Piloto inglês conquista primeira vitória para a equipe Dale Coyne Racing.
A nona etapa do campeonato mundial de Fórmula Indy 2009, foi realizada nesta tarde no circuito Internacional de Watkins Glen com vitória do piloto Justin Wilson da equipe Dale Coyne Racing, esta foi a sexta vitória do piloto na categoria, contando duas na IndyCar e outras quatro na ChampCar.
O australiano Ryan Briscoe da equipe Penske chegou na segunda colocação e está em terceiro lugar no campeonato ao lado de Dario Franchitti que é o segundo com 294 pontos, o piloto escocês chegou em décimo quinto.
O novo líder do campeonato é o neozelandês Scott Dixon que chegou em terceiro lugar e tem agora no certame 313 pontos. Hélio Castroneves foi o quarto e também está nesta posição no campeonato com 257 pontos.
A corrida começou com a liderança de Ryan Briscoe e logo nas voltas iniciais o inglês Justin Wilson passou o piloto australiano da Penske. Na largada o brasileiro Mario Moraes conseguiu a ultrapassagem sobre o neozelandês Scott Dixon. Ainda nas primeiras voltas, houve um toque entre o norte-americano Marco Andretti e o brasileiro Raphael Matos, onde o piloto da Andretti Green teve de ir trocar um pneu que acabou furando com o toque.
A primeira bandeira amarela da prova aconteceu na volta vinte, quando o estreante da equipe Team 3G acabou rodando na curva um do autódromo e teve que ser resgatado pela equipe de segurança. Hélio Castroneves e Danica Patrick fizeram seu reabastecimento antes da amarela e ganharam varias posições, e Ryan Briscoe fez sua parada para reabastecimento quando o boxe estava fechado, tendo que parar mais uma vez, e perdendo varias posições.
A relargada foi dada na volta vinte e dois, e nesta mesma volta houve outra amarela com Mario Moraes tocando com Carpenter e Franchitti que foi para a brita, mas o piloto escocês que até então era o líder do campeonato voltou uma volta atrás dos demais pilotos.
Na volta vinte e seis a bandeira verde foi agitada, e o a liderança estava com Justin Wilson, seguido de Mike Conway e na volta trinta o canadense Paul Tracy rodou sozinho e acabou batendo, provocando mais uma bandeira amarela.
A volta trinta e quatro marcou a relargada da etapa de Glen,continuando a dobradinha inglesa, com Wilson da Dale Coyne em primeiro, e Mike Conway da pequena Dreyer & Reinbold na segunda colocação.
Na volta quarenta e um os dois pilotos ingleses que vinham na frente fez suas paradas para troca de pneus e reabastecimento. Na volta seguinte o brasileiro Hélio Castroneves fez sua parada e voltou em sétimo, atrás de Briscoe e na frente de Mike Conway. Com a para de Marco Andretti e Wheldon, o brasileiro Helio Castroneves subiu para quarta posição, atrás de Scott Dixon o terceiro e Briscoe o segundo, a liderança foi mantida por Justin Wilson.
O japonês Hideki Mutoh que vinha entre os dez primeiros durante a corrida acabou perdendo o controle de seu carro e bateu provocando a última bandeira amarela, que durou apenas duas voltas.
Tivemos a relargada na volta cinqüenta e cinco com Justin Wilson abrindo mais de dois segundos na relargada e dando grande passo para sua vitória. O australiano Ryan Briscoe manteve a segunda posição até o final, com Scott Dixon em terceiro e Hélio Castroneves em quarto. E assim ficaram até a volta sessenta.
Tony Kanaan que largou em nono lugar terminou a prova em oitavo lugar. Tony estava em sexto, quando foi prejudicado na primeira bandeira amarela, caindo para décima quarta posição por ter feito a parada depois de muitos pilotos da frente.
O mineiro Raphael Matos terminou a prova em décimo segundo lugar com a equipe Luczo Dragon Racing. O piloto sofreu um toque de Marco Andretti logo no inicio da corrida.
Mario Moraes que guiou boa parte da corrida em terceiro, teve um incidente com Ed Carpenter e teve algumas avarias em sua suspensão e perdeu rendimento do seu carro, ficando nas ultimas posições e finalizando a prova em décimo quarto lugar.
A próxima etapa do campeonato é domingo que vem em Toronto, a s 14h00min.
Confira o resultado final da prova:
1 Justin Wilson (Dale Coyne) -
2 Ryan Briscoe (Penske) + 4seg9906mil
3 Scott Dixon (Ganassi) + 5seg1632mil
4 Hélio Castroneves (Penske) + 7seg0755mil
5 Marco Andretti (Andretti Green) + 8seg5595mil
6 Mike Conway (Dreyer & Reinbold) + 9seg36346mil
7 Ernesto Viso (HVM Racing) + 11seg3804mil
8 Tony Kanaan (Andretti Green) + 13seg0020mil
9 Robert Doornbos (Newman/Haas/Lanigan) + 13seg2633mil
10 Dan Wheldon (Panther) + 18seg0412mil
11 Danica Patrick (Andretti Green) + 18seg5656mil
12 Raphael Matos (Luczo Dragon Racing) + 18seg9342mil
13 Graham Rahal (Newman/Haas/Lanigan) + 23seg0413mil
14 Mario Moraes (KV Racing) + 23seg3821mil
15 Dario Franchitti (Ganassi) + 1 volta
16 Ed Carpenter (Vision) + 1 volta
17 Milka Duno (Dreyer & Reinbold) + 2 voltas.
18 Hideki Mutoh (Andretti Green) - acidente volta 52
19 Richard Antinucci (Team 3G) - abandonou
20 Paul Tracy (KV Racing) - acidente volta 29
21 Ryan Hunter-Reay (A.J. Foyt) - acidente volta 1
1 comentários:
Bom saber que na Indy, uma equipe pequena ainda pode vencer e não por razões de condições climáticas e sim por competitividade. A vitória do Justin Wilson, com a Dale Coyne, em Watkins Glen foi totalmente justa. Andou sempre na frente durante a prova. Mike Conway também fez uma grande provas, mas foi superado pelas estratégias da Penske, Ganassi e AGR. E que horror o Paul Tracy, não tem a menor condição física para pilotar. Fazia tempo que não o via de corpo inteiro e sabia que ele era daqueles tipos gordinhos, mas está por demais fora do peso, não sei como coube no cockpit. É uma pena vê-lo nesse estado para pilotar. O Mário Moraes tem de ter paciência, tinha um carro competitivo, mas quis passar por cima do Ed Carpenter e jogou fora a chance de obter um grande resultado.
Postar um comentário