No fim da tarde desta sexta-feira (01/10), foi realizado o último treino classificatório da Fórmula Indy no ano de 2010. A 17ª etapa do campeonato será realizada no circuito oval de Homestead, em Miami, neste sábado (02/10).
A pole-position ficou com o escocês Dario Franchitti da equipe Chip Ganassi. Esta foi a segunda pole do vice-líder do campeonato neste ano, a primeira foi no GP do Brasil, em São Paulo. Com esta pole, o piloto do carro Nº 10 soma mais um ponto no campeonato e diminui para onze pontos a sua desvantagem em relação ao líder da temporada, o australiano Will Power. Dario Franchitti marcou o tempo de 50s1532 na somatória de suas duas voltas rápidas.
Ainda na primeira fila, mas na segunda colocação, larga o companheiro de Franchitti na Ganassi, o neozelandês Scott Dixon. Abrindo a segunda fila, dois carros da equipe Penske, Will Power em terceiro e Ryan Briscoe na quarta colocação.
A terceira fila é formado por dois pilotos britânicos, Dan Wheldon larga em quinto, seguido de Justin Wilson na sexta posição. O norte-americano Ed Carpenter que retornar a Fórmula Indy nesta prova em Miami ficou com o sétimo lugar e ao seu lado na quarta fila terá Tony Kanaan, melhor brasileiro desta sexta-feira na oitava colocação. O japonês Takuma Sato surpreendeu e larga na nona colocação, com Hélio Castroneves largando ao seu lado, em décimo.
Entre os demais pilotos brasileiros que participaram desta sessão classificatória, destaque para Mario Moraes que fez o 13º tempo. Bia Figueiredo que volta às pistas na Indy foi a 15ª, Vitor Meira o 21º e Raphael Matos na 23ª colocação.
Como foi o treino classificatório:
De acordo com o sorteio realizado em Homestead, o primeiro piloto a marcar tempo nesta sessão classificatório foi o britânico Dan Wheldon. O piloto da Panther cravou suas duas voltas rápidas com o tempo de 50s4499. Após dez carros realizarem seus tempos, entre eles os brasileiros Hélio Castroneves e Mario Moraes, o australiano Ryan Briscoe tirou a pole provisória de Wheldon e baixou a marca do inglês em 0.0536.
O líder do campeonato, Will Power foi o 18º piloto a entrar na pista para marcar suas duas voltas rápidas. Power desbancou a pole provisória de Ryan Briscoe, seu companheiro de Penske em 0.0999. Enquanto isso, Tony Kanaan completou sua classificação e foi o melhor brasileiro desta última sessão classificatória em 2010.
A alegria de Power não durou muito, pois seu rival na luta direta pelo título, o escocês Dario Franchitti da equipe Chip Ganassi cravo 50s1542 e tomou a pole do australiano da Penske.
Para piorar a situação do australiano, Scott Dixon, companheiro de Dario na Ganassi, fechou a classificação à frente de Power e completou a dobradinha do time alvirrubro.
Confira o grid de largada para o Grande Prêmio de Homestead:
P. | Piloto | Piloto | Tempo | Diferença |
1º | Dario Franchitti | Chip Ganassi | 50s1532 | --.---- |
2º | Scott Dixon | Chip Ganassi | 50s2188 | 0.0656 |
3º | Will Power | Penske | 50s2964 | 0.1432 |
4º | Ryan Briscoe | Penske | 50s3963 | 0.2431 |
5º | Dan Wheldon | Panther Racing | 50s4499 | 0.2967 |
6º | Justin Wilson | Dreyer & Reinbold Racing | 50s5221 | 0.3689 |
7º | Ed Carpenter | Vision-Panther Racing | 50s5665 | 0.4133 |
8º | Tony Kanaan | Andretti Autosport | 50s5790 | 0.4258 |
9º | Takuma Sato | KV Racing Technology | 50s5879 | 0.4347 |
10º | Helio Castroneves | Penske | 50s6155 | 0.4623 |
11º | Danica Patrick | Andretti Autosport | 50s6699 | 0.5167 |
12º | Ernesto José Viso | KV Racing Technology | 50s6903 | 0.5371 |
13º | Mario Moraes | KV Racing Technology | 50s7352 | 0.5820 |
14º | Bertrand Baguette | Conquest Racing | 50s7360 | 0.5828 |
15º | Ana Beatriz | Dreyer & Reinbold Racing | 50s7416 | 0.5884 |
16º | Marco Andretti | Andretti Autosport | 50s7456 | 0.5924 |
17º | Sarah Fisher | Sarah Fisher Racing | 50s7521 | 0.5989 |
18º | Graham Rahal | Newman Haas Racing | 50s7623 | 0.6091 |
19º | Alex Tagliani | FAZZT Race Team | 50s7885 | 0.6353 |
20º | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 50s9071 | 0.7539 |
21º | Vitor Meira | A J Foyt Enterprises | 50s9101 | 0.7569 |
22º | Alex Lloyd | Dale Coyne Racing | 51s0496 | 0.8964 |
23º | Raphael Matos | De Ferran Dragon Racing | 51s0820 | 0.9288 |
24º | Sebastian Saavedra | Conquest Racing | 51s0827 | 0.9295 |
25º | Simona de Silvestro | HVM Racing | 51s1613 | 1.0081 |
26º | Hideki Mutoh | Newman Haas Racing | 51s2611 | 1.1079 |
27º | Milka Duno | Dale Coyne Racing | 51s4135 | 1.2603 |
10 comentários:
Vai dar Franchitti
Power deve ir pra briga aberta com Dario. Ele tem que impedir Dario de liderar o maior número de voltas. Briscoe e Dixon serão imporatntes na disputa, afinal estão próximos aos dois e devem servir de escudeiros pra Will e Dario. Bom é esperar amanhã e decifrar todas as táticas nas 200 voltas do GP de Homestead
Será uma corrida tensa... Dixon protegendo Franchitti... a Penske vai ter que se virar nos 30.
Estou na torcida pelo Power por que eu acho que vai ser interessante pra categoria mais um piloto campeão e ele é o destaque desta temporada e surpreendeu a todos até em ovais, depois do acidente do ano passado ele se tornou muito competitivo.
Uma coisa curiosa que me veio na cabeça... Por que na Indy o campeão não usa o número 1. Alguem tem a resposta???
Acho que a Penske vai tentar ganhar com Hélio e Briscoe, como fez nas ultimas corridas, para evitar que o Dario faça muitos pontos a mais que o Will.
O Dixon já usou o número 1 em 2004, eu acho. Acredito que não façam mais isso pois os números tem grande identificação com os pilotos, em alguns casos até pelo patrocínio que tem. O Tony, por exemplo, jamais tiraria o 11 do seu carro de patrocínio da 7-Eleven. Inclusive em 2003 ou 2004, a Andretti Green correu com 2 carros com o mesmo patrocinador, o 7 e o 11.
Vai dar Will Power, e a corrida quem vence é o Hélinho!!!
Nesse treino classificatório do GP Homestead, o que me supreendeu é esse 6º lugar do Justin Wilson, já que ele não consegue se acertar nos ovais. Gostei muito do desempenho do piloto inglês nesse treino.
Sobre a decisão do título, podemos dizer que está 1x0 por Dario Franchitti, mas acredito que a decisão do campeonato será decidido nas últimas curvas de Homestead.
E também gostei muito do desempenho da Bia. Esse 15ºlugar possa dar um pouco de moral e otimismo para a piloto. Então digo, VAMOS LÁ BIA!
Olha...eu apostava tudo no Power, ainda acredito nele...mas o Dixon está muito bem, este é o problema. O Hélio larga muito atrás, claro, são 200 voltas, mas se ele estive ali no Top5 seria bem melhor.
Minha torcida é do Power, ele mercee. Teve muitos problemas em ovais, não por culpa dele.
Quem ganha a prova é o Helinho, e quem leva o título é o Power, na minha modesta opinião.
Postar um comentário