Por Jackson Lincoln e Fábio Henrique
A grande novidade do calendário 2011 da Fórmula Indy sofreu alterações de seu planejamento inicial. A pista de Baltimore, localizada no estado norte-americano de Maryland teve alterações ao longo de seu percurso.
O circuito foi desenhado por Martyn Thake, responsável pelos projetos das pistas que a Fórmula Indy corre em três continentes diferentes. O bi-campeão da CART e duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Al Unser Jr será um dos consultores da corrida.
Martyn Thake diz que os melhores pontos da pista inicial foram mantidos. “Estamos animados com as melhorias que fizemos no layout da pista, preservando os melhores aspectos do circuito original. Isso será não apenas um circuito de corrida emocionante, mas uma tremenda pista para a corrida”, comentou o projetista do circuito de rua de Baltimore.
A principal alteração foi a nova localização do pit-lane, a pista circundará o Oriole Park e abrirá muitas oportunidades para os fãs se acomodarem naquela área. Duas novas curvas foram adicionadas na rua Conway para diminuir a velocidade dos carros na aproximação dos pits, o que criará uma emoção adicional para os fãs observando as áreas de hospitalidade no centro de convenções. O novo layout também mostra uma reconfiguração nas curvas 10 e 11 uma vez que as curvas apertadas de antes ficaram mais rápidas, acompanhando o S que volta para a rua Pratt.
Estas modificações não só vão melhorar o espetáculo, mas também o conforto dos convidados e patrocinadores que ficarem na área VIP da corrida. “Estamos otimistas tendo um dos únicos paddocks cobertos da categoria no ano que vem. O nível mais baixo do centro de convenções de Baltiome oferece um grande espaço aberto para as equipes mexerem nos carros durante o fim de semana e os paddocks cobertos proporcionarão aos fãs a oportunidade de ver essa atração tão popular no conforto do ar condicionado”, comentou Jay Davidson, presidente do evento a ser realizado em Baltimore.
Além da mudança na pista, a corrida também ganhou uma nova data. Inicialmente a etapa seria realizada no dia 7 de agosto, mas em função de um feriado local, os organizadores do evento conseguiram a alteração do dia da corrida para 4 de setembro de 2011.
Esta alteração de data da prova foi motivo de festa para a prefeita da cidade. “Estamos empolgados em estarmos aptos a colocar no calendário o grande premio inaugural de Baltimore para o fim de semana que originalmente queríamos. Nós sempre planejamos o ter como destino de nossos mercados o Grande Prêmio de Baltimore e esperamos que os fãs da região e do mundo todo viagem para a corrida. Tendo o dia do trabalho no fim de semana, fica muito mais fácil para os fãs traçarem planos de uma viagem para assistir ao nosso pacote de três dias do festival da velocidade no centro de Baltimore”, disse Stephanie Rawlings-Blake.


7 comentários:
Na minha opinião o traçado anterior proporciona mais ptos de ultrapassagem.
Concordo com o Marco.
Mas o atual ainda tem bastante, deve ser uma corrida bem legal.
Mas o q eu quero mesmo é 2012!!!!!
Sei lá, vai depender da pista não ter muitas ondulações nos pontos de freada e ter largura suficiente para os carros emparelharem. Se resolverem isso acho que a corrida promete.
Quais as pistas que vão sair do calendário??
Essa pista tem quantos quilômetros?
Pra mim quase todas as pistas de rua são iguais, Monaco, Pau e Surfers são as unicas que recebem grandes categorias que são bem diferentes. Achei essa pista simples, pouco desafiadora, mas parece ser boa para o publico, grande porque tem mais de 4,5km e com bons pontos de ultrapassagem, deve ser um bom espetáculo.
Esta temporada as corridas de rua tem provado ser bem interessantes, muito disputadas e cheias de ultrapassagens, o que é estranho, pois circuitos de rua tem tendencia de não facilitar ultrapassagem. Mas isso aqui é Indy, e não F1.
Postar um comentário