SP INDY 300: Aguarde e confie!


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Caros amigos da Indy, a cada dia estamos mais próximos do retorno da nossa categoria a terras brasileiras. Como sabemos bem, em março as ruas de São Paulo serão o palco do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula Indy – a SP INDY 300. Hoje, meses após a definição da cidade como sede do GP, pairam diversas dúvidas a respeito da corrida e parecer haver um pessimismo exagerado na mídia e nos amantes da categoria. Quero na coluna de hoje pontuar alguns itens e deixar na caixa de brita esse clima negativo.

De antemão, duas considerações importantes: a primeira diz respeito ao Blog da Indy. O nosso site (do Jackson, do Fábio, meu, e, principalmente, seu! Afinal são vocês, seus comentários e sua audiência cada vez maior que fazem esse espaço existir e ser cada vez melhor e mais completo) é plenamente independente, ou seja, não tem interesse comercial nem interesse político na SP INDY 300. Ou melhor, corrigindo: o Blog da Indy tem um interesse sim, mas único: a Fórmula Indy. Ou seja, tudo que é escrito, divulgado, comentado, opinado e afins aqui no Blog tem como intuito o bem da Fórmula Indy e por conseqüência nós, os fãs dela. Assim, não há e nem haverá da nossa parte qualquer tomada de posição em nome de A ou B que queira se colocar acima da categoria. O que deve ser elogiado será e o que deve ser criticado também será. Quem me acompanhou nos tempos do IndyBrasil, nos agonizantes momentos do fim da Rio 200 (O GP Brasil de Indy/Cart no Rio de Janeiro) sabe quantas vezes eu critiquei e quantas vezes apoiei o então prefeito da cidade. Da mesma maneira a parte dita comercial da corrida: o Blog é independente e não se pautará por apoio, verba, patrocínio ou afins. Reiterando e concluindo: a Fórmula Indy para nós está além e acima de qualquer coisa.

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A segunda consideração importante – e agora entrando definitivamente na corrida em si – diz respeito ao conhecimento da categoria e de onde a SP INDY 300 irá acontecer. Sem falsa modéstia e sem exibicionismo, as pessoas que como eu aqui escrevem são grandes conhecedoras da categoria e por isso mesmo reforçam não só o caráter independente do Blog como sua elevada qualidade. Além disso, eu especificamente resido em São Paulo há duas décadas e sempre morei a menos de 15 kilometros do local específico da prova, lugar este que sempre conheci e por onde diversas vezes transitei. O que quero dizer com isso é que tenho plenas condições – sempre levando em consideração o caráter de independência e a qualidade que você amigo da categoria exige – de avaliar, em nome do fã da Indy e de quem defende os interesses dela, a SP INDY 300 de um ponto de vista abalizado e coerente. Infelizmente, não vimos essas mesmas condições nem em outros veículos (que jamais trataram a Indy e o fã dela com o respeito que merecem) nem em outros expoentes do “jornalismo automobilístico”.


Uma das principais questões que atualmente geram esse clima negativista é a chuva em São Paulo e suas conseqüências, fatos muitas vezes retratados com sensacionalismo pela mídia. Não estou dizendo que este problema não existe, algo que é notório para habitantes daqui, como eu. O que digo é o seguinte: no circuito da SP INDY 300 não há o risco de enchentes. E ponto final! A região exata da prova fica exatamente entre duas pontes (cerca de 200 metros de distância de cada uma) da Marginal Tietê, via localizada as margens do rio com o mesmo nome. As pontes são o ponto mais baixo da Marginal, onde obviamente ocorrem inundações com mais freqüência (além de serem pontos excelentes para “links ao vivo” ou para uma foto “jornalística”, se me entendem bem...) quando o rio transborda. Ou seja, geograficamente falando, a região do circuito está a salvo das enchentes que ocorrem em diversos outros pontos da cidade – inclusive no Autódromo de Interlagos nos treinos para o GP Brasil de Fórmula 1 como ocorreu recentemente (bela lembrança do Celso Miranda)... Além disso, estamos falando do Sambódromo, onde ocorre há cerca de 20 anos o desfile das escolas de samba no Carnaval (e em pleno verão, sempre). Durante todos esses anos não há relatos de eventos carnavalescos adiados ou prejudicados por enchentes. Pelo simples motivo da localização, como falei acima. Ninguém construiria um Sambódromo ou um centro de convenções (que é mais antigo ainda!!!) em uma região assolada por um problema desse tipo. E ai novamente ressaltamos a boa escolha do lugar, tendo em vista o potencial de chuva no verão brasileiro e paulistano. Por fim: as imagens chocantes das enchentes em São Paulo veiculadas em todo o Brasil são fruto também de uma cidade mal ocupada geograficamente durante séculos mas, principalmente, pela ocorrência de sim, acredite, 35 dias (completos em 26/janeiro) ininterruptos de chuva – algo que não ocorria desde 1933 (!). Ou seja, não há cidade que agüente uma situação dessa. Concluindo: o GP Brasil ocorrerá sem enchentes na região da corrida. E se chover, que chova! Quantas corridas no mundo do automobilismo não foram interrompidas (momentaneamente ou não) devido a condições climáticas? Me corrijam se eu estiver errado, mas já vi até prova da Cart (Nazareth 2000, se não me engano) ser cancelada por causa da neve que caia diabolicamente sobre o circuito. Enfim, agora concluindo de vez (percebam como há argumentos): tecnicamente falando, a SP INDY 300 será uma corrida de automóveis como qualquer outra, sujeita ou não a interferências climáticas.

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Que venha o sol ou a chuva: SP Indy 300 será um sucesso

Lamentavelmente, tenho visto jornalistas, blogueiros e semelhantes tratando o GP Brasil com escárnio e desrespeito, aparentemente “torcendo” para o insucesso da corrida. É chato ver profissionais de gabarito tentando se meter em algo que não conhecem – seja a categoria (repito: muitas vezes desrespeitada pelos mesmos) seja a região da corrida, lugar este que muito provavelmente desconhecem. Eu sei que o fã da Indy não cai em conto do vigário e sabe distinguir quem fala ou escreve sobre o que não sabe daqueles conhecedores e independentes. Entretanto, o que me preocupa é a influência de tais profissionais e o sempre nefasto “Fulano de Tal falou, então tá falado”, tão reinante na nossa mídia atualmente – vítima do “jornalismo imediatista” que os maus blogs plantam. Mas, como sempre existem males que vem para bem, é a partir dessa situação toda que me dá um enorme orgulho de fazer parte do Blog da Indy, de longe o melhor ponto de informação para o amigo da categoria no Brasil. E essa sensação nos obriga e dá ainda mais força na missão de informar da melhor maneira possível o fã da Indy.

Enfim, fica meu recado a todos: aguardem e confiem no sucesso que será a SP INDY 300. Já dá pra sentir a cidade se envolvendo, as evidências da qualidade do local escolhido e o ótimo trabalho de mídia oficial (via Twitter e site) que está sendo feito. O evento, como todos em sua primeira vez, não será perfeito – e nem tem que ser. Os erros da primeira edição devem ser levados em conta e transformados em aprendizados para as futuras edições. E desde já está marcado nosso encontro com a camisa oficial do Blog da Indy no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula Indy nas ruas de São Paulo. Até breve!


Leandro Coelho tem 26 anos e é natural de São Paulo/SP, onde reside atualmente. Apaixonado pelo automobilismo norte-americano desde o início da década de 90, manteve entre 2000 e 2002 o extinto site INDYBRASIL, uma das páginas brasileiras pioneiras na cobertura exclusiva da então CART. Também já colaborou para os sites SuperLicença, BMS/Brazilian Motor Sport, Truck Racing Online, Stock Car Brasil, entre outros. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e adora política e economia, além de ser torcedor do Santos Futebol Clube e fã de músicas dos anos 80.

Email para contato: leandro_fsc@yahoo.com.br
Twitter: http://twitter.com/leandrofcoelho

12 comentários:

Virgílio Franco disse...

Leandro,

Belo post. Faço das suas palavras as minhas! Meus parabéns!

Espero te encontrar em São Paulo!

Abraços!

Anônimo disse...

Acesso o blog a pouco tempo, principalmente pelo fato de obter mais informações sobre a corrida em SP que espero ter a oportunidade de ir. Concordo com o texto, que muita gente esta "metendo" o pau na prova, mas não podemos negar que a cidade de SP esta vivendo uma época de chuvas sem precedentes, e se não alaga no local do evento, alaga na ruas que dão acesso ao mesmo, ou seja, transito caótico, acho que temos sim que nos preocupar com isso e torcer para tudo melhorar.
Agora, acho que vcs deveriam ser um pouco mais humildes, e não ficar lustrando o próprio ego em seus textos.
Sem mais.

Jackson Lincoln Lopes disse...

Olá anônimo, fosse você um cidadão que tivesse postado com um nome e não como anônimo, talvez você terai um poouco mais do meu respeito.
Não sei que tipo de ego você está falando. Mas uma ressalva, tanto eu quanto o Leandro não somos jornalista e tão pouco pretendemos ser, como ele mesmo diz, ele é formado em Administração e eu em Educação Física. Áreas totalmente diferentes. Agora, a Indy é tratada como um lixo no Basil, os sites fazem coberturas rídiculas por aí, veja ano passado por ex. Apenas o Mario e o Tony tinham assessor no Brasil, veja se você acha notícias do Hélio, Raphael e Vitor Meira (fora do acidente dele).

Estamos crescendo, isso é fato. E tenho muito orgulho de falar isso. Porque é um ano de trabalho muito duro aqui. Eu sei o tanto de sacrifício que fiz para manter o Blog. Desmacar eventos, deixar família, deixar de dormir entre outras coisas. Nós temos vida fora do Blog, o Blog nunca sustentou ninguém e nunca vai sustentar. E se o Blog da Indy está legal como vocês mesmo dizem, é porque fazemos com muita dedicação e não somos pagos para isso, pois o dia que for pago e feito por obrigação, não deverá ficar legal.

Quanto ao problema em São Paulo é evidente, escuto falar de enchentes desde a década passada (pela TV) claro, moro no Paraná. O Leandro reside em Sampa e deve saber mais do problema do que muita gente. Agora o que estão fazendo com a corrida é digno de sacanagem. Já que o evento veio, o mínimo que podemos fazer é apoiar. Claro que a prova não será as mil maravilhas, haverá problema com certeza. Problemas estes que deverão ser sanados em edições futuras. Você acha que o primeiro GP de Long Beach nos fins da década de 70 foi um sucesso total como é hoje?

Jackson Lincoln Lopes disse...

Ah, e não falei a parte mais importante. O BLOG DA INDY NÃO TEM RABO PRESO COM PARTIDO E TÃO POUCO COM PREFEITO NENHUM. Somos TOTALMENTE INDEPENDENTES.

Muitos que criticam esta corrida, tem interesses meramente políticos. Nós temos interesses em ver uma excelente corrida, seja na Marginal, seja na orla do Rio, seja em Brasília, seja aqui no PR.

Anônimo disse...

Se eu postei como anonimo ou não, não deixo de "ser" um leitor de vcs, mas vejo que não aceitam críticas e que o mundo todo esta contra vocês.
Ja esperava esse tipo de resposta a minha crítica e foi exatamente por isso que postei e vou postar novamente como anonimo, para não ter encheção de saco!
Ha propósito, o "ser" esta entre aspas, porque vou excluir o Blog da Indy de meus favoritos, uma vez que vcs não respeitam quem critica e quem sabe num futuro próximo vcs aceitem melhor as críticas, tenham humildade e dai sim vão crescer de verdade.
Sem mais.

Anonimo 2 ( do bem) disse...

Tanta gente falando da chuva, tomara que no dia da corrida, de um sol , daquele de "Rachar o Coco".

Gostei do Blog e estou torcendo pra que a corrida no Brasil seje mt legal.E que no ano que vem, seje ainda melhor.

Marco Matsumoto disse...

Equipe do Blog, não percam tempo respondendo àqueles que estão criticando o evento antes mesmo de acontecer. Deixem falarem e vamos nos concentrar nas informações que são importantes para quem está interessado no sucesso da corrida. :)
Abraços.

Pezzolo disse...

isso porque estamos há dois meses da corrida. tem gente que vai zicar até sexta feira e sábado estar lá, desfilando a cara de pau no sambodromo. fazer o que?

José Luis Oliveira disse...

Olá, apesar de não um entusiasta nato da Formula Indy (questão de gosto e cultura), venho nos últimos tempos visitado o site de vocês com maior frequencia, assim como tenho assistido a mais provas.

Concordo que há na dita "imprensa especializada" uma certa desconfiança quanto ao projeto, decorrente principalmente do prazo curto e custo de realização. Há também, é claro, os chatos de plantão.

Como você, Leandro, também sou formado em Administração e pós-graduado em Economia, o que mostra que temos muito em comum. Apesar (e pelo menos para mim, graças a Deus) de não sermos jornalista, temos com cidadão a obrigação (e mais ainda, o dever) de verificar-mos e fiscalizar-mos o que nossos governantes fazem por nós. Por tanto, mesmo que falando apenas do esporte, ao tratar-se de dinheiro público (não apenas monetário e sim no sentido economico), o Blog deve (como faz muitas vezes) se manifestar.

Quando anunciaram a realização do SP Indy 300, achei uma boa idéia, seria uma boa oportunidade de gerar frustos para a cidade, tanto tangíveis quanto intangíveis. No fundo, acreditava que a prefeitura conseguiria quebrar a exigência da Formula 1, e colocar a Indy em Interlagos (como ocorreu no Canadá). Dessa forma, teriam uma prova a mais no calendário de Interlagos, que ajudaria a dissipar custo imensos com o circuito sem gerar caos na cidade.

