corrida da CART. Como se chamava a corrida? Chamava-se Target Grand Prix.
Muito massa as matéria sobre as pinturas! Mais tem uma que ta faltando, é a Marlboro que ja esteve na Patrick e a muito tempo está na Penske, essa eu acho q a mais marcante, pois até aqueles que não são muito de automobilismo como minha irmã veja uma Penske e acha que é uma McLaren. Então se der pra fazer uma da Marlboro ficaria massa!
Eu gostaria de sugerir ja que estamos falando de equipes tradicionais da Indy, por que não fazer uma materia sobre as equipes Dick Simon, Patrick e a Newman Haas que são equipes tradicionais com grandes conquistas, um abraço
Postar um comentário