Estou bem feliz com o inicio da temporada 2009 da Fórmula Indy. Este foi um fim de semana repleto de atividades na pista e até mesmo fora dela. Foram 3 dias de atividades não pistas deste autódromo que corta a bela St. Petersburg. Na sexta-feira foram realizados dois treinos livres que trouxeram um pouco do panorama que foi visto ao longo do fim de semana.

No primeiro treino livre a equipe Ganassi mostrou toda sua força colocando seus dois pilotos nas duas primeiras colocações. Franchitti em primeiro, em seu retorno à categoria, depois de um ano correndo em algumas etapas da Nascar, Dixon, o atual campeão da categoria em segundo lugar. Destaques para Justin Wilson na terceira colocação em sua estréia pela equipe Dale Coyne, equipe esta que pode até ser chamada de modesta, mas de ruim e pequena não mais. Entre os brasileiros Mario Morais foi o melhor na 9ª colocação. Vitor Meira, em uma singela 12ª colocação passou praticamente despercebido pelo treino. Em seguida, no 13º posto esteve Raphael Matos em sua estréia na categoria pela equipe Luczo Dragon. Tony Kanaan não quis arriscar seu equipamento em uma pista bastante úmida e escorregadia, por isso não foi para pista e conseqüentemente não marcou tempo.
Confira os tempos da 1ª parte das atividades:
1. Dario Franchitti - Ganassi, 1:04.503
2. Scott Dixon - Ganassi, 1:05.148
3. Justin Wilson - Dale Coyne, 1:05.184
4. Ryan Briscoe - Penske, 1:05.206
5. Dan Wheldon - Panther, 1:05.339
6. EJ Viso - HVM, 1:05.397
7. Marco Andretti - Andretti-Green, 1:05.637
8. Will Power - Penske, 1:05.650
9. Mario Moraes - KV, 1:05.741
10. Graham Rahal - Newman/Haas, 1:05.820
11. Robert Doornbos - Newman/Haas, 1:06.089
12. Vitor Meira - AJ Foyt, 1:06.269
13. Raphael Matos - Luczo Dragon, 1:06.304
14. Alex Tagliani - Conquest, 1:06.387
15. Ryan Hunter-Reay - Vision, 1:06.421
16. Mike Conway - D&R, 1:06.534
17. Hideki Mutoh - Andretti-Green, 1:06.773
18. Danica Patrick - Andretti-Green, 1:07.313
19. Ed Carpenter - Vision, 1:08.542
20. Darren Manning - D&R, 1:08.673
21. Stanton Barrett - 3G, 1:10.644
22. Tony Kanaan - Andretti-Green, sem tempo
Dario Franchitti, o mais veloz da primeira sessão de treinosJá na segunda sessão de treinos livres a liderança ficou nas mãos de Graham Haral, que desde o ano passado tem uma relação de amor com esta pista. Nela ele entrou para a historia da categoria como o piloto mais jovem a vencer uma etapa do campeonato. Justin Wilson mostrando que não está para brincadeira marcou o segundo melhor tempo, seguindo por Dario Franchitti, E.J. Viso e Tony Kanaan, fechando assim a lista dos cinco melhores desta sessão. Vitor Meira, Mario Moraes e Raphael Matos foram, respectivamente 9º, 17º e 18º colocados.
