Piloto brasileiro tem duas marcas importantes nesta data.
Um dos principais pilotos brasileiros com passagem na Fórmula Indy (CART – ChampCar) foi o mineiro Cristiano da Matta, que disputou 101 corridas entre os anos de 1999 e 2002, e em seu retorno da Fórmula 1 entre 2005 e 2006.
No dia 30 de julho de 2000, o brasileiro conquistava a sua primeira vitória na categoria, no circuito oval de apenas uma milha em Chicago, pela pequena equipe PPI Motorsports, empurrado pelo fraco motor Toyota, que ainda estava em fase de desenvolvimento.
Confira o vídeo da vitória de Cristiano da Matta em Chicago
Depois disso, da Matta foi para uma das principais equipes da categoria, a Newman Haas Racing, sendo que em seu segundo ano no time de Paul Newman e Carl Haas, o mineiro conquistou o título da categoria com sete vitórias.
Com o título da CART, o brasileiro foi para a Europa disputar o campeonato Mundial de Fórmula 1 nas temporadas 2003 e 2004. Cristiano retornaria aos Estados Unidos para disputar novamente o campeonato da CART, agora, chamada de ChampCar em 2005.
No seu segundo ano de ChampCar após voltar da Fórmula 1, o brasileiro fez sua última prova na categoria exatamente no dia 30 de julho de 2006, no circuito de rua de San Jose e por muito pouco não conquistou outra vitória. O brasileiro acabou ficando em segundo lugar pela equipe RuSPORT.


5 comentários:
Jackson e amigos, existe alguma possibilidade do Cristiano voltar a correr na Indy???
Foi um dos grandes momentos da vida de Cristiano da Matta e também a CART ainda mostrava algum sinal de força na categoria. Essas duas fotos retratam dois momentos distintos da categoria.
Por que será que o Chip Ganassi deichou de usar o motor Honda, que deu tantas vitórias a sua equipe no período 1996-1999, e passou a usar o Toyota, assim como a PPI do Cristiano? Na época o motor Honda estava começando a ficar pra trás?
Cristiano não volta para a Indy, ele mesmo nos falou já em entrevista ao Blog que a idade é o principal motivo. Ele tem 36 anos. Outro motivo, claro, é a exposição a um novo acidente, estando competindo de Fórmula.
A Toyota pagou 35 milhoes de dolares a Ganassi para usarem os propulsores japoneses em 2000.
Montoya conquistou a primeira e segunda vitória da Toyota, Milwaukee e Michigan 2000. Da Matta viria ganhar a terceira para a Toyota Chicago, e o primeiro a ganhar o título para os japoneses.
Scott Pruet fez a primeira pole deles, Fontana 1999.
Valeu pela resposta.
Postar um comentário