Resumão da temporada 1998 da Indy Racing League

Confira como foram as corridas de 1998 da Indy Racing League.


9 comentários:

Natanael disse...

O vídeo mostra Kenny Brack campeão de 98 na equipe Foyt. Por esse desempenho na IRL, Brack foi para a equipe Rahal na CART, onde disputou o título de 2000 palmo a palmo com Gil de Ferran. Também mostra pistas como as de Atlanta, Dover,Charlotte usadas pela Nascar hoje. Acredito que com os atuais carros seja impossível andar nessas pistas nos dias de hoje. Mostra Luis Carlos Largo, hoje na ESPN Brasil, narrando algumas provas ele que se não me engano era cedido pela TV Tarobá de Cascavel para a Band em provas de automobilismo e Jota Júnior também teve sua voz emprestada as narrações da IRL. Jota Júnior hoje é narrador do Sportv/PFC

Iron disse...

Aquele carro é o verdadeiro "Indy Racing Lixo"... Você comparar com os Reynard, Swifts e Lolas da mesma época da CART é praticamente a mesma coisa que relacionar a NASCAR com as corridas aqui em BH no Mega Space de Uno e Voyage "mexidos". Agora, diziam que já naquela época a IRL do seu Tonho Jorge já batia em audiência a Champ Car nos EUA. Que coisa!!!!

Iron disse...

Mudando de assunto... Vocês viram a Danica fazendo testes na NASCAR e metendo o pau no novo calendário da Indy por causa dos mistos em maior número? Pois é... Mal mal ela dá conta de ganhar corridas com curvas só para a esquerda e agora esse negócio de ter que frear, acelerar, mudar de marcha toda hora, virar o carro para a direita e esquerda... É melhor a NASCAR, né Danica????

Douglas disse...

Não dá nem para comparar a IRL daquela época com os carros da CART. Carros, equipes e pilotos da eram muito superiores a IRL.

Não sei o que o Tony George fez terá conserto...

Fato é que se não tivesse tido essa separação hoje teriamos uma categoria para bater de frente com a plastificada F1, que por sinal está cheia de pilotos pagantes como na Indy.

Fabio Henrique disse...

O Natanael e o Iron deram uma boa idéia. Escrever uma coluna falando sobre os curiosos carros do início da IRL. Chassis Panoz e Dallara usando motores esquisitões como o Oldsmobile.

Anônimo disse...

E pior ainda foram os comentários do Elia Jr.

"a verdadeira fórmula Indy... uma nova mentalidade"

Leonardo Mendes disse...

Tinha esse vídeo em casa, assim como as etapas completas de Phoenix, Indy, Texas 2 e Las Vegas, mas perdi.

Barulho horrível tinham esses carros, competição bem familiar e acanhada, e aqui vão algumas curiosidades daquele ano:

1- Prova da Disney, que era disputada incrivelmente em pleno inverno do Hemisferio Norte,no mês de janeiro, teve seu grid definido pela classificação do ano anterior e foi uma etapa extremamente acidentada, devido à baixa temperatura.

2- Phoenix, segunda etapa que só acontecia em março, também foi muito acidentada, e ficou marcada por um seríssimo acidente entre Kenny Brack e Mike Groff, sendo que Groff sofreu queimaduras sérias em algumas partes do corpo. Os Dallara e Panoz G-Force eram (???)verdadeiras cadeiras elétricas naquela época.

3- Indy 500 começou com 1 hora e meia de atraso, devido as chuvas, sendo que durante todo o procedimento pré-largada, houve a invasão de um cachorro na pista. Prova marcada pela vitoria de Eddie Cheever, o bom desempenho do desconhecido Steve Knapp (ficou em 3º)e também por um acidente envolvendo 7 carros no meio da prova.

4- Etapa do Texas ficou marcada pela vitória do rei das poles da IRL, Billy Boat, e por um acidente na 5ª volta da prova, envolvendo 6 carros, onde o colombiano Roberto Guerrero percorreu toda a reta oposta de pontacabeça !

5- Etapa de New Hampshire, no acanhado circuito de Loudon, recebeu sua ultima prova na historia de monopostos. Foi no dia da final da Copa do Mundo, e também ficou marcado pelo grave acidente de Billy Boat, que retornaria apenas em Las Vegas, após fraturar a bacia no mesmo.

6- Etapa de Charlotte ficou marcada pela primeira vitória de Kenny Brack na temporada e também por um apagão ocorrido em 3 torres na metade da prova na Curva 4, o que provocou uma longa paralisação com Bandeira Amarela.

7- Dover Downs, um oval curto perigosíssimo que jamais deveria fazer parte do calendário, devido a sua alta velocidade, fez mais duas vítimas com lesões sérias na temporada: Eliseo Salazar e Robby Unser. Marco Greco obteve seu melhor resultado na carreira nessa prova, chegando em 3º, em uma prova tumultuadíssima.

8- Pikes Peak mostrava que Kenny Brack era o grande favorito ao título, após mais um passeio do sueco em uma prova.

9- Atlanta, circuito gêmeo do Texas, viu a consolidação de Brack na ponta do campeonato, e evidenciaram os problemas de confiabilidade por qual passava o melhor carro da temporada, os Menard de Tony Stewart e Robbie Buhl.

10- Mais uma prova no Texas, onde o calor insuportável de 44 graus até evaporou a gasolina do carro de Arie Luyendyk, viu uma prova desgastante, acidentada e com a surpreendente vitória do veteraníssimo John Paul Jr.

11- Las Vegas, última etapa do ano, marcou a volta as pistas de Billy Boat (que por sinal, se arrebentou na corrida novamente), o título merecidíssimo de Kenny Brack, e a única vitória no ano, para sua redenção, de Arie Luyendyk, que estava a bordo de um equipamento problemático e limitado !

Enfim, são épocas que a gente vê e, apesar de tudo, recorda com saudosismo !!!

Iron disse...

Cada nome que eu já tinha esquecido da existência desses caras!!! Robbie Buhl, Robby Unser, Marco Greco, Billy Boat... Agora, a minha dúvida é a seguinte: Por que o Tony Stewart se deu bem na NASCAR (que correu nessa fase mocoronga da Indy) e o nosso Sam Hornish Jr. está comendo poeira por lá ( esse sim um campeão em cima dos pilotos da antiga CART em 2006). Não é esquisito????

Kleber Nunes disse...

Não gostava da IRL na época, estava magoado com os rumos que o SBT tomava com a nossa querida Fórmula Mundial e aquele barulho dos motores aspirados Aurora era horroroso. Aquele foi o último ano do Elia Júnior e do Jota Júnior na Bandeirantes, já que em 99 mudou o esporte da emissora e a Indy versão IRL só passava em video tape.

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