Estes são os tempos do 2º treino livre em St. Petersburg:
1. Graham Rahal - Newman/Haas/Lanigan, 1m03.4078s
2. Justin Wilson - Dale Coyne, 1m03.5881s
3. Dario Franchitti - Ganassi, 1m03.7007s
4. EJ Viso - HVM, 1m03.8156
5. Tony Kanaan - Andretti Green, 1m03.8454s
6. Ryan Briscoe - Penske, 1m03.8603s
7. Scott Dixon - Ganassi, 1m04.0071s
8. Will Power - Penske, 1m04.0851s
9. Vitor Meira - Foyt, 1m04.1641s
10. Danica Patrick - Andretti Green, 1m04.2777s
11. Darren Manning - Dreyer & Reinbold, 1m04.2820s
12. Mike Conway - Dreyer & Reinbold, 1m04.3041s
13. Alex Tagliani - Conquest, 1m04.5407s
14. Marco Andretti - Andretti Green, 1m04.5955s
15. Hideki Mutoh - Andretti Green, 1m04.6573s
16. Robert Doornbos - Newman/Haas/Lanigan, 1m04.7011s
17. Mario Moraes - KV, 1m04.7751s
18. Raphael Matos - Luczo Dragon, 1m04.7968s
19. Dan Wheldon - Panther, 1m04.9190s
20. Ryan Hunter-Reay - Vision, 1m04.9882s
21. Ed Carpenter - Vision, 1m06.0942s
22. Stanton Barrett - 3G, 1m10.3202s
Justin Wilson, destaque do primeiro dia de treinosComo usualmente é feito nos GPs da Indy, o terceiro treino livre recebe uma dedicação especial para o acerto dos carros para a classificação. Pilotos com pouco combustivel e pneus novos na pista, resultado desta combinação são tempos realmente rápidos e bem próximos daquilo que esperamos de um treino que define o grid de largada. Apesar do equilibrio, com 15 pilotos dentro do mesmo segundo, Will Power foi o mais rápido, seguido de perto por Dario Franchitti, Scott Dixon, Marco Andretti e Robert Doornbos. Tony Kanaan 6º, Vitor Meira 10º, Raphael Matos 13º e Mario Moraes 19º.
Terceiro treino livre em números:
1. Will Power 1:02.838
2. Dario Franchitti 1:02.957
3. Scott Dixon 1:03.014
4. Marco Andretti 1:03.234
5. Robert Doornbos 1:03.251
6. Tony Kanaan 1:03.281
7. Graham Rahal 1:03.289
8. Dan Wheldon 1:03.331
9. Justin Wilson 1:03.368
10. Vitor Meira 1:03.394
11. Mike Conway 1:03.403
12. Ryan Briscoe 1:03.484
13. Raphael Matos 1:03.653
14. Hideki Mutoh 1:03.740
15. EJ Viso 1:03.830
16. Ryan Hunter-Reay 1:03.841
17. Darren Manning 1:03.865
18. Danica Patrick 1:04.138
19. Mario Moraes 1:04.531
20. Alex Tagliani 1:04.556
21. Ed Carpenter 1:04.911
22. Stanton Barrett 1:07.353
Power, novato na PenskeNo treino classificatório confirmamos que Graham Haral realmente "tem a mão" desta pista. Com uma margem muito pequena sobre o tempo de Justin Wilson, o jovem garoto conquistou a pole position para a primeira etapa do ano. Esta foi a sua primeira pole na categoria, e a primeira de sua equipe, Newman/Haas/Lanigan após a fusão da IRL com a ChampCar ano passado.
Boas surpresas foram vistas no pelotão intermediario, com pilotos que não costumam ficar por ali, casos como os de Alex Tagliani (7º), Raphael Matos(9º) e Darren Manning (10º), como surpresas positivas, e negativamente Scott Dixon (8º) e Marco Andretti (18º).
Tempos registrados na qualificação:
1. Graham Rahal - Newman/Haas/Lanigan, 1m02.4110s
2. Justin Wilson - Dale Coyne, 1m02.4604s
3. Tony Kanaan - Andretti Green, 1m02.5307s
4. Ryan Briscoe - Penske, 1m02.5699s
5. Dario Franchitti - Ganassi, 1m02.6927s
6. Will Power - Penske, 1m02.7368s
7. Alex Tagliani - Conquest, 1m02.6952s
8. Scott Dixon - Ganassi, 1m02.9891s
9. Raphael Matos - Luczo Dragon, 1m03.1344s
10. Darren Manning - Dreyer & Reinbold, 1m03.3038s
11. Dan Wheldon - Panther, 1m03.4733s
12. Mike Conway - Dreyer & Reinbold, sem tempo
13. Robert Doornbos - Newman/Haas/Lanigan, 1m02.7934s
14. Ryan Hunter-Reay - Vision, 1m03.0223s
15. Danica Patrick - Andretti Green, 1m02.8268s
16. EJ Viso - HVM, 1m03.0601s
17. Vitor Meira - Foyt, 1m02.9132s
18. Marco Andretti - Andretti Green, 1m03.3652s
19. Hideki Mutoh - Andretti Green, 1m03.3300s
20. Mario Moraes - KV, 1m03.4520s
21. Stanton Barrett - 3G, 1m06.5934s
22. Ed Carpenter - Vision, 1m04.2416s
Graham Haral, jovem sim, imaturo não!No útimo treino antes da largada uma nova surpresa, mas desta vez ela é venezuelana. Ernesto Viso, ou E.J. Viso como é conhecido nos EUA, foi o mais rápido nesta sess~]ao marcada pela calmaria. Foram poucas as atividades de pista. Uma clara demonstração de que os pilotos estavam procurando conservar os seus carros para a prova. só foram realizados ajustes finos para o GP que veio em seguida.
Warm Up:
1. EJ Viso 1:03.028
2. Scott Dixon 1:03.157
3. Robert Doornbos 1:03.377
4. Dario Franchitti 1:03.580
5. Darren Manning 1:03.585
6. Raphael Matos 1:03.607
7. Alex Tagliani 1:03.659
8. Justin Wilson 1:03.671
9. Tony Kanaan 1:03.771
10. Will Power 1:03.876
11. Vitor Meira 1:03.914
12. Hideki Mutoh 1:03.965
13. Graham Rahal 1:03.974
14. Marco Andretti 1:04.073
15. Mario Moraes 1:04.157
16. Ryan Briscoe 1:04.200
17. Ryan Hunter-Reay 1:04.223
18. Danica Patrick 1:04.324
19. Dan Wheldon 1:04.410
20. Mike Conway 1:04.659
21. Ed Carpenter 1:05.091
22. Stanton Barrett 1:07.764
E.J. Viso, seria ele o novo Paul Tracy? Aguerrido e destruidor de carros?Finalmente a carrida! Demorou mas o campeonao começou!
Como é típico de uma prova em circuito de rua, a largada foi complicada, com alguns carros se tocando e de cara dando uma boa sacudida na galera. Graham não fez uma largada muito boa, permitindo a bela manobra de Justin Wilson que assumiu a liderança. Haral ainda rodou devido um toque recebido de Tony Kanaan. Sem grandes culpados. Acidente de corrida! Fora da prova também ficou Mike Conway, piloto que estreia na categoria mas que tem uma bela passagem por categorias na Europa.
Na volta 32 um forte acidente entre Danica Patrick e Raphael Matos. Os dois fora da prova e nenhum ferimento para os pilotos levarem de lembrança. Ainda bem! Mais um acidente normal em provas neste tipo de circuito. Não consegui achar o culpado.
Tagliani, Vitor Meira, Mutoh e Mario Moraes também se estranharm pela pista, isso estendeu a bandeira amarela e levou vario pilotos aos pits para reabastecimento e troca de pneus. Nesta serie de paradas o grande prejudicado foi Scott Dixon, vitima de uma trapalhada de Will Power, que acabou por errar seu local de parada nos boxes.
A prova seguiu com pilotos em estratégias diferenciadas, isto levou para o pelotão da frente pilotos como Hunter Ray, Viso e Dan Wheldon. Foi bom por ter gerado uma boa agitação e busca por melhores colocações no pelotão da frente. O destque neste momento foi a recuperação de Wilson.
Na curva 3 ficaram estampados Ed Carpenter e Scott Dixon, em acidentes isolados. O curioso foi ter ocorrido na mesma curva em momentos bem próximos. Nas imagens nao vimos a real causa do acidente de Carpenter, mas o de Dixon foi resultado de um toque com Mutoh na curva 2.
Na relargada novo acidente, este envolvendo Mutoh, Wheldon e Doornbos. Em uma manobra bem otimista do novato holandes houve um toque com Wheldon, e assim sobrou pra Mutoh, que desta vez foi vítima da situação.
Bandeira verde e ... bandeira amarela denovo. Tagliani e Andrettinho se tocam, mas rapidamente a pista é liberada.
Com poucas voltas para o fim, e sem grandes modificações, é dada a bandeirada final.
Eis o resultado final da prova.
1. Ryan Briscoe (Penske) - 100 voltas
2. Ryan Hunter-Reay (Vision)
3. Justin Wilson (Dale Coyne)
4. Dario Franchitti (Ganassi)
5. Tony Kanaan (Andretti Green)
6. Will Power (Penske)
7. Graham Rahal (Newman/Haas/Lanigan)
8. Darren Manning (Dreyer & Reinbold)
9. Vitor Meira (A.J. Foyt)
10. Alex Tagliani (Conquest)
11. Robert Doornbos (Newman/Haas/Lanigan)
12. Stanton Barrett (Team 3G)
13. Marco Andretti (Andretti Green)
14. Dan Wheldon (Panther)
15. Hideki Mutoh (Andretti Green)
16. Scott Dixon (Ganassi)
17. Ernesto Viso (HVM Racing)
18. Ed Carpenter (Vision)
19. Danica Patrick (Andretti Green)
20. Raphael Matos (Luczo Dragon Racing)
21. Mario Moraes (KV Racing)
22. Mike Conway (Dreyer & Reinbold)
Volta mais rápida: Justin Wilson 1:03.2440 54ª volta
Resultado de uma grande corrida
7 comentários:
A destacar as colocações finais de Ryan Hunther-Reay e Justin Wilson. Hunther-Reay fez muito boa temporada na Rahal-Letterman ano passado, iclusive vencendo em Watkins Glen. Justin Wilson nunca teve carros competitivos na F1 (Minardi e Jaguar), na Champ Car, foi bem na Rusport e quando se encaminhava para ser favorito, já que entrava na Newman-Haas, a categoria se funde com a IRL e ano passado acabou pagando pela junção em cima da hora. Mesmo andando com a Dale Coyne, mostrou todas as qualidades apresentadas na Champ Car. É muito forte em mistos.
Parabens pelo blog.
Gostaria de ver um pouco mais de comentarios sobre o desempenho dos brasileiros durante a corrida (nao pude assistir).
Se outros nao comentaram, fica o toque: O nome do Rahal esta' equivocado em alguns pontos do texto ("Haral").
Abracos! Joe
O desempenho do Justin Wilson serviu pra mostrar que, além de que a Newman-Haas rifou um bom piloto, o quanto o Mario Moraes é medíocre.
Quanto ao Viso concordo com vc... ele é o novo Paul Tracy, no quesito agressividade demasiada e destruidor de carros. Mas no quesito pilotagem a diferença é gigantesca, o Paul Tracy foi 10x melhor.
abs!!
Pena que os brasilleiros não foram bem.Mas foi uma bela corrida .Estranho foi ver Ryan Hunter - Ray chegar em segundo , Justin Wilson em terceiro,e Scott Dixon em décimo oitavo.
É isso aí, go Viso go!E o Paul tracy tem que voltar!
e Hunter-reay, pra mim é um pilotaço, e tem que ir pra uma equipe d eponta da Indy, que ele vai brilhar.
Impressionante o desempenho do Ryan e do Justin, 2 grandes pilotos!
E apesar do Raphael no meu ponto de vista ter exagerado na disputa com a Danica, essa corrida provou que temos mais um grande potencial piloto brasileiro em uma categoria top!
Muito boa corrida. Cheia de alternativas. A corrida do Ryan Briscoe mostrou que ele vai assumir a liderança da equipe Penske.
Gostei do Rapha, só achei que ele foi muito afobado na ultrapassagem na Danica. Com 27 anos já devia saber que não se coloca o carro numa "reta em curva".
Abraços!
Postar um comentário