Turbos x Aspirados.

As velocidades de Toronto

No último domingo tivemos o ótimo Grande Prêmio de Toronto com muita competitividade entre os pilotos. Acredito que uns dez pilotos tiveram chances reais de vitória. Lembrou a velha CART.

Pensando nisso, resolvi colocar para vocês aqui os tempos das poles-positions de vinte anos atrás, quinze anos atrás...

Emerson Fittipaldi 1989 – 59seg499
Robby Gordon 1994 - 58seg154
Gil de Ferran 1999 – 57seg143
Sebastien Bourdais 2004 – 58seg558
Dario Franchitti 2009 - 1min01seg0249mil

Não fiquei escolhendo as poles mais velozes, apenas voltei no tempo de cinco em cinco anos...

Estes chassis têm de mudar urgente, mas no meu modo de ver, os motores aspirados é quem deveriam vir se aposentar e voltar os velhos turbos e competitivos turbos. Selecionei dois vídeos para vocês ouvirem o barulho dos carros.

ChampCar World Series 2006:



IndyCar Series 2009:

4 comentários:

IRON disse...

bernie ecclestone e tony geoge conspiraram contra a champ car/indy nos anos 90 quando o mansel e o Emerson corriam lá. Com a divisão da categoria, houve o enfraquecimento da popularidade da indy em solo americano e isso se refletiu no Brasil. Hoje, com aqueles carrinhos com aparência de lotus, brabham,march, osella, etc.(equipes que já se foram na F1,)a Danica Patrick como a "grande sensação" e o Helinho quase preso eu vejo que aqueles anos de tormento que acabaram com a CART podem voltar a categoria. A saída de Tony George do comando da Indy pode ser sintoma disso e uma nova direção mais atenta pode melhorar a situação. A organização de um grande prêmio como quer o willie Herman e o Carlo Gancia vai depender de dinheiro, mídia e envolvimento de todos que gostam de corridas. Dessa forma a Band vai tem que descer do muro e se resolver se quer ou não ajudar a Indy ou deixar de lado e se dedicar a ser a segundona (rubinho) na transmissão de futebol "arranca canela" dos dias de hoje. (dá dinheiro, fazer o quê...)

Diogo Yoshida disse...

que legal

qr dizer q as velocidades q atingi no rFactor
são bem reias!

leonardo-pe disse...

eu havia dito em um blog(não sei se foi este)q a volta em toronto ficava na casa dos 51 seg.vendo os tempos de gil de ferran(57 seg,143)em 1999 e de robby"flash"gordon(58 seg,154)em 1994,mostram como os carros daquela indy eram muito,mas,muuuito mais rápidos q os de hoje.alias:fiquei impressionado com esse tempo do robby.pois não só ele mas,o nigel mansell(q fez o 2o tempo)andaram mais rápidos q os 3 carros da penske e o q se viu naquele ano de 1994 foi a penske engolindo a concorrencia.e detalhe:os carros do robby e o"leão"mansell,possuiam 5 marchas(como a maioria dos carros da indy naquele ano).só os da penske,já tinham 6 marchas(q a partir da temporada seguinte,todos os carros sairam das fábricas possuindo 6 marchas).no mais,a indy tem gente competente(menos danica patrick)para reativar a indy.só prestigiada nos estados unidos pela ESPN.e q fornece as imagens para a"band".

Anônimo disse...

Os motores sou contra (apesar das velocidade obtidas e daquele som mirabolante)pois seria um retrocesso a categoria pois apesar de maior eficiência estes motores são mais caros e com uma fraca resistência.
Quanto aos chassis sim estes necessitam de uma reestruturação urgente, enquanto havia a guerra entre (Lola e Reynard) a briga era acirrada e sempre com a melhoria contínua.

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics