Uma semana depois, Lola apresenta seu carro para 2012.

Fabricante inglesa finalmente mostra seu modelo de carro.

A Fórmula Indy vive um momento de euforia para saber como e por quem será fabricado os novos chassis da categoria a partir de 2012. A Indy Racing League divulgou que Lola, Swift, Dallara e DeltaWing serão as responsáveis para apresentar projetos para o futuro dos monopostos das corridas nos Estados Unidos. Não foi divulgado se os novos carros serão –se produzidos por uma ou mais construtoras.

A Lola com grande experiência na história da Fórmula Indy fabricou seu primeiro carro para a categoria em 1965 e seus chassis foram utilizados até a temporada 2006 da ChampCar World Series. Na semana passada a construtora inglesa apresentou seus planos para a IndyCar Series em 2012, mas não havia mostrado como seria seu carro. O anuncio oficial das imagens veio nesta segunda feira (15/01) direto do site da Lola Cars.

A grande novidade para a categoria, é que este chassi Lola poderá ser usado tanto na IndyCar Series, quanto na Indy Lights, a categoria de base da Fórmula Indy. Desta forma equipes da Indy Lights poderão subir para a categoria principal da Indy sem ter que comprar carros para disputar corridas na Fórmula Indy. A Lola apresentou apenas um modelo de carro, mas com duas variações de kits aerodinâmicos.

Modelo com kit aerodinâmico para circuitos mistos e de rua.Modelo com kit aparentemente para ser usado em cicrcuitos ovais.

A Lola levou a risca um dos itens exigido pela IndyCar: A segurança. As rodas traseiras tem proteções para o carro não sofrer a famosa "catapulta" quando há um toque rodas com rodas e faz com o carro decole.

37 comentários:

Celso disse...

Ah Agora sim só faltava a LOLA apresentar os seus carros a propósta é muito interessante e me agrada muito qualquer um dos 2 que for escolhido tá bom demais é assim que a Fórmula Indy tem que ser não aquela geringonsa da Delta Wing Parabens LOLA os boms tempos irão voltar!!!!!!!!!!

Alfie disse...

Na minha opinião, agora não tem pra ninguem... A preferência minha era o 3º Reynard, agora dá pra ver que são carros de Fórmula Indy. Ainda mais uma marca tradicional, vencedora de muitas 500 milhas (desde 1966 com Graham Hill) e títulos da Indy. Para mim tanto faz o primeiro ou o segundo, são os meus favoritos.

Anônimo disse...

são uma evolução dos Lola usados em até 2006 pela CART/Champ Car...

James Azevedo disse...

Agora sim um carro decente!!! Que ganhe kkk.

Leandro Marcolino disse...

Aí sim! Um carro do jeito que eu sonhava. Ficou lindo. Quero vê-lo na pista logo.

Anônimo disse...

Isso sim é carro da Indy. os outros são horrorosos perto desse

Anônimo disse...

Imagino escolha se dará por critérios técnicos e não pela beleza dos carros. Agora seria demais ver carros tão belos na pista, uma boa resposta aos carros cada vez mais horríveis da f1.

Gessoni disse...

Esse é o meu preferido. Tá com cara de carro de Indy. Chega de Dallaras e os outros projetos são ousados demais. Acho que a Lola chegou a um bom termo entre tradição e inovação. Vai ser uma boa escolha prá 2012. Já tô na torcida.

Ever Rupel™ disse...

Demais!!!! Agora é torcer pra ter pelo menos duas fabricantes...a Lola e mais uma [ou duas]!

Anônimo disse...

Pintou o vencedor , agora sim este vence os outros por vários motivos, como acesso da indy lights e os kits aerodinamicos pra misto e oval.
O detalhe é o difusor na lateral do carro só que numa posição contraria ( invertido) ao que a F-1 usa, além de que na F-1 é central. Como será que funciona na teoria?

granito

Gilberto Gehrke disse...

se os dirigentes da indy nao escolherem esses carros eles são retardados.

Apropósito alguém assistiu as 500 milhas de Daytona da NASCAR ontem? Foi um fiasco, um dia antes, nas corridas das caminhonetes(corrida q estava boa) tinha americano falando no chat q a NASCAR estava perdento território pra IRL q estava se tornando a CART, tomara q a indy volte a ser o q era e com esses lolas, q claramente são muito parecidos com os da ChampCar, só falta depois os circuitos clássicos principalmente surfers e laguna seca

Iron disse...

Esses difusores já são usados na Indy... Comecei a perceber o seu uso nos Reynard da equipe Penske em 2000 e 2001. Acho que tem uma função relacionada ao efeito-solo já que dá para perceber que o fundo é abaulado (curvo) logo abaixo das entradas de ar laterais. As aletas naquela posição teriam a função de impedir que o fluxo do ar passe com grande velocidade gerando o efeito solo que acontece quando há um fluxo mais rápido do ar passando por cima das laterais do que o vento que passa na parte de baixo...

É interessante perceber que na traseira a parte central é muito levantada o que sugere que o carro vai mesmo usar o efeito-solo...

Josele Garza disse...

Me simpatizei mais com a versão oval do carro. O carro em misto ficou um tanto esquisito pra mim. Talvez se tivesse uma linha mais "limpa" para mistos, teria ido melhor, mas acredito que este projeto vai sofrer ainda umas pequenas alterações no seu carro.
Interessante o fato dele poder ser usado tanto na Indy Lights quanto na Indy. Mas acho que com essa medida, uma das duas vai se esvaziar. O cara que for entrar na Lights vai poder passar por um ano na categoria e se depender da vontade dele, ele pula por conta própria pra Indy, levando sua equipe da Lights junto. Pode haver um aumento considerável no grid da Indy e diminuição no grid da Lights se não forem adotados critérios técnicos para isso...

Jackson Lincoln Lopes disse...

Jozele, mas pode acontecer outra coisa também.
As equipe da Indy podem ter suas equipes na Lights como era na decada de 90, Green, Pacwest, Tasman entre outras.

Acho que foi uma grande tacada esse lance. Isso sim é uma inovação.

Anônimo disse...

OS CARA VIAJA.....COMO QUE VAO FAZER A CATEGORIA DE BASE E DE ACESSO A PRINCIPAL COM O MESMO EQUIPAMENTO??? VCS TEM IDEIA DO ORÇAMENTO QUE O PILOTO Q FOR CORRER NA LIGHT VAI TE QUE PAGAR?. FICA INVIAVEL...A LIGHT TEM QUE SER COM UM EQUIPAMENTO BASICO, PARA TER CUSTOS BARATOS...PARA O PILOTO APENAS SE PREPARAR PARA ANDAR NA PRINCIPAL...HOJE O ORÇAMENTO DA LIGHT EM UMA EQUIPE DE PONTA É 1 MILHAO DE DOLARES...JA É MUITO CARO...IMAGINA COM UM CARRO IGUAL DA PRINCIPAL O QT SAIRIA...COMO UM JOVEM PILOTO VAI PAGAR ISSO...E ATE MESMO PILOTAR UM CARRO DA INDY PRINCIPAL TENDO POUCA EXPERIENCIA

Anônimo disse...

Seria a mesma coisa substituir os carros da GP2 pelos atuais F1....os cara da Lola viajaram nessa ideia

Jackson Lincoln Lopes disse...

Anonimo, não é viagem coisa alguma. Primeiro, os custos da IndyCar Series (ICS) que serão reduzidos, isso é um dos itens obrigatórios com relação a nova fabricante de chassis. Então, a FIL (Firestone Indy Lights) não sofrerá inflação alguma.

O chassi será a base para a ICS e a FIL, mas com packs diferentes e lógico, motores muito menos potentes.

Champ Car forever disse...

Acho que é compatível sim... Por exemplo, o carro da GP2 era bem parecido com o carro da F1 em 2008. A diferença entre os dois estava nos motores, no caso da GP2 pouco mais de 600 hp e nos F1 perto de 800 hp. Na Nascar, os carros da Nationalwide (2ª divisão) são parecidos com os da Nextel Cup (1ª divisão) a ponto de alguns pilotos e carros das duas categorias poderem participar de uma ou outra corrida das duas divisões (evidententemente com carros preparados para os regulamentos de cada uma delas). No mais isso é um detalhe que vai ser discutido em relação a Indy Lights no qual acho conveniente sim, mas convenhamos, a notícia principal é o surgimento de um concorrente mais convincente para a escolha do próximo chassi da Indy. E nesse caso a Lola fez um bom caminho

leonardo-pe disse...

só não gostei da parte de trás(rodas).pra que esse prendedor.ficou muito feio.se tirar isso,é o chassi ideal!

Champ Car forever disse...

gostaria de perguntar ao pessoal do Blog quando é que a IndyCar vai decidir qual chassi vai usar???

Anônimo disse...

Alguém tem notícias sobre as entregas de ingressos vendidos pela infernet?

Anônimo disse...

Alguem tem notícias sobre as entregas de ingressos vendidos pela internet? (2)

E tipo, negócio é o pessoal nas arquibancadas levar uma grande faixa escrita: "Lola 2012!!" Ou várias faixas de apoio.

