No dia 22 de outubro de 2003, Tony Renna de então 26 anos, faleceu no Indianápolis Motor Speedway após chocar-se violentamente na curva três do circuito oval mais famoso do mundo, às 09h00, horário local.
Esse era o primeiro teste de Renna na equipe Target Chip Ganassi Racing, que havia sido contrato no primeiro dia daquele mês pelo time campeão daquele ano para a temporada 2004. A morte do piloto norte-americano aconteceu durante um teste da Firestone.
Quando assinou com a Ganassi, Renna estava feliz por reencontrar seu velho amigo, o neozelandês Scott Dixon, que foi seu companheiro de equipe por dois anos na equipe PacWest da Indy Lights entre os anos de 1999 e 2000.
Na Indy Lights, categoria de acesso a CART na época, Renna disputou 29 provas entre os anos de 1998 e 2000, vencendo o Grande Prêmio de Michigan em sua temporada de estréia pelo time Mattco Raceworks, terminando a temporada em oitavo lugar, com duas corridas a menos que seus concorrentes.
No ano seguinte, Renna disputou apenas cinco provas na PacWest Racing Group, se juntando ao time a partir da etapa de Milwaukee, local de seu melhor resultado no ano, terceiro lugar.
Renna teria a grande chance de disputar o título da Indy Lights em 2000, já que estava na equipe que seria campeã e disputaria todas as provas pela primeira vez. Mesmo com vários bons resultados, Renna não conseguiu acompanhar o ritmo de Scott Dixon, campeão daquele ano.
Sem disputar provas importantes em 2001, Renna viu a chance de crescer no automobilismo deixando de lado a ambição de correr na CART e rumando para a IRL em 2002, sendo piloto de testes da equipe Kelley Racing.
A oportunidade surgiu nas semanas que antecederam a etapa de Nashville, substituindo em apenas duas provas Al Unser Jr, que decidiu deixar momentaneamente a carreira para se tratar de problemas com o alcoolismo.
Depois de duas boas corridas e um quarto lugar em Michigan, a equipe Kelley conseguiu outro patrocinador e adicionou mais um carro na operação para Renna terminar as últimas quatro etapas de 2002.
O bom desempenho nas primeiras corridas, fez com que a equipe adicionasse mais um carro no time para Renna.
Em 2003, pelo mesmo time, Renna disputou apenas as 500 milhas de Indianápolis, onde concluiu a prova na sétima colocação e foi um dos melhores estreantes no oval que encerraria sua vida cinco meses depois.
7 comentários:
Lamentável, esse garoto poderia estar sendo um forte representante americano na categoria.O acidente dele me lembra também o acidente nos treinos da Indy 500 acho que de 1999 onde ocorreu um acidente fatal que foi a morte de Scot Brayton.
Naquele tempo os carros da IRL eram voadores. Segundo soube o carro de Renna foi parar nas arquibancadas do Indianapolis Motor Speedway e se fosse em dia de corrida teria matado muita gente.
Tony Renna foi involuntariamente responsável pelo encerramento da carreira de Gil de Ferran. Ele abandonou a IRL após uma sucessão de acidentes graves, sendo que um deles foi provocado pelo Tony Renna na penúltima prova de 2002, acho que em Chicagoland. Tony Renna ia a frente de Gil e fez uma manobra brusca, "cortando" o vácuo do carro de Gil fazendo-o ir direto para o muro. Resultado disso foi hospital e a perda da chance de Gil disputar o título da temporada de 2002 na prova final no Texas.
A morte de Tony Renna no ano seguinte foi, segundo li, a gota d´água para Gil encerrar a carreira. Ele estava até pensando em reconsiderar a decisão de parar, mas a morte de Renna, seu vizinho em Miami, o fez confirmar o abandono.
Nesse 22 de outubro de 2003 eu tinha ido para as aulas do Téc. de Informática e fui pro laboratório dar uma olhada nas notícias de corrida no extinto site 'crash.net' quando abri aquela página azul a notícia principal era algo do tipo "Acidente fatal durante testes em Indianápolis, morre Tony Renna".
Eu fui pego de surpresa e tomei um susto quando li a notícia, achei que tinha lido errado... demorei uns minutos pra assimilar a coisa rsrs...
E corre a lenda que o corpo do Tony Renna ficou preso as telas de proteção da curva 3/4...
é verdade, li em alguns sites, até extintos q a morte do Tony Renna foi uma das mais feias do automobilismo mundial.. pura carnificina, por sorte não foi em circustancia de corrida mas infelizmente ele era do mesmo nivel do Scott Dixon na epoca da IndyLights, imagina como ficaria hoje correndo na IRL?
Caro anõnimo acima, essa corrida de Chicagoland que vc se refere , o acidente que envolveu o Gil de Ferran foi causado pelo piloto Al Unser Jr. com o carro da da equipe Kelley racing,a Corteco era o seu sponsor,foi uma falha repentina no motor,inclusive eu tenho essa corrida em vhs aqui comigo.
Sei não... acho que foi o Renna mesmo que cortou a linha de corrida a frente do Gil e ele perdeu sustentação e foi direto para o muro de Chicagoland...
O Gil praticamente a carreira inteira não teve acidentes muito sérios... mas nessa fase final de IRL ele teve dois que assustaram muito.
O Lito Cavalcanti na transmissão da época disse que era o Al Jr. mas ele errou... era o Renna mesmo.
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