Fabricante italiana irá construir prédio onde irá produzir os chassis para 2012.
Por Fábio Henrique e Jackson Lincoln
Parceira da Fórmula Indy desde a temporada 1997, a empresa italiana Dallara Automobili vai deixar de fabricar os carros da categoria norte-americana em solo europeu e passará a produzir o novo modelo do carro em Speedway, nos arredores do Indianapolis Motor Speedway.
O Chefe Executivo de Operações e gerente geral da Dallara, Andrea Pontremoli, anunciou junto com a apresentação do novo carro, os detalhes na nova sede da Dallara nos Estados Unidos na pequena cidade de aproximadamente doze mil habitantes.
Para o gerente geral da empresa, a nova sede será um centro de tecnologia agregando não só a concepção de carros de corridas, mas sim de conhecimento cientifico. “Nós sentimos muita honra e orgulho em ser parte do futuro. Nós estamos fazendo este comitê para construir a fábrica em Indianapolis. É importante para nós não somente termos a fábrica onde você pode construir o carro, mas ter um centro de tecnologia que está aberto aos nossos outros parceiros, universidades e engenheiros, as equipes e pilotos. Nós vamos aplicar o melhor do nosso conhecimento aqui com os engenheiros e também em termos de ferramentas”, disse Andrea.
O novo carro da Fórmula Indy será criado em um moderno computador. “Nós temos um simulador que é uma obra de arte, onde os pilotos irão dirigir o carro antes de serem construídos, então, eles podem nos dar suas impressões em como podemos melhorar antes de colocá-lo em produção. Eu acho que essa é uma nova maneira de fazer automobilismo no futuro”, afirmou o gerente geral da Dallara.
Randy Bernard, presidente da Fórmula Indy, deu as boas vindas para a Dallara à vizinhança de Indianápolis. “Eu vejo com otimismo este projeto da Dallara e o seu dispositivo anti-capotgens da célula de segurança deste carro nestes próximos 18 meses. Também estou otimista em ajudar a indústria do automobilismo em Indiana, com esse anúncio que será um incentivo que irá beneficiar a todos”, disse o executivo da categoria.
Esta nova fábrica da montadora italiana em Speedway, causará impacto na economia da cidade e do estado. “Para todos nós todos que crescemos fás de corridas, esse é um anuncio fantástico para o esporte que amamos. Estou aqui, feliz para te falar que este também é um grande negócio para os trabalhadores e para a história da economia em Indiana”, comentou o governador do estado de Indiana, Mitchell Elias Daniels.
A Dallara estreou na Fórmula Indy na temporada 1996/97, e conseguiu a sua primeira vitória na categoria na sua segunda corrida com o norte-americano Jim Guthrie, defendendo a equipe Blueprint Racing, no oval de Phoenix em 23 de março de 1997.
Passados mais de treze anos desta data, a Dallara conquistou mais 156 vitórias na Fórmula Indy. O maior vencedor com o chassi italiano é o norte-americano Sam Hornish Jr. com 19 conquistas.
O primeiro título da fabricante veio em 1998 com o sueco Kenny Brack na equipe A. J. Foyt. Nos anos em que competiu diretamente contra outra fabricante de chassis, a Dallara só não venceu os campeonatos de 1997 e 2003. Desde a temporada 2007, a construtora italiana vem sendo a única a fornecer chassis para a categoria. A última prova em que a Dallara teve uma concorrente nas pistas, foi durante o Grande Prêmio de Sonoma de 2006.



0 comentários:
Postar um comentário