Guilherme F. São Paulo/SP disse...

Modelo bacana esse aí. Acredito que aquela proteção do pneu traseiro, em caso de colisão, poderá ocasionar danos ao pneu, ou até mesmo rasga-lo.

Eu acho os carros da F1 bonitos demais, principalmente essa mclaren com a barbatana mesclada com a asa traseira, alguns são feios, mas alguns poucos são obras de arte, a BMW de 2008 era magnífica com todos aqueles apêndices aerodinâmicos.

Em 2008 lembro que os carros mais rápidos da GP2 eram poucos milésimos de segundo mais lentos que os F1 do final do grid.

ANONIMO SAUDOSO disse...

Dêem uma olhada no youtube "1998 CART Rio 400 Finish" e vejam o colossal duelo de Greg Moore e Alessandro Zanardi. NÓS ERAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS... */ CART FOREVER /*

Anônimo disse...

Aos que vão assistir a corrida em São Paulo, fica a sugestão de levar algumas faixas dizendo LOLa, ou então Não aos Delta Wing, e para aqueles que assim como eu vão acompanhar a corrida pela BAND, o jeito é lotar a caixa de e-mails deles durante a corrida.
Vamos nos mobilizar.
Luiz Filipe Dias Genesi.

Diogo Yoshida disse...

agoooraaa sim!!!!
viva a LOLA!!!!
tomara que elaa ganhaaa!! ela sim sabe fabricar carros de CORRIDA, e não aberrações alegóricas = as outras fracassadas!
se colocarem motor turbo entao, finalmente vou voltar a ter gosto pela categoria!
CCWS in memorian!!!

Roberto Neigenfind disse...

Parabens pra Lola. Ficou bonito e seguro. Torço praque seja veloz.

Andre disse...

Em São PAulo.Vamos gritar: Oleoleoleola Lola Lola

Aloysio disse...

Excelente!... Chega de chassis horriveis, a cate
goria perdeu o encanto com aquelas tralhas

Gilberto disse...

A Indy tem q aproveitar q a F1 está com carros q parecem de categorias de base e tentar dar o pulo do gato com carros estéticamente melhores e rápidos, claro q dentro das atuais condições.

Anonimo detonador disse...

Deviam colocar o público para votar qual seria o melhor chassi... Queria ver quantos votos o Delta Ruing iria conseguir... Acho que nem a mãe do projetista ia concordar com aquele carro mocorongo correndo em Indianápolis.

CART FOREVER disse...

Os F1 desse ano são tremendamente mocorongos... A Ferrari é muito bonita, a RedBull olhando por cima até que é muito legal... Mas Renault, Sauber, Mercedes, Williams, etc são muito horríveis. Uma explicação mais simples é a altura do bico dos carros em razão daquele spoiler dianteiro muito grande que provoca um grande arrasto aerodinâmico na frente do carro obrigando uma maior passagem do ar na frente deste. Diz o pessoal do www.GPtotal.com.br que aquilo também gera efeito solo já que a parte de baixo da frente do carro é curva e por cima é mais reto aumentando a velocidade do fluxo do ar por cima em relação ao ar que passa na parte inferior, aumentado a pressão de cima pra baixo. Isso tudo tem um nome: regulamento. E também a necessidade dos carros atingirem velocidades as maiores possíveis mesmo que o aspecto estético seja ignorado.

Anônimo disse...

Agora sim
isso é um carro de corrida

Adriano e Juliana amor eterno disse...

de todos o da lola é mais a cara da formula indy
afinal nos anos 80 e 90 ela preodminava na categoria e de todos os carros que eu vi prefiro mil vezes o da lola espero que ela vença essa concorrencia

Anônimo disse...

[[Anônimo-RJ]]

Realmente esses chassis da Lola foram os melhores apresentados, gostei do modelo para ovais. Achei fantástico estas asas aerodinâmicas frontais juntamente com as "saias" laterais. Só achei feio o aerofólio traseiro (o aerofólio traseiro do modelo oval lembra a de um F1 anos 80), mas de resto está bom. Outra característica que conta a favor dos Lola é que ambos modelos tem espaços para os patrocinadores, algo requisitado pela IndyCar e aparentemente esquecido pelas outras fabricantes de chassis. Para finalizar, é um carro que conseguiu mostrar invoção e tradição ao mesmo tempo.

Anônimo disse...

[[Anônimo-RJ]]

Alguém sabe em que dia a IndyCar dará a resposta para a escolha?

Anônimo disse...

Mal posso esperar para ver esse Lola na pista e reviver os dias de glória da Indy.

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