Indy 2012. Será que vai ser assim?

Novo chassi deve estrear em 2012.

São quatro as fabricantes de chassi que apresentaram projetos para a IZOD Indycar Series como propostas para o novo carro a ser deliberado em 2012. Dallara Automobili, DeltaWing, Lola e Swift estão comprometidas com a categoria para desenvolverem um carro que atenda as novas necessidades da categoria.

Entre os atributos exigidos pela categoria, os carros deverão ser:

Seguros, com os padrões já exigentes pela categoria e implementação de novas tecnologias;

Competitivos, permitindo corridas disputadas e sendo menos sensíveis às turbulências;

De boa relação custo x benefício, o chassi deve ter um preço compatível com as novas necessidades do mercado mundial. ( O valor do novo chassi deve ser algo em torno de 50% do valor dos atuais Dallaras );

De fabricação norte-americana, e ainda com preferência para aquelas que se instalarem em Indiana;

Mais leves e eficientes, produzindo cargas aerodinâmicas selhantes a obtida nos dias de hoje;

Tecnologicamente inovadores, com abordagens aplicáveis até mesmo em carros de rua;

Modernos no desing, com espaços amplos para logos dos patrocinadores e facilmente identificáveis;

Ecologicamente corretos, para que assim a categoria continue sendo a categoria que mais investe e implemeta iniciativas ecologicamente corretas.

Seguindo estes termos, o projeto DeltaWing deverá ser revelado no dia 10 de fevereiro, no Chicago Auto Show. É esperar para ver o que pode ser a nova cara da Indy em 2010.

Enquanto isso, vejam algumas propostas que supostamente são da Dallara. Estas imagens estão circulando na Internet, mas não existe nenhum tipo de confirmação de sua legitimidade.

16 comentários:

Jose Morelli disse...

Pois é, vi as fotos desses supostos projetos da Dallara no fórum internacional TBK light. Olha, se a Dallara for aprovada pra estender sua parceria com a IndyCar, gostaria muito que o primeiro chassis mostrado nas imagens fosse aprovado, esse primeiro aí em cor bordeaux. É assim que um carro da Indy deve ser. Tem nada que inventar moda, como já disseram, inventar muita moda numa categoria que procura se afirmar novamente? Ainda assim essas imagens surgiram do nada, duvido que a Dallara fosse ficar mostrando aí seus designs do nada...o que eu tenho pavor que caia na graça do povo é o tal do carro Delta...pra mim esse projeto Delta é coisa de universitário viado que nunca viu uma corrida se quer nem da Indy atual, nem da antiga.

Pauláo disse...

Pra mim deveria haver uma nova reformulação na categoria e as equipes voltarem a estabelecer que tipo de chassis vão usar (dentro das regras é claro). A F Indy tem a tradição de inovação tecnológica também e seria necessário uma mudança em relação a construção de carros pra valorizar também o aspecto técnico.

Ever Rupel™ disse...

acho lindos os swift usados na f-nippon!

seria legal ve-los andando em oval

Adilson Antunes disse...

O primeiro seria perfeito. Mas peca pelo espaço de publicidade.

Mas creio que vão apostar em algo mais inovador, como os já citados carros asa-delta.

Esperar para ver!

Guilherme - SP disse...

Gostei do amarelinho, tradicional e evolutivo. Essa Delta é feio demiais.

Agora dá pra manter os niveis de segurança e de confiabilidade baixando pela metade o preço do projeto?

Anônimo disse...

Acho que o último vermelhinho é o melhor porque os pneus traseiros são protegidos e não há mais o problema de um carro ser catapultado pelo outro quando eles batem pneus lado a lado, como por exemplo no acidente do Jeff Krosnoff em Toronto em 1996 ou do Kenny Brack no Texas em 2003. Esse carro vai permitir mais segurança nas disputas lado a lado.

anonimo animado disse...

Acho os atuais Dallara horrorosos... Agora, cês já viram os F1 desse ano?????
O carro da McLaren parece uma nave espacial de filme de ficção dos anos 30!!!!! Muito feio!!!

anonimo detonador disse...

Achei melhor o último por que ele usa carenagens para esconder as rodas aumentando a eficiência aerodinamica. Agora, voces viram também que o segundo tem uma lateral digna de hotwheels... (esse design serve pra carrinho de brinquedo, mas pra carro de corrida, não sei não..)

anonimo impressionado disse...

gente!!! Acabei de ver o Indy TG01 (Tony George zero um) site f1technical.net ... Dêem uma olhadinha lá!!!!

Celso disse...

Que estranho no site oficial da Indy mostraram que a Paños que desenvolveu o chassi DP-01 da Champcar estava desenvolvendo novo chassi para Indy na certa novas especulações como sempre.

Anônimo disse...

O melhor é o primeiro chasssi, ele lembra os belos da CART do fim da década de 1990 e começo da primeira década dos anos 2000. Mas ainda assim ele também tem sua característica IRL, o problema é a falta de espaço para a publicidade. Se retirarem algumas linhas aerodinâmicas no lado, os patrocinadores teriam uma melhor visibilidade.
O Delta Wing é feio demais. Pareçe uma nave, quase encoberta a cabeça do piloto. Isso não é F1 com suas naves espaciais. Os carros da CART eram belos, porque a entrada de ar ficava ao lado enao acima comos os atuais Dallaras da IRL.
Por um lado, a entrada de ar ofereçe uma melhor proteção em caso de capotamento, por causa da "massa" antes da cabeça do piloto, mas ainda assim é muito feio. Os carros da CART ofereciam um Santo Antonio discreto, eles sim deveriam voltar, porque difirenciam os carros em relação ao "tanques de guerra" que são os atuais F1.
Luiz Filipe Dias Genesi.

anonimo sem aerofólio disse...

Aí não está o Delta Wing... vocês não entenderam o texto... Esse três modelos são da Dallara (supostamente). O chassi que eu vi que não tinha aerofólio estava no site que eu indiquei... acontece que esse site é um blog. Se você não conseguiu achar use então no Google Imagens no espaço "busca" - New Indy 2012. Aí é batata...

Josele Garza disse...

Me simpatizei mais com o primeiro modelo mesmo, que lembra os carros da extinta CART. Mas aos poucos os modelos ainda sofrerão mudanças e uma coisa perto destes deve ser o ideal.

desanonimo disse...

Queria responder ao anonimo I sobre as entradas de ar (air box) dos carros Dallara assim como os da atual F1. Aquilo é necessário em motores aspirados e não em turbocompressores como no caso dos antigos CART. Na verdade, nesses últimos, o ar que era expelido pelo motor iria ser reaproveitado através dos turbo que injetavam mais ar no motor gerando maior potência. No caso dos motores aspirados é necessário um contato maior com o ar ambiente como uma forma de se obter uma maior potência em razão da mistura do combustível com o ar... Não sou mecânico, mas sou velho bastante para entender certas evoluções do automobilismo porque acompanhei a evolução dos F1 Turbo para os aspirados nos fins dos anos 80 e também os turbo da CART que foram substituídos pelos aspirados no regulamento da IRL. E tanto numa categoria como na outra lá estavam os air box como forma de aproveitar o fluxo do ar ambiente para gerar mais potência para os monospostos.

Guilherme F. São Paulo/SP disse...

Procurei no google e achei esse forum ( http://www.f1technical.net/forum/viewtopic.php?f=5&t=7754 ) onde tem 3 fotos do modelo Delta (fim da página) sei lá... parece mais um F22 do que um carro de corrida, mas eu gostei, o difusor é fenomenal.

anonimo impressionado disse...

Guilherme, respeito o seu gosto, mas o Indy TG01 (Tonho George zero à esquerda um) parece uma nave espacial do filme "Guerra nas Estrelas", ou aquela série antiga "Buck Rogers" dos anos 70. Achei modernoso. Agora é claro que ele é muito mais bonito que os atuais F1 que mais parecem barcos com aerofólio(e a tal asa bigorna então??)do que F1. O mundo está acabando!!!

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics