IZOD deve ser anunciada esta semana como patrocinador título da IndyCar Series 2010

Empresa deverá dar nome ao campeonato da Fórmula Indy dos próximos anos.

Nesta semana em Indianápolis deverá ser anunciado o novo patrocinador principal da Fórmula Indy para as próximas temporadas da categoria de monopostos norte-americano.

A empresa IZOD, famosa grife norte-americana que pertence ao grupo Philips-Van Heusen, poderá ser o novo patrocinador título da Fórmula Indy. Esta mesma marca foi responsável por vestir todo o pessoal da organização da IndyCar Series neste ano de 2009 e tinha um contrato de aproximadamente quatro milhões de dólares.

Para 2010, estima-se que o contrato da IZOD e IndyCar deverá ultrapassar os dez milhões de dólares por ano, com duração de três anos e opção para renovação de mais dois. A marca ainda deverá pagar cem mil dólares a cada carro inscrito no ano e exibir seu logotipo próximo ao nome dos pilotos. Vale ressaltar também que a marca é patrocinadora do piloto norte-americano Ryan Hunter Reay e deverá arrumar algum assento para o piloto no ano que vem.

Nas transmissões da TV Versus na IndyCar Series em 2009, a empresa fazia publicidade após a vitória dos pilotos.

O novo nome oficial do campeonato da Fórmula Indy 2010 deverá ser IZOD IndyCar Series ou IZOD presents IndyCar Series.

Não será a primeira vez que a IZOD leva seu nome no cenário esportivo. A empresa leva seu nome na arena esportiva em New Jersey, na qual o time New Jersey Nets joga suas partidas pelo campeonato norte-americano de basquetebol (NBA). Curiosamente, esta arena fica em frente a pista de Meadowlands, na qual a CART realizou corridas de 1984 a 1991.


No início deste ano a IZOD fez um vídeo promocional com a IndyCar Series.

Este é o sétimo patrocinador que leva o nome (e dinheiro) ao campeonato da Fórmula Indy. Em 1980 a PPG industries, que dentre um de seus segmentos é com relação à pintura automotiva, foi a primeira e a que mais tempo apoiou a Fórmula Indy, permanecendo até 1997 com a CART, quando mudou de nome de PPG IndyCar World Series para PPG CART World Series, coincidentemente quando mudou o nome Indy para CART saiu para a entrada da FedEX, empresa de transporte expresso de correspondências, dando o nome de Fedex Championship Series nos anos de 1998 a 2002. De 2003 a 2006, com a mudança de nome para Champ Car Series, a Bridgestone que fornecia pneus e a Ford os motores, deram o nome ao campeonato. Enquanto a CART teve estes patrocinadores, a IRL de conseguiu entre os anos de 1998 e 1999 o título de Pep Boys Indy Racing League, uma empresa do ramo de serviços automotivos, enquanto nos dois anos seguintes teve o nome de Indy Racing Northern Light Series, uma empresa do ramo tecnológico de mecanismos de busca na internet.

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2 comentários:

Iron disse...

Jackson e amigos... eu proponho que aqui neste espaço a gente possa discutir novas alternativas para a Indy. Não estou gostando desse formato de campeonato mesmo após a unificação das duas categorias Indy/Champcar em 2008. O GP do Brasil, estranhamente, não é mais comentado (alguma coisa errada deve ter acontecido). A indiferença da mídia é muito grande, principalmente nos EUA.

Estive meditando sobre a possiblidade de uma nova estratégia para os monopostos americanos sobreviverem nos próximos anos.
Na minha opinião o campeonato da Indy não deveria ser uma disputa entre pilotos estrangeiros versus pilotos americanos. Nos EUA isso não cola. Os americanos são bairristas e torcem para pilotos carismáticos (que sejam representante de famílias que há décadas se envolvem com as corridas, como os Unser e os Andrettis) e também pilotos "locais", como é o caso dos Rahal em Mid-Ohio.

A minha opinião é no sentido de algo mais radical. A criação de dois campeonatos Indy - um para pilotos estrangeiros e outro para pilotos americanos. Como isso não pode ser feito de forma abrupta , o ideal seria a participação de pilotos dos dois campeonatos em várias etapas, como Indianápolis e Long Beach. Nesse sentido, ressucitaríamos os GPs de Cleaveland, Surfes Paradise, México, Laguna Seca e Elkhart Lake para os estrangeiros e para os americanos seriam mantidos os ovais que eles tanto gostam além de algumas pistas em circuitos mistos. Dessa forma a Indy deixaria de ser um simples campeonato e passaria a ser também uma marca automobilistica como é a NASCAR, que tem várias divisões nacionais e regionais.

A fórmula atual não está dando certo com pilotos estrangeiros, pistas americanas e dependência do markenting da Danica Patrick. A Indy vai ter que se desdobrar em vários espaços promocionais por que só assim vai atrair mais investidores e se fortalecer como categoria tal como a F1 e a NASCAR.

Anônimo disse...
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