Confira o perfil de Dario Franchitti.

Conheça mais do Bi-campeão da Fórmula Indy.

Nascido em Bathgate na Escócia em 19 de maio de 1973, George Dario Marino Franchitti ficou conhecido mundialmente nos anos noventa após chegar a Fórmula CART na pequena equipe Hogan onde teve algum destaque, mas antes disso, Franchitti foi campeão no kart nos anos de 1986 a 1988.

Em 1991 o piloto foi campeão da Fórmula Vauxhall Junior com quatro vitórias. No ano seguinte foi para a Vauxhall principal competindo pela equipe de Paul Stewart e terminou o campeonato em quarto e um ano depois seria campeão.

Em 1994, o escocês mudou para a F-3 inglesa e venceu uma corrida terminando a temporada em quarto lugar. Em 1995 Franchitti não conseguiu apoio para competir e em 1996 mudou-se para o campeonato alemão de carros de turismo e iniciou uma parceria com a Mercedes Benz. O piloto ainda conseguiu testar um carro da McLaren F1 neste período.

Foi através desta parceria com a Mercedez no campeonato alemão de turismo que o escocês chegou na Fórmula CART em 1997 na equipe Hogan Racing.

No seu ano de estréia na categoria de monopostos norte-americano, Franchitti conquistou uma pole position em Toronto e teve seu melhor resultado na Austrália chegando em nono lugar.

Para o ano de 1998, a equipe Green que expandia suas operações na CART, decidiu contratar Dario Franchitti. Com um equipamento competitivo, Dario conquistou sua primeira vitória em Elkhart Lake e na corrida seguinte em Vancouver venceria novamente. O escocês ganharia também a etapa de Houston debaixo um dilúvio e terminou a temporada em terceiro lugar.

No ano seguinte com a saída do campeão de 98 para a F1, Franchitti era apontado como o favorito ao título, mas terminou na segunda posição empatado em número de pontos com o campeão Juan Montoya. Dario venceu três provas, Toronto, Detroit e Austrália.

No ano 2000, Dario mais uma vez entrava como o favorito ai título, mas durante os testes de inverno, o escocês sofreu um grave acidente em Homestead e não conseguiu nenhum resultado expressivo no ano. Em 2001, Franchitti venceu apenas uma corrida em Cleveland.

A última temporada de Dario Franchitti na CART foi em 2002. Dario venceu três provas, Vancouver, Montreal e na Inglaterra, terminando a temporada em quarto lugar.

No ano seguinte Dario transferiu com a equipe Green para a Indy Racing League. Mas após disputar três corridas, Franchitti sofreu um acidente de moto na escócia e acabou de fora do restante da temporada.

Na sua volta em 2004, Dario ganhou as corridas de Milwaukee e Pikes Peak, finalizando o ano na sexta colocação. Em 2005, o escocês venceu a corrida de Nashville e Fontana, conquistando o quarto posto no campeonato da IndyCar Series. Em 2006 com queda de rendimento na equipe Andretti Green, Dario não conquistou nenhuma vitória e terminou apenas na oitava posição na tabela de pontuação.

O ano da consagração de Dario Franchitti veio em 2007 quando finalmente conquistou o título da Fórmula Indy e as 500 milhas de Indianápolis. O escocês ganhou definitivamente o apelido de escocês voador após decolar em duas corridas nesta temporada, em Michigan e no Kentucky. Dario venceu ainda mais três corridas, em Iowa, Richmond e Chicago. O escocês também venceu as doze horas de Sebring com sua equipe Andretti Green.

Para 2008, Dario decidiu mudar de rumos e correr com carros de turismo na Nascar. Além da mudança de categoria, o escocês acabou se transferindo para a equipe Chip Ganassi. Com maus resultados na categoria principal da Nascar, Franchitti passa para a categoria secundaria da série americana e conquista uma pole em Watkins Glen, mas não vence nenhuma etapa e decide retornar para a Fórmula Indy pela mesma equipe Ganassi.

Neste ano, Franchitti venceu em Long Beach, Iowa, Toronto, Sonoma e Homestead se tornando bicampeão da categoria norte-americana e chegando a vinte e três vitórias.

2 comentários:

Iron disse...

E ainda tem a historinha de um teste pela Jaguar na F1 (2000 ou 2001) em que ele alega ter sido sabotado!!! É um grande piloto daquela grande geração do final dos anos 90 !!!

Iron disse...

Na realidade ele é o ítalo-escocês voador! Com esse nome "marino franchitti" tem mais a ver com macarronada e vinho do que whiske!!!

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics