GUIA DA FÓRMULA INDY 2010

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO

P.

Piloto - Equipe

Pontos

DARIO FRANCHITTI - CHIP GANASSI

602

Will Power - Penske

597

Scott Dixon - Chip Ganassi

547

Hélio Castroneves - Penske

531

Ryan Briscoe - Penske

482

Tony Kanaan - Andretti Autosport

453

Ryan Hunter Reay - Andretti Autosport

445

Marco Andretti - Andretti Autosport

392

Dan Wheldon - Panther Racing

388

10º

Danica Patrick - Andretti Autosport

388

11º

Justin Wilson - Dreyer & Reinbold Racing

367

12º

Vitor Meira - A. J. Foyt Enterprises

310

13º

Alex Tagliani - FAZZT Race Team

302

14º

Raphael Matos - De Ferran Dragon Racing

290

15º

Mario Moraes - KV Racing Technology

287

16º

Alex Lloyd - Dale Coyne Racing

266

17º

Ernesto José Viso - KV Racing Technology

262

18º

Hideki Mutoh - Newman Haas Racing

250

19º

Simona de Silvestro - HVM Racing

242

20º

Graham Rahal - Newman Haas Racing

235

21º

Takuma Sato - KV Racing Technology

214

22º

Bertrand Baguette - Conquest Racing

213

23º

Milka Duno - Dale Coyne Racing

184

24º

Mario Romancini - Conquest Racing

148

25º

Mike Conway - Dreyer & Reinbold Racing

110

26º

Sarah Fisher - Sarah Fisher Racing

96

27º

Paul Tracy - KV Racing Technology

91

28º

Ed Carpenter - Vision Panther Racing

90

29º

Tomas Scheckter - Dreyer & Reinbold Racing

89

30º

Bia Figueiredo - Dreyer& Reinbold Racing

55

31º

Jay Howard - Sarah Fisher Racing

44

32º
John Andretti - Andretti Autosport35

33º

Sebastian Saavedra - Bryan Herta Autosport

29

34º

Davey Hamilton - De Ferran Dragon Racing

26

35º
John R. Hildebrand - Conquest Racing26

36º

Adam Carroll - Andretti Autosport

26

37º
Francesco Dracone - Conquest Racing24

38º

Townsend Bell - Sam Schmidt Motorsports

18

39º
Bruno Junqueira - FAZZT Race Team13


CALENDÁRIO


PILOTOS E EQUIPES
(Dados atualizados até o final da temporada 2009)

PILOTOS E EQUIPES (algumas etapas)

CARRO DA FÓRMULA INDY

Anatomia do carro da Fórmula Indy.

1. Pneu dianteiro
2. Barra de direção
3. Ajustes da barra de rolagem
4. Bocal de combustível
5. Descanso de cabeça
6. Radiador de óleo
7. Respiro de combustível
8. Santoantonio
9. Bocal da mangueira de ar comprimido do macaco pneumático
10. Caixa da tomada de ar
11. Reservatório de óleo
12. Estrutura da barra de rolagem traseira
13. Amortecedores traseiros
14. Caixa de câmbio
15. Asa traseira
16. Asa dianteira
17. Discos de freio dianteiros
18. Reservatório do fluído de frio
19. Unidade do amortecedor dianteiro
20. Macaco pneumático dianteiro
21. Central Eletrônica de Eontrole do Motor
22. Radiador de água
23. Banco moldado de acordo com o corpo do piloto
24. Luzes de impacto
25. Escapamento
26. Tomada de ar
27. Disco de freio traseiro
28. Proteção da caixa de câmbio
29. Pneu traseiro


MOTOR HONDA

Nome: Honda Indy V8
Cilindros: oito em “V”
Capacidade: 3,5L
Combustível utilizado: etanol
Peso: 127,00kg
RPM máximo: 10.300 giros
Potência: 650 cavalos


CHASSI DALLARA

Tipo: roda descoberta, assento único, cockpit aberto, efeito solo, aerofólios dianteiro e traseiro
Construção: o monocoque contém o cockpit, o tanque de combustível e a suspensão dianteira. O motor é uma parte externa ao chassi. A parte posterior é formada pela caixa de câmbio e a suspensão traseira.
Materiais: fibra de carbono
Peso mínimo: 726kg, incluindo todos os fluídos do motor, mas não o piloto e o combustível
Comprimento mínimo: 487,68cm
Largura mínima: 198,12cm, com tolerância de 1,27cm a mais ou a menos
Caixa de câmbio: XTRAC #295. Seis marchas, acionamento seqüencial
Célula de combustível: à prova de ruptura com capacidade para 100L
Custo: R$ 552.000,00


PNEUS FIRESTONE

Dianteiros
Diâmetro máximo: 66,00cm
Diâmetro mínimo: 63,50cm
Largura máxima: 31,75cm
Largura mínima: 27,94cm
Tamanho: 10.0/25.8R15
Pressão: 22 a 27 libras
Peso: 8.160kg
Traseiros
Diâmetro máximo: 69,85cm
Diâmetro mínimo: 67,31cm
Largura máxima: 42,55cm
Largura mínima: 38,74cm
Tamanho: 14.5/28.0R15
Pressão: 20 a 25 libras
Peso: 10,430kg


CONFIGURAÇÕES PARA OS TIPOS DE CIRCUITOS

ASAS DIANTEIRAS


1 - Asa para circuitos mistos e ovais curtos: A asa usada em circuitos mistos e em ovais curtos possui dois “flaps” na parte superior e uma curvatura na lâmina principal. Esses elementos adicionam um enorme downforce ao carro e ao mesmo tempo limita as velocidades nas retas devido ao arrasto. É usada no oval de Iowa e todos os circuitos mistos tanto permanetes como de rua.

2 - Asa para “Superspeedways”: Possui apenas uma única lâmina cuja regulagem é limitada a ângulos mínimos, visando criar o mínimo arrasto possível e consequentemente proporcionar grande velocidade. Neste ano será usada em ovais com uma milha ou mais.

ASAS TRASEIRAS


1 - Asa utilizada na Indy 500: Possui apenas uma lâmina sem flaps e é usada apenas em Indianápolis. É desenhada para proporcionar uma carga extremamente baixa de downforce e arrasto, características necessárias para se andar no tradicional e rapidíssimo oval.

2 - Asa para ovais longos: Possui um flap acima da lâmina principal e sua regulagem vai até -2,5 graus de inclinação e pode ser alterada dependendo do circuito. É usada em TODOS os ovais de 1,5 milhas.

3 - Asa para circuitos mistos e ovais curtos: Possui três lâminas que podem ser reguladas com inclinação de até -2,5 graus. Oferece um enorme downforce proporcionando máxima aderência nos circuitos mistos e ovais com menos de 1 milha.

SINALIZAÇÕES NA PISTA


A Fórmula Indy é bastante conhecida pelas diversas bandeiras amarelas que aparecem durante a corrida. Uma bandeira amarela é colocada na pista pelo diretor de prova, quando existe algum perigo para os pilotos, como sujeira na pista, carros de serviços e de resgate na pista e também quando algum dos carros se envolve em acidentes ou mesmo param na pista.

A comunicação entre diretor de prova, fiscais, equipes e pilotos é imediata.



Bandeiras e sinalização na pista.

Comunicação via rádio e luz no painel do carro.


 
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