Empresa japonesa é a única fornecedora de propulsores para a Indy desde 2006.
Na semana passada, a Fórmula Indy apresentou os planos para o novo motor da categoria. A empresa japonesa irá construir um motor bi - turbo de 2.4 litros V6. Os motores Honda terão um custo de 40% reduzido em relação aos atuais propulsores fornecidos pela companhia nipônica.
"Competição é o que queremos, está em nosso DNA. Não temos visto ninguém disposto a entrar nessa, mas estamos esperando que alguém entre. Qualquer um pode competir. O que está prevenindo eles de entrarem nesta disputa?", disse Erik Berkman, presidente da Honda Performance Development (HPD), um segmento de competições da Honda.
Foto: Chris Jones
Eric acha que é tarde começar um projeto de motores para 2012 a partir do zero. “Se a companhia não está bem sobre o seu processo de design agora, você não pode lançar um produto rentável para 2012. Se a companhia tem um produto funcional capaz de gerar 750 cavalos de potencia em outra categoria, então nós talvez já saibamos disso. Estamos operando com a hipótese de que pode não haver competição em 2012. Estamos nos preparado para sermos os únicos fornecedores. Se uma única fornecedora muda a competição em certo ponto, então temos feito algum investimento para isso no geral”, finalizou.
A Honda entrou no automobilismo norte-americano em 1994 e venceu seu primeiro campeonato em 1996. Nos cinco anos seguintes, a equipe venceu mais cinco campeonatos, todos com as equipes Chip Ganassi e Penske, sempre tendo mais de uma rival. Em 2004, a Honda venceu seu sétimo campeonato na Indy e o repetiu no ano seguinte, ambos na equipe Andretti Green Racing, tendo outras duas fornecedoras de motores como rivais. A partir de 2006, a Honda venceu os campeonatos sendo a única fabricante de propulsores.

22 comentários:
A Indy precisa de mais fabricantes de motores, não pode continuar assim. O problema é a crise econômica, que praticamente matou as companhias norte-americanas, não anima o setor.
A solução seriam as montadoras européias. Mas pelo menos, o turbo retornará.
Eu acho que pra 2012 não veremos uma disputa de motores mesmo por que ainda as empresas estão sentindo os efeitos da crise e tambem por que se houver alguma outra interessada em competir com a Honda , ela deve esperar pra ver o primeiro ano pra ver como esses carros da Dallara irão se comportar.Minha aposta com certeza vai pra Ford como ja disse antes, não vamos nos esquecer de que ela ficou na Champ car até o fim.
eu torcia muito pra as equipes com motor chevrolet porque eu tinha uma Ipanema 1.8
Eu não preocupo muito com isso não... Na verdade a categoria tenderia a ser mais desigual. Apenas os que teriam os melhores motores é que poderiam vencer. Pra mim automobilismo bom é aquele que tem equilíbrio entre as equipes e a Indy, por mais que a Ganasse e a Penske controlem tudo, mostra isso melhor que a famigerada F1. Acho que o pessoal de trás não chega não é só por equipamento ruim não, também são "braçudos" incompetentes até porque o chassi é igual e o motor também. A prova disso é o Justin Wilson (em 2009 em Watkins Glen) e o Ryan Hunter Ray (este anos em Long Beach) que ganharam corridas mesmo com o domínio das duas principais equipes.
Se houver a entrada de alguma outra fornecedoras de motores, q seja de fora dos EUA, poderá trazer junto mais alguma etapa?
Penso ser muito difícil uma marca que não seja japonesa (Toyota) ou norte-americana (Ford-Cosworth) entrar na categoria.
Quando a ChampCar disse que iria realizar uma prova na Coreia do Sul em 2004, eu imaginava uma possível chegada da Hyundai.
Não acredito em uma montadora europeria na categoria. Mas, seria fantástico.
A questão de montadoras européias, acredito eu, que seje praticamente impossível. Porque além da crise, as principais montadoras investem ou na F-1 (como a Fiat), ou então em categorias de turismo.
Se for pra ter uma montadora européia, quaias seriam as candidatas na opnião de vocês?
Luiz, eu não acredito também que alguma montadora européia tenha interesse na Indy.
Há uns tempos atrás divulgaram um possível interesse da Audi e da Fiat através da Alfa Romeo, que já tem certa história na Indy.
Até uma foto bizarra de um chassi Eagle dos anos 90, com a pintura atual da Penske e o logotipo da Audi na carenagem do motor, vazou pela Internet no começo do ano..
Se fosse para apostar, eu apostaria na Audi. Eles disseram que não têm interesse na Fórmula 1, com o seu atual formato. A Indy talvez seja uma boa opção se eles quiserem expandir as suas operações além de Le Mans e do DTM. Ainda mais que a Audi possui vasta experiência com motores turbo, mas nunca esteve envolvido com alguma categoria de fórmula top de linha.
Eu sinceramente continuo achando interessante uma briga de motores na Indy, quanto mais opções de motores melhor, quem sabe a Audi a Lotus que ja se envolve com a KV entre nessa.E outras que ja se aventuraram na Indy retornem.
Como disse um dos anônimos aí de cima, a existencia de mais de um motor só tende a tornar a disputa desigual. É até interessante ter motores e chassis que se dão bem em um tipo de pista e mal em outro, mas no geral, torna tudo muito desigual.
Na inha opinião, vale mais ter variedade de chassi, pois é o apelo visual, passa a ter diferenças entre os carros, o que pode acontecer a partir de 2012.
Eu acho que o problema de falta de competitividade do automobilismo moderno, não pode ser solucionado nem com a simples equalização dos motores.. Veja a F1 por exemplo, antigamente tinhamos uma variedade absurda de marcas e motorizações.. Em algumas temporadas corriam carros com motor V8, V12, 12 cilindros boxer, V6 bi-turbo, 4 cilindros turbo, V8 turbo, todos juntos.. E era bem competitiva.. Hoje com tudo equalizado e poucas marcas, o negócio ficou desigual..
Eu acho que o grande problema é a disparidade financeira entre as equipes, parece que antigamente isso não dava tanta diferença assim.. Você via uma estrutura como a Penske, mas equipes muito menores como uma Truesports, Patrick, Green (na época do Villeneuve) e Galles, com condições de bater os "cobrões".
Concordo que hoje em dia a equalização parece ser a alternativa mais simples para igualar um pouco as chances de todos, principalmente nas categorias de base como kart, fórmulas menores e etc..
Mas eu acredito que para a Indy, mais marcas de motores não iriam atrapalhar com a condição de que o regulamento fosse EXTREMAMENTE SEVERO em quesito de igualar os motores..
Vejam a NASCAR, 4 marcas (Chevrolet, Toyota, Dodge e Ford) e não há grande vantagem de nenhuma delas em cima das outras, justamente porque o regulamento é rígido e apesar das equipes com mais grana continuarem tendo mais facilidade para vencer, não é uma categoria onde a regra "quem pode mais chora menos" é tão absurda e "ditatorial" como a F1..
[Anonimo RJ]
Seria legal também ver a Mercedes-Benz como uma nova fornecedora. Embora as Bettenhausen, Hogan e Arciero não tiveram sucesso, Penske e Forsythe tiveram resultados favoráveis, em especial a Penske em 1994.
Na época do domínio dos Cosworth na F1 nos anos 70 e início dos anos 80 o equilíbrio era muito grande. Na Indy aconteceu a mesma coisa nos anos 80. Todo mundo com Ford e muita gente ganhava as corridas e campeonatos. Acho que a diferença está principalmente nos orçamentos das equipes que são extremamente desiguais. Mas no caso da Indy, dá pra sacar uma certa preguiça dos times menores em se reforçaram economicamente sem precisarem dos pilotos.
Gente de talento como o Bruno Junqueira e o Tomas Sheckter, por exemplo, são induzidos a se sentarem em carros capengas, mal acertados e com pouca gente competente por perto para o desenvolvimento dos carros.
É impressionante como o Dan Wheldon caiu de produção depois que ele saiu da Ganassi. Ele senta no mesmo chassi com o mesmo motor do Will Power e toma 1 segundo em todos os circuitos ovais e mistos. A explicação lógica disso é a distância entre as equipes de ponta em relação às outras. Acho que o problema principal não é que o Seu Roger e o Chip Ganassi investem muito, para mim a má vontade das equipes menores é que contribuem pra coisa ficar assim.
má vontade cara, que má vontade?
parece aquele discursinho capitalista que diz que pobre é pobre porque é "vagabundo"...
vá te catar
Não é discurso capitalista não... É apenas constatação da realidade. Uma equipe vencedora tem que saber "mexer os pauzinhos" para trazer dinheiro, nem que seja com pilotos pagantes, para financiar pilotos realmente promissores.
Eu acho que deveria ser como antes, várias marcas, ouvi até boatos de que a Volkswagem e a alfa romeo estavam interessadas em entrar em 2012
acho q deveria ser assim... seroa ótimo para a categoria
Eu acho que seria muito bom que outras marcas também participassem do campeonato, tornando-o assim mais competitivo.
tambem concordo q quanto mais motores a indy ter para a sua categoria(q vem em curva ascendente),melhor!
tem alguma possibilidade da chevolet voltar a fornecer motores para a indy?
não sei Leonardo, mande um e-mail pra o Luciano do Valle, quem sabe ele te responde e vcs não viram bons amigos?
Outro "Anão ni mun" boçal... Com certeza deve ser fã do Galvão... O nosso Jackson podia ver isso... não é mesmo?
pois é aaaaarrrrrrrrrggggghhhhh!
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