Aeroporto que é sede da Fórmula Indy em Edmonton será desativado.
O conselho municipal da cidade de Edmonton votou na semana passada (dez votos a três) para desativar e acabar com o Aeroporto Central de Edmonton, onde no lugar seriam construídos condomínios residências e áreas comerciais, além de uma parte que será do Instituto Tecnológico Norte de Edmonton.
A desativação do aeroporto será realizada em duas fases. Na primeira, será desativada e destruída a pista norte-sul (16-34) que não faz parte do traçado do Grande Prêmio da Fórmula Indy e mede 1,7 km de extensão, esta primeira fase acontecerá até o final do ano. Já a segunda fase, é a desativação do restante do aeroporto.
Segundo relatórios feitos em Edmonton, a área onde fica o aeroporto central poderá render aos cofres públicos da cidade 335 milhões de dólares e formar um centro financeiro onde estarão aproximadamente vinte mil pessoas.Este aeroporto de Edmonton emprega aproximadamente mil pessoas na cidade e gera uma renda de dezoito milhões de dólares anuais em impostos. Mas o principal aeroporto da cidade é o Aeroporto Internacional de Edmonton, que fica fora do perímetro urbano da cidade e que tem mais de três mil metros de extensão em cada uma de suas quatro pistas, podendo receber os maiores e mais modernos aviões do mundo.
O prefeito da cidade onde será realizado o próximo Grande Premio da Fórmula Indy falou a respeito do futuro da organização da Indy em Edmonton. “Não acho que essa seja uma coisa que precisamos nos preocupar agora. O Grande Prêmio poderá estar aqui ano que vem”, falou Stephen Mendel.
A IndyCar Series e a promoção do GP de Edmonton tem contrato assinado até o ano que vem, ou seja, deveremos ter no calendário do ano que vem que esta previsto para agosto, a etapa de Edmonton, restará saber onde será realizado.
O Grande Prêmio de Edmonton deste ano será o quinto da história, sendo três disputados pela ChampCar e o do ano passado pela IndyCar. Na primeira corrida em 2005, o publico nos três dias foi de duzentas mil pessoas, já ano passado este numero caiu para cento e sessenta mil pessoas nos três dias de atividades na pista montada no aeroporto central da cidade.



4 comentários:
Uma pena, mas na vdd, eu não acho o traçado de Edmonton, lah akelas coisas... bem que poderiam voltar para Cleveland. Quem sabe né.
É concordo com o Paulo, axo a pista um pouco monotona vai ser bom que ele seje desativado, mas a corrida poderia ser realizada nas ruas de Edmoton.
Resta saber se será boa!!!!
666
Não vai fazer diferença nenhuma, pois esta é uma pista sem tradição, se pensarmos no Canadá temos ótimos circuitos disponíveis como Vancuver um circuito de tradição na categoria e também Monte Real, um circuito que já foi utilizado pela CART e esta encostado no momento que desperdicio pois a F1 não esta utilizando por questões política no momento. Em falar em um aeroporto temos Cleveland uma pista magnífica e de grande tradição na categoria...
O GP de Edmonton surgiu no cenário da ChampCar em 2005 por conta do final do GP de Vancouver. Surgiu para ser a sede da corrida da Indy no mercado do Oeste do Canadá.
O GP de Vancouver foi descontinuado após a corrida de 2004 pois naquele ano a cidade da costa oeste canadense venceu a candidatura para sediar os Jogos Olímpícos de Inverno de 2010. Jogos estes que irão acontecer no próximo mês de fevereiro.
A alegação da Prefeitura de Vancouver é que os investimentos em esportes na cidade se concentrariam totalmente no evento olímpico, sendo impossível conciliar com o evento automobilístico.
Só que após a realização das Olimpíadas de Inverno do ano que vem, Vancouver pode ficar novamente livre para receber de volta a F-Indy nas ruas próximas ao Concord Pacific Place.
Então se o GP de Edmonton está com os dias contados, o mercado do oeste canadense pode continuar a ter corrida da F-Indy, caso Vancouver volte a se interessar pela categoria após as Olimpíadas de Inverno de 2010.
É uma esperança. O que acham?
Postar um comentário