Essa é a mulher Brasileira! Bia Figueiredo

Olá pessoal, eu sou Polyana Matumoto, apresentadora do nosso programa de rádio Race Control, apaixonada por automobilismo, e a mais nova colunista do blog com a coluna Poly Position! Primeiramente gostaria de agradecer o prestígio de vocês na minha primeira matéria Luva, capacete e batom. Espero trazer sempre matérias de qualidade e interesse de todos.

Hoje vou falar um pouco sobre uma brasileiríssima que está atualmente brilhando na Indy Lights e continua galgando seu lugar na Indy. Além disso, não percam a entrevista que Bia Figueiredo concedeu ao blog e que vai ao ar na próxima edição do Poly Position!



Ana Beatriz Caselato Gomes de Figueiredo, ou Bia Figueiredo como é mais conhecida, nasceu na cidade de São Paulo, em 18 de março de 1985. Aos (quase) 24 anos de idade, já conquistou seu espaço dentro do automobilismo internacional sendo a primeira mulher a vencer uma corrida na categoria Indy Lights.

Bia começou sua trajetória desde muito cedo, pois aos 8 anos já começou a competir de Kart. Sempre muito dinâmica, nesta época já tinha que administrar seu tempo entre aulas de balé, equitação, vôlei e futebol. Aos 15 anos se tornou piloto profissional e em 2003 estreou na Fórmula Renault Brasil com a equipe Cesário Fórmula conquistando, inclusive, o título de estreante do ano. Em 2005, se tornou a primeira mulher do mundo a vencer na Fórmula Renault. Continuando sua carreira de sucesso, também com a Cesário Fórmula, ela se tornou a primeira mulher do mundo a conquistar uma pole position na classe principal da F-3 em 2006.



Em 2008, começou sua trajetória nos Estados Unidos disputando a Indy Lights, defendendo a equipe campeã Sam Schmidt Motorsports. Na decima etapa do campeonato, na pista de Nashville, Bia Figueiredo conquista sua primeira vitória na Indy Lights, tornando-se a primera mulher a vencer na categoria.

Em entrevista para a revista Racing em 07 de outubro de 2008, Bia declara que “Acredito que tanto a vitória da Danica no Japão quanto a minha em Nashville mostraram que existem sim mulheres competitivas no esporte”.

Não percam a entrevista realizada com a própria Bia Figueiredo concedida ao blog da Indy que irá ao ar na próxima edição do Poly Position! Valeu e até a próxima!

5 comentários:

Anônimo disse...

Temos que dar mais atenção as estrelas nacionais. A Bia tem tanto potencial quanto a Danica e temos que valorizar isso. Parabéns pela matéria e espero pra ver a entrevista.

Gosto do seu jeito de escrever. Você vai longe menina!

Anônimo disse...

Torço por ela desde a Fórmula Renault, e agora ela ta provando q pode sim correr numa categoria top, ta indo no caminho certo e se deus quiser em 2010 a Bia ta na Fórmula Indy!

abçs e bjos mto boa a matéria!

Anônimo disse...

Espero ver essa moça dando uma surra em pilotagem na Danica Patrick. Ela sempre foi uma piloto rápida, está aprendendo os segredos de andar em ovais e espero que consiga vaga na Indy, pelo menos em equipes médias. Se for em uma das grandes melhor ainda. Só espero que não tenha a fama pela questão marketing e sim pelo talento ao volante.

Anônimo disse...

A Bia é uma grande piloto e espero vê-la na Indy em 2010 dando um show de pilotagem.

Anônimo disse...

Bia Figueiredo é o melhor nome para representar as mulheres no automobilismo, pilota muito bem e aprendeu muito rápido a correr nos ovais da Indy Lights.
Infelizmente, muitos são incapazes de reconhecer isso, tanto que ela teve de desistir na carreira na Europa.
Ultimemente piloto brasileiro só chega em categorias européias grandes se tiver um bom empresário ou sobrenome famoso.

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics