Brasil conquista a 100ª vitória na Fórmula Indy!

100 vitórias brasileiras na Fórmula Indy!

Há vinte e quatro anos, Émerson Fittipaldi vencia a sua primeira corrida de Fórmula Indy. Era o primeiro piloto brasileiro a vencer na categoria norte-americana, a vitória foi em Michigan no dia vinte e oito de julho de 1985.

Neste inicio de madrugada de domingo, o piloto brasileiro Hélio Castroneves venceu sua vigésima segunda corrida de Fórmula Indy e conquistou a centésima vitória para o Brasil na categoria. Hélio se iguala a Émerson Fittipaldi com vinte e duas vitórias na Fórmula Indy.

Doze pilotos já vencera provas para o Brasil, além dos dois maiores vencedores brasileiros, também entram na lista: Tony Kanaan, Gil de Ferran, Cristiano da Matta, Bruno Junqueira, André Ribeiro, Roberto Moreno, Christian Fittipaldi, Maurício Gugelmin, Airton Daré e Felipe Giaffone.

Confira a lista de todos os brasileiros que já venceram na Indy:

















100 vitórias do Brasil na Fórmula Indy:





5 comentários:

Anônimo disse...

A primeira vitória brasileira na IndyCar Series da IRL foi conquistada justamente pelo Hélio Castroneves, na Indy 500 de 2001. Antes disso apenas pilotos fracos como Marco Greco ou decadentes como Raul Boesel e Roberto Moreno e ainda aventureiros como Zak Morioka e Afonso Giaffone haviam corrido por ali.

Aliás houve um tempo em que eu achava que nunca um brasileiro venceria na IRL, pois as corridas eram todas em ovais e os pilotos estrangeiros que a disputavam era muito loucos e rápidos. Achava que esse tipo de disputa não combinava com o estilo de pilotagem dos brasileiros. Entretanto nesta década tudo mudou e hoje a IRL é bem outra, o que felizmente tem trazido muitas vitórias ao Brasil.

Braulio Gerhardt disse...

Vejam que ironia: enquanto o Brasil busca sua 100ª vitória na F1, consegue em duas semanas a sua 99ª e 100ª vitórias na F-Indy!

Constantino disse...

Em primeiro lugar, parabéns pelo blog. A imprensa sempre privilegiou a F1,e a Indy sempre foi vista como 2a. opção. Resultado: carência de informações. De uns tempos para cá, melhorou um pouco, com o blog do Téo (onde, por sinal, eu vi esse link !), mas o seu blog é totalmente focado na Indy. Que bom. E as informações de seu site apenas me reforçam um sentimento: Emerson foi o melhor piloto de corridas que este país já produziu.

Anônimo disse...

Se o Emerson Fittipaldi não foi o melhor, ele foi o mais completo, ele pode não ter colecionado rercodes, ou ter inúmeros títulos em apenas uma categoria, mas por onde passou sempre conseguiu vencer e estar entre os campeões, só faltou mesmo as 24h de Le Mans.

Anônimo disse...

por que essa divisao de cart, champcar e indy race league? confesso que nao entendi....
alguem pode me ajudar?

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics