Primeira parada de 2009: Saint Petersburg!

Uma cidade litorânea onde muitos europeus e também onde os próprios norte americanos vão passar férias, esta é Saint Petersburg. Próxima de alcançar os 250 mil habitantes, a cidade localizada na Flórida receberá pela sexta vez uma corrida da Indy (uma pela CART e outras quatro pela IRL). Depois de algum tempo, novamente abrirá a temporada de corridas da Indy. É considerada a cidade da Luz do sol devido a passar mais de 350 dias do com sol em sua faixa litorânea. A cidade turística foi fundada em 1876 por John C. Williams.

Bem vindos a St. Pete.

A cidade tem que fica no golfo do México tem clima subtropical e no mês de abril que se realizará a prova tem temperaturas mínimas chegando a cinco graus e máxima em trinta e três. Mesmo ficando próximo a áreas de tornados, a cidade não é atacada pelas forças naturais drasticamente há quase noventa anos.
Além do seu rico e vasto litoral, Saint Petersburg tem um campus da Universidade do estado da Flórida além de mais duas faculdades. Também há um leque de museus e teatros espalhados pela cidade. A cidade foi palco de cenas da trilogia Piratas do Caribe.
No centro da cidade tem se muitas lojas de varejo e muitos restaurantes com enormes variedades de vinho.

A marina de Saint Petersburg em fim de semana da Indy.

As ruas do centro da cidade além de tudo isso, são sede de eventos automobilísticos. em 1985, a categoria de protótipos Trans-Am Series realizou sua primeira prova na cidade até o ano de 1990, retornando em 1996, 1997 e 2003. Nos anos de 1989 e 1990 recebeu provas da IMSA. No final da década passada, havia corridas de Fórmula Ford 2000 e Barber Dodge. Em 2003 ressurgiu o mundo do automobilismo de Saint Pets., com o primeiro Grande Premio de Fórmula Indy (válido pela CART) e que até hoje faz parte do calendário, agora sob comando da IndyCar, junto com a Indy, é realizado provas da ALMS e da Indy Lights.

Primeiro traçado utilizado (1985-1990)
Circuito utilizado nos fins dos anos 90'.
Atual circuito, utilizado desde 2003.

O circuito mudou de traçado por três vezes, uma em cada década até o atual. Nos anos 80, era utilizada como reta principal a Bay Shore Dr. Já na década seguinte, a reta principal era da primeira avenida. O atual circuito tem como reta principal uma das pistas do aeroporto Albert Whitted, localizado próximo ao centro da cidade e ligando a partes do primeiro traçado do circuito.

Vista aérea do Aeroporto que tem como base o circuito

Em 2003 na primeira vez que a CART correu por lá, Sebastien Bourdais fez a pole com 1:00.928, já Tony Kanaan ano passado fez a pole position com a marca de 1'02"532. Hélio Castroneves é o único brasileiro que venceu em corridas válidas pela Indy, em 2006 e 2007, Jaime Melo Jr. Venceu em 2007 pela GT2 da ALMS e Raphael Matos venceu por duas vezes na Infiniti Pro Series em 2006 e em 2008 uma vez pela Indy Lights.

4 comentários:

Natanael disse...

Chegamos, finalmente, a etapa de abertura e, infelizmente, ainda existem vagas em aberto e não está totalmente definido o grid. Pelos testes a Ganassi, Andretti-Green e a Penske dominam a categoria ainda. A Newman-Haas está se aproximando. Dos brasileiros, acredito que apenas o Tony Kanaan lutará pelo título, mas, para mim, ele tem de perder muito tempo procurando acerto ideal também para os demais pilotos da equipe. Dixon surge favorito para se igualar a Sam Hornish Jr. em número de títulos sob a chancela da IRL.

Marcos Antonio disse...

ansioso pela a estréia da Indy! Nossa esse traçado do final dos anos 90 era bem tosco! foi feito na régua?rs

Gustavo AM disse...

O traçado atual para mim é o melhor dos três, o do final dos anos 90 impressiona de tão quadrado que é, o dos anos 80 tem restas enormes.
O problema mesmo será passar, já que é um circuito de rua, mas pprovavelmente teremos muitas amarelas e torço para que chova.

Anônimo disse...

Meu caro, muito boa a ante-visão para o GP de St Pete! Também costumo fazer esse tipo de preview no Motorizado. Um grande abraço!

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics