Ryan Briscoe larga na frente em Chicagoland Speedway

Piloto da Penske domina sexta-feira em Joliet

Na tarde desta sexta-feira (27) foi realizado o treino classificatório que definiu o grid de largada para o Grande Prêmio de Chicago, 14ª etapa da temporada 2010 da Fórmula Indy. A pole-position ficou com o australiano Ryan Briscoe da equipe Penske, esta foi a terceira pole do piloto na atual temporada, a 11ª da carreira. O principal rival de Briscoe neste treino foi o escocês Dario Franchitti da equipe Chip Ganassi que vai sair ao seu lado na primeira fila em segundo lugar.

Na segunda fila, dois carros da equipe Penske, o líder do campeonato, o australiano Will Power sai em terceiro lugar e Hélio Castroneves na quarta colocação. A terceira fila é toda norte-americana, Marco Andretti do time Andretti Autosport sai em quinto enquanto Graham Rahal da Newman Haas Racing é o sexto. O inglês Dan Wheldon que já venceu duas vezes em Chicago larga em sétimo, seguido de Hideki Mutoh em oitavo. Ryan Hunter Reay é o nono e Takuma Sato o décimo.

Os demais brasileiros tiveram desempenho discretos em Chicagoland. Tony Kanaan foi o 13º, Raphael Matos foi o 18º, Mario Moraes foi o 21º, seguido de Bia Figueiredo na 22ª colocação, Vitor Meira foi o 24º.

Devido ao grande número de carros inscritos para a prova, a direção da Fórmula Indy decidiu alterar o regulamento desportivo da categoria. Anteriormente a sessão classificatória previa quatro voltas cronometradas por cada piloto, mas com 29 carros no grid, o treino ficaria extenso, então, foi diminuída para apenas duas voltas rápidas.

Antes de cada treino classificatório, a organização da categoria realiza um sorteio para ver a ordem em que os pilotos partem para a pista, já que o treino classificatório da Fórmula Indy é realizado solitariamente por cada piloto.

Ryan Briscoe conquista sua 3ª pole-position na temporada.

O vice líder do campeonato da Fórmula Indy, o escocês Dario Franchitti foi o quarto piloto a entrar na pista e liderou esta sessão durante trinta minutos com o tempo de 25s3627. Ryan Briscoe que já havia sido o mais veloz no treino livre pela manhã diminuiu o tempo de Franchitti em 0s1767, conquistando sua terceira pole-position na temporada.

Na noite desta sexta-feira acontece o último treino livre em Chicago onde os pilotos terão poderão fazer os últimos ajustes nos carros para a corrida que acontece neste sábado (28).

O Grande Prêmio de Chicago será disputado em 200 voltas a partir das 21h00 deste sábado. O Portal Terra exibirá a prova a ao vivo e na íntegra, assim como o canal por assinatura Bandsports. A Band iniciará a sua transmissão a partir das 21h20 devido ao horário eleitoral.

Confira o grid para a 14ª etapa da Fórmula Indy em Chicago:

P.

Piloto

Equipe

Tempo

Diferença

Ryan Briscoe

Penske

25s2912

--.----

Dario Franchitti

Chip Ganassi

25s3627

0.1767

Will Power

Penske

25s3731

0.1935

Helio Castroneves

Penske

25s3817

0.2045

Marco Andretti

Andretti Autosport

25s4063

0.2408

Graham Rahal

Newman Haas Racing

25s4133

0.2424

Dan Wheldon

Panther Racing

25s4391

0.2932

Hideki Mutoh

Newman Haas Racing

25s4381

0.3035

Ryan Hunter-Reay

Andretti Autosport

25s4489

0.3217

10º

Takuma Sato

KV Racing Technology

25s4374

0.3297

11º

Ed Carpenter

Vision – Panther Racing

25s4540

0.3566

12º

Danica Patrick

Andretti Autosport

25s4526

0.3759

13º

Tony Kanaan

Andretti Autosport

25s4773

0.4039

14º

Alex Lloyd

Dale Coyne Racing

25s5050

0.4428

15º

Scott Dixon

Chip Ganassi

25s5331

0.4904

16º

Ernesto Viso

KV Racing Technology

25s5447

0.5044

17º

Tomas Scheckter

Conquest Racing

25s5430

0.5322

18º

Raphael Matos

De Ferran Dragon Racing

25s5667

0.5605

19º

Alex Tagliani

FAZZT Race Team

25s5634

0.5760

20º

Bertrand Baguette

Conquest Racing

25s6058

0.6305

21º

Mario Moraes

KV Racing Technology

25s6085

0.6843

22º

Ana Beatriz

Dreyer & Reinbold Racing

25s6381

0.6913

23º

Justin Wilson

Dreyer & Reinbold Racing

25s6405

0.7018

24º

Vitor Meira

A J Foyt Enterprises

25s6751

0.7690

25º

Sarah Fisher

Sarah Fisher Racing

25s6733

0.7716

26º

Milka Duno

Dale Coyne Racing

25s7110

0.8485

27º

Simona de Silvestro

HVM Racing

25s7199

0.8768

28º

Davey Hamilton

De Ferran Dragon Racing

25s7434

0.9194

29º

Jay Howard

Sarah Fisher Racing

25s7948

1.0134


10 comentários:

Rodrigo Barros - Wise disse...

Legal ver a Bia andando na frente do Wilson que é um grande piloto! se bem que o peso deve fazer uma boa diferença...
Muito legal também ver o grid cheio dessa maneira!

Anônimo disse...

Ué, os carros não tem sistema de peso para deixar mais "equilibrado" desde 2008?
De qualquer forma, muito bom o trabalho da Bia. Espero que ela termine bem a corrida amanhã!

Anônimo disse...

Nosso "Brian Riscoe" é um grande piloto em ovais... Parece que aprendeu mais rápido que o nosso Power...
(Já pensaram se o Weber ganha a F1 desse ano e o Power é campeão da Indy??? - que resurgimento da Austrália que desde 1980 não tem um piloto campeão, o último foi Alan Jones)

Anônimo disse...

HORARIO ELEITORAL :evil:

Anônimo disse...

qts pessoas em media visitam esse blog por dia?

Anônimo disse...

visitem http://omundodatvbrasileira.wordpress.com abrem em outra aba pois gosato mt do blog

Anônimo disse...

desse blog

leonardo-pe disse...

legal ver a nossa Bia andando na frente do companheiro de equipe.agora o q surpreendeu,foram,simona em 27o atrás de Milka Duno.parece q o forte dela não é os ovais.outra surpresa foi o scott dixon em 15o!no mais,nda de"anormal"!

Anônimo disse...

Ryan Briscoe é favorito em qq oval... e tem gente q ainda quer ele longe da Penske... Roger sabe muito bem o talento que possui.
Outro que impressiona é Tomas. Um grande talento... Com certeza dará um show nas próximas corridas, mesmo com o limitado carro da Conquest. É um especialista... Corre esporadicamente e já mostrou que melhorou mto o limitadíssimo carro da Conquest, colocando-o no pelotão intermediário.
Ryan e Tomas: 2 especialistas.
Vitória na prova: Ryan Briscoe.

Anônimo disse...

Desempenho, mais uma vez, medíocre do Mario Moraes. Como sempre o pior piloto da KV! E depois, ainda falam que eu só avalio pelo treino... Na corrida, não muda mta coisa...

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics