E ai galerinha!!! Tudo na santa paz?!
Como já havia sido combinado, hoje estou aqui para trazer a todos alguns motivos dos quais eu me tornei um fanático pela Fórmula Indy. Aqui deixo 10 dos principais motivadores de tamanha paixão:
1 - Competitividade.
Que esta é a atual categoria mais competitiva do automobilismo mundial eu não tenho a menor dúvida. Ela é perceptível aos olhos ao assistirmos a cada uma das corridas, e alem disso, os números estão prontos para mostrar alguns destes fatos. Deixo aqui um link para quem quer conferir estes dados mais de perto. Estes são dados da temporada passada, 2008!http://www.indycar.com/stats/statistics.php?year=2008
2 - Acessibilidade.
Não é difícil ver um contato próximo entre todos da Indy com seus admiradores. Digo todos mesmo, sejam eles pilotos, equipes ou mesmo membros da organização da categoria. Para todos os mais curiosos, existem informações de sobra no site da categoria, muito organizado por sinal. Lá você pode conferir os dados de treinos e corridas por meio de vídeos e dados de telemetria. Fotos, vídeos e a interatividade são as marcas registradas neste espaço bastante informativo. Entrem e confiram www.indycar.com
Não é difícil ver um contato próximo entre todos da Indy com seus admiradores. Digo todos mesmo, sejam eles pilotos, equipes ou mesmo membros da organização da categoria. Para todos os mais curiosos, existem informações de sobra no site da categoria, muito organizado por sinal. Lá você pode conferir os dados de treinos e corridas por meio de vídeos e dados de telemetria. Fotos, vídeos e a interatividade são as marcas registradas neste espaço bastante informativo. Entrem e confiram www.indycar.com
3 -Tradições.
Como historiador, logo suspeitíssimo quanto a isso, sou um degustador incondicional destes dados e fatos que se tornam tradições. Eu ano acompanho unicamente a Indy, e tenho boa experiência com outras categorias de monopostos, dentre elas, a F-1. fazendo uma comparação rápida entre estas duas categorias, vejo a Indy sendo mais tradicionalista com relação à F-1. digo isto por sentir uma maior estabilidade de regulamento, calendário, equipamento, dentre outros elementos.
Como historiador, logo suspeitíssimo quanto a isso, sou um degustador incondicional destes dados e fatos que se tornam tradições. Eu ano acompanho unicamente a Indy, e tenho boa experiência com outras categorias de monopostos, dentre elas, a F-1. fazendo uma comparação rápida entre estas duas categorias, vejo a Indy sendo mais tradicionalista com relação à F-1. digo isto por sentir uma maior estabilidade de regulamento, calendário, equipamento, dentre outros elementos.
4 - Pista.
O calendário da Indy é composto de uma variedade incrível de pistas. Ele possui circuitos permanentes, circuitos de rua, ovais curtos, médios e longos. Para esta variedade de pistas, a categoria desenvolveu adaptações nos chassis para que assim eles possuam o melhor de seu desempenho em cada tipo de traçado. Sem dúvida nenhuma isso exige um melhor conhecimento de acertos de carros para as equipes e técnicas de pilotagem para os pilotos, sem contar que para nós, espectadores, é um tempero a mais em emoções!
O calendário da Indy é composto de uma variedade incrível de pistas. Ele possui circuitos permanentes, circuitos de rua, ovais curtos, médios e longos. Para esta variedade de pistas, a categoria desenvolveu adaptações nos chassis para que assim eles possuam o melhor de seu desempenho em cada tipo de traçado. Sem dúvida nenhuma isso exige um melhor conhecimento de acertos de carros para as equipes e técnicas de pilotagem para os pilotos, sem contar que para nós, espectadores, é um tempero a mais em emoções!
5 - Pilotos.
A Indy é muito mais internacional em termos de pilotos do que parece. Ano passado contamos com dez nacionalidades disputando o campeonato regularmente. Isto mostra que a categoria atrai os olhares de pilotos dos mais variados. Quanto a qualidade, creio que esta crescendo. Pilotos como Mike Conway, Robert Doornbos, e Rafa Matos só melhoram a qualidade do grid. É claro que existem pilotos com qualidades questionáveis, mas os vejo em menor número.
A Indy é muito mais internacional em termos de pilotos do que parece. Ano passado contamos com dez nacionalidades disputando o campeonato regularmente. Isto mostra que a categoria atrai os olhares de pilotos dos mais variados. Quanto a qualidade, creio que esta crescendo. Pilotos como Mike Conway, Robert Doornbos, e Rafa Matos só melhoram a qualidade do grid. É claro que existem pilotos com qualidades questionáveis, mas os vejo em menor número.
6 - Equipes.
As equipes que disputam este certame são equipes profissionais, com altos investimentos e com desenvolvimento em pesquisas tecnológicas. Contudo, isto não lhes tiram o charme e glamour dos tempos mais antigos. Diferentimene da F-1, onde existe um vinculo estreito entre a composição das equipes com grandes montadoras, aqui o gerenciamento de cada equipe cabe a apaixonados por automobilismo, que unem seu amor à questões profissionais. Este é o caso de Dale Coyne, Roger Penske, Chip Ganassi, Kim Green e,Michael Andretti, Aentre tantos outros que levam para as pistas esta combinação passional e profissional.
As equipes que disputam este certame são equipes profissionais, com altos investimentos e com desenvolvimento em pesquisas tecnológicas. Contudo, isto não lhes tiram o charme e glamour dos tempos mais antigos. Diferentimene da F-1, onde existe um vinculo estreito entre a composição das equipes com grandes montadoras, aqui o gerenciamento de cada equipe cabe a apaixonados por automobilismo, que unem seu amor à questões profissionais. Este é o caso de Dale Coyne, Roger Penske, Chip Ganassi, Kim Green e,Michael Andretti, Aentre tantos outros que levam para as pistas esta combinação passional e profissional.
7 - Categoria de Base.
A Indy Lights é uma categoria de base muito eficaz dentro de sua proposta de existência, formação de pilotos para a categoria principal. A Indy Lights acompanha a sua “mãe” nos eventos norte-americanos, tendo suas corridas realizadas como preliminares do evento principal. Entre os pilotos que saíram desta categoria de base podemos citar Paul Tracy, Greg Moore, Tony Kanaan, Cristiano da Matta, Oriol Sérvia,Scott Dixon, Patrick Carpentier, Dan Wheldon... chega né.. se não fico até amanha aqui falando o nome destes pilotos! Leiam a coluna que o Jackson escreveu sobre a Indy Lights aqui mesmo no Blog. È uma excelente fonte informativa e com uma qualidade excepcional.
A Indy Lights é uma categoria de base muito eficaz dentro de sua proposta de existência, formação de pilotos para a categoria principal. A Indy Lights acompanha a sua “mãe” nos eventos norte-americanos, tendo suas corridas realizadas como preliminares do evento principal. Entre os pilotos que saíram desta categoria de base podemos citar Paul Tracy, Greg Moore, Tony Kanaan, Cristiano da Matta, Oriol Sérvia,Scott Dixon, Patrick Carpentier, Dan Wheldon... chega né.. se não fico até amanha aqui falando o nome destes pilotos! Leiam a coluna que o Jackson escreveu sobre a Indy Lights aqui mesmo no Blog. È uma excelente fonte informativa e com uma qualidade excepcional.
8 - Regulamento.
O regulamento da Indycar possui características que em muito me agradam, entre elas estão o congelamento do pacote tecnológico por algum tempo, (questiono o fato de serem muitos anos, mas época de crise financeira...), a relação com as grandes montadoras como fornecedoras de equipamentos, e não como competidoras como equipes, (o que tornaria a Indy um campeonato de marcas, e desestruturaria aquelas questões de tradições e equipes já mencionadas acima). Vale também ressaltar que as equipes participam diretamente na formulação e atualização destes pacotes de regras, o que deixa as coisas muito mais transparentes.
O regulamento da Indycar possui características que em muito me agradam, entre elas estão o congelamento do pacote tecnológico por algum tempo, (questiono o fato de serem muitos anos, mas época de crise financeira...), a relação com as grandes montadoras como fornecedoras de equipamentos, e não como competidoras como equipes, (o que tornaria a Indy um campeonato de marcas, e desestruturaria aquelas questões de tradições e equipes já mencionadas acima). Vale também ressaltar que as equipes participam diretamente na formulação e atualização destes pacotes de regras, o que deixa as coisas muito mais transparentes.
É a corrida mais tradicional do mundo! Simplesmente isso! Não há o que discutir quanto a isso. Daytona, Monza, Mônaco são corridas tradicionais e de grande repercussão no cenário automobilístico mundial, mas Indianápolis é Indianápolis e ponto final. São quase 1 milhão de pessoas acompanhando o evento a cada ano, sendo metade disso no dia da corrida. Nenhum outro evento esportivo em local fechado e com cobrança de ingressos atinge este número. Em uma edição próxima desta coluna, trarei uma matéria especifica sobre as 500 milhas de Indianápolis, assim vocês teram uma melhor noção desta tradição e destas dimensões.
10 - Sucesso brasileiro.
Já são mais de duas décadas de presença brasileira nesta categoria com nada menos do que 98 vitórias ao longo destes anos, o que resultaram em 4 titulos na categoria, Emerson Fittipaldi em 1989, Gil de Ferran, 2000 e 2001 e Tony Kanaan em 2004. Em 2009 com certeza chegaremos a marca de 100 vitorias e com Tony Kanaan acredito que temos boas chances de quinto campeonato. Para 2009 já temos confirmada as presenças de Raphael Matos, Vitor Meira, Mario Moraes e Tony Kanaan, existindo boas possibilidades para Bruno Junqueira e Jaime Câmara caso consigam vagas nas equipes onde negociam, e com Helio Castroneves, caso seja absolvido do processo que responde na justiça estadunidense.
