Entrevista com Bia Figueiredo ao Blog da Indy

Confiram agora a entrevista realizada com a piloto brasileiro da Indy Lights Bia Figueiredo! A entrevista foi realizada por Polyana Matumoto.



1 Bia, dentre um leque tão grande de possibilidades dentro do universo esportivo, porque o automobilismo?

Bia: Eu sempre amei esportes. Na minha infância tive a oportunidade de praticar vários esportes, como natação, vôlei, futebol, tênis, equitação. Mas nenhum deles me fascinou tanto quanto o automobilismo.

2 De acordo com as últimas notícias, você se manteve na mesma equipe para a temporada 2009 na Indy Lights. Isso atendeu suas expectativas?

Bia: Fazer mais um ano na Sam Schmidt Motorsports foi o que eu sempre quis. Houve possibilidades em outros times, mas meus gestores, o André Ribeiro, o Augusto Cesário e o Robert Clarke, concordaram que é a melhor equipe para eu disputar o campeonato neste ano.

3 Quais são suas expectativas e principais metas para o ano de 2009 dentro e fora do automobilismo?

Bia: As minhas expectativas são me preparar o melhor possível para entrar na IndyCar, a Fórmula Indy, em 2010. Para isso vou ter que ter grandes resultados dentro e fora das pistas.

4 Em meio a uma agenda lotada de compromissos, dá tempo de cuidar de você? Quais são suas estratégias?

Bia: Sempre arrumo um tempinho para visitar o Wanderley Nunes, para cortar o cabelo, fazer as unhas e etc., quando estou no Brasil. Em Indianápolis, onde moro durante a temporada, também sempre reservo um tempo para o salão de beleza. A preparação física faz parte do meu trabalho e é uma rotina diária, em qualquer lugar que eu esteja. Para a cabeça, nada melhor do que passar um tempo em casa com a família e os amigos.

5 Você já declarou que seu maior sonho atualmente é correr na Indy. Como você se vê nesta categoria? Existem projetos e metas concretas? Quais são suas expectativas?

Bia: A Indy é a categoria top mais competitiva do planeta. Acredito que tenho o time de gestores mais top que existe no mundo e, se eu fizer a minha parte, eles vão me colocar na Indy em 2010.

6 Você tem contato com os pilotos brasileiros da Indy? Eles costumam te dar algum feedback?

Bia: Falo com todos os pilotos da Indy. Em algumas conversas consigo tirar um pouco da experiência deles, mas quem me dá as melhores instruções é o meu time e principalmente o André Ribeiro, que foi um piloto vitorioso da Indy.

7 Assim como você, eu também já fiz parte de um universo predominantemente masculino, pois já fui karateca. Apesar de ter conquistado meu espaço, sofri muitos preconceitos de pessoas que, inclusive, questionavam minha própria feminilidade. Isso acontece ou já aconteceu com você dentro do automobilismo?

Já aconteceu. Algumas pessoas acham que por praticar um esporte predominantemente masculino sou uma mulher masculinizada. A mesma coisa acontece quando um homem é bailarino. Mas eu não sou assim, amo correr e amo ser feminina.

8 Qual você acha ser a estratégia mais adequada para responder a este tipo de atitude preconceituosa?

Bia: Acho que não existe uma resposta adequada, eu apenas não ligo para isso e foco no meu trabalho.

9 Tanto você quanto a Danica Patrick marcaram a história por serem as primeiras mulheres a conquistar vitórias importantes como a sua vitória em Nashville e a vitória da Danica no Japão. Você considera este marco a conquista de um maior espaço do universo feminino dentro do automobilismo ou você não atribui à ele essa responsabilidade

Bia: Acho que a Danica fez algo fantástico em vencer no Japão. Isso só deu mais respaldo e espaço para mulheres no automobilismo. Acho que tanto a minha vitória como a dela foram acontecimentos muito especiais no meio.

9 A Danica, além de ser uma excelente piloto e uma ícone do automobilismo, costuma explorar sua imagem exibindo seu corpo e sua beleza em ensaios sensuais. Qual é a sua opinião sobre esse tipo de publicidade?

Bia: Com esse tipo de publicidade a Danica consegue chamar muitos fãs para ela e para a Indy, o que eu acho fantástico.

10 Você gostaria de deixar algum recado para o pessoal que visita o blog da indy?

Bia: Olá pessoal, obrigada pelo carinho e não deixem de acompanhar a Firestone Indy Lights neste ano!!!! Superbeijos!

Links

www.biafigueiredo.com

www.samschmidtmotorsports.com

www.indycar.com/indylights

www.indycar.com

www.andreribeiro.com.br

www.cesarioformula.com.br

É isso pessoal, espero que tenham gostado de mais essa entrevista. Espero que tenhamos a oportunidade de trazer mais e mais pra vocês. Valeu e até a próxima!

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa sorte pra Bia. Futura campeão da IndyCar.

Marcos Antonio disse...

Muito legal a entrevista! Bia figueiredo é uma grand epiloto em 2010 ela vai por a Danica no Chinelo!

Go Bia go!!!

Anônimo disse...

Tomara que a Bia supere a Danica na pista.

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics