Neste início de noite aqui no Brasil e final de tarde nos Estados Unidos, mais precisamente Hélio Castroneves conquistou a pole position para as 500 milhas de Indinápolis que acontecem no próximo dia vinte e quatro. Seu companheiro de equipe, o australiano Ryan Briscoe que dominou os treinos livres de ontem e hoje, acabou ficando atrás do brasleiro, e largará em segundo lugar. Na terceira posição sairá o escocês Dario Franchitti da equipe Target Chip Ganassi Racing.
A primeira fila das 500 milhas de Indinápolisterá dois vencedores das 500 milhas de Indianápolis.
Esta foi a terceira pole-position de Hélio Castroneves que largou na frente também em 2003 e 2007. Esta é a sexta pole-position do Brasil na Fórmula Indy em Indianápolis, além das poles de Hélio Castroneves, o piloto Emerson Fittipaldi foi o pole em 1990, Bruno Junqueira fez a pole em 2002 e em 2005 Tony Kanaan conquistou a façanha.
Além da primeira fila, outros oito pilotos conquistaram o lugar definido já no grid de largada para as 500 milhas de Indinápolis, entre eles, dois brasileiros. Tony Kanaan da equipe Andretti Green Racing com seu carro reserva larga na segunda fila na sexta posição, e abrindo a terceira fila na sétima posição, largará o piloto da KV Racing Technology Mário Moraes.
O pole-position Hélio Castroneves completa amanhã trinta e quatro anos, mais do que merecido o presente para o piloto brasileiro que passou por muitos problemas extra pista no início desta temporada com a justiça norte-americana.
Confira os onze primeiros que largam na Indy 500
1 comentários:
Estava conferindo os tempos no link da cronometragem oficial da Indycar dada num post anterior e vi que além dos 11 pilotos que se classificaram para o grid, apenas outros 5 foram tentar classificação e ficaram de fora. O Dan Wheldon, por exemplo, nem se deu ao trabalho de tentar.
Esse pole day antigamente era um grande acontecimento e lotava o circuito. Hoje em dia as arquibancadas ficam praticamente vazias e o espetáculo é tremendamente desinteressante e constrangedor, com poucos carros indo tentar classificação.
É a realidade melancólica da atual IRL, cada vez mais esvaziada e decadente.
Amanhã serão definidas as posições de 12 até 22 do grid e no próximo sábado as posições de 23 até 33 do grid. E finalmente no dia seguinte será o bump day, para os pilotos que ainda estão fora do grid tentarem um lugar entre os 33 do grid deslocando para fora os carros mais lentos do grid.
Isso considerando que haverá mais do que 33 carros para comporem o grid, mas se houver mais do que 33, isso não significa de maneira alguma emoção e competitividade. O que se tem visto nos últimos anos são carros e equipes absolutamente medíocres tentando classificação para a corrida, só para correrem algumas voltas e tomarem dinheiro do Tony George.
Postar um comentário