Espaço reservado a vocês que estiveram conosco nestes dois anos.
Uma pausa. Vamos tirar “a equipe da corrida” por uma semana. Nestas semanas após o término da temporada, a Fórmula Indy também entra em recesso. Claro, nos bastidores muita coisa está acontecendo, como as primeiras negociações para a temporada 2011.
Poucos nomes confirmados para 2011: Castroneves e Power na Penske, Franchitti e Dixon na Ganassi, Patrick e Andretti na Andretti Autosport, de Silvestro na HVM Racing, Meira na A. J. Foyt, além de Alex Tagliani na FAZZT Race Team. O resto é tudo especulação.
Então, nesta semana, você leitor terá a liberdade de manter os outros leitores informados.
Desde já, agradeço a vocês por estas duas temporadas juntas.
Jackson Lincoln
94 comentários:
A temporada termina com uma grande dúvida: qual será a última corrida da temporada 2011? Randy Bernard quer uma prova em Las Vegas, mas até aqui não achou patrocinador que banque. Se não der certo, deve ser confirmada uma prova em Fontana, na Califórnia. Estou torcendo por Fontana, que já sediou várias decisões de titulos da categoria.
Noticias importantissimas que deveriam ser traduzidas e repassadas aqui no BLOG DA INDY.
http://www.racer.com/tony-cotmans-blog-kitting-out-for-2012/article/180675/
Outra materia importante que o BLOG da INDY deveria traduzir para os fãs, trata do balanço do primeiro ano de Randy Bernard no controle da Indy, sucessos e futuros desafios:
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http://www.indystar.com/article/20101010/SPORTS0107/10100377/1004/SPORTS
Fontana é uma boa opção pra fechar a temporada, na época da CART do fim dos anos 90 já tinha virado tradição fechar o ano lá.
A edição especial no. 282-A de Setembro de 2010 da revista Superinteressante trata das perspectivas da tecnologia para os próximos anos. O título da capa é "TECH - O que vem por aí".
Na sua página 52, na parte referente a esportes, há uma reportagem de quase 1 página inteira tratando do novo carro da Indycar para 2012 em diante.
O artigo, escrito por Giulliana Bianconi informa que a Dallara venceu a concorrência para o fornecimento dos chassis e que eles custarão 70 mil dolares. O carro completo custará 385 mil dolares e será 100 kg mais leve que o atual.
O motor será um Honda turbo V6 de 2,4 litros, cerca de 50 cavalos mais potente que o Honda aspirado V8 de 3,5 litros atual.
Há desenhos mostrando o chassi padrão e as partes que serão customizáveis na carenagem do carro: lateral, asa traseira, tampa do motor e asa dianteira. O artigo conclui que isso aumentará a competitividade e a disputa tecnológica entre as equipes e assim "a Indy está começando a ficar interessante".
Pois podem escrever aí, daqui a 5 anos teremos novamente uma categoria de monoposto consolidada, competitiva e adorada por milhões de amantes do automobilismo, carro novo , vida nova !!!!
Acabei de ler no twitter do Tony que o Justin Wilson e o Hunter Heay também não tem time definido pra 2011,neste final de temporada a Indy esta com uma fila de desempregados de primeira não acham?
Kanaan, Reay, Wilson, Wheldon, Rahal e Scheckter.
6 pilotos que muitas equipes gostariam de contar com seus serviços, nenhuma praticamente exceto Penske e Ganassi podem contratá-los...
É..a categoria ta crescendo que é uma beleza....
Essa história de consolidação levará décadas (sim, no plural). A merda que foi feita foi enorme em 1996. Ninguém mais nem lembra do Tony George, ninguém fez nada a ele. O cara simplesmente destruiu o automobilismo norte-americano e todos pilotos, patrocinadores, equipes bateram palmas para ele até 2009.
Alexandre, a ChampCar fez um carro novo em 2007, faliu um ano depois...a IndyCar está copiando muitas coisas da ChampCar, aliás, quase tudo. Tomara que não copie o destino também.
A Indycar consolidada e forte passa também por uma eventual queda de popularidade da Nascar. Reparem: os carros da categoria de stock car dos EUA são repletos de patrocinadores e marcas. Nda Indy, o que estamos vendo é gente caindo fora e falta de interessados em investir...
A boa notícia é que a própria Nascar começa a ficar chata. Jimmie Johnson, tetracampeão da categoria, caminha para conquistar o seu quinto título!!! Deve igualar Schumacher com cinco conquistas consecutivas neste 2010.
Aceito que o Tony George foi radical e mesquinho lá em 1996. Não precisava, não tinha necessidade nenhuma aquela ruptura. Porém, a partir de um certo ponto a CHAMP CAR começou a migrar para mistos e rua e esquecer completamente os ovais. Isso só valorizou a atitude de Tony e sua IRL. Sem contar que a Indy sem muitos ovais não era legal, Indy lotada de ovais é legal, um equilibrio é melhor ainda, e só falta hoje trazer os classicos de volta como LAGUNA SECA e ROAD AMERICA.
Sou muito otimista para o que virá ainda pela frente, li materia no site da APEX BRASIL, sobre os milhões que foram negociados e o sucesso nos investimentos na Indy. A relação dela com o Brasil estreitou-se muito e isso será muito excelente caso Santa maria construa de fato um oval lá. Quem sabe duas provas aqui no brasil da Indy, e um em um oval de verdade?
Evidentemente que ainda estamos vendo o engatinhar da reunificação, e os efeitos poderão ser mais sentidos por volta de 2014, 2015 ou mesmo 2016. Mas não tenho duvida de que a Indy irá renascer muito forte em breve.
Ninguém mais nem lembra do Tony George, ninguém fez nada a ele. O cara simplesmente destruiu o automobilismo norte-americano e todos pilotos, patrocinadores, equipes bateram palmas para ele até 2009.
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E quem gostou das temporadas da IRL, deve apagar elas da memória e dizer que foram ridiculas, Jackson? Respeito sua indignação contra o Tony George, mas as temporadas de 2001 até 2008 foram muito divertidas sim, e para quem curtia muitos ovais, era muito legal mesmo.
Não julgo Tony George esse demonio todo, mas sequer o considero um anjo. Só um empresario que faz cagadas, faz acertos, perde grana, ganha grana... É o tipico sujeito que investe em automobilismo. Mas a ruptura em 1996 foi totalmente inutil, muito inutil.
Anonimo (18h56)
Te digo uma coisa caro...
O caminho que a ChampCar fez, será o mesmo que a IRL fará.
Nos próximos três anos, deveremos ter no máximo umas cinco pistas em ovais. Olhe o publico de Chicago, Kentucky, Homestead, Kansas, Texas.
Anonimo (19h00)
Quando você achar no meu texto que eu disse que as temporadas até 2009 foram ridículas, você terá uma resposta. Não coloque palavras no meu texto, por favor, te peço, não faça isso.
Eu confio no trabalho do Randy Bernard, não acho q o destino será o mesmo.
O cara fez um ótimo trabalho na Professional Bull Riders, o desafio é quase o mesmo ja q a Indy esta praticamente no "zero". Mas tem um lado melhor, a Indy pode ter mais publico q a Bull Riders (acredito). Por isso acho q ele consegue.
O cara ta investindo nas categorias de base, até pilotos da USAC vão ganhar vaga na Lights, quem vence na Lights e na USF2000 ganha um belo cheque pra investir na carreira.
Conseguiu acalmar uma revolta q parecia q ia levar tudo a perder.
Olhando pra tudo isso, da sim pra esperar melhores tempos.
Ja tem Lotus comprometida com a Indy, equipes querendo participar da Indy500 e mais outros eventos em 2011 e possivel full season em 2012, na viagem pra Europa, conversas q eles estimavam q demorassem no maximo 2 horas, demoraram quase 5 pq as montadoras de la ficaram com um certo interesse...
Tem q esperar pra ver... dar um voto de confiança pro cara...
Só sei que o Paul Tracy talvez retorne com força à partir do ano que vem, sendo que ele disse que seus patrocinadores antigos(imaginem, até ele Campeão tem que correr de grana) estão afim de investir na temporada de 2.011. E, além de td é de suma importância pra à Indy que caras como Tracy e Kanaan estejam presente, uma pela força que tem nos EUA e pelos muitos fãs que têm. E os dois serão de muita importância pro desenvolvimento do carro de 2.012... Tracy... tomara que volte. Com certeza...mais emoção
Espero que o Tracy volte pelo menos magrinho, igual ao ano em que foi campeão ,mas é claro que o Tracy magro e sem juízo não vai adiantar muito.
Caro Jackson, não que eu queira desenterrar morto mas só por curiosidade, quanto custava na época o chassi Panoz champ car no primeiro ano?
Eu nem me lembro mais, estou com pena, um baita chassi com apenas um ano de vida indo pro ferro velho.
Tem muito carro confirmado sem piloto (Lotus/KV, por exemplo) e piloto confirmado sem carro (Graham, por duas temporadas por exemplo). Já tiveram anos bem piores. Vai ter muita gente na Indy 500 e nas ultimas corridas do ano pelo menos. Acredito que vamos ter até mais carros que esse ano. Muita gente vai botar os chassis que tem na pista, pois será o último ano.
Te digo uma coisa caro...
O caminho que a ChampCar fez, será o mesmo que a IRL fará.
Nos próximos três anos, deveremos ter no máximo umas cinco pistas em ovais. Olhe o publico de Chicago, Kentucky, Homestead, Kansas, Texas.
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Não tem como vc dizer que isso vai acontecer com tanta certeza.
Prever o futuro de uma categoria, como? Baseado em que? Fundamentado em quais argumentos? Comparando com a CHAMP CAR que não tinha Ganassi e nem PENSKE e nem ANDRETTI? Acho que não é o ideal essa analogia, sem contar que a CHAMP nao tinha 500 milhas, fator importante. Bom, é minha opinião. E por favor, nao fique bravo cara, é só um bate-papo, tambem curto indy como qualquer outro aqui.
A Seven Eleven saiu da Indy e está patrocinando a Red Bull. Tio Bernie quer fazer uma corrida nos EUA (já vai ser construída uma pista no Texas) e está querendo contratar a Danica Patricinha. A Honda parece querer voltar para a F1. O que eu quero dizer com isso... Isso tudo me parece uma conjuntura desfavorável pra Indy se ela não buscar novos parceiros econômicos para portanto batalhar mais espaço na mídia e enfrentar a concorrência desleal da família France (NASCAR) e do Bernie "Mun Raaa" (ver Thundescats). Neste mundinho de Deus globalizado o pessoal da IRL vai ter que se virar. Queriam o monopólio comercial da Indy e destruíram a CART nos anos 90, agora vão ter que se virar porque senão a Indy 500 vai acabar e junto com ela a categoria. Já pensou o Bernie comprando o Indianápolis Motor Speedway???
Queriam o monopólio comercial da Indy e destruíram a CART nos anos 90, agora vão ter que se virar porque senão a Indy 500 vai acabar e junto com ela a categoria. Já pensou o Bernie comprando o Indianápolis Motor Speedway???
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Isso é um absurdo, digno de uma dose de LSD e uma BAD TRIP.
Esperem mais uns anos para avaliar tão negativamente os novos projetos da Indy. E esse papo do Bernie comprando o IMS, só pode ser delirio, só pode. kkkkkkkkkkk
Tem fã de indy que torce mais para o fim da Indy do que para o sucesso da categoria.
Esse anônimo ai é no mínimo um ser muito do hipócrita, pede pra respeitarem o otimismo imbecil dele mas será que ele respeitou o "Dick Simon"?
"Isso é um absurdo, digno de uma dose de LSD e uma BAD TRIP."
SERÁ QUE ISSO É RESPEITAR OPINIÃO??????
Será que ser realista é torcer contra o sucesso da categoria??
Existe uma diferença bem grande em gostar da categoria e ser uma besta alienada, complascente e sem senso crítico, que engole qualquer porcaria sme questionar dizendo que é uma atitude "acertada" só por ser fã..
Parece aqueles alienados que por não gostarem do PSDB vestem a camisa do PT e da Dilma como se estes fossem menos corruptos do que o PSDB apenas por serem rivais..
Puxa acho que tem gente que não sabe apenas se manter na sua opinião aqui, isso aqui não é mesa redonda não gente, vamos parar com essas baboseiras e vamos postar mensagens mais construivas.
Ele não disse nenhuma mentira, tem "fã" da Indy q torce sim mais pra tudo dar errado do q certo.
Não param pra analizar os projetos, o ano de 2010, nd disso. Só ficam esperando dar tudo errado.
Respeitar opinião? Claro q sim! Mas só a opinião de gente sensata... idiotas q descem o pau em tudo tem q ser zuado mesmo!
E outra, não bote politica aqui! Ja basta no resto do nosso dia. Aqui NÃO!
Ces viram que o circuito de Indianápolis fez umas fotos com 33 carros vencedores no grid de largada da pista??? Ficou muuuitoo bom!!! Isso que é iniciativa e com carros épicos!!
Ao anônimo das "setinhas".
É bom começar a pegar leve caso não queira ter os seus comentários apagados. Você falou que quer ter a sua opinião respeitada, mas até agora eu vi você desrespeitar a opinião do "Dick Simon" e do outro anônimo.
Não tem o direito de julgar quem é "sensato" ou não, ninguém tem que ser "zuado" neste site. Se quiser fazer isto, existem vários fóruns "especializados" nisto pela Internet.
O que pode não parecer "sensato" para você, é sensato para os outros.
Obviamente todos aqui são fãs da Indy, acredito que ninguém aqui é tão estúpido para frequentar um site de uma categoria que não goste. Não venha dizer o que pode ou o que não pode ser feito aqui.
Quem está insatisfeito e quiser "descer o pau" em tudo, tem TODO O DIREITO. Em uma Internet que cada vez mais CENSURA as críticas e as insatisfações das pessoas, não vai ser no BLOG DA INDY que alguém vai bancar a prima dona e censurar quem quiser descer o pau.
Portanto amigos do Blog, se estão insatisfeitos com alguma coisa na categoria, podem DESCER A LENHA à vontade. Isto aqui não é fórunzinho nerd onde quem não vê o mundo cor de rosa é "massacrado".
Só uma correção Dick Simon, a 7-Eleven não deixou o Tony para patrocinar a Red Bull. O logo das lojas de conveniência da 7-Eleven já aparecem nos carros da Red Bull em algumas corridas desde 2007.
No mais, continuem À VONTADE.
Bem observado James.
As fotos são de tirar lágrimas dos olhos.
A Penske de 1979 do Rick Mears nova em folha, com os pneus Goodtear Eagle embalados no plástico.
A espetacular Lotus 38 do Jim Clark, vencedora da Indy 500 de 1965, com certeza uma das obras mais perfeitas que as mãos humanas já produziram.
O Colt-Ford de 1970 do Al Unser Sr, com o seu monstruoso motor com bloco do Ford Fairlane 1955..
E o carro da Parnelli patrocinado pela STP que o Mario Andretti venceu a Indy 500 de 1969..
Certamente alguns dos carros mais belos de todos os tempos, vale a pena quem gosta dos tempos antigos dar uma olhada!
Vo6 saum td bestas!!!!!!!!!!!
2012 o mundo vai caba mesmu...
E ficam aiiiii se matando antes! ESPEREM + 1 pouko!!!!!
Oloko, darei meu nome aqui, Rafael Marinho, o cara das setas.
Agora me diz uma coisa: é sensato misturar alienação politica com entretenimento automobilistico? Como levar a serio uma coisa assim? O que tem a ver a INDYCAR com a politica do PSDB e PT?
Mas é como digo e reafirmo: TEM "Fã" da Indy que regozijará se acontecer o FIM DA INDY após 2012. serio, tem cara que ficaria contente em dizer "viu, eu sabia, como um negocio produzido por Tony George daria certo?". Contudo, deixo para lá isso pq o amigo que disse que fui hipocrita está certo: todos tem o direito de falar o que pensam e eu não respeitei isso. Portanto, detratores e odiadores e pessoas que amam a Indy desse jeito que nunca entenderei: continuem a descrever o quadro tragico do proximo ano. Desculpe se ofendi alguem aqui.
O Terra publicou hoje uma reportagem comparativa com opniões de Gil de Ferran e Enrique Bernoldi, e ambos fizeram muito bem o papel de comentaristas sobre as duas categorias.
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CONFIRAM AQUI:
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http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/f1-x-formula-indy/index.htm
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ASSINADO - Rafael Marinho
CHIP GANASSI não mostra nenhum pingo de interesse em colocar um terceiro carro em 2011, diz estar muito satisfeito com a dupla fantastica que o levou ao segundo titulo consecutivo na INDY. Abaixo a parte da entrevista onde lhe é questionado a existência de grandes nomes sem emprego para a Indy 2011:
QUESTION. There are several big named free agents out there in the IndyCar Series, Tony Kanaan and Graham Rahal and Ryan Hunter-Reay among the biggest. Are you interested in expanding your team to a three-car operation? Do you feel the need to do that, or are you worried about maybe upsetting chemistry?
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CHIP GANASSI: First of all, there are some great free agents out there. None, I think, as great as the drivers I have, but nonetheless there are some great free agents out there that are available.I'm perfectly happy with the two guys I have whether these free agents became available last week, last month or six months ago. I'm perfectly happy with the guys I have. And I doubt very much that I would do anything to dilute our team right now. I wouldn't think a third car is in the cards at Target Chip Ganassi Racing.
Having said all that, I would be perfectly happy to have a well-funded development team of some younger guys that are on their way up that have some potential down the road if the proper sponsorship could be found. Not necessarily under the roof of Target Chip Ganassi Racing, but I think in terms of a development team, we could easily compete with a lot of these teams out there now running less than a total budget for a well-funded front-running car.
I think if done right, that could add to Target Chip Ganassi Racing down the road three or four years or something. The things you do now could possibly augment your team for the future. Again, having said that, it's not something that's going to make or break our organization. If our organization looks exactly the same a year from now as it does today, it won't bother me a bit.
LINK com a entrevista completa: http://www.racer.com/q-a-dario-franchitti-and-chip-ganassi-wrap-up-their-season/article/180902/2/
Vamos torcer para que o Tony consiga um bom time ano que vem,já que neste ano ele se deu mal na Andretti.
Não concordo com essa de envolver partido político em nossa discussão. Isso aqui tem que ser diversão e não realidade nua e crua (mundo cão) que nós vivemos todos os dias. Sem essa de citar partido político porque a nossa vida já é complicada (trabalho, impostos, trânsito, violência, etc.) e temos o direito do recreio. Aqui não tem nada de sério ou mesmo de importante para as nossas vidas (o Will Power perdeu e está dormindo com aquela loura da foto). Muitos aqui estão ainda pra casar, ou se já casaram, estão dando duro para pagar as contas. Nao pode ter espaço aqui para o Jornal Nacional, aqui é o nosso canto de desafogo de tudo!!!!!!
Sobre o futuro da F-Indy, li hoje no site do Indianapolis Star ( www.indystar.com/irl ) uma análise feita pelo Curt Cavin (em inglês) dos acertos e desafios do Randy Bernard nesse 1° ano de gestão.
O que eu sinto, e sou um fã da Indy desde 1995, e que desde o começo de 2003 "caiu na real" que a IRL se tornaria a F-Indy mais forte e a CART/ChampCar não conseguiria mais voltar a ser o que era e um dia iria falir, é que o momento atual da Indy é de se reerguer.
Se os donos da F-Indy (família Hulman-George) quisessem vender o Indianapolis Motor Speedway e a categoria para alguém, já teriam feito isso vendendo para a Nascar. Ele não largaram o osso nem mesmo nos piores momentos, não é agora que vão largar.
A credibilidade do automobilismo de monopostos dos EUA, pós-fusão, ainda está se recuperando no mesmo ritmo devagar da economia dos EUA, pós-crise.
De fevereiro de 2008 para cá, desde quando se concretizou a fusão ChampCar-IRL, a Indy conseguiu recuperar um bocado do prestígio internacional, abalado com a confusão dos longos anos de divisão gerados pelas idas-e-vindas entre uma categoria e outra.
Mas o prioritário é o prestígio doméstico, dentro dos EUA, e esse evoluiu pouco. Para piorar a Nascar ainda continua muito forte por lá, quase monopolizando as atenções do "povão" americano quando o assunto é automobilismo, mais ou menos o que ocorre aqui no Brasil e na Europa, na qual a F-1 tem esse "monopólio".
E essa força da Nascar, apesar de 2 temporadas consecutivas com queda de audiência na TV e queda de público nos autódromos, ainda complica para a F-Indy.
A Nascar é dona de algumas pistas nos EUA, e em algumas dessas pistas a F-Indy competia (Kansas, Watkins Glen, Chicagoland e Homestead), e a Nascar não investia nada na promoção das corridas, para sacanear a "concorrente" mesmo. O resultado foi o público de 12 mil pessoas na final em Homestead.
O Randy Bernard e a F-Indy fazem muito bem em não manter mais negócios com a International Speedway Corporation, subsidiária da Nascar que é dona dessas pistas.
O jeito vai ser se reerguer sem as pistas da ISC.
Outro fator complicante, na qual a Nascar está envolvida, é o fato da 2ª metade da temporada da Sprint Cup (a 1ª divisão da Nascar) ser toda transmitida pelas TVs ABC/ESPN nos EUA.
A F-Indy/IRL tinha o pacote de transmissão com a ABC/ESPN (a ESPN pertence à ABC) desde 2000, e assim ficou até 2008. Muitos acreditavam que era o melhor pacote possível para a F-Indy, e de fato foi até em torno de 2006 a 2007.
Só que em 2007 a Nascar chegou à ABC/ESPN (antes as transmissões eram compartilhadas entre o grupo FOX e o grupo NBC), roubando espaço da F-Indy e a atenção que a emissora dava à categoria dos monopostos de Indianápolis.
Para escapar da concorrência, dentro da mesma emissora, que a categoria de stockcars da Carolina do Norte oferecia, e para fugir do fato de que PAGAVA US$ 1,5 milhão por ano para ter as corridas transmitidas na ESPN, assinou o contrato de risco com a Versus, onde a IRL agora RECEBE US$ 4 milhões por ano, e tem muito mais horas de exposição na programação da emissora. O problema é a baixa audiência, cerca de metade do que dava na ESPN.
O jeito é fugir da Nascar, saindo das pistas da ISC (o que já ocorreu para 2011), saindo da ESPN (o que já ocorreu para 2009) e saindo da ABC (atualmente só 5 corridas por ano são transmitidas pela ABC, e parece que a Indy continuará por lá por enquanto).
Deixa a ESPN passando o Chase da Nascar, nas pistas da ISC.
O jeito vai ser a Indy buscar um caminho para chegar à NBC, e alternar com a Versus (que pode crescer) correndo em pistas da SMI do Bruton Smith e em mistos de promotores independentes.
A Indy duela no mercado interno com a Nascar, isso é fato, e sempre foi assim, desde a década de 50.
Dada essa condição, a situação é: Como atrair mais patrocinadores fortes e importantes para a categoria?
Uma saída a curto prazo é buscando uma maior exposição em mercados internacionais, como Brasil, Japão, Austrália, Inglaterra e Canadá. E através disso conseguir um "rating" maior para os patrocinadores, enquanto a situação dentro dos EUA não avança rápido.
Pelo menos as equipes da F-Indy se mantém vivas e com alguma saúde financeira.
Mas a Indy não deve exagerar na dose. A verdade é que a Indy deve se manter 50% em mistos e 50% em ovais, com NO MÁXIMO 5 corridas por ano fora dos EUA, e buscando um grid com mais pilotos americanos de qualidade.
Sobre os pilotos americanos de qualidade, o incentivo ao campeão da USAC, para colocá-lo na Indy Lights, é digna de elogios. O mesmo com os incentivos aos campeões da US F2000 e Star Mazda, para também alça-los à Indy Lights, e daí chegarem à Indy principal.
A médio prazo a Indy precisará ser mais agressiva e ousada. Com a contas equilibradas (é isso que o Randy Bernard busca fazer até 2012), precisará se lançar em voos mais altos.
A ChampCar de 2007 tentou um voo muito alto com a troca de carro, os Panoz DP01 custavam barato às equipes mas para os chefões da CCWS a encomenda do projeto os deixaram mais no vermelho do que já estavam. Outro voo arriscado para quem estava no vermelho foi pagar caro para ter corridas de 2007 transmitidas na NBC, CBS e ABC, que deram pouca audiência. E lembrando que antes de 2007 a Ford tinha pulado fora do seu apoio financeiro aos motores da categoria, que para 2007 passaram a ser simplesmente "Cosworths".
Isso tudo junto explica a quebra da ChampCar após o final da temporada de 2007.
O mesmo não ocorrerá com a F-Indy/IRL pois além de ter a âncora das 500 Milhas de Indianápolis, estão buscando sanar as contas da categoria para fazer esses voos já no azul.
Um dos voos ousados que a Indy tem que fazer é uma maior exposição em TV aberta nos EUA. Deixa a ABC/ESPN para lá, e busque ter metade da temporada transmitida ao vivo pela NBC, incluindo a etapa final e as corridas mais importantes, e as demais e menos interessantes na Versus mesmo (para receber os US$ 4 milhões por ano, que são importantes).
Outro voo ousado, e que precisa ser feito, é roubar estrelas da Nascar. Se a Nascar roubou da Indy/ChampCar o Sam Hornish, o A.J.Allmendiger, o Patrick Carpentier, e quase ficou com o Dario Franchitti, a Indy precisa revidar na mesma moeda. Seria interessante um Brad Kaselowski, um Joey Logano, um Kyle Busch, pilotos jovens e com muitos anos de carreira pela frente, indo competir pela Penske ou Chip Ganassi na F-Indy. Isso atrairia a atenção imediata de uma parte dos fãs da Nascar, e se esses garotos ganharem corridas e títulos um pouquinho mais adiante, renovarão o interesse desses fãs.
Claro, a Indy precisaria arranjar um jeito de que essas estrelas da Nascar sejam muito (mas muito mesmo) bem remunerados na Indy a ponto de aceitarem a troca para um tipo tão diferente de competição, arriscando seus prestígios.
Se sabe que os que trocam os monopostos (seja Indy, seja F-1) pelos turismos (seja Nascar, seja DTM, seja StockCar) passam apuros, e dificilmente se tornam pilotos campeões ou mesmo de ponta. Mas não se sabe o que acontece com um piloto saído dos turismos que vai aos monopostos. Serão competitivos? Seria uma atração á parte na F-Indy.
Um começo para essa empreitada é arranjar uma parceria com alguém que pague o prêmio de US$ 20 milhões para quem ganhar as 500 Milhas de Indianápolis e as 600 Milhas de Charlotte da Nascar no mesmo dia. Os pilotos da Indy não vão se arriscar na Nascar, onde já sabem que sem competir pelas equipes de ponta de lá e sem experiência de muitos ano na stockcars americana não vão conseguir o prêmio, mas os pilotos da Nascar podem se animar em tentar, talvez confiando no próprio taco e caso arranjem vaga em um 3° carro de equipe competitiva (Penske ou Ganassi).
Feito tudo isso, as contas da IRL no azul, metade da temporada na NBC em TV aberta nos EUA, e tentando roubar pilotos top da Nascar, a Indy já terá recuperado em torno de 80% do espaço que tinha antes da cisão de 1996. O restante virá com o tempo, com a consolidação do modelo, e também com o sucesso do novo carro e seu esquema de motores Bi-turbo e Aero-Kits.
Um pouco mais posteriormente, depois de conseguir até "roubar" top drivers da Nascar, a F-Indy poderia tentar também ter uma subsidiária dona de autódromos, aliás, o Indianapolis Motor Speedway é que teria essa subsidiária, e tentaria comprar pistas da ISC para voltar á mercados importantes como Michigan, Phoenix, Chicagoland e Homestead.
Aí, é correr pro abraço! E nem acredito que isso vá levar muitos anos para acontecer não... Com equilíbrio e visão de futuro, e se o Randy Bernard fizer tudo direitinho, dá para sonhar com tudo isso SIM.
Em 1996 ninguém apostava que a IRL do Tony George desbancaria a poderosa e riquíssima CART de então. Em 5 anos ele conseguia roubar os pilotos, equipes, patrocinadores, fornecedores e pistas da rival, levando a CART á falência anos depois.
O caso agora não é levar a Nascar a falência um dia, pois isso seria imbecilidade. Ela tem uma base muito sólida, mas muito sólida mesmo, de fãs no Sul dos EUA, e é uma categoria com mais de 60 anos de história, é muita tradição e força, isso não desaparece. Mas voltar á situação pré-1995, onde a Indy e a Nascar tinham praticamente O MESMO GRAU de força, é possível!
A Conquest esta em acordo (não sei se ja firmado) de transformar a Verus na NBC Sports ou NBC Sports Network. Assim, quem tiver o canal NBC ja teria acesso ao conteudo do atual Versus.
Pq isso? Pq o Versus não ta conseguindo se promover ja q quase ngm conhece o canal. E não é só a Indy q ta sofrendo com a pouca visibilidade do canal, todos os esportes q eles transmitem acabam pagando o pato, até o hockey.
Isso ja deve começar a partir do ano q vem.
Anônimo de cima: O acordo referido é com a Comcast. Eu li sobre isso esse final de semana. Se isso ocorrer mesmo, será ótimo para todos.
Espetacular Thomperson!
Dentro de tudoo que foi falado, acho importantíssimo continuar alternando, 50% de mistos/rua com ovais, isso que manterá a categoria viva na minha opinião, tem que seguir essa cultura americana.
Temos um mercado de pilotos em aberto, que é MUITO interessante.
Sam Hornish Jr, Dan Wheldon, Ryan Briscoe, Tony Kanaan, Justin Wilson, Ryan Hunter-Ray, Grahan Rahal, Paul Tracy, Tomas Sheckter
Na minha opinião quem deveria aproveitar-se dessa situação, Luczo Dragon, KV, Newman-Haas e Panther.
Na minha opnião os melhores pilotos são, Kanaan, Briscoe, Rahal e Hunter-Ray, todos andam bem nos dois tipos de pista (misto e oval) os outros, ou andam bem só em oval ou só em misto. E o Tracy tá véio, apesar de ainda mandar bem.
Fazendo uma viagem mto grande, algo como:
KV - Dan Wheldon e tracy
Newman-Haas - Rahal e Hunter-Ray
Luczo Dragon - Briscoe e Matos
Panther - Hornish e Kanaan (ou continuar na Andretti)
"Mercado de pilotos em aberto interessante"?! Ta doido?!
Interessante só pra 1 ou 2 q tem patrocinio, o resto ta em "aberto" pq não tem como estar "fechado" dãããã!
Interessante nd lol!
Eu me referia "interessante" pelos nomes que estão disponíveis e não "interessante" os caras estarem a pé e sem patrocínio...
Não vi nd interessante nisso, se estivessem disponiveis por excesso de pilotos bons na categoria seria interessante!
Mas disponiveis por falta de patrocinio não é interessante, não importa qual o ponto de vista.
Bom, isto é a sua opinião, posso ter a minha?Obrigado. :)
O Thomperson tem boas idéias, mas agora sem uma parceria forte para bancar isso tudo também não vai adiantar nada. A Indy não pode saír dizendo por aí que está no vermelho. Tem que saber se vender e vai tentar colocar o máximo de carros que puder no grid. Vai ter que infelizmente apelar para os pagantes e vai ter que falar muito no chassi novo em 2012, aliás, já poderiam modificar alguma coisa no velho sapinho dallara como as asas da frente e também a chamada "asa bigorna" que existe na F1. Acho que a coisa não vai ser tão ruim já que conseguiram um bom mercado com a SP Indy 300 que teve grande repercussão nos EUA. Vamos ver os próximos passos com a corrida em Baltimore, a de New Hampshire e a volta para Milwalkee. No fim das contas tudo se ajeita...
Dentro do rasciocínio do Thomperson não seria correto a Danica e o Graham Rahal serem contratados pela Penske ou Chip Ganassi???
Quando o Dario Franchitti se aposentar, e se esse dia chegar logo, em 2011 ou 2012, a melhor opção para Tio Chip é justamente Graham Rahal. Jovem, talentoso, americano e promissor. Bom para a equipe, bom para a categoria.
A Danica está se esforçando, fez um bom campeonato em 2009, e em 2010 teve boas performances também. Ficaria curioso em vê-la numa Ganassi ou Penske. Há pilotos melhores que ela (Kanaan, Hunter-Reay, Rahal, Wilson), mas seria interessante em um 3° carro da Penske ou da Ganassi, só para ver como se sai com um carro de ponta depois que ela melhorou a performance em 2009.
Alexandre Lourenço, não me lembro quanto custava os Panoz, mas era bem mais em conta que os Lolas...seria mais ou menos a mesma proporção do novo Dallaram em relação ao atual.
Achei legal o pessoal discutir e muitos deles estar em um nível legal. Não vou aprofundar mais nas discussões, mas já estou cansado desse papo que a categoria precisa de um piloto americano. O público nem liga mais para isso, sério mesmo. Eles, mais do que qualeuer nação, sabe que o mercado de pilotos da Indy é global e que os pilotos deles vão para a Nascar e não para a Indy.
E também reitero o que disse, torço para a Indy, mas não acredito em uma "virada" radical para um categoria forte nos próximos anos. Lembro de quando anunciaram a "UNIFICAÇÃO" que levaria 5 anos para se estabilizar (alguns acreditaram, eu nunca), já se passaram três e vimos a temporada de 2009 ser pior que a de 2008 e de 2010 ser pior que a de 2009 em termos de grana..a própria Indy 500 teve uma premiação maior ano passado que neste ano se não me engano. Quem quiser acreditar que em 2012 vamos ter a IndyCar Series que tinhamos no início dos anos 90, ótimo, se iludam...Nós do Blog da Indy (quando digo isso, somo junto com minha opinião, a do Fábio) sabemos que o buraco é bem mais embaixo e não vai vir uma maleta de 1 bilhão de dólares e cair em Indiana para salvar a categoria.
O Thomperson escreveu:
"Outro voo ousado, e que precisa ser feito, é roubar estrelas da Nascar. Se a Nascar roubou da Indy/ChampCar o Sam Hornish, o A.J.Allmendiger, o Patrick Carpentier, e quase ficou com o Dario Franchitti, a Indy precisa revidar na mesma moeda. Seria interessante um Brad Kaselowski, um Joey Logano, um Kyle Busch, pilotos jovens e com muitos anos de carreira pela frente, indo competir pela Penske ou Chip Ganassi na F-Indy. Isso atrairia a atenção imediata de uma parte dos fãs da Nascar".
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Isso é impossível de acontecer, não faria o mínimo sentido. Por qual razão um piloto "genuíno" do "estilo" NASCAR de competição iria para a Indy, mesmo que a categoria fosse o que era nos anos 90? Não é questão da Indy estar por cima ou por baixo, a questão é que não há razão lógica para a grande maioria dos caras da NASCAR, fazerem esta migração..
Um Keselowski por exemplo, um rapaz novo, 26 anos, já é contratado pela Penske (que na NASCAR não é a potência da Indy, mas ainda assim é a Penske), deve ganhar um excelente salário, muito mais do que grande parte do grid da Indy, não precisa penar correndo atrás de patrocinadores. Já tem uma vitória na Sprint e é um dos principais da Nation.. O curriculo do cara certamente desde a base foi moldado para correr na NASCAR.. Já é um ídolo da categoria, mesmo não tendo 1% do curriculo e experiência dos grandes de lá. Por qual motivo um sujeito com tamanhas comodidades, abriria mão disso tudo para ter que "reaprender" a dirigir na Indy?
Kyle Busch é um ídolo já na NASCAR, com certeza deve ter sido mais um que cresceu andando nos famosos ovais de terra, sempre com a finalidade de um dia chegar à NASCAR.. Deve ter um salário na casa dos milhões, algo que praticamente apenas duas equipes da Indy possuem capacidade de pagar hoje em dia.. Qual a motivação que ele teria de ir pra Indy? Ainda mais o Kyle Busch, que se já é um cara que é acostumado a uma direção meio "suja", iria é se matar na Indy.
Quanto aos veteranos, o que um trilhardário que deve receber um salário maior do que o do Alonso na Ferrari, como o Jeff Gordon, o que faria o cara largar mão da categoria que o transformou em um mito para ir para a Indy, ter que provar tudo de novo pra todo mundo?
De longe estou querendo comparar "talentos" ou "aptidões" dos pilotos de ambas as categorias. Vejo muitos pilotos na NASCAR que na MINHA opinião, estão um nível acima até de pilotos da F1, vide o Carl Edwards ESPINAFRANDO o Schumacher na corrida dos campeões do ano passado em circuito MISTO!
O próprio Jeff Gordon, dirigiu a Williams do Montoya em 2003 e andou MUITO BEM, fez mais bonito do que muito "rato de F3" quando senta em um F1 pela primeira vez..
O Hornish, praticamente o melhor piloto especializado em ovais num carro de fórmula desde Rick Mears, tri-campeão da Indycar, vencedor de Indianápolis, por qual motivo ele voltaria pra Indy?
Tony Stewart é outro grande exemplo, um cara que veio da Indy, foi campeão lá em 1997 e está um bom tempo na NASCAR onde é um dos principais pilotos desde muito tempo.. Na NASCAR ele tem a sua própria equipe, deve faturar anualmente mais do que qualquer piloto da Indy, pode continuar enchendo a pança de bacon e batata frita e tomando as suas coca-colas que sempre vai caber no carro da NASCAR que não exige praticamente quase preparo físico nenhum, pode continuar engordando, não dando satisfação para nada que vai continuar sendo um dos principais da NASCAR. Por que ele iria jogar tudo isso para o alto e ir para a Indy, mesmo que a categoria voltasse a ser o que era em 1993, por exemplo??
A grande verdade é que o automobilismo, principalmente o moderno, é algo mais complexo do que se imagina e mesmo no automobilismo dos EUA, que é o mais "old school" da atualidade, ninguém vai por as mãos no fogo por "desafios"..
Esse negócio de "amo novos desafios", esqueçam, isso é pra piloto de F1 papagaio de assessor de imprensa, só o Schumacher "pensa que gosta de novos desafios", tanto é que está se ferrando por isso..
Piloto gosta da categoria onde tenha mais chances de VENCER ou alcançar bons resultados. Hoje em dia o automobilismo ficou tão profissional que existe um comprometimento violento por parte de seus participantes. Na NASCAR para alguns, este comprometimento não é tão "exigente" como nas categorias de Fórmula, então por que alguém sairia de uma posição confortável para ter que provar tudo para todos em outra categoria?
Veja o caso do Matt Kenseth e do Dale Earnhardt Jr. Estes dois ASSUMIDAMENTE dizem para quem quiser ouvir que DETESTAM guiar em circuitos mistos, assumem que não sabem fazer isto direito e nem possuem o interesse de aprender..
Então isso é tudo muito relativo, ninguém muda de categoria num piscar de olhos por tradicionalismos, nacionalidade, patriotismo e etc.. Se nem no AUGE da CART viamos alguém da NASCAR indo para a CART, por que hoje seria diferente?
Enfim, DE MANEIRA NENHUMA estou querendo dminuir uma categoria perto da outra. Sou um grande fã da NASCAR, descobri minha paixão pela categoria este ano e estou cada vez mais satisfeito com o que a categoria oferece, mas a Indy ainda é a minha categoria PREFERIDA de todas e o meu maior desejo para ela é que volte sim a ser algo pelo menos parecido com o que era na época da CART ou até mesmo igual na época em que mais grana circulava por lá, como em um passado não tão distante.
Estou otimista sim quanto ao novo chassi, o que foi uma idéia excepcional, o mesmo chassi para todos mas com várias opções de kits aerodinâmicos, atitude perfeita nestes tempos de crise sem fim, aquele velho caquético do Bernie jamais conseguiria conceber uma idéia destas.
O motor turbo então é algo que todos esperavam, se alguém falasse há uns 4 anos atrás que os turbos voltariam, seria chamado de lunático, louco ou etc..
Mas é o tal negócio, um dos grandes males do automobilismo moderno é se esquecer que hoje em dia nem todo mundo pode gastar o almoço e o jantar com automobilismo, então muitas vezes o que é "baratinho" para o Sr Roger Penske e o Sr Chip Ganassi, não é baratinho para o "Doug Shierson" ou o "Giuponne França", nem para o "Sr Dingman" ou um "Gentilozzi", então a principal questão é o maior clichê de todos: GRANA.
A NASCAR que parece não saber o que é crise financeira, também não vive expectativas muito otimistas quando ao futuro não, então ficar preocupado com o futuro da Indy não é nenhuma loucura e repito: Ninguém aqui é doente mental pra frequentar este site e desejar o fim da Indy, como vamos desejar o fim de algo que lutamos para "representar" fielmente no Brasil?
Agora o que não dá é pra ficar pensando que a salvação da categoria é simples, que é tudo como "joguinho de tabuleiro". Alguém acha mesmo que nenhum "cobrão" da categoria já não pensou no que foi escrito aqui? Que algum de nós tem o "toque divino" e saberia resolver uma cagada de anos e anos apenas com algumas SUPOSIÇÕES? Alguém realmente acha que seria mais fácil algum piloto da NASCAR se arriscar na Indy no dia da Indy 500 do que o contrário? Repito, automobilismo não é joguinho de computador.
Não quero ser rude e não tenho intenção de ofender ninguém, mas se alguém realmente acha que tem o toque de Midas para salvar a Indy, tente mandar suas ideías para eles. Se alguém quer uma dica, o Randy Bernard está no facebook.
Só acho que é inocencia demais achar que um americano vencendo em uma Penske ou algo assim seria a solução. O Hornish ficou 4 anos na Penske, foi campeão e venceu Indy, garanto que muita gente nos EUA não sabe quem é ele mas acompanha as provas da NASCAR, vê o cara lá e pensa que ele é "mais um".
Só para lembrar...
Em 2007, Honrnish corria na Penske enquanto Marco e Danica estavam na Andretti Green. As duas principais equipes da categoria até o momento. Hornish vinha do título e das 500 milhas, Marco vinha como vice campeão da Indy 500, vitória na categoria, grande promessa e Danica, minha nossa, o auge do marketing dela na categoria....
Na boa, vamos parar com isso de que a categoria precisa de americano no grid...
Vc acha mesmo que em 1997, o show que Zanardi dava na pista, algum caipira torcia para o Vasser (bom piloto)?
EM 1999, alguém torcia para o P. J. Jones, Michael, Vasser, ao invés do show do Montoya?
O Power este ano deu show...nos fóruns que vi nos USA, todos queriam o Power como campeão...o cara foi um herói saindo com ileso dakele terrível acidente e vencendo corridas...vcs acham que alguém deles iria vibrar com o Ryan Hunter Reay? Graham? Danica? Marco?
Talvez Graham e Hunter Reay tenha parte da torcida deles, justamente por terem dificuldades de conseguirem lugares no grid...se tivessem um assento fixo para colcoar a bunda como tem a Danica e Marco, seria apenas mais dois...
O Hélio e o Tony são brasileiros, dois dos pilotos mais queridos na categoria...
Algum fã americano sentiu falta do Almendinger ou do Hornish nas fórmulas? Acho que nós, nostálgicos, sentimos mais do que eles.
"Agora o que não dá é pra ficar pensando que a salvação da categoria é simples, que é tudo como "joguinho de tabuleiro". Alguém acha mesmo que nenhum "cobrão" da categoria já não pensou no que foi escrito aqui? Que algum de nós tem o "toque divino" e saberia resolver uma cagada de anos e anos apenas com algumas SUPOSIÇÕES? Alguém realmente acha que seria mais fácil algum piloto da NASCAR se arriscar na Indy no dia da Indy 500 do que o contrário? Repito, automobilismo não é joguinho de computador.
Não quero ser rude e não tenho intenção de ofender ninguém, mas se alguém realmente acha que tem o toque de Midas para salvar a Indy, tente mandar suas ideías para eles. Se alguém quer uma dica, o Randy Bernard está no facebook."
Então se a gente não pode viajar e conversar aqui, tendo idéias, não vejo sentido em colocar comentários aqui e continuarmos debatendo...
Mas Jackson vc não ta levando em conta a direção anterior da Indy q acabou levando a categoria num rumo bem ruim....
Se era pra reeguer em 5 anos, e passam 3 detonando mais ainda, não tem como fazer milagre. Contemos 5 anos a partir de 2010 e veremos.
Ah! Eu concordo com o Thiago, se não podemos fazer suposições BASEADAS em projetos e planos REAIS. Melhor fechar o blog! :)
Anônimo, é isso que estou tentado dizer....vai levar tempo, muito tempo ainda para a categoria se reerguer...é bem por aí mesmo, é de 2015 para lá que as coisas vão começar a melhorar...
E sobre fechar o Blog, pode esperar, faltam poucos dias para acabar. Relaxa, depois você vai poder discutir em excelente nível no ORKUT.
Eu acredito que, com uma boa adsministração e um pouco de sorte, a indy irá se reerguer.Comparo a indy atual a economia do nosso país em 1990, com a inflação em alta,Mas depois que elegemos um bom presidente, a nossa economia foi se acertando aos poucos e hoje ela é a sétima economia do mundo.Acredito que com a indy será a esma coisa
PS:Não estou defendendo o FHC ou o PSDB, só digo que eles foram bom para a nossa economia
O Blog é excelente para ter uma base de notícias e reportagens MUITO BOAS e extremamente decentes sobre a Fórmula Indy, que nenhum veículo de imprensa comercial faz no Brasil.
Os comentários e opiniões são justamente isso: comentários (na noção real da palavra) e opiniões (na noção real da palavra).
Continuando o debate em alto nível sobre a questão da Indy precisar de pilotos americanos, esse é um tema por vezes controverso mesmo.
Mas é fato que lá nos EUA a Indy crescia em períodos onde haviam americanos competitivos no grid.
Para nós, que fazemos parte do mercado Internacional da F-Indy, somos "estrangeiros", "não-americanos", e com uma forte influência automobilística europeia, e com uma cultura por vezes "Fórmula 1zada" demais, achamos mais legal quando vemos uma porção de brasileiros ganhando em um grid repleto de pilotos de vários países do Mundo, como Europa, México, Canadá, Japão, Austrália, etc.
Mas quem sustenta a Fórmula Indy? Quem compra os ingressos para ir ver as corridas? Quem presta atenção nos patrocinadores que estampam as marcas nos carros? Quem interage em ações de merchandising com estes patrocinadores durante os finais de semana de corrida nos autódromos? O público americano, já que a maioria das corridas da F-Indy acontecem, e sempre acontecerão, nos EUA.
E esse sujeito, que sustenta a Fórmula Indy não se identifica com os europeus e latino-americanos recém-chegados à América, que não passou pela USAC Silver Crown, pela Star Mazda ou pela Indy Lights antes de chegar à IndyCar. Para esse sujeito, esses pilotos que ele ouve falar que correram nas estranhas GP2 Series, World Series by Renault, F-3 Euroseries, F-3 Inglesa e Fórmula 1 tem um passado que para eles é desconhecido, falam com um sotaque estranho nas entrevistas, e fugirão da F-Indy ao 1° convite que chegar da Fórmula 1.
Esse tipo de piloto não empolga o americano médio.
As exceções ficam por conta dos não-americanos que conseguem se estabelecer bem na categoria e ter uma história interessante e empolgante para esse público, como um escocês que veio de um tal DTM-ITC em 1997, e sobreviveu á vários acidentes, dois vôos espetaculares, ganhou 3 títulos, 2 Indy500, 26 corridas e se casou com uma atriz de Hollywood. Ou um brasileiro que antes da Indy Lights correu em uma tal F-3 Inglesa, mas depois que ingressou na Indy foi se estabelecendo e competiu 11 anos pela Penske, venceu 3 vezes as 500 Milhas de Indianápolis, 25 corridas, ganhou um concurso de dança na TV e escapou de ser preso por problemas com a Receita Federal dos EUA após um longo processo judicial.
Tirando estas exceções, o pai americano não vai levar o filho americano ao autódromo de Mid-Ohio, ao oval de Milwaukee, ao circuito de rua de Long Beach para ver o Justin Wilson correr, para torcer pelo Vitor Meira, tampoco para saber em que posição está o Raphael Matos, ou o Ernesto Viso.
Mas se o Graham Rahal estiver disputando um título, o pai americano vai se lembrar quando ele era garoto e via o pai do Graham, Bobby Rahal, vencendo a Indy500 e ganhando títulos na CART, e levará seu filho americano para o oval do Kentucky para torcer pelo filho de Bobby na disputa do campeonato.
Se o Ryan Hunter-Reay já tiver vencido umas 2 corridas na temporada e estiver sempre entre os 3 na classificação, o pai americano comprará ingressos para ir ao oval de Iowa com o filho ver aquele piloto que ele se recorda ter visto na Barber Dodge e na Fórmula Atlantic há 10 anos atrás, sem contar sua simpatia e jeito americano nas entrevistas.
Sem contar a manada de famílias americanas curiosas que irão aos autódromos nos 4 cantos da América caso a musa Danica Patrick deslanche e comece a vencer mais corridas.
É isso que faz a diferença de público em várias corridas. Essa manada de gente não irá comprar ingressos para ver o Scott Dixon ganhando corridas de ponta-a-ponta.
O americano médio até gosta e respeita bastante o Scott Dixon, o Justin Wilson, o Dan Wheldon, a Simona de Silvestro, mas eles não são o suficiente para encher mais arquibancadas.
O que precisa é de astos, sejam astros em formação, ou já formados.
O que tinha sugerido em um post anterior seria que a F-Indy buscasse seduzir pilotos da Nascar para competir em monopostos, mas não aqueles mais "velhos" e consolidados na Nascar. Esses já estão assentados e acomodados na categoria da Carolina do Norte, e não saem de lá por nada no Mundo.
Mas aqueles que ainda não conseguiram se tornar totalmente top e totalmente astros na Nascar, podem se tornar totalmente top e astros na Indy. Pode até não ser um Brad Kaselowski, um Kyle Busch, um Joey Logano, mas pode ser algum jovem promissor que nem chegou à Sprint Cup ainda, que está na Nationwide, mas despontando ou que seja promissor.
E se ainda sim for impossível, pela razão que não há propósito de um piloto criado em Nascars ir para os monopostos da IndyCar, então igualmente não tem propósito de um piloto criado em monopostos da IndyCar ir para a Nascar.
Os exemplos de insucesso de Sam Hornish Jr, A.J.Allmendiger, Scott Speed e Dario Franchitti dão sustentação á este argumento.
E então a Indy tem que segurar suas estrelas, sem deixá-los ir para Nascars ou Fórmulas 1, e viver em completo isolamento da Nascar, sem interação nenhuma.
Sem seus pilotos indo para a Nascar, e nem os pilotos de Nascar indo para a Indy, o prêmio de US$ 20 milhões para quem ganhar a Indy500 e a Coca-Cola 600 no mesmo dia, esquece...
Mas historicamente não foi bem assim.
A.J.Foyt e Mario Andretti um dia ganharam as 500 Milhas de Daytona, corrida mais tradicional da Nascar, mas continuaram fazendo carreira na Indy até o último dia de suas carreiras.
O texano Johnny Rutherford é um caso típico de piloto que PRIMEIRO correu na Nascar, e até ganhou 1 corrida lá (em 1963) e depois veio para a F-Indy, e ganhou mais corridas, 3 Indy500 e 1 título, e foi um dos maiores pilotos da história da categoria.
Portanto, é possível SIM que a F-Indy se recupere à proporção de tamanho de prestígio e riqueza que tinha antes de 1995 nos EUA.
Vai demorar mais alguns anos. Quando houve a fusão em fevereiro de 2008 já se falava que demoraria 5 anos para recuperar um certo grau de importância e grandeza, e pelas contas isso ocorrerá em fevereiro de 2013, após a conclusão da 1ª temporada com os novos chassis e motores turbos, que será 2012.
Já essa situação da Indy estar empatada em grandeza com a Nascar, pode ser mais para o final da década de 2010, ou começo da década de 2020. O rombo foi grande nos 12 anos de cisão, e o crescimento da Nascar nestes 12 anos foi muito acima do que se podia prever. É necessário mais tempo.
Se em 2012 as coisas forem bem, é um sinal positivo para ficarmos otimistas para os anos seguintes. Por enquanto é torcer para tudo caminhar bem até lá.
Primeira coisa: BLOG DA INDY é fodão, não tem site que eu visite mais que esse. Todo dia. Adorei a cobertura da temporada, fiz propaganda em quase todas as comunidades de corrida que participei, enfim, fui um agente de marketing por livre e espontanea paixão a INDY!
Segundo, será muito dificil o BLOG DA INDY tentar parceria com o TERRA pro ano que vem? Seria uma parceria que popularizaria mais ainda o BLOG mais dedicado a F-Indy no Brasil.
Terceiro, tambem concordo que a Indy só poderá ser melhor avaliada depois dos três primeiros anos com o novo chassi, antes disso é puro achismo. Existe 50% de chances do total sucesso, 50% de chances do total fracasso e 50% de chances de um crescimento lento e progressivo. Fora isso, é tudo especulação.
Abraço ao pessoal que fez o BLOG DA INDY!
ASSINADO - Rafael Marinho
"Então se a gente não pode viajar e conversar aqui, tendo idéias, não vejo sentido em colocar comentários aqui e continuarmos debatendo..."
Conversar e debater é uma coisa, agora misturar realidade com fantasia colocando perspectivas que chegam a ser lúdicas de tão inocentes, isso não tem mais nada a ver. Automobilismo real não é automobilismo virtual, pela última vez.
Por enquanto o que dá pra prever é alguma consequência do novo chassi e dos novos motores, SÓ!
Tony Kanaan e Dan Wheldon estão desempregados e outros bons pilotos correm o risco de também ficarem, enquanto a Milka pode continuar na temporada que vem full season.. Dá pra falar em piloto da NASCAR saindo da corrida de Daytona e indo correr a Indy 500 com um cenários destes? Por favor né..
Bom, quando ao fator piloto americano, exemplos concretos já foram dados. Nenhum índice de crescimento tremendo foi visto na IRL de 2004 até 2007 porque algum "pai americano que viu o Hornish correr numa Barber Dodge da vida há 18 anos atrás", passou de um dia para o outro frequentar as pistas por causa do americano em questão, que estava na melhor equipe e era um gênio dos ovais..
Aposto que 99% do público americano na Indy nem sabe que o Dario veio do DTM-ITC, por exemplo.
Mas se querem continuar viajando com estas suposições "masturbatórias", ok.
São nas crises que as oportunidades para as jogadas mais ousadas aparecem.
Mas até q ponto seria seguro um piloto bate-bate da NASCAR andar na Indy?
Pra isso o cara teria q fazer umas 3 provas na Lights e umas 2 ou 3 na IndyCar tbm, só por uma questão de experiencia e segurança.
Eu me sentiria mais seguro do lado da Duno do q do lado de um piloto desses da NASCAR pilotanto um Indy (salvo algumas rarissimas exceções)
E sem ovais antes da Indy500 fica dificil, até a equipe da ALMS q quer participar da prova disse q a falta de um oval antes do evento dificulta d+ as coisas.
Se dificulta pra uma equipe, imagina pra um piloto da NASCAR.
Meu nome é Romer Cafka e gostei do termo "viagens masturbatórias" usahaushsuahsuasha Isso deve ser muito solitário!
Mas enfim, fica meio dificil conversar quando a perspectiva que deveriamos adotar é de que a indy está fudida e se foderá mais no futuro. E só com muita sorte virará alguma coisa que preste.
Pronto. Essa é a realidade que os fãs de pensamento miimamente positivo devem pensar. E esqueçam a punheta com possibilidades divertidas para a Indy 2011. Ela será a merda que foi esse ano. Evidentemente se vc achar que esse ano foi uma merda.
Enquanto isso, em Gotham City:
Apex-Brasil e entidades parceiras projetam US$ 600 milhões em negócios realizados na Fórmula Indy
. Última ação de 2010 do Projeto Fórmula Indy, da Apex-Brasil, promoveu rodadas de negócios, divulgação e vendas de produtos durante a corrida "Cafés do Brasil Indy 300", realizada em Miami no último sábado, 2 de outubro
. Projeto reúne empresários dos setores de tecnologia da informação, vinhos, joias, equipamentos eletroeletrônicos, franquias, cafés e alimentos
A temporada 2010 da Fórmula Indy deve render US$ 600 milhões em negócios para as empresas brasileiras participantes das ações de promoção organizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com entidades setoriais. O valor é 76,4% maior do que o registrado em 2009 (US$ 340 milhões). O Projeto Fórmula Indy é uma plataforma inovadora para a promoção de produtos e serviços brasileiros nos Estados Unidos.
No último fim de semana, mais de 300 empresários brasileiros e norte-americanos participaram das ações de relacionamento promovidas pela Apex-Brasil e entidades parceiras durante a última prova da temporada 2010 da Indy, em Homestead,Miami (Estados Unidos). O grande prêmio levou o nome de "Cafés do Brasil Indy 300", em referência ao produto brasileiro.
Estiveram presentes em Miami representantes dos segmentos de alimentos, vinhos e outras bebidas, franquias, tecnologia da informação, biocombustíveis, joias e equipamentos eletroeletrônicos.
Coordenada pela Apex-Brasil em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a ação promocional utilizou a corrida como vitrine para os produtos brasileiros derivados do café, reforçando sua divulgação junto ao grande público torcedor, que nos EUA só perde em número para o futebol americano.
CONTINUA
OPA OPA!!! QUEM DISSE QUE A INDY SO PERDE PRA O FUTEBOL AMERICANO NOS EUA??? DE ONDE VC TIROU ISSO MERMÃO? E A NASCAR|????????
Sou Romer Cafka e gostei do temo "Viagens masturbatórias" usahaushsuahsuasha Isso deve ser muito solitário mesmo!
Mas enfim, fica meio dificil conversar quando a perspectiva que deveriamos adotar, segundo quem melhor conhece a categoria, é de que a indy está fudida e se foderá mais no futuro. E só com muita sorte virará alguma coisa que preste.
Pronto. Essa é a realidade que os fãs de pensamento miimamente positivo devem pensar. E esqueçam a punheta com possibilidades divertidas para a Indy 2011. Ela será a merda que foi esse ano. Talvez pior. Evidentemente se vc achar que esse ano foi uma merda.
Mudando de assunto, mas continuando no mesmo, vejam essa noticia:
>>>Apex-Brasil e entidades parceiras projetam US$ 600 milhões em negócios realizados na Fórmula Indy <<<<
. Última ação de 2010 do Projeto Fórmula Indy, da Apex-Brasil, promoveu rodadas de negócios, divulgação e vendas de produtos durante a corrida "Cafés do Brasil Indy 300", realizada em Miami no último sábado, 2 de outubro
. Projeto reúne empresários dos setores de tecnologia da informação, vinhos, joias, equipamentos eletroeletrônicos, franquias, cafés e alimentos
A temporada 2010 da Fórmula Indy deve render US$ 600 milhões em negócios para as empresas brasileiras participantes das ações de promoção organizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com entidades setoriais. O valor é 76,4% maior do que o registrado em 2009 (US$ 340 milhões). O Projeto Fórmula Indy é uma plataforma inovadora para a promoção de produtos e serviços brasileiros nos Estados Unidos.
No último fim de semana, mais de 300 empresários brasileiros e norte-americanos participaram das ações de relacionamento promovidas pela Apex-Brasil e entidades parceiras durante a última prova da temporada 2010 da Indy, em Homestead,Miami (Estados Unidos). O grande prêmio levou o nome de "Cafés do Brasil Indy 300", em referência ao produto brasileiro.
Estiveram presentes em Miami representantes dos segmentos de alimentos, vinhos e outras bebidas, franquias, tecnologia da informação, biocombustíveis, joias e equipamentos eletroeletrônicos.
Coordenada pela Apex-Brasil em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a ação promocional utilizou a corrida como vitrine para os produtos brasileiros derivados do café, reforçando sua divulgação junto ao grande público torcedor, que nos EUA só perde em número para o futebol americano.
Meu nome é Romer Cafka e deixo aqui esse link para PROVAR que nem tudo é essa merda toda que alguns dizem e que as atuais pessoas que administram a Indy estão sim fazendo uma mudança de panorama na categoria:
A temporada 2010 da Fórmula Indy deve render US$ 600 milhões em negócios para as empresas brasileiras participantes das ações de promoção organizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com entidades setoriais. O valor é 76,4% maior do que o registrado em 2009 (US$ 340 milhões). O Projeto Fórmula Indy é uma plataforma inovadora para a promoção de produtos e serviços brasileiros nos Estados Unidos.
No último fim de semana, mais de 300 empresários brasileiros e norte-americanos participaram das ações de relacionamento promovidas pela Apex-Brasil e entidades parceiras durante a última prova da temporada 2010 da Indy, em Homestead,Miami (Estados Unidos). O grande prêmio levou o nome de "Cafés do Brasil Indy 300", em referência ao produto brasileiro.
FONTE: http://www.apexbrasil.com.br/portal/publicacao/engine.wsp?tmp.area=550&tmp.texto=7427
.
pq eles naum patrocinam o tony entaum?
Olha ae para os "fãs" negativos:
http://www.racer.com/indycar-finds-silver-lining-in-2010-versus-ratings/article/181007/
Os numeros não são la essas coisas, mas mostram q a Indy só precisa de um canal mais visivel!
:)
Gooooo Indy! :D
TRADUÇÃO DE WILLIAM sobre esse indice de audiencia da RACER:
A IndyCar anunciou que a segunda temporada da IZOD Indy Car Series transmitida pelo Versus teve média de 366 mil telespectadores nas 12 transmissões. Isso representa um aumento de 16,2% sobre os seus índices de audiência na rede esportiva da Comcast em 2009, ano em que foram negativamente afetados por uma disputa financeira entre a Comcast e a DirecTV, que resultou na não transmissão pelo serviço via satélite do final da temporada da IndyCar. Em particular, A decisçao da temporada em Miami que teve um salto de de 34% espectadores em relação ao ano passado.
Versus transmitiu as sete últimas corridas da temporada 2010, com média de 316.000 espectadores. Isso é 8,2% a mais do que os 292.000 espectadores no mesmo periodo do ano passado, de acordo com a IndyCar, que também diz que 40% dos espectadores de suas corridas são do sexo masculino de idade entre 18 e 40 anos
Em geral, os números continuam bem abaixo do que eles estavam quando as corridas da IndyCar foram ao ar na ESPN, que esta muito mais disponível para as famílias do que o Versus. Embora reconheça que o alcance atual do Versus é um desafio, o CEO da IndyCar Randy Bernard, permanece confiante de que o acesso do canal se encaixa bem com a categoria.
"Nós estariamos nos enganando se pensarmos que esta perfeito para nós - você sempre quer estar em 120 milhões de lares". disse Bernard. "Mas estamos em um canal agressivo em que temos a oportunidade de crescer".
As 4 transmissões da IndyCar na ABC, que incluiu as 500 Milhas de Indianápolis, teve em média 2,696 milhões de telespectadores, +2,3% do que os 2,636 milhões de espectadores para 2009, embora os numeros da Indy500 tenham sido menores do que o ano passado.
No modo geral, a temporada de 2010 da Indy trouxe muitas emoções. Apesar do público baixo em Homestead, a decisão do Campeonato foi bastante emocionante, com a conquista mais do que justa do escocês voador Dario Franchitti, mesmo assim, se o Will Power conquistasse o campeonato, também seria muito justo!
Em relação à pré-temporada, muito nomes cortados no mercado de pilotos, além disso, com a não renovação do Tony Kanaan e Ryan Hunter Ray pela Andretti Autosport, pode surgi, então, duas vezes bem interessantes no mercado. Para quem sonha em correr num carro de "ponta", a Andretti Autosport pode ser a alternativa para os pilotos que visam andar na frente. Além disso, surgem boas oportunidades na Panther, Dreyer & Reinbold, KV Racing e Newman Haas.
Pq Deletaram meu post?Não xinguei ninguém e nem falei nada demais, poxa vida Jackson, fiquei triste pacas, sempre frequento aqui lendo sobre, uma pena.
Eu deletei Thiago. Perdão, mas não vou tolerar comentários dizendo que estou bancando o "dono da verdade". Coloquei o meu ponto de vista, expûs fatos e ainda assim colocaram palavras em minha boca, distorceram o que disse e me taxou de "dono da verdade".
Não sei aonde leu que torço contra a Indy ou acho que tudo que está sendo feito é um "lixo".
Criamos e mantemos o único site em português especializado na Indy e ainda temos que conviver com frases do naipe "estão torcendo contra a Indy, são os donos da verdade" e etc.
Se escrevemos algo é porque temos consciência do mesmo baseada em dados concretos de dados que temos acesso. Nada aqui é escrito com base em "achismos" ou com a finalidade de querer bancar "dono da verdade". O que não dá pra tolerar é uma distorção da realidade, mostrar fatos e ainda ser chamado de "dono da verdade" e ainda ter palavras colocadas na boca.
Sinto muito pela sua tristeza, mas não vou tolerar comportamento bélico de "fórum" aqui, onde todos metem a paulada na cabeça de quem bem entendem e depois começam a "clamar" por "respeito de opiniões".
Sempre respeitamos as opiniões controversas, mas certos comentários estão passando bem longe de serem simples "opiniões". Ataques pessoais não serão tolerados.
Como o Jackson já disse, muito em breve o blog não existirá mais, daí terão toda a liberdade para opinarem nos infinitos meios "democráticos, saudáveis e respeitosos" da Internet, como por exemplo as "empolgantes" comunidades de Orkut ou os fóruns da vida, cheios de "gente boa que sabe respeitar opiniões".
SEM MAIS
Criamos e mantemos o único site em português especializado na Indy e ainda temos que PROVAR que estamos "do lado da Indy". É dose. DOSE!
Gostaria de saber a opinião do pessoal sobre uma eventual união Indy-Nascar?
Já li na internet especulações (APENAS especulações, NÃO INFORMAÇÕES) de que a família France chegou a pensar no negócio.
E, mesmo que não tivesse uma venda, li no próprio site da Nascar sobre a chance das chamadas Double-Headers (ou corridas duplas) envolvendo ambas as categorias. Algo do tipo: cada categoria faz o seu campeonato à parte, mas elas podem correr juntar num mesmo circuito, em algumas ocasiões do ano.
O site: http://www.mikemulhern.net/index.php?q=dailybriefing/and-why-not-some-nascarindy-car-double-headers-jimmie-johnson-says-hed-love-buy-thatan
Eu aprovo essa ideia (não da venda da Indy, mas de uma maior aproximação com a Nascar), pois acho que financeiramente ajudaria muito o pessoal da Indiana.
E resolveria aquela briga com os circuitos da ISC (Kansas, W.Glen, Michigan, Fontana), que são criticados por não promoverem adequadamente a Indy quando esta vai correr lá (mas fazem de tudo para vender ingressos da Nascar).
Certamente, vozes conservadores em Indianápolis vão praguejar: "Nada disso! Somos rivais e se fizermos isso, estaremos entregando a alma para o diabo". Mas também existe o ditado: "Se não pode vencer o inimigo, junte-se a ele".
Enfim, é um tema interessante para o futuro.
Seria só questão de escolher as pistas (Michigan seria a prioridade para mim/ Phoenix é outro desejo do Randy Bernard) e determinar se é no sábado ou no domingo, ou quem faria "a preliminar", etc.
Minha opinião é que existe pouca chance que isso aconteça, mas não acho a ideia ruim. Do jeito que a economia está prejudicando o automobilismo norte-americano...
Não são boatos, pelo menos o da Indy500 + Coca Cola 600 é verdade, o vencedor levaria U$20 milhões, mas não deu certo pra esse ano, quem sabe ano q vem
Pois é, boato seria uma eventual proposta da família France para comprar a Indy. Isso (até aqui) nunca foi oficalmente feito.
Nem nenhuma categoria parece ter procurado a outra para essas corridas duplas.
momento delírio: seria sensacional ver a sp indy 300 em interlagos, ai sim teriamos um circuito misto da indy que separaria os pilotos dos aventureiros. poderiam deixar de mesquinhagem e tentar um acordo com o bernie, é so pagar bem que ele aceita.
Pq o blog deixará de existir?
Indy em Interlagos ne a pau!!!!
Eu estou amando essa idéia de uma categoria top correr em circuito de rua, sou mais uma corrida em circuito de rua do que em autódromo, o que tem de cidade com inveja de SP por causa dessa prova bem sucedida ,olha nem te conto. Interlagos com esse traçadinho mixo que o Senna desenhou pra F-1 não tem nem graça, se fosse no traçado antigo de quase 7.000 metros até que seria legal naquele baita anel externo.
Não acho queo Blog vai acabar até porque a Indy não vai acabar.
Com a SP Indy 300 eles sacaram que podem explorar outros mercados e vão ter que caminhar nessa direção. Me parece que estão negociando com Gold Cost novamente.
Quanto ao Blog ele está crescendo em prestígio e me parece (merecidamente) tá rolando um retorno de marketing (anúncios).
Quanto ao fato da mudança da corrida em Sp acho que o circuito de rua montado pelo Tony Cotman ficou bem na fita. Acho até melhor e mais desafiador que o Interlagos "faltando pedaço". Circuitos modernosos como os projetados pelo Herman Tilke estão sendo muito criticados e nisso o circuito do anhembi virou uma antítese do que se vinha fazendo até então.
Sugestão pra galera, façam textos mais concisos (menores) porque ficam evidentemente menos cansativos ...
Vi em um artigo que mais um piloto está confirmado para a Indy 500. É o Jay Howard e será parceiro de Graham Rahal, com patrocínio da Service Central, a mesma que estampou sua marca nos carros dos dois quando guiaram pela equipe de Sarah Fisher.
A equipe ainda não foi anunciada, mas não será a mesma desse ano. Pelos comentários de Howard, especula-se que seja uma das equipes de ponta. Como Penske e Ganassi já estão completas e não devem contratar 2 pilotos, existem comentários dizendo que será pela Andretti.
O próprio comentário de Howard deixa a suspeita. Ele fala que é melhor ter um acordo de uma só corrida por essa equipe do que um de mais corridas pela equipe pilotou esse ano. Ele ainda afirma que a equipe pode ser divulgada nas próximas semanas.
Então parece que não demorará para sabermos em qual equipe Rahal pilotará ano que vem.
Diante de todas notícias que vejo, não consigo notar todo esse cenário negativo. Nos anos anteriores acontecia de chegar no mês de maio e a Indy 500 ainda não ter 33 pilotos confirmados. Agora várias equipes estão anunciando participação com mais de 7 meses de antecedência.
É lógico que em 2012 a aquisição de novos chassis e investimentos necessários para desenvolvimento vai causar um impacto para as pequenas equipes. É o único obstáculo que eu vejo que pode fazer as coisas piorarem.
A situação não está melhorando muito, mas o ano de 2012 será o marco. A partir desse ano veremos se a Indy vai sucumbir ou se vai tomar um ritmo maior de crescimento.
A Indy sucumbir após 2012 não vai não.
Ela tem a Indy500 como lastro. Isso garante a sua sobrevivência, mesmo que de uma forma mais fraca que a Nascar e mais fraca do que foi nos anos 90, mas sobrevive.
Sobre estarem confirmando equipes, pilotos e carros para 2011, acho que antes de alguém pensar em cenário negro para a F-Indy, é bom lembrar que em 2010 tivemos a melhor média de carros por carro em muitos anos.
Pegando o número de carros que se inscreveram em cada corrida da IRL de 2007 até 2010 (nisso inclui os "bumpeados" de Indianapolis), somando todos e multiplicando pelo número de corridas de cada temporada, temos as seguintes médias:
Média de 2007 = 19,88 carros por corrida
Média de 2008 = 26,10 carros por corrida
Média de 2009 = 23,05 carros por corrida
Média de 2010 = 26,41 carros por corrida
2007 foi o último ano da divisão ChampCar/IRL. Haviam em média 19, 20 carros por corrida na IRL e uns 17 ou 18 na ChampCar.
2008 foi o ano da fusão, que fez imediatamente subir o número de carros por corrida. A média só não foi maior por causa do final de semana onde se competiu em Motegi e Long Beach simultaneamente, contando como 2 eventos separados, fez a média cair alguns décimos. E na conta está incluida a corrida extra-campeonato de Surfer's Paradise.
2009 foi o ano da crise econômica nos EUA. Antes da temporada começar o cenário estava realmente complicado, e isso fez várias equipes reduzirem as operações para apenas 1 carro, caso da KV, da Conquest, Dale Coyne, entre outras.
E 2010 foi um ano onde a crise econômica começou a ser superada, mas a Fórmula Indy já retornou à média pré-crise de carros por corrida, e com uma média um pouco melhor que a de 2008: 26,41 x 26,10!
Isso é um outro sinal que a F-Indy deu uma melhorada em 2010.
Média de 26,41 carros por corrida
Aumento de 16% na audiência na Versus e mais de 2% na ABC.
É algum saldo positivo. Mas claro, aumentos maiores precisam vir nos próximos anos.
Só para comparar, e mostrar que a Indy pode estar a caminho de, em alguns anos, chegar ao número médio de carros por corrida dos anos 80 e 90.
Média de 1984 = 34,18 carros por corrida
Média de 1985 = 30,80 carros por corrida
Média de 1986 = 26,35 carros por corrida
Média de 1987 = 27,13 carros por corrida
Média de 1988 = 27,20 carros por corrida
Média de 1989 = 29,80 carros por corrida
Média de 1990 = 27,56 carros por corrida
Média de 1991 = 25,29 carros por corrida
Média de 1992 = 26,00 carros por corrida
Média de 1993 = 29,12 carros por corrida
Média de 1994 = 32,00 carros por corrida
Média de 1995 = 28,23 carros por corrida
28,63 carros por corrida entre 1984 e 1995
Percebe-se que a Indy, ao atingir 26,41 carros por corrida, está a caminho de daqui há alguns anos atingir marca semelhante ao dos bons tempos da categoria. E percebe-se que houveram temporadas nos bons tempos da CART com médias abaixo das de 2010, como 1986, 1991 e 1992.
Quando o número de carros nos grids das corridas aumenta, é sintoma de 2 fatores:
*A F-Indy está mais barata e acessível
*A economia dos EUA está bem, facilitando a busca por patrocínios
Quando o número de carros nos grids das corridas diminui, e sintoma de 2 fatores:
*Os custos na F-Indy estão maiores, a tornando mais cara, e menos acessível
*A economia dos EUA pode não estar tão bem, dificultando a busca por patrocínios.
Por isso q eu acho q em 2012, com o carro mais barato e um motor q demora mais pra ir pra revisão, q é o caso dos V6 ou l4, a média de carros deve aumentar, talvez até logo no primeiro ano pelo fato de q tem equipes novas querendo entrar e o carro atual ser caro.
Seria interessante que, em 2012, tivessem, no mínimo, duas montadoras na categoria, pois abriria as portas para os novos mercados e investimentos na categoria.
Johnny Rutherford
Que marketing está rolando aqui? Me diga por favor...o a anúnico do Google? Qualquer site explora anuncio do google...
Nossas corridas a venda? Temos banner comrelação a elas desdeo primeiro dia de site também...
Vávomitar suas asneiras em outro lugar. Fale da categoria, de pilotos, dequalquer coisa. Mas jamais fale do gerenciamento do nosso site. Você não faz idéia da dificuldade que é manter um site no minimo decente para vocês acompanharem...era só essaque me faltava, um zé ruela vir falar do faturamento (faturamento??? hehehe, quando? onde?) do blog...
Você nunca sentiu na pele o que é deixar família de lado, deixar a tranquilidade para mante o site.
E acredite, oBlog vai sim acabar, em breve. Dois dosmotivos? 1 - faturamento(inexistente), 2 - ter que aguentar um corno que nem vc vomitar essas merdas.
Como tem gente infeliz nessem undo, PQP.
Caramba Jackson! Me desculpa mas quanta arrogancia!! O comentario do cara foi totalmente na inocencia, sem falar nd d+. O cara ACHOU q tinha lucro, se não tinha era só responder de forma educada.
Não tinha necessidade disso.
Minha nossa! Ngm pode falar um "ai" de vcs, mesmo q seja na inocencia q vcs ja explodem... fala serio...
acrescenta mais um motivo ae pro site acabar: 3- ignorancia, arrogancia e falta de maturidade por parte dos donos q não sabem olhar um comentario inocente e responder educadamente, ou ver um comentario maldoso e ignorar...
Antonio, para mim, o número de carros no grid não quer dizer muita coisa. É óbvio que quando se tem um número de 17/18 carros no grid como tinha a IndyCar e ChampCar em 2006 e 2007, o negócio estava mais que feio.
Este ano por exemplo tivemos os carros da Conquest todos comprados, ou seja, nem patrocinios tinhamos nos carros. A Newman Haas no fim de feira...
Eu repito, temos de ser otimistas, mas sempre realistas.
Com certeza precisamos ser realistas.
Mas o aumento de carros de 2009 para 2010 foi muito bom. A economia americana ainda não retornou ao estágio pré-crise, mas a F-Indy retornou ao nível pré-crise de carros por corrida. Sinal que alguns patrocinadores apareceram mesmo em um período ainda difícil com esse.
Sobre o Blog fechar, vou ser franco: Não faz isso não!!
Esse Blog é um patrimônio dos fãs de F-Indy no Brasil. A cobertura é, disparado, muito melhor que a de qualquer Band.com.br, Grande Prêmio, Tazio, Terra, etc...
Se o problema são os "chatos" que aparecem aqui nos comentários, e isso por vezes acaba irritando, simplesmente não permita mais a opção de comentários. Poste as notícias, mas sem nenhum link ou espaço para os comentários.
E o faturamento, acredite no futuro. Um dia vocês serão bem reconhecidos pelo trabalho formidável, disparado o melhor no Brasil sobre a Indy. Há potencial para um dia um grande portal vai se associar á vocês. Aposte no futuro. Continuem acreditando.
A paixão pela Indy vale a pena.
"Johnny Rutherford disse:
Quanto ao Blog ele está crescendo em prestígio e me parece (merecidamente) tá rolando um retorno de marketing (anúncios)."
Depois quando eu digo que muita gente posta coisa de acordo com uma "realidade mágica" e escreve qualquer viagem que vem na sua cabecinha, dizem que "não respeito opinião alheia" e que "todos têm o direito de viajar"..
De onde esse cara tirou de que "tá rolando um retorno de marketing"?
Deus do céu! De onde esse cara tirou isso?! Retorno de marketing??
Se alguém é xarope o suficiente pra viajar dizendo que nós do blog recebemos 1 centavo para mantê-lo, imagina dizer coisas pra lá de fantasiosas sobre a Fórmula Indy..
Não recebemos 1 CENTAVO SEQUER para manter isto aqui.. Já repetimos diversas vezes que nunca tivemos vinculo com nenhuma empresa e tudo sempre foi feito com grana do próprio bolso.
Expressar uma opinião é uma coisa, agora cheirar cocaína e postar a primeira coisa que SUPÕE baseado nas viagens de alucinação é outra.. Eu só queria saber de onde esse cara tirou que "estamos crescendo financeiramente com o blog"..
Ao anônimo que escreveu:
"acrescenta mais um motivo ae pro site acabar: 3- ignorancia, arrogancia e falta de maturidade por parte dos donos q não sabem olhar um comentario inocente e responder educadamente, ou ver um comentario maldoso e ignorar..."
Se fosse por isso o Flávio Gomes já teria sido banido desta área faz tempo..
Alguns leitores do blog, uma minoria, precisa ter noção do quanto importante é esse Blog para a F-Indy no Brasil, e principalmente, ter mais respeito para com as pessoas que fazem o blog acontecer.
Se querem ficar sem o blog, depois vão chorar e se arrepender, pois ficarão reféns das coberturas mal-feitas pelos Grande Prêmios e Tazios da vida, com 20 notícias de F-1 e 1 de Indy, e mal noticiado.
Reportagens especiais cheias de fotos ótimas, análises precisas e muito coerentes, conhecimento profundo da categoria e de sua história, além de entrevistas exclusivas com pilotos e ex-pilotos. Esquece tudo isso. Para esses sites só F-1 tem valor, o resto é "automobilismo de fracos"...
Se realmente esse blog acabar, será que alguem por acaso tem algum outro para "INDYCAR"?
Nenhum outro blog "Indycado" seria melhor que este aqui.
Ah, descobri quem é o anônimo das setinhas...
Não esperava que seria ele...mas tudo bem...
uma vez postou aqui e foi motivo de chacota...
Agora paga de sabixão em comunidades do orkut..
Viva Aracaju...
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