Dallara é escolhida como fabricante do novo carro da Fórmula Indy

Empresa italiana continua como único carro da Fórmula Indy a partir de 2012.

Na tarde desta quarta-feira (14) no Museu da Arte em Indianápolis, a direção da Fórmula Indy anunciou o novo carro da que a categoria irá utilizar a partir da temporada 2012.Participaram da concorrência para o novo carro cinco montadoras. Além da vencedora Dallara, a inglesa Lola e as norte-americanas BAT, DeltaWing e Swift.

O anuncio do novo carro foi a mais importante decisão da direção da Fórmula Indy nos últimos anos. "A decisão que tomamos não foi fácil, tivemos que agradar donos de equipes e fãs, para continuarem assistindo a categoria. Essa foi a decisão mais importante da década", disse Randy Bernard, presidente da IndyCar Series.

A decisão foi escolhida pelo comite formado pela direção da Fórmula Indy.

A base do carro será universal para circuitos mistos e ovais, com muita segurança para o piloto e o dispositivo anti-decolagem que será produzido pela Dallara Automobili, parceria da Fórmula Indy desde 1997, quando fez o primeiro carro para a categoria.

Como um dos requisitos obrigatórios para a nova fornecedora, a Dallara terá que construir uma sede no estado de Indiana para a concepção do novo chassi. Sua fábrica será construída na Main Street, em Indianápolis, próximo do Indianapolis Motor Speedway e dos escritórios da sede da Fórmula Indy.
A "base" do carro da Fórmula Indy para a temporada 2012 será fabricado pela Dallara.

O novo carro da Fórmula Indy vai ter um custo de 349 mil dólares, que significa 45% mais barato que os atuais chassis da fabricante italiana. Os pacotes aerodinâmicos chegaram ao preço máximo de 70 mil dólares. Os kits aerodinâmicos poderão ser feitos por qualquer empresa e até mesmo pelas próprias equipes da Fórmula Indy, desde que sejam aprovadas nas inspeções feitas pela categoria.

Os motores destes novos carros serão turbos, com seis cilindros de 2,4 litros, podendo chegar até 750 cavalos de potencia. Lembrando que os atuais motores da categoria são aspirados e tem potencia máxima de 630 hp.

A variação das partes aerodinâmicas dos carros promete ser grande, já que vários fabricantes poderão entrar na categoria, inclusive as próprias equipes podem fazer estas peças.

De acordo com o presidente de competições da Fórmula Indy, o novo carro será entregue para as equipes no máximo em 18 meses. “Existe uma exigência dos participantes para reduzirem os custos de participações e ainda ao mesmo tempo, existe o desejo de todos os participantes e dos fãs para ter competição. Nós estamos muito empolgados, mas isso criará muitos desafios e não há muito tempo”, afirmou Brian Barnhart.

42 comentários:

Luiz Filipe Dias Genesi disse...

Ah, não....

Anônimo disse...

porra... e eu achava que ia ser multimarca

Unknown disse...

escolheram esse batmovel italiano?

a traseira desse carro é ridicula, isso pode ter sido a cagada mais importante da decada na fórmula indy, tomara q na pratica o carro sofra alterações desse desenho, como acontece com todos os prototipos de carros antes de irem para as ruas.

Alexandre Lourenço disse...

O que me tranquiliza um pouco é o fato do Gil estar por dentro essa turma, ja que a Dallara venceu, pelo menos ela conhece muito bem a Indy e o perfil de todas as equipes depois de tantos anos de parceria e espero que após 2012 os chassis dela apresentados possam ser utilizados conforme o necessário para que o período de desenvolvimento seja bem mais longo.Eu achei uma pena a Panoz não ter participado por que eu com certeza votaria nela por que é um chassi que nem foi desenvolvido e que ja carregou um motor turbo.

Anônimo disse...

eu imaginava que seria o outro chassi

X disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thomperson disse...

Pelo menos não foi o Delta Wing!!!
E pelo menos o carro vai continuar tendo asas dianteira, asas traseira, rodas abertas, e cara de carro de corrida de monoposto, e não batmóvel!!
E pelo menos a Dallara tem muita experiência na F-Indy, já são 14 temporadas.

A F-Indy tá de parabéns, fez a melhor escolha!

Jackson Lincoln Lopes disse...

William, porque você não para de frequentar o Blog? Seguir no Twitter?

Da um tempo cara. Para de ser chato. Você já foi em algum lugar assistir uma corrida, ou acompanha apenas por internet, TV e revista?

Para de ser chato velho. PQP que sujeitinho que irrita.

Fabio Henrique disse...

"Boa escolha, infelizmente, o Blog da Indy e os fãs da categoria não estão informados da proposta como um todo".

Sério cara? Quem está bem informado então? Você? O Flávio Gomes?

