Dallara planeja fabricar novo chassi nos Estados Unidos.

Novo carro estréia em 2012, quatro fabricantes estão na briga pela IndyCar Series.

Uma das mudanças que os fãs da Fórmula Indy mais espera para a categoria é um novo carro para a IndyCar Series. Nesta quinta-feira a direção da IRL lançou um comunicado oficial que para a temporada 2012 um novo chassi substituirá os atuais chassis Dallara.

A empresa italiana que fornece os atuais carros está na briga para continuar fornecendo chassis para a categoria, mas terá outros três fornecedores para competir no carro que estará disputando a Indy em 2012. Além da Dallara, Lola e a Swift que estiveram na Indy nas últimas décadas e a novata DeltaWing vão apresentar propostas para o novo carro conceito. A IndyCar não deixou claro se teremos apenas um fornecedor de chassi ou mais de um.

Após apresentar seus três modelos de forma oficial em seu site, o presidente da Dallara disse ter muito interesse em continuar na Fórmula Indy. “O novo carro da Dallara será construído em Speedway, cidade do estado de Indiana e vai definir novos padrões em termos de segurança, economia de combustível, tecnologia, performance e corte de custos, podemos atingir todos estes objetivos. A Dallara como uma empresa, uma confiável, creditada, estável e fiel parceira da IRL nos últimos doze anos, se compromete a apoiar, servir e desenvolver este novo carro ao instalar um local dedicado próximo a pista de Indianápolis”, disse Gianpaollo Dallara, fundador da empresa.

Ainda no comunicado da Dallara em seu site oficial, o custo do pacote completo para competir em uma variedade de pistas (ovais longos, curtos pistas de rua e mistas) será reduzido a 55% do custo atual. As equipes carregarão quantidades bem menores de peças reservas, pois haverão menos partes requeridas especificamente para certos tipos de pista o que é outra medida de corte de custos.

A Dallara fornece chassis para a Fórmula Indy desde 1997 e o atual modelo que as equipes utilizam foi fabricado no inicio da temporada 2003. Desde a temporada 2007, a Dallara é fornecedora única da IndyCar Series.

Atual modelo usado desde 2003 na Fórmula Indy pela Dallara.

Modelo 1 proposto pela Dallara. O mais parecido com o atual.

Modelo 2 proposto pela Dallara. Alguns detalhes lembram o DP01 da Panoz na ChampCar.

Modelo 3 proposto pela Dallara. Carro totalmente inovador.

4 comentários:

Andre disse...

PRIMEIRÃO
Adorei o Modelo 2, o modelo 3 ficou esquisito.OTmara que tenha mais de um chassi na proxima temporada

anonimo sem dinheiro disse...

O Jackson olha o modelo TGO1 (Tony George zero a esquerda um) que está nesse endereço e publica no blog: http://www.f1technical.net/forum/viewtopic.php?f=5&t=7754

anonimo designer disse...

Já citei no outro post... O melhor é o último. As entradas de ar laterais são mais altas e as rodas tem alguma cobertura de carenagens melhorando a aerodinânica. O primeiro é praticamente o atual modelo e o segundo tem uma lateral muito estranha... Essa é a minha opinião e aceito críticas em cima desta!!!

Anônimo disse...

^
^ Concordo com o cara acima

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics