O dia 28 de julho é marcante para o automobilismo brasileiro, principalmente na Fórmula Indy. Há exatos 25 anos, o piloto Emerson Fittipaldi conquistava sua primeira vitória na categoria norte-americana e conseqüentemente, a primeira vitória brasileira na categoria.
Emerson que estreou na categoria no ano anterior, mas não tinha feito uma temporada completa, vinha conquistando vários pódios em seu segundo ano de Fórmula Indy.
A corrida seria no dia 21 de julho, mas durante aquele final de semana, ocorreram muitos acidentes durantes as sessões de treinos, devido a problemas nos pneus. Os compostos da Goodyear estavam dechapando, já que a parede do pneu não estava oferencedo a resistência necessária para a altas velocidades obtidas neste oval de duas milhas. A direção da Fórmula Indy, junto com a Goodyear e os responsáveis pelo Michigan International Speedway, decidiram adiar a corrida em uma semana. A Goodyear, única fornecedora de pneus na época, resolveu então utilizar os compostos que levou para Michigan em 1984. Devido a este adiamento, a NBC que era a principal responsável pela transmissão da categoria nos Estados Unidos, não transmitiu a corrida para o país.
Na corrida, Emerson saiu da 19ª colocação para assumir a ponta depois de exatas 400 milhas disputadas, na volta 201, ficando nesta posição por apenas nove voltas. Após a última para reabastecimento, o piloto brasileiro assumiu a liderança na volta 232 para não mais perder.
A conturbada 500 milhas foi disputada em 250 voltas, sendo que em 104 passagens na linha de chegada, a bandeira amarela estava sendo agitada pelo diretor de prova. Apenas oito pilotos completaram a prova, além de Emerson. Junto com o brasileiro que defendia a equipe Patrick Racing, estavam no pódio Al Unser da equipe Penske que chegou em segundo e Tom Sneva da Eagle All American Racers.
Veja metade da última volta da Michigan 500 de 1984
Esta foi a 16ª corrida apenas que Emerson Fittipaldi havia disputado até então. Depois disso, o brasileiro ganhou mais 21 corridas, sendo a última delas em Nazareth 1995, pela equipe Penske.
Além destas 22 vitórias de Emerson, os pilotos brasileiros conquistaram mais oitenta vitórias brasileiras na Fórmula Indy (somando IndyCar Series e ChampCar Series). Hélio Castroneves é o maior vencedor, com 23 conquistas.

13 comentários:
Na época dele tinha um monte de "barbeiros" que faziam de tudo nas pistas e isso, se dizia na época, era parte do "show". Me lembro do Roberto Guerreiro, do Teo Fabi, do Al Unser Jr., do Michael Andretti (que bateu no Emerson no pit lane de Long Beach em 1991)fazendo coisas horrorosas nas corridas. Nem por isso o pessoal recebia "Drive thru" ou mesmo eram suspensos de uma corrida pra outra. Repito - o pessoal anda meio quieto nos boxes da Penske, enquanto na F1 a vigarice do Alonso tá redendo de montão, na Indy tá tudo silencioso - Isso é muito estranho, não acham???
A corrida foi em 1985...
Incrível como ao lado da reta oposta do Michigan International Speedway havia só mato em 1985, como se vê no vídeo. Hoje em dia está bem mais urbanizado e há vários lances de arquibancada que começam próximo ao final da reta oposta e se fundem as arquibancadas principais, na linha de chegada.
Naquela época as notícias que chegavam da Fórmula Indy aqui no Brasil eram muito esporádicas. Lembro dessa história dos acidentes que forçaram o adiamento da prova. Na época a revista Placar publicou um texto de poucas linhas sobre o fato, onde o Emerson elogiava a decisão da direção da CART e que corria numa categoria onde a segurança dos pilotos era prioridade.
Sobre o resultado da corrida, acho que não fiquei sabendo imediatamente. Só algum tempo depois quando a Band passou a transmitir as corridas da categoria, justamente por causa da vitória do Emerson em Michigan.
Lembro de ter assistido o final da prova de Elkhart Lake pela Band uma semana depois e a largada em Sanair (quando o Emerson bateu no AJ Foyt na volta de apresentação), algumas semanas depois e só então soube da vitória do Emerson em Michigan. A minha TV era preto e branco e eu ficava tentando adivinhar as cores dos carros imaginando como eles realmente seriam.
A impressão que tive na época foi que os carros da Fórmula Indy (que era como a Band passou a chamar a categoria) eram bem mais encorpados que os Fórmula 1, que eram mais magrinhos e com aerodinâmica mais refinada.
o g-force deve ter o ânus na boca pra falar uma merda sem tamanho comparando erros de caras como teo fabi, al unser jr, roberto guerrero e michael andretti com as cagadas da duno, mutoh, danica e marco!
Sou mais velho que você e me lembro que o Guerreiro rodou numa volta de apresentação em Indianápolis. O Teo Fabi e o Unser Jr. eram assíduos freqüentadores do muro, sendo este último tinha o apelido de "vaca brava". O nosso Andretti, o Edgar de Mello Filho que comentava e até narrou corridas na Band nos anos 80, dizia que ele tinha momentos de "Mansell". Portanto, educação é uma coisa boa, basta apenas comentar e mostrar opinião contrária e não partir para ofensa pessoal...
E outra a comparação não foi com a Milka Muro e o Staton Barret... Eram malucos, mas eram bons... e mais uma vez, repito, vê se melhora a educação
Mas "vaca brava" não era o Tracy??
Eu gostava do Michigan Internation Speedway com aqueles muros velhos e amarelados com marcas de acidentes (como aparece no jogo Indycar II) e sem tantas grades assim. Acho que soava mais natural, mas enfim, em nome da segurança e da estética foi necessário mudar isso tudo.
Aí em 98 pintaram pela primeira vez os muros de branco, e em 99, após o acidente do Adrian em 98, colocaram grades altíssimas e por toda a extensão da pista.
Foi nessa corrida também que o Danny Ongais conseguiu subir em cima de outro carro na reta oposta durante bandeira amarela, e aí saiu rolando até a entrada da curva 4. Sempre ele, sempre ele Danny Ongais.
Gostaria que Michigan voltasse ao calendário.
Será possível?
Jaime, me lembro da Revista "Grid" dos anos 80, precisamente 89 ano da conquista do Emerson na Indy, de uma vitória do Unser Jr. em Long Beach em que esse apelido foi citado. Pode ser que a revista errou, mas foi pra ele. Com o passar do tempo ele foi ficando mais calminho e aí pararam de falar assim dele.
Em relação a Michigan, eu tenho gravado no Real Player a corrida de 2000 quando o Montoya e o Andretti protagonizaram o maior duelo que eu já vi na minha vida. Uma luta fantástica de grande arrojo e habilidade com aqueles carros lindíssimos (Montoya com um Lola-Toyota e o Michael com um Lola-Ford). Quem venceu foi o Montoya numa chegada espetacular... É só procurar no Youtube!!!
EU NÃO ME LEMBRO QUASE DE FORMULA INDY. ME LEMBRO BEM DA FORMULA 1 DE 1972, 74 E DE 1978 AATÉ A MORTE DO SENNA EM 94. VÍ GRANDES PILOTAÇOS DAQUELA ÉPOCA!. ESSE MERDA DESSE SCHUMACHER GANHOU ESSE MONTÃO DE TITULOS PORQUE TINHA UM ÓTIMO CARRO E TAMBÉM NAO TINHA CONCORRENTE A ALTURA. ELE É BOM, MAS, SEM CONCORRENTE E AINDA SENDO AJUDADO, AÍ FICOU MAMÃO COM AÇÚCAR PARA ELE. AGORA COM ESSE CARRO MERDA, SÓ ANDA ATRÁS ATÉ DO PÉ DE CHINELO DO RUBINHO !.
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