É isso ai pessoal, não quero me estender muito mais por aqui. Isto foi só para deixar um gostinho de quero mais. Eu voltarei a tocar em cada um destes motivos que me levam ao fanatismo por esta categoria nas próximas colunas.
Já são mais de duas décadas de presença brasileira nesta categoria com nada menos do que 98 vitórias ao longo destes anos, o que resultaram em 4 titulos na categoria, Emerson Fittipaldi em 1989, Gil de Ferran, 2000 e 2001 e Tony Kanaan em 2004. Em 2009 com certeza chegaremos a marca de 100 vitorias e com Tony Kanaan acredito que temos boas chances de quinto campeonato. Para 2009 já temos confirmada as presenças de Raphael Matos, Vitor Meira, Mario Moraes e Tony Kanaan, existindo boas possibilidades para Bruno Junqueira e Jaime Câmara caso consigam vagas nas equipes onde negociam, e com Helio Castroneves, caso seja absolvido do processo que responde na justiça estadunidense.
É isso ai pessoal, não quero me estender muito mais por aqui. Isto foi só para deixar um gostinho de quero mais. Eu voltarei a tocar em cada um destes motivos que me levam ao fanatismo por esta categoria nas próximas colunas.
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11 comentários:
Realmente a Indy é muitissimo competitiva.
Não gosto da cobertura televisiva da Bandeirantes.De bom mesmo na Band é o Teo José e Celso Miranda.Essa mesma dupla comandava as transmissões da antiga f-Mundial,Cart ou sei lá o que nos tempos do SBT nos anos 90.
Sinto falta do auge da cobertura do SBT nas transmissões.
Acompanhei durante muitos anos a f-Cart e tenho saudades...Esse carro do Christian Fittipaldi é de 1995, quando ele estreou na categoria pela equipe Walker e me fascinou ver um carro com as cores da nossa bandeira.
Tenho um blog, querendo me visitar, será bem vindo www.claudiof1.blogspot.com
Um abraço!
Particularmente não consigo sentir simpatia e torcer pela categoria do sr. Tony George, da Honda e dos feiosos chassis Dallara. Eu era um daqueles que achava que IRL boa era IRL morta, mas no final das contas ela venceu e agora temos que engoli-la.
Eu não nego que este também era o meu pensamento. Carros feios, Tony George como malvado da história e tudo mais. Mas com a unificação das categorias eu percebi uma coisa... antes de amar uma categoria, eu amo o esporte. Hoje em dia, se existir campeonato de carrinho de pilha eu vejo! Por isso mesmo que afirmo ser um fanático.
Claudio
Quanto a transmissões da BAND eu tambem acredito que exista muito a ser melhorado, mas como você mesmo disse, o material humano la é muito bom. Em primeiro lugar pelo Teo, que ja dispensa comentários, e pelo Celso que melhorou muito. Para este ano, segundo informações de bastidores, as transmissões tendem a melhorar quando comparadas com os anos anteriores. É esperar para ver!
um dia espero que a Indy volte a seus tempos áureos, os próximos anos serão difíceis, o equipamento e pilotos é nitidamente inferior há alguns anos atrás, mas agora a categoria está em transição e espero que a unificação mude algo.
De qualquer forma, a categoria segue com sua emoção e acima de tudo, uma das provas mais impotantes do mundo.
Eu me apaixonei pela Indy graças a ida do Nigel Mansell pra Newman Haas,daí eu fiquei viciado pela categoria e os carros ewram lindíssimos.Realmente as 500 milhas são míticas,e acho que junto com o GP de Mônaco e as 24 Horas de Le Mans são as grandes corridas automobilisitcas.
A Daytona 500, da NASCAR, também é um grande acontecimento, talvez hoje em dia mais importante para os estadunidenses do que a Indy 500. Para os australianos, a grande corrida é a Bathurst 1000, que faz parte do calendário da V8 Supercars australiana. Para os alemães, provavelmente a grande corrida é a 24 Horas de Nurburgring, para os belgas é a 24 Horas de Spa e aí por diante.
Eu simplesmente sou apaixonado pela F1
mas tambem amo a F indy
por ser um campeonato muito competitivo!!
excelente matéria Virgilio (atendendo ao meu pedido, hehe), algumas características me passavam despercebidas, como a alta competitividade e a relativa independência das equipes quanto às montadoras, o que de fato torna a categoria interessante... prometo acompanhar a Indy mais de perto esse ano! abraço e parabéns!
F-1 não aprendeu nada com a Indy.. morro de tédio assistindo a F-1
F- Indy é show mesmo! Aproveito para convidá-lo a dar uma passada em meu blog onde fiz um post dedicado aos carros desta temporada.
http://carrodecorrida.blogspot.com
Abraço,
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