Me fala um bom site nacional pra ficar bem informado, vamos, diga outro site em português onde é possível encontrar tais informações!

Mas por favor, não vai me passar aqueles blogs com textos batidos bíblicos escritos por caras que mentem dizendo que já até trabalharam na Indy..

Nosso site é totalmente INDEPENDENTE e mantido praticamente por apenas duas pessoas, não ganhamos um MÍSERO CENTAVO para fazer este trabalho que leva tempo e dedicação. Mas não tem obstáculo pior do que a pobreza de espírito de palpiteiros presunçosos que possuem como único trabalho menosprezar o esforço alheio, coçando os genitais e comendo doritos em frente ao PC..

Jackson Lincoln Lopes disse...

Só uma coisa. É com pessoas com espírito de porco como o seu que nos da força sabia? Chegamos a 300 mil visitas em 18 meses na tarde de hoje.

Temos mais de 1.300 seguidores no Twitter, sendo que vários deles são pilotos e equipes oficiais da Indy.

Além de parceria com o Amigos da Velocidade.

Mas, você é o fodão. Você é o cara amigão. Palmas para você campeão. Conseguiu chamar nossa atenão, agora vaza.

Uma coisa aos demais. Ninguém aqui se acha dono da verdade. Temos muitas falhas, inúmeras e sempre queremos críticas, mas criticas construtivas, não babaquice como esse sujeito acima disse.

James Azevedo disse...

Bom, eu torcia para a Dallara e a Swift pq as outras opções me pareciam demasiadamente exageradas. Fico contente e ao mesmo tempo não tão satisfeito, pois pensava eu que a Swift tinha linhas mais modernas e até maior espaço para os patrocinadores, mas se o carro da Dallara permitir razoável competitividade e na prática tiver linhas legais conforme PARECE ser acho que será uma boa. A volta dos turbos também já demonstra a vontade dos dirigentes de querer resgatar coisas boas.

E com relação ao que alguns tem comentado acima com relação a provável falta de informações nesta matéria do blog, sinceramente acho que o RELEVANTE está presente ali e não há motivos para reclamações... No mais a pessoa que motivou essa discussão não trouxe nada muito além.

Agora é torcer pra essa "galera" da Indy junto com o Gil (trouxeram a pessoa certa) tomarem os rumos certos para a categoria.

Natanael disse...

Escolha mais que esperada, ao menos por mim, afinal a quantos anos a Dallara está junto com a IRL. A IRL não iria colocar os Lola e os Swift, já que eles eram utilizados pela CART anteriormente e esse gostinho a IRL, enquanto puder, não dará àqueles que fizeram a história da CART. Os outros dois carros apresentados serviam para tudo menos para corridas de carro. O da Delta Wing então sei lá quem teve essa maravilhosa idéia. A BAT deve ter se inspirado no BATmóvel, até para o nome da empresa, é só colocar o logotipo do Batman e é um batmóvel perfeito.

Unknown disse...

Só uma duvida.
o carro sera universal, certo? Então vai sera o mesmo pra oval, indianapolis e rua?
+ isso imclui o kit aero dinamico ou cada tipo de pista tera seu kit?

marcos disse...

o william kd seu site cara? bom, pra sair por ai falando q o site eh ruim vc deve ter um baita site posta o link ai pra nos dai vamos todos parar de vim nesse e vamos para o seu, pensa quantas visitas vc nao vai ganhar

Fabio Henrique disse...

Sim Lucas, o carro será para todos os tipos de pista, mas com certeza o kit para ovais será diferente daquele usado em mistos.

Josele Garza disse...

Eu iria dizer que, pra mim, eu gostei mais do Lola e a Dallara seria segunda opção. Mas ao ler os comentários e o que o Natanael colocou postando aí me fez lembrar bem: a IRL com certeza baniu a Lola porque ela representa a extinta Champ Car, e como tal, a categoria quer eliminar essa influência mesmo. Mas também foi uma boa a volta dos motores turbo na minha opinião. Agora resta saber como é que esse novo carro se comportará na pista, porque é ali que vai ser determinante mesmo para o sucesso ou fracasso da investida.

Anônimo disse...

[[Anonimo-RJ]]

Jackson e Fábio...voces acham que este carro da Dallara terá espaço suficiente para patrocinadores na carenagem?
Eu acredito que não...acho que os modelos da Lola e o último da Swift (demonstrado em um recente post daqui...tambem achei esse carro bonito) é que tinham tal espaço

Forte abraço

Fabio Henrique disse...

Josele, a Dallara foi escolhida não apenas por estar há vários anos na IRL, mas também porque eles estão construindo uma fábrica em Indianápolis que vai gerar emprego para 80 pessoas. Acho que isso diz alguma coisa a mais não?

Jackson Lincoln Lopes disse...

Anonimo, não gostei do carro. Preferia a proposta da Lola ou aquele modelo cor vinho da Dallara. Claro, que o carro concebido deverá ser melhor que o rascunho, até porque, pode-se fazer melhoras durante a fabricação. Mas, acho que o espaço para patrocinadores é o suficiente em qualquer carro de formula. Eles tem é que acharem um pacote televiso para expor os carros, isso sim e não ficar em uma TV fechada como a Versus. É a mesma coisa aqui no Brasil. Algumas corridas pela Band aberta outras pelo Bandsports.

Josele, depois você diz que pego no seu pé. Mas, no post que fiz do novato do ano, você me detonou falando de conspiração. Agora você crê? Ou seja, é só a hora que o senhor deseja que existe conspiração?

Fabio Henrique disse...

[[Anonimo-RJ]]

Eu acho que o espaço é sulficiente sim. Eu também gostei mais do Lola, mas o Dallara não chega a ser ruim não, acredito que eles farão um bom carro, só gostaria que modificassem um pouco essa lateral meio estranha, o que não é difícil pois da prancheta para o modelo real sempre mudam alguma coisa.

Há um tempo atrás falaram de uma idéia de aplicar uma espécie de "luminoso digital" nas laterais do carro para divulgar os patrocinadores. Ainda bem que não passou de marketing, assim como a aberração do Delta Wing..

Abraço!

Josele Garza disse...

Não é, né Jackson??? Você fala que eu crio teorias de conspiração, mas você criou as suas todo mundo tem que concordar, como foi o exemplo do Rookie de Indianápolis. Fala logo que achou polêmica a escolha porque você não gosta da Simona de Silvestro então. Fica até mais coerente pra todo mundo. Pelo menos não era eu que vinha com papo de I´m NOT Indy quando a cisão ainda tava em pé. É que a incorporação não aconteceu do modo como muitos queriam então fica essa pegação no pé de quem critica a extinta Champ Car até hoje...

Anônimo disse...

UP !

JOEL MENDES JUNIOR disse...

Olá Jackson,Primeiramente parabéns novamente pelo site, não canso de agradecer. Todos os dias entro por aqui e dou uma checada legal. Não ligue para esses babacas que não tem nada para fazer da vida. Lembre-me de dar um adesivo final do ano do Blog da indy, irei colocar no meu capacete pra correr as 500 GV! Mas vamos ao que interessa. Pow de primeira mão fiquei chateado com o carro. Mas depois de uns 5 min me acostumei meramente com a idéia. O carro vermelho olhado de frente me parece o mais simetrico comparado com os atuais, pois na imagem nao aparecem a traseira e o ângulo da asa traseira em relaçao aos pneus e o monocock do mesmo. Pelo visto os brasileiros não gostaram do novo carro. Vamos fazer uma manifestação para a irl e pedir alteração do projeto? assinamos com o RG de cada um.

Fabio Henrique disse...

Josele, como você vomita asneiras sem saber de nada. O Jackson não gosta da Simona? Porque será então que pegou uma assinatura dela na SP Indy 300 e inclusive ganhou um abraço da mesma?

De onde você tira essas besteiras? Pare de ser radical rapaz, pare de ver só o preto e o branco..

E digo mais, o automobilismo não é apenas o que você vê na televisão, pode ter certeza que muita gente que você considera do "eixo do bem" é mais "sangue ruim" do que muitas pessoas que você condena.

Fabio Henrique disse...

Joel, você também anda de kart? Vai fazer mesmo as 500 Milhas da GV? É um sonho que sempre tive, já acompanhei bastante o ambiente das 500 Milhas (quem fazia meus motores era o Italiano da Granja).

O dia que eu estiver em SP vamos nos encontrar na Aldeia ou na Granja, muito bom saber que mais companheiros do kart apreciam nosso blog!

Abraços

Zanfa disse...

Axei o carro fei,o mas a ideia interessante. E alguem sabe como funcionara o dispositivo anti-decolagem?

Em tempo...o Jackson e o outro rapaz que mantem o blog estão de parabens. sempre venho aki conferir as noticias da Indy. não liguem para criticas..
um abraço.

leonardo-pe disse...

a monotomia vai continuar na INDY.e este q vos fala cada vez q ve no you tu be,as corridas de 1994,sente mais saudade ainda.fazer o q?só torcer para q esse"novo"chassi de certo.

JOEL MENDES JUNIOR disse...

Fabio Henrique. Sim, ja vou pra minha 3a edição, peguei podio em 2008 até! ano passado coloquei o kart em segundo, mas chegamos em 8, erro no pit.
Nao só de kart. Já andei de protótipo, sprint car, midget e super modified no Texas. Esses ultimos 2 anos to bem parado devido a faculdade, mais assim que me formar, quero ir retornando. Vamos combinar sim, me adiciona no orkut ou no twitter, vamos nos falando, final do ano correrei la na granja! jantamos um dia la. Um abraço

Anônimo disse...

òtima escolha...

gforce disse...

Com certeza a escolha foi muito melhor que o Delta Geringonça. Acho também que os detalhes "HotWells" do carro, tipo aquela barbatana em cima da tampa do motor, não serão adotados mesmo porquê as equipes vão desenvolver o chassi e pode haver variações na aerodinâmica do carro.

Diego Silva disse...

É um belo chassi, de fato. Mas o que me decepcionou um pouco é que será novamente uma única marca, e não multimarca. Acho que o Josele Garza tem razão ao dizer que a direção da IRL não ter escolhido a Lola como chassi, pois ela representa a saudosa CART/ChampCar e, como ele mesmo disse, querem eliminar qualquer vestígio da extinta categoria. E ainda se fala em "reunificação".

Rodrigo Barros - Wise disse...

De ínicio é bem impactante, mas se é para o bem e maior competitividade da categoria, está aprovado.

Anderson Ramos disse...

Oi Jackson, eu preferia na epoca da Cart, outros fabricantes tinha que participar e estimular as brigas de pista, eu acho que assim vai continuar como está. Como na F1, um fabricante só de pneus é um erro.
E acho também que a IRL ou Indy deveria mudar metade deste pilotos do GRID, o turminha pé de bregue, salvo os pilotos de 3 ou 4 equipes grandes.
Abraço.

Anderson Ramos

Diogo Yoshida disse...

credo....deviam ter escolhido os Lola ...aff,....indy soh faz cagada....q pena...

Alexandre Lourenço disse...

Eu estou ansioso para ver os testes na pistas com o carro recém fabricado , qual piloto fará os primeiros testes?
Eu sinceramente também gostaria que a IRL mantivesse os atuais escapamentos que tem um som fantástico, imaginem eles trabalhando com os motores turbos, eitaaaa!!!!!

Alexanre Lourenço disse...

Se o chassi da Indy tivesse sido escolhido pelo " POLVO" da copa, quem vc acha que teria ganho entre as 4 candidatas?

Anderson disse...

Gente... temos que pensar nos custos também, não só no que fica mais "legal". Se grande parte das equipes está passando dificuldades financeiras, isso vai piorar se a categoria passar a ser multimarcas em questao de pneus, chassis, motores e etc.... Havendo competição entre marcas o custo vai as alturas e a categoria vai falir. E se houver regulamento congelando o desenvolvimento e nivelando todas as marcas, vai dar na mesma que ter uma marca só.

Leandro Coelho disse...

Anderson, vc matou a charada. O importante são os custos. Qdo há concorrência de equipamentos cada fornecedora (de pneus, motor, chassis) investe mais e mais para ganhar de sua adversária, e quem paga essa conta são as equipes. Um pacote "mono" exige menos verba das equipes, permitindo mais interessados em alinhar no grid - exatamente o que a Indy precisa.
Gostei da escolha da categoria e vamos torcer para tudo dar certo com a Dallara.
Um abraço a todos,
Leandro Coelho

rla disse...

Pelo Jeito não há uma definição definitiva de como será a lateral do chassi (0s baús laterais). No caso do modelo azul eles são mais afunilados na parte traseira, enquanto no modelo vermelho ele é mais largo na mesma área. Prefiro o modelo vermelho que é na verdade o chassi vinho indicado pela Dallara quando no começo da concorrência...

Anderson disse...

E ainda parece que eles pensaram nos fãs que queriam multimarcas sem esquecer dos custos, já que cada equipe poderá ter seu kit aerodinâmico. Isso vai deixar os carros diferentes, o que já é bom. Com o passar do tempo e quando a categoria for se restabelecendo, pode pintar um outro projeto pra ser realmente multimarcas, mas isso é a longo prazo.

Tiago Angelim disse...

Acompanho corridas da indy desde 1994 torci muito para que o chassi da lola fosse escolhido pois seria como a volta dos tempos da cart adimito que quase chorei de desgosto quando vi o chassi escolhido ainda mas que a propria dallara tinha um outro modelo bem melhor que o escolhido. Bem tomara que este seja apenas um rascunho e que mudem principalmente o compartimento dos radiadores que esta muito recuado lembrando um carro da brabham dos anos 80. Na minha opiniao se aumentaren o compartimento dos radiadores melhoraria o visual do carro , a area para patrocinio e diminuiria uma provavel area de turbulencia que acredito que ira se gerar logo apos os pneus dianteiros.

chap car disse...

Eles podiam já mudar o padrão aerodinâmico dos atuais Dallara, já ensaiando para a troca em 2012. Esses atuais carangos são muito feios e pelo menos alguma coisa do tipo mudar as asas traseira e dianteira e o formato das entradas de ar laterais podia ser feita...

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics