Dario Franchitti vence em Homestead e conquista bicampeonato da Fórmula Indy.

Escocês voador vence última etapa da categoria economizando combustível.

O piloto escocês Dario Franchitti se tornou bicampeão da Fórmula Indy neste sábado no circuito oval de Homestead, em Miami, após vencer a corrida desta noite. Esta foi a quinta vitória de Dario Franchitti no ano, a primeira em Homestead. O piloto venceu a corrida parando uma vez a menos nos boxes para a troca de pneus e reabastecimento, enquanto seus adversários diretos na luta pelo campeonato não utilizaram a mesma tática do piloto do carro Nº 10 da Ganassi.

Ryan Briscoe que foi que mais liderou e tinha tudo para vencer a corrida chegou na segunda posição e não foi o suficiente nem para ficar em segundo lugar no campeonato. Ryan Briscoe somou 604 pontos, doze a menos que Franchitti o campeão e um a menos que Dixon, o terceiro colocado na prova que chegou logo atrás do piloto australiano da Penske.

Scott Dixon e Ryan Briscoe trocaram de posições na liderança da prova diversas vezes e não pouparam combustível, tendo que fazer um “splash and go” faltando sete voltas para o final da prova.

Tony Kanaan em uma excelente prova de recuperação conseguiu um quarto lugar e foi o melhor brasileiro da corrida. Hélio Castroneves que também fez uma corrida de recuperação chegou atrás do brasileiro da Andretti Green e com sua Penske foi o quinto colocado.

Em sexto lugar chegou o japonês Hideki Mutoh, companheiro de Kanaan, seguido de Mario Moraes em sétimo com o bólido da KV Racing Technology. O oitavo colocado foi o estreante da equipe Newman Haas Lanigan, Alex Lloyd, o piloto inglês que largou em quinto, chegou em oitavo. Tomas Scheckter foi o nono e Justin Wilson fechou o Top10 com seu carro da Dale Coyne.

Raphael Matos foi apenas o décimo quarto colocado na prova, mas mesmo assim se tornou o melhor novato do ano.

Confira a classificação final da prova.

1º Dario Franchitti [Chip Ganassi] 1h28min28seg3117
2º Ryan Briscoe [Team Penske] + 4seg7888
3º Scott Dixon [Chip Ganassi] + 6seg0206
4º Tony Kanaan [Andretti Green] + 1 volta
5º Hélio Castroneves [Team Penske] + 1 volta
6º Hideki Mutoh [Andretti Green] + 2 voltas
7º Mario Moraes [KV Racing Technology] + 2 voltas
8º Alex Lloyd [Newman Haas Lanigan] + 2 voltas
9º Tomas Scheckter [Dreyer & Reinbold] + 3 voltas
10º Justin Wilson [Dale Coyne] + 3 voltas
11º Graham Rahal [Newman Haas Lanigan] + 3 voltas
12º Ed Carpenter [Vision] + 3 voltas
13º Ryan Hunter Reay [A. J. Foyt Enterprises] + 4 voltas
14º Raphael Matos [Luczo Dragon] + 4 voltas
15º Mike Conway [Dreyer & Reinbold] + 5 voltas
16º Ernesto José Viso [HVM] + 6 voltas
17º Milka Duno [Dreyer & Reinbold] + 6 voltas
18º Sarah Fisher [Sarah Fisher Racing] + 13 voltas
19º Danica Patrick [Andretti Green] + 15 voltas
20º Robert Doornbos [HVM] + 34 voltas
21º Daniel Wheldon [Panther] + 50 voltas
22º Marco Andretti [Andretti Green] abandonou (problemas mecânicos)
23º Jaques Lazier [Team 3G] abandonou (problemas mecânicos)

Comente esta notícia clicando aqui.

4 comentários:

Josele Garza disse...

Pois é... deu Franchitti no final. Eu esperava mais de uma corrida que foi chata e monótona o tempo todo, mas no final, o escocês da Ganassi soube fazer valer sua estratégia e faturou o seu segundo título, para felicidade e orgasmos múltiplos de sua esposa depois da corrida.
Bom, vamos ver em 2010 o que se espera do futuro da IRL e que tenham mudanças para que haja mais equilíbrio de forças, coisa que deixou a desejar este ano.

Iron disse...

"Brain Riscou" tá matando o velho Roger de raiva, pois ele deve estar lembrando daquela batida nos pits do Japão do australiano. Franchitti deu uma de mineirinho - comeu quieto. Já o Dixon repetiu a estratégia do Riscou e se deu mal. Agora a temporada foi boa... pena que os brasileiros foram tão mal. O Helinho nem parecia que tinha um Penske e poderia ter ajudado o Riscou. O carro do Tony parecia um poste quando era ultrapassado pelos pilotos que disputavam o campeonato. Em resumo, foi um campeonato para os brasileiros esquecerem, inclusive os fãs da Indy já que nós tivemos a Band fazendo transmissões horriveis em várias corridas.

Iron disse...

O Josele Garza (piloto mexicano da Indy nos anos 80) apelou... Orgasmos multiplos da Ashley Judd... (kkkkkkk). Visto a sexualidade por este ângulo, como deve estar o desempenho da Sra. Dixon (gatíssima por sinal) e a Sra. Riscou???

Natanael disse...

Dario fez uma prova de espera, parecendo muito com o que fazia o Alain Prost na F1, deixando os outros dois "se matarem" na pista e ver o título cair no colo dele a 6 voltas pro final. Foi um piloto constante na temporada e isso lhe garantiu o título. Quanto a prova a superioridade absurda dos 3 primeiros colocados acabou com a chance de alguma surpresa, fora o fato de pela primeira vez eu ter visto uma prova da Indy totalmente em bandeira verde, nem a bandeira amarela por detritos na pista não foi acionada. Parabéns ao Dario Franchitti.

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics