Fórmula Indy anuncia planos para o novo motor da categoria.

Honda continua como fornecedora de propulsores ao longo desta década.

Neste sábado a Fórmula Indy anunciou os planos para o novo motor do carro da categoria, além do prolongamento do contrato da marca japonesa. A Honda fornece motores para a categoria desde 2003, passando a ser única fornecedora de propulsores da Fórmula Indy em 2006. Para a temporada 2011, a Honda continua com o atual motor Honda Indy V-8. Na temporada 2012, quando estreará o novo carro da categoria, a Honda irá construir um motor bi - turbo de 2.4 litros V6. Os motores Honda terão um custo de 40% reduzido em relação aos atuais propulsores fornecidos pela companhia nipônica.

Isto faz parte do desafio que a Honda buscava quando passou a fornecer motores para todos os competidores da Indy. “Em tempos difíceis, nosso compromisso com este tipo de corrida na América nunca vacilou. Com este anuncio de hoje, temos o prazer de reafirmar este compromisso e estamos estendendo-o nesta atual década”, disse Erick Berkman, presidente da HPD, um segmento da Honda nos Estados Unidos.

Um dos parceiros da Honda é a Ilmor Engineering que continuará a preparar e retificar os motores utilizados por todas as equipes durante a temporada 2010 da Fórmula Indy.

Foto: Jackson Lincoln Lopes
Carro de Takuma Sato durante a São Paulo Indy 300 com o motor Honda Indy V-8 a mostra.

Desde 1994, a Honda compete no automobilismo norte-americano quando estreou na CART e permaneceu na categoria por mais oito anos. A Honda registra 170 vitórias, sendo sete delas nas 500 milhas de Indianápolis.

De abril de 2007 até agosto de 2009, mais de 40 pilotos completaram todas as provas da Fórmula Indy sem a perda de um único motor Honda, o que daria uma distancia percorrida de 394 mil quilômetros de extensão. Para representar a confiabilidade dos motores Honda, esta distancia é mais longa que uma viagem da Terra até à Lua.

13 comentários:

Anônimo disse...

Existe a possibilidade da entrada de outros fornecedores de motor para 2012 ou já ficou acertado que será somente a Honda???

Anônimo disse...

A Honda é apenas a primeira a se manifestar, não foi dito q serão os unicos.
Agora, eu acho q a direção da Indy é quem tinha q ir atras pra trazer mais montadoras...

Jackson Lincoln Lopes disse...

No texto está bem claro que não está dito que serão os únicos.

Anônimo disse...

Jackson e amigos, eu me lembro que a Ilmor, de propriedade do Roger Penske, estaria fabricando os motores Honda nos anos de 2002 e 2003 na transição da marca da Champ Car para a IRL. Essa situação continuar?

anonimus disse...

Putz, foi mal, não li o texto todo... agora eu vi que sim!!! Desculpe nossa falha!!!

Anônimo disse...

É mesmo, depois eu vi na manchete do Grande Prêmio que estava "A primeira", indicando que outros fornecedores poderão aparecer até 2012.

Alexandre Lourenço disse...

Vamos dar nossa opinião sobre quem será a outra ou as outras fabricantes que irão disputar com a Honda.Eu acho que a Ford volta , por que ela praticamente permaneceu durante toda a época da CART e Champ car.

Andre disse...

~Eu não acho que a GM nem a ford voltam, pois as duas sofreram muito com a crise de 2008. è provaval que apareca marcas européias para os motores

leonardo-pe disse...

e seria otimo Alexandre Lourenço q a FORD voltasse.ou a cosworth.só um motor,não dá nessa INDY!

leonardo-pe disse...

qual foi a equipe q a Honda estreiou na INDY de 1994?

Anônimo disse...

GF Racing

Anônimo disse...

Se não me engano a equipe que estreou o motor Honda em 1994 foi a Rahal e os resultados foram desastrosos, com a equipe quase ficando de fora da Indy 500. Eles só correram a Indy 500 porque a Penske emprestou uns carros reservas com motor Ilmor. Tinha também a equipe Comptech que aparecia em algumas provas com o Parker Johnstone.

Mas lembro de algumas corridas transmitidas pela Band em 1986 ou 1987 em que o carro do Geoff Brabham corria com motor Judd e dizia-se que aquele motor era Honda ou se tornaria Honda em breve. Certamente não foi o que acabou acontecendo.

anãonimus disse...

Me lembro que a Honda correu nos anos 80 sim... O Roberto Pupo Moreno correu com carros march da equipe Galles e tinham motores honda (pelo menos na carenagem tinha lá escrito "powered by honda"). Quanto a esse negócio de monomarca, não fico muito preocupado já que nos anos 70 e 80 a Ford-Cosworth dominou os campeonatos da F1 e F Indy - esta última pelo menos em meados dos anos 80 até aparecer o concorrente que foi o motor Chevy. O negócio é competição equilibrada, que no caso da Indy nos últimos anos, a coisa deu uma degringolada, principalmente em relação ao poderio da Penske e Ganassi frente às demais equipes, mesmo com carros e chassis iguais.

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics