Watkins Glen recebe a Fórmula Indy pela oitava vez.

Etapa de Nova York abre série de circuitos mistos.

O circuito Internacional de Watkins Glen é sede da nona etapa do campeonato da Fórmula Indy 2009. Esta será a primeira corrida em um circuito misto nesta temporada, lembrando que tivemos as duas etapas inicias em circuitos de rua e a últimas seis etapas em circuitos ovais.

Vista aérea de Watkins Glen.

Programação (horário de Brasília)

Durante todo o final de semana em Glen teremos atividades na pista, além da Fórmula Indy, correrão a Indy Lights, F-2000 e competições de carros de turismo norte-americano.
Confira abaixo a programação da Fórmula Indy.

Sábado – 04 de julho

10h30min – reunião dos pilotos.
11h00min – 11h29min – Treino para os novatos e para quem está cima do Top10 no campeonato
11h30min – 12h30min – 1º treino livre
16h00min – 17h30min – Treino classificatório que decide o grid.

Domingo – 05 de julho

10h30min – 11h00min – 2º treino livre
13h45min – Pré-corrida.
14h30min – Grande Prêmio de Watkins Glen

Local

Watkins Glen é uma cidade vilareja que tem aproximadamente dois mil habitantes e pertence ao condado de Schuyler, que fica dentro do estado de Nova Iorque. A cidade fica ao sul do famoso lago Seneca. Watkins Glen fica aproximadamente a 400 km de distancia de Nova Iorque. O fuso horário de Glen é uma hora a menos em relação ao de Brasília.

Circuito

O autódromo de Watkins Glen foi construído em 1948 e desde 1997 ele é de direito da ISC (International Speedway Corporation), uma corporação que é dona dos principais autódromos norte-americanos fundada por Bill France Sr. “The Glen” como é chamado, possui doze curvas ao longo de seus 5,43 Km. O brasileiro Hélio Castroneves é detentor da volta mais veloz no autódromo, com seus 1min29seg1919mil, marca obtida em 2007.



História

O circuito de Internacional de Watkins Glen ficou famoso por receber corridas de Fórmula Um nas décadas de setenta e oitenta. O primeiro Grande Prêmio de Fórmula Indy neste circuito aconteceu na primeira temporada da CART, no ano de 1979 e foi vencido por Bobby Unser. Até 1981 o autódromo recebia a categoria norte-americana, e depois de uma ausência de vinte e quatro anos, a pista localizada no estado de Nova Iorque voltou a receber os carros da Indy, sob organização da IndyCar Series. O maior vencedor da pista é Scott Dixon que vence por três anos consecutivamente de 2005 a 2007. Nestes mesmos anos de vitórias do neozelandês, o brasileiro Hélio Castroneves conquistou a pole-position.

Poles

1979 Al Unser
1980 Al Unser
1981 Mario Andretti
2005 Hélio Castroneves
2006 Hélio Castroneves
2007 Hélio Castroneves
2008 Ryan Briscoe

Vitórias

1979 Bobby Unser
1980 Bobby Unser
1981 Rick Mears
2005 Scott Dixon
2006 Scott Dixon
2007 Scott Dixon
2008 Ryan Hunter-Reay

Acompanhe uma volta em glen a bordo de Tony Kanaan:


4 comentários:

Natanael disse...

Tirando os guard-rails perigosíssimos que ainda existem nessa pista. Esse pra mim é o melhor traçado do calendário da Indy. Mas que dá uma saudade de Elkhart Lake ah isso dá

leonardo-pe disse...

concordo com o natanael.alias,prefiro mais elkhart lake do q essa pista.mas,vai começar a fase dos circuitos autódromos e de rua.q é onde vai se decidir o campeonato.q alias:são circuitos preferidos deste q vos fala.

leonardo-pe disse...

sobre a reportagem com a silvia vinhas(como o tempo voa.era nesse tempo estava bem mais bonita)a band perdeu os direitos de transmissão na hora errada.justamente quando a indy contava com simplesmente nigel mansell.alias:gostaria de uma materia:"a indy antes e depois de nigel mansell".tem uma chamada no livro dos recordes de 1995,mas,não peguei muito bem a materia.só sei q tem a foto do carro 4 de bobby rei rahal.aguardo a resposta.

Anônimo disse...

Lembrete aos pilotos: Watkins Glen é um circuito perigosíssimo, mata!

Não achava que algum dia fosse encontrar essa foto: o carro de Helmut Koinigg bate de frente no guard-rail e segue em frente. O piloto morre degolado pelo guard-rail. Esse acidente aconteceu no começo do GP dos Estados Unidos de 1974, a prova final daquele campeonato, que seria ganho por Emerson Fittipaldi. Koinigg se acidentou no trecho da bota ("The Boot") da pista e os fiscais, vendo que o piloto morrera e nada poderia ser feito por ele, cobriram o carro com um plástico preto e só retiraram carro e piloto após a corrida terminada. Veja a foto do carro de Koennig após o acidente, entalado no guard-rail de Watkins Glen, no site abaixo:
http://afw.fc2web.com/ziko/1974HelmutKoinigg.htm

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics