Os três locais cogitados no momento.

Ainda sem local definido, corrida deverá ser nas ruas paulistanas.

Na tarde de ontem ficou decidido depois de 115 dias que a corrida do Brasil de Fórmula Indy será mesmo realizada, e agora já tem cidade definida, São Paulo. Resta agora decidir o local onde os carros irão correr.

Sabe-se que tanto a IndyCar quanto a Fórmula 1 estão buscando locais diferentes de autódromos para a realização das corridas. Um evento automobilístico deste porte é caríssimo para a cidade, cogita-se algo em torno de quarenta milhões de reais. O mais viável então para o município sede de tal evento, é mostra a própria cidade para desenvolver o turismo e até mesmo desenvolver parcerias para futuras instalações industriais vindo de fora, já que como sabemos, a mão de obra em país em desenvolvimento é bem mais barata e as isenções de impostos existem para quem chega de fora.

Isso se solidifica quando o próprio prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab comentou ontem. “É uma importante oportunidade de negócios para a Cidade”.

Os locais previstos para a realização da prova são o Sambódromo, o mais cotado no momento. O aeroporto de Campo de Marte e os arredores do Parque do Ibirapuera.

Vejo a primeira e terceira opções como problemas. No primeiro caso a corrida será realizada menos de um mês depois do Carnaval, o que levaria algum tempo para (re)fazer obras no local que não é apropriado para tal evento. Já no terceiro caso, como é um local ecológico e sabemos que pode haver alguma coisa no sentido de proibição da corrida neste local por problemas ambientais.

Então, penso que a opção do aeroporto do Campo de Marte seria a mais viável pelo pouco tempo que resta. É um local onde daria para construir uma quantidade enorme de arquibancadas e vias dentro do próprio aeroporto adequando-o para um circuito misto como Cleveland e Edmonton.

Vista do sambódromo: Carnaval pode atrapalhar os planos da Indy.

Campo de Marte: único lugar onde não atrapalharia o trânsito da caótica São Paulo, mas teria problemas com pousos e decolagens de aviões de pequeno porte e de helicoptéros.

Parque do Ibirapuera: A vista que qualquer político gostaria de mostrar para o mundo através de uma corrida. Seria parecido com Melbourne na Fórmula 1. Mas será que os ambientalistas deixariam a prova acontecer?

4 comentários:

Adilson Antunes disse...

Ótima noticia.

Mas independente do lugar 4 meses é muito pouco pra fazer melhorias e adaptações. Não me surpreendo se transferirem para Interlagos. Não existe nada no contrato que possa fazer o Bernie vetar a Indy. Tanto que cogitam a MotoGP e A1GP para lá.

Dos lugares, acho mais viável as ruas em torno do Parque do Ibirapuera, largas e com canteiros onde pode ser feitas as arquibancadas.

Sambódromo é bom por causa da infraestrutura, com hoteis e estacionamentos pertos. Mas para a pista seria muito dificil fazer algo.

Abraços!

Anônimo disse...

fato que o negócio da INDY noBraisl ia desandar, com as atitudes amadoras e irresponsáveis do prefeito do RJ, Eduardo Paes !

Aía solução foi levar de qqr maneira pra SP. O ideal seria Interlagos, mas pra lá está marcada prova da A1GP, qse morta.

Acredito ser impossivel no Ibirapuera. O traçado seria pésismo com poucos locais para montagem de arquibancadas etc...

Sambódromo é uma regiao feia pra caramba, teria q sofrer mtas mudanças e tem o problema do carnaval !

Campo de Marte é uamd as area com maior movimento de hilicopteros do mundo !

Isso que dá escolher a cidade a toque de caixa e qualquer jeito.

Nao tem nem lugar pra fazer aprova !

oiregor disse...

Srs.
Faço minha sugestão.
Ou sugestões, pois fiz um traçado “alternativo” e menor um pouco.
veja em (copiei direto do google.maps): http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&ll=-23.51522,-46.640031&spn=0.015052,0.01929&t=k&z=16&msid=100840144996111132007.0004793dae1340b533615
Os pontos em verde serão locais que precisarão de “obras” para um nivelamento da pista.
Fiz o trajeto “ignorando” a Marginal Tietê… evitando o problema de fechá-la.
Fica a sugestão, acho que vale até um prêmio da prefeitura heeheheheheheehheh pro projeto escolhido, claro. ehehe

Iron disse...

Até que enfim... VAmos ter uma corrida num lugar decente... O Sergio Cabral e o Dudu Pais são uns babacas, coronelizados pelos interesses da F1.Entraram na frente da coisa mais para avachalhar do que pra promover a corrida. Vida longa ao GP Brasil da Indy. E agora vamos colocar outra discussão: quem vai ser considerado o 1º vencedos do GP Brasil? O André Ribeiro ou o ganhador do GP de 2010? Um abraço

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics