Tentando explicar o inexplicável!

Coluna publicada em 06 de junho de 2009 - Atualizada em 08 de junho de 2010

Olá galerinha do Blog da Indy, hoje vamos falar de datas. Todo mundo tem uma data em especial no ano, pode ser o aniversário, aniversário de namoro ou casamento, formatura, festas, férias, o carnaval, enfim, cada um tem uma data especial.



É de conhecimento de vocês que sempre fui fã da Fórmula Indy que a CART organizava e depois passou a ser promovida pela Champ Car World Series, com a aquisição da Champ Car por parte da IndyCar no ano passado, passei a acompanhar a categoria que Tony George comanda. Inúmeros motivos levaram a CART e depois Champ Car decretarem falência, hoje vou falar de um assunto que pode ter ajudado nisso, mesmo que seja de forma mínima as tais falências: o tema desta coluna, que são as datas especiais.

Para nossa viagem de hoje, será necessário regressar no tempo quinze anos, mais precisamente no dia 17 de julho de 1994, isso te lembra algo? Não? Pois bem, naquela tarde de domingo acontecia nas ruas de Toronto, no Canadá, a nona etapa do mundial (naquela época era chamado assim) de Fórmula Indy daquele ano. Também na América do norte, um pouco mais ao sul, nos Estados Unidos, aconteceria meia hora depois do final da corrida de Toronto, um jogo de futebol na cidade de Los Angeles, no estádio Rose Bowll. Era nada mais, nada menos, que a final da Copa do Mundo de futebol de 1994, tendo a seleção brasileira que estava a 24 anos fora de uma final desta competição. O adversário era a seleção italiana. A história final deste dia todos sabem: Brasil tetracampeão mundial de futebol.

Ah, teve a corrida, não? Alguém sabe quem venceu? Alguém se importa com quem venceu a corrida de Indy daquele dia? Michael Andretti que na época defendia a Chip Ganassi foi o grande vencedor da corrida.

Quase quatro anos depois, mais especificamente no 12 de julho aconteceria no Burke Lake Front Airport, em Cleveland, a 10ª etapa da então Fórmula CART. Estava marcada para as 14h00, mas teve de ser antecipada para as 13h00min naquela semana, motivo? Outra final de Copa do Mundo. O jogo teria início a partir das 16h00. Se quatro anos antes o Brasil foi campeão da Copa e Émerson Fittipaldi foi ao pódio com a terceira colocação, neste ano de 98 só restou tristeza para nosso país. A seleção levou um baile da França de Zinedine Zidane e horas antes, os pilotos brasileiros em Cleveland tiveram desempenho pífio (como durante toda aquela temporada), no dia da final da Copa, Gil de Ferran foi o melhor de nossos representantes, finalizando a corrida em sexto. O vencedor foi o campeão daquele ano, o italiano Alex Zanardi.

Blundell, Gugelmin e Fernandez batendo uma bolinha com as camisas de seus respectivos países na época da Copa do Mundo.

Mais quatros se passaram, nossa seleção estava pela terceira vez seguida em uma final de Copa do Mundo que pela primeira vez foi realizada em dois países sedes: Japão e Coréia do Sul. Mais quatro anos se passaram, e após os dirigentes da CART fazerem uma besteira que já vinham fazendo desde 1986, eles resolvem fazê-la pela quinta vez consecutiva (já começo a achar que eles são burros mesmos, pois orgulho não pode ser). A final do mundial de futebol foi as 8:00 da manhã com a conquista do Pentacampeonato pela nossa seleção, enquanto que na tarde de domingo do dia 30 de junho daquele ano, o mineiro Cristiano da Matta com os poucos cabelos que tem, resolveu cortá-los no estilo de Ronaldo que lançou moda no Japão, aliás não só da Matta, como também Christian Fittipaldi, Tony Kanaan e Bruno Junqueira. O que se via eram todos comemorando o pentacampeonato pelas ruas do país durante todo o domingo. Talvez Cristiano foi o piloto que estava mais concentrado e inspirado em Ronaldo, que foi o melhor jogador da Copa, o mineirinho por sua vez naquela tarde venceria sua quarta corrida no ano, e abria vantagem para o tetracampeonato mundial dos pilotos brasileiros (já tinha dois com Gil e um com Émerson).

Os pilotos brasileiros no visual Ronaldo: Cristiano da Matta foi o melhor do ano assim como o fenômeno dos gramados.

Desta vez a CART não quis esperar a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha para fazer uma besteira enorme, então, resolveu esperar apenas onze meses depois do dia das conquistas brasileiras. Era uma segunda feira rotineira como qualquer outra, todas as pessoas no mundo faziam suas atividades, exceto na Inglaterra, devido a um tradicional feriado bancário deste país. Nesta segunda, aconteceu a quarta etapa do campeonato da CART no circuito misto de Brands Hatch, onde o francês Sebastien Bourdais começou aparecer para o mundo, ou melhor, para a Inglaterra, já que poucos países transmitiram esta corrida ao vivo ou mesmo em VT depois.

Mais uma Copa do Mundo, mais uma final, porém desta vez sem o Brasil. A CART faliu, em seu lugar criou-se a ChampCar que deu continuidade aquela filosofia de corridas open wheel. Mas, a linha de pensamento dos dirigentes da ChampCar era tão semelhante aos que comandavam a CART, que a ChampCar continuou com as tradições da falecida entidade de marcar corridas em finais de mundiais.

A Itália foi tetracampeã mundial de futebol no dia 9 de julho de 2006 em Berlim, na Alemanha. Na américa, mais uma vez nas ruas de Toronto, outro norte-americano venceu em dia de final de Copa do Mundo de futebol. Doze anos depois de Michael ter vencido em 1994, o piloto Anthony James Allmendinger subiu no degrau mais alto do pódio nas ruas canadenses minutos antes do início da final da Copa. Para o Brasil a corrida passou no canal FX com a narração de Ivan Zimmerman.

Junho de 1998: Max Papis, Hélio Castroneves, André Ribeiro e Felipe Giaffone na torcida pelo penta. Mas o Papis não deveria torcer pela Itália (que também perdeu para a França)?

Neste ano a Copa do Mundo será na África do Sul, a final está marcada para o dia 11 de julho e acertadamente a IndyCar não cometeou os mesmos erros da "sua rival" CART/ChampCar. Em 2009, o GP de Toronto (sempre ele) aconteceu em 10/07, neste ano, acontecerá em 18/07, ou seja, a IndyCar Series adiou a data da prova em uma semana, além do mais, Edmonton é na semana seguinte, então os gastos com transportes serão reduzidos, pois os equipamentos já ficam lá no Canadá mesmo.

Pois bem, fazem vinte e cinco anos que estamos tendo corridas em dia de final de Copa do Mundo, você já deve ter escutado aquele ditado mais ou menos assim “Em Copa do Mundo eu torço, eu assisto” por parte de quem não gosta de futebol, que dirá então de uma final de Copa do Mundo, talvez o segundo maior evento só perdendo para as Olimpíadas.

Tudo o que quero dizer, é que mesmo para quem não suporta futebol, Copa do Mundo é um evento único, são 30 dias a cada 1461 dias. Não tem o porque de querer bater de frente com este evento, ainda mais em dia de final. Para nós brasileiros, a corrida de Iowa que será no dia 20 de junho, não teremos transmissão (na TV aberta, no Bandsports deve passar), pois durante a corrida, a seleção brasileira estará em campo para sua segunda partida no mundial deste ano contra Costa do Marfim.

Seria a mesma coisa que nós fãs da Fórmula Indy dividisse a atenção de um jogo de futebol qualquer no dia e/ou horas antes de uma 500 milhas de Indianápolis. Sou São Paulino fanático, muito mesmo, bem antes de descobrir a Indy, mas na última Indy500, o que eu menos queria saber era de São Paulo x Guarani, minhas atenções estavam voltadas apenas para a corrida de Indiana.

É a mesma coisa com Copa. Não adianta, por mais fanático que você seja pela Indy, em dia de final de Copa, a atenção estará voltada para ela, que dirá então de 1994 a 2002 em nossos casos, e estas três corridas foram transmitidas ao vivo.

A corrida de cinco de maio de 2003 na Inglaterra é uma coisa que poucas pessoas sabem explicar até hoje como foram colocar no calendário em uma segunda feira. Isso foi uma estratégia literalmente para inglês ver.

Em 2008 a IndyCar realizou a corrida de Sonoma no dia do encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim, ainda que fosse diferente de uma final de Copa, e a China estar com um fuso adiantado em praticamente meio dia com relação ao seu maior concorrente econômico mundial, poderiam ter evitado este tipo de conflito no calendário. Uma categoria que tenta se reerguer, não pode se dar ao luxo de dar essas mancadas em sua estratégia de atrair público. Se o futebol não é o forte dos Estados Unidos, no resto do mundo ele é mais do que legitimado por todos os povos.

No dia dos namorados que está próximo você vai deixar sua companheira de lado para jogar uma bolinha e deixá-la sozinha? No dia das mães você não almoçou com ela? Sendo assim, alguns dias são mais que especiais, cabe a todos terem a coerência e postura para encarar estas datas. Afinal, como você consegue explicar o inexplicável?

Jackson Lincoln Lopes é Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá e colabora com o site Amigos da Velocidade escrevendo notícias relacionadas a Fórmula Indy. Criou o Blog da Indy no início de 2009. Também é colecionador de miniaturas da categoria e de corridas da Indy, onde possui um acervo com mais de 500 corridas da Indy desde 1979 em sua coleção.

6 comentários:

Anônimo disse...

Fico muito feliz que ainda exista neste país pessoas que gostem da Fórmula Indy como o Jackson gosta, parabéns, porque com muitas atribuições que você têm (faculdade, trabalho, família e etc...) ainda consegue tempo para postar brilhantes textos sobre a Fórmula Indy, muito obrigado e meus Parabéns... Daniel Nogueira (Parnaíba-PI)

Natanael disse...

Essa prova de Cleveland em 1998, eu lembro. A transmissão do SBT da Indy foi a primeira que deu a notícia da suposta convulsão do Ronaldo, afinal era ali divulgado que Edmundo seria o atacante titular na final contra a França. Eu também gosto de automobilismo em geral, mas sou impedido de acompanhar a Indy de uma maneira melhor por conta dos horários que coincidem com o nosso futebol (agora não caindo junto com jogo do time de coração, estaremos lá assistindo a Indy)

Anônimo disse...

Em 1986 a Indy 500 não foi realizada no domingo programado e nem na segunda-feira (que é feriado do Memorial Day nos Estados Unidos) porque choveu. Com isso foi transferida para o sábado seguinte, que coincidiu com a abertura da Copa do Mundo no México.

O resultado disso é que a Band não transmitiu o final da corrida porque priorizou a cobertura da Copa do Mundo e com isso fiquei sabendo do resultado final quando o Edgard Mello Filho entrou apenas com o áudio informando a vitória sensacional de Bobby Rahal, que ultrapassou Kevin Cogan nas voltas finais após uma relargada de bandeira amarela. Emerson, que era quarto antes da bandeira amarela havia terminado em sétimo. Um final que no Brasil só o Edgard Mello Filho viu...

Jackson Lincoln Lopes disse...

Anônimo suas informações são preciosas demais. Obrigado por nos ajudar no Blog da Indy.

Carlos Henrique disse...

E a IRL, desde 1996, cometeu os mesmos erros?

Anônimo disse...

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