Como isso não foi possível, os planos tiveram de ser alterado. Quando a organização anunciou o traçado (já previsto por muitos), achei interessante porém, obviamente, cheios de problemas, principalmente públicos.

Sou nascido e vivi minha vida inteira em São Paulo. Nunca vi tanta água caindo como nesse janeiro, e concordo que a região do Anhembi não sofre com enchentes. Sinceramente acho isso o menor dos problemas (qualquer evento pode ser interrompido por questões naturais!!).No entando, há mais coisas a ser discutido que isso. Os dois principais, na minha opnião, são o transito e o planejamento/custo.

1 - Pelo menos 1 dia por semana, passo, em causa do trabalho, pela região. Como todo paulistano sabe, a Marginal já não dá conta da quantidade de carros que por lá passam. Imagina fechar essa via (mesmo que apenas a local) por 3-4 dias na semana da corrida. A cidade literalmente para.

2 - Como administrador, você sabe que qualquer negócio-evento-lançamento, necessita de planejamento e estudo, o que chamamos de plano de negócios. Está claro para mim que pelo hiper-reduzido tempo, que não houve estudo de demanda confiável por parte da prefeitura. Para a formula 1, a SPtur realiza uma pesquisa e um relatório que mostra que o evento é superativitário. Já participei de uma dessas pesquisas e sei que leva tempo para as concluções. No caso da Indy, foi um opção de oportunidade. O Kassab viu a chance e pegou (em causa ou não da eleição desse ano, não importa). O tem chamado a atenção é que os gasto anunciados pela prefeitura (e não o investimento total, como já se disse) serão em torno de 12 milhões de reais, algo não tão relevante no orçamento paulistano, porém se comparado com a verba investida em ações contra enchente no ano passado (1,2 mi) torna-se berrante.

Para finalizar, sinceramente, não sei qual o potencial de demanda da Indy, mas é claramente menor que da F1. Por mais que vocês amem a Indy, isso é indiscutivel. Por tanto, mais do que o coração, pensem com a razão. Certamente irei ver a Indy, mas observando (e fiscalizando) a parte politica do evento.

Abraços
Zé Luis

felipe disse...

é pq o fgzinho que alguns que postaram comentarios aqui amam respeita MUITO as criticas neh?

anonimo que não entrou na discussão disse...

Pô o pau quebrou sobre este post... É isso que dá ser democrata, o que é totalmente certo. O Jackson é um apaixonado, mais do que eu até. Sempre me achei o mais ligado nas corridas da Indy, até porque percebo isso em minhas conversas com amigos quando quero comentar algo sobre a categoria e eles já tratam de mudar o assunto. O monopólio da F1 no país é total e as pessoas ignoram por completo as outras categorias para a alegria da Globo e do Tio Bernie. Esse amor do Jackson e de outros fãs vai ser correspondido na corrida da Indy no Anhembi e isso vai mostrar para os europeus e americanos que somos um grande país, ou queremos ser, porque não vamos nos curvar aos interesses de um ou outro sobre o que nós gostamos. Os EUA são o país mais detestado por muitos, principalmente em razão do golpe de 1964 que muitos atribuem a eles a origem de todos os males que resultaram na ditadura militar 64-85. Acho que a "alergia" que muitos têm da Indy tem a ver com essa memória histórica relacionada a esses acontecimentos e também a grande influência cultural e econômica sobre o mundo que é contestada por muita gente. Mas aquele negócio... A calça jeans, a guitarra, o "BigMac", a Coca-Cola, o Rock and Roll, os filmes "alienados" tipo "Avatar" ou filmes "cabeça" tipo "Beleza Americana" todos produtos dos americanos e que caíram no gosto do brasileiro. Então a Indy, como alternativa a uma categoria aristocráica e tecnológica como a F1, na minha opinião, foi uma grande idéia e ainda assim é contestada por aqueles que consideram ter "visão crítica" sobre o que assistem na TV. Acho que a coisa é por aí, a Indy vai ter que mostrar o seu espaço e é entendendo que se trata de um certame mundial (chassi italiano, motor japonês, pneu japonês, corridas fora dos EUA, pilotos de vários países - de 5 continentes) que nós vamos diminuir os que detratam a categoria a meros cismados retrógrados sobre a nova realidade mundial de maior intercâmbio entre as nações e isso inclui o automobilismo.

Anônimo disse...

Boa tarde, Como faço para trabalhar na Formula Indy 300 de São Paulo como voluntário, Mauricio

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