Próximo desafio: Circuito oval de Iowa!

Sétima etapa da temporada marca início de mais uma maratona de velocidade.

Assim como no último mês de maio e inicio de junho a Fórmula Indy teve finais de semanas seguidos de atividades na pista, esta segunda quinzena de junho e a primeira metade de julho será de muito trabalho para pilotos e equipes da Fórmula Indy. Isso porque a categoria realizará quatro etapas em quatro finais de semana seguidos que são respectivamente Iowa, Richmond, Watkins Glen e Toronto.

Localização

A Fórmula Indy 2009 fará sua próxima parada na cidade de Iowa, que faz parte do condado de Johnson no estado norte-americano de Iowa. A cidade tem aproximadamente setenta mil habitantes. O estado é o maior produtor de milho do país, sendo responsável por vinte por cento da produção norte-americana e com isso também é o maior produtor de etanol do país, diferente daqui onde o álcool é extraído da cana de açúcar, lá o combustível dos carros da Indy vem do milho. Esta prova que entrou no calendário da categoria em 2007 é realizada devido a este fato, ou seja, a corrida no oval curto de Iowa acontece meramente por interesses comerciais.

Circuito

Vista aérea do Iowa Speedway

O Grande Prêmio de Iowa será realizado pela terceira vez consecutiva no circuito tri-oval de 0,875 milha, ou 1,4 Km, nas curvas a inclinação da pista chega a 14⁰, na reta dos boxes a 10⁰ e na a reta oposta tem inclinação de 4⁰. O recorde da pista é do piloto neozelandês Scott Dixon quando em 2007 fez o tempo de 17.6484. A pista foi inaugurada em setembro de 2006 e custou setenta milhões de dólares. O autódromo tem capacidade para trinta mil expectadores sentados na arquibancada. A corrida é disputada em 250 voltas e totalizam 218,75 milhas ou 350 quilômetros percorridos.


Pavimentação da pista de Iowa em 2005.



História

Na primeira corrida realizada neste circuito em 2007, o piloto da Chip Ganassi Scott Dixon fez a pole position mas liderou apenas dez voltas. Os brasileiros Helio Castroneves e Vitor Meira lideram a maior parte da prova, mas a vitória ficou com o atual companheiro de Dixon, o escocês Dario Franchitti que venceu a corrida com o tempo de 1h48min14seg correndo pela equipe Andretti Green Racing.

Largada do GP de 2007.

No ano passado mais uma vez a pole ficou com o atual campeão da Fórmula Indy, mas desta vez Scott Dixon não cruzou nem a primeira volta na frente, foi ultrapassado pelo brasileiro Hélio Castroneves que liderou noventa e duas voltas da prova, porém a vitória ficou com o inglês Dan Wheldon que cruzou a volta 250ª com o tempo de 1h38min35seg.. Mais uma vez os brasileiros lideraram a maior parte da prova, já que Tony Kanaan liderou setenta e uma voltas. O piloto baiano acabou batendo nas duas edições da prova e o melhor brasileiro foi Hélio Castroneves que em 2007 terminou na oitava posição.

Piloto inglês Dan Wheldon venceu em 2008.

O Grande Prêmio de Iowa será realizado no próximo domingo a partir das 14h30min horário de Brasília.

6 comentários:

Diogo Yoshida disse...

o,875 milha???/..axu uma vergonha por carros tão velozes em ovais tão curtos como esse....em poucas voltas já temos retardatários, o que na minha opinião estraga a corrida....podiam trocar essa pista pelo oval de 1 milha de Nazareh pelo menos....mas como o disseram: puro interesse comercial

Anônimo disse...

Na atual situação acho que retardatário é uma coisa boa, pois atrapalha e cria condições para ultrapassagens, que com pista livre se tornaram impossíveis. Por esse motivo acho que a prova de Iowa será melhor que a do Texas, que foi de dar sono.

Quanto ao oval de Nazareth, ele não mais existe. Foi vendido e desmontado pela sua proprietária, a ISC.

Anônimo disse...

A primeira corrida disputada nessa pista foi simplesmente horrível, pois era impossível ultrapassar. Já a corrida do ano passado foi muito melhor, em função de algumas modificações aerodinâmicas realizadas.

Imagino que em poucas voltas os líderes encontrarão os retardatários e aí alguma mudança de posição poderá acontecer.

Diogo Yoshida disse...

eu não sabia sobre Nazareh...é uma pena, assisti boas corridas da CART nela...a IRL deveria mudar drasticamente as especificações dos carros p/ Dallara, p/ melhorar as utrapassagens...os os Reynard que a CART usava sim faziam as corridas emocionantes!

Natanael disse...

Os próprios DP01 da Panoz que a Champ Car utilizou em sua última temporada eram carros mais apropriados para provas do que esses Dallaras desatualizados, mas aí teria que ver toda a aerodinâmica dos carros, se eles comportariam andar no Texas por exemplo para não ocorrer o que houve com a CART em 2001 na mesma pista. Esse oval de Iowa é horroroso e o do próximo sábado dia 27 é na mesma linha, o oval de Richmond tem a mesma quilometragem ou próxima de Iowa.

Diogo Yoshida disse...

fora q esses Dallara parecem uns tanques de guerra!....feios d+....podiam voltar c/ os Lola, Reynard (axu q nem existe +) ou os Panoz!

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