Como Cleveland faz falta...

Cleveland, o circuito do aeroporto.

Depois da união entre IndyCar Series e Champ Car World Series, várias pistas tradicionais norte-americanas ficaram de fora do calendário de 2008 e 2009 da categoria unificada. Resta saber se estes circuitos tão nostálgicos e que eram a cara da categoria até a cisão em 1995 retornarão um dia ao certame. Vamos aqui falar de uma pista do estado de Ohio, localizada em Cleveland.

O Burke Lakefront Airport é um aeroporto secundário localizado junto ao centro da cidade de Cleveland, no estado de Ohio. Ele foi instalado num aterro que foi construído sobre o lago Erie, um dos grandes lagos americanos, localizado próximo a fronteira com o Canadá. A área ocupada pelo lago pertence ao estado de Ohio, mas o terreno do aterro, as instalações e o aeroporto pertencem a cidade de Cleveland.

Em 1942 o conselho da cidade de Cleveland aprovou um plano para a construção do aterro e a instalação do aeroporto, num local próximo ao centro da cidade onde há vários anos já aconteciam pousos e decolagens de hidroaviões.

O prefeito de Cleveland da época era Thomas A. Burke e em reconhecimento aos seus esforços para viabilizar a construção do aeroporto, este foi rebatizado com o nome de Burke Lakefront Airport em lugar do nome inicialmente dado de Cleveland Lakefront Airport.

A construção aconteceu em várias etapas e a primeira pista pavimentada de 5200 pés (1580 metros) só ficou pronta no verão de 1957, permitindo ao aeroporto receber mais de 100 aviões por dia, o que levou a necessidade de construir também uma torre de controle, que ficou pronta apenas em 1961. Posteriormente foi construída uma segunda pista de 6198 pés (1800 metros), que se tornou a pista principal do aeroporto,

A ampliação da área do aterro aconteceu durante os anos 60 e 70 e o aeroporto começou a receber vôos de linhas aéreas comerciais, o que aconteceu até o ano de 1990. A partir dali, embora ainda tenha um grande movimento de passageiros, o aeroporto opera somente com pousos e decolagens de jatos executivos, helicópteros, táxis aéreos, aeronaves militares e escolas de pilotagem. A área total ocupada é da ordem de 480 acres.

Infelizmente a manutenção do Burke Lakefront Airport em operação gera um prejuízo anual da ordem de 1 a 1,4 milhões de dólares, o que poderia levar ao seu fechamento, ainda mais porque a sua localização o torna sempre alvo da pressão de ecologistas e da agência de proteção ambiental americana, a EPA. Por enquanto quem está pagando essa conta é o mais movimentado aeroporto principal de Cleveland, chamado de Hopkins Airport, já que as contas desses aeroportos são convenientemente vinculadas. Mas certamente é um motivo de preocupação para o futuro e espera-se que os responsáveis encontrem soluções para que ele não seja um dia fechado.

Principalmente porque esse Burke Lakefront Airport de 1982 o local de uma tradicional e pitoresca corrida do calendário das extintas CART/ChampCar: o Grand Prix of Cleveland. Neste ano de 2008, não tivemos a realização da vigésima sétima edição ininterrupta dessa prova, que geraria algo em torno de 25 milhões de dólares para a economia da região.

Todos meses de Junho ou Julho, as operações do aeroporto ficavam suspensas durante um final de semana inteiro para que os carros mais rápidos do mundo disputassemo Grand Prix of Cleveland.

Essa prova deve a sua existência ao espírito empreendedor de Ernie Holden, um advogado nascido em Cleveland e que teve a idéia de aproveitar o Burke Lakefront Airport para uma corrida de monopostos. Com a ajuda de Chuck Newcomb, presidente da C.K. Newcomb and Associates e organizador do National Show Air, Holden transformou seu sonho em realidade. Sendo um veterano promotor de eventos, Chuck Newcomb usou a sua influência junto a FAA (agência federal de aviação dos Estados Unidos) para obter a autorização para o uso do aeroporto e coordenou as negociações junto a CART para a definição do circuito e para a realização das primeiras corridas.

O circuito temporário atualmente utilizado tem 2,106 milhas de extensão (3,389 km) e aproveita as duas pistas principais do aeroporto e algumas das interligações entre elas, formando uma pista de corrida totalmente plana e inacreditavelmente larga nas retas. Para se ter uma idéia, a pista de 5200 pés do aeroporto tem largura de 100 pés (31 metros) e a pista de 6198 pés tem largura de impressionantes 150 pés (mais de 45 metros)!

Essa pista de 3,389 km é utilizada desde 1990, uma vez que de 1982 até 1989 o circuito era um pouco mais longo, com 3,812 km de extensão. Nessa época a reta de largada ainda não levava diretamente a curva 1 (cotovelo) do circuito. Havia uma chicane para a esquerda logo após a largada, então uma reta curta e se chegava no cotovelo.

Embora criticada por alguns pilotos devido a excessiva ondulação do asfalto, com vários “bumps”, o circuito de Cleveland é uma pista de alta velocidade onde a média horária por volta supera os 210 km/h, mas já chegou a mais de 230 km/h há alguns anos atrás, quando os carros da Fórmula Mundial eram mais potentes e havia a guerra dos motores. Além das ondulações, os pilotos precisam se preocupar em achar os pontos de tangência e de freadas corretos para fazer as curvas, já que a pista é plana e faltam pontos de referência como árvores, monumentos, construções, etc. para a orientação do piloto. Ultrapassar em Cleveland não é o problem.

A única condição crítica durante a prova é a largada, dada com os carros em movimento e alinhados dois a dois. A largada é dada numa das retas de pista de aeroporto e ela termina numa curva fechada para a direita, um verdadeiro cotovelo. Isso significa que até uns cinco carros podem chegar juntos na entrada da curva, mas apenas um ou dois conseguem passar de cada vez. Um afunilamento que com muita freqüência provoca acidentes com eliminação de carros logo na largada da corrida.

É torcer para os dirigentes da cidade e categoria fazer com que se esforcem para trazer a prova de volta. Mas agora com o calendário já divulgado para 2009, somente em 2010 ela terá chance de retornar a Indy.


Confira o traçado de Cleveland:


Ao longo desses quase 25 anos de história, Cleveland tem sido um circuito de grandes pilotos e de grandes vitórias. Eis algumas passagens inesquecíveis do fundo do baú da memória:

1987: Emerson Fittipaldi vence o Grand Prix of Cleveland pela primeira vez. A Band transmite a corrida ao vivo para o Brasil.

1993: Você acha que o duelo entre René Arnoux e Gilles Villeneuve no GP da França de 1979 em Dijon-Prenois foi o melhor da história do automobilismo? Pense bem, pois o duelo entre Emerson Fittipaldi e Nigel Mansell pelo segundo lugar no GP de Cleveland de 1993 foi igual a aquele ou até melhor, com várias ultrapassagens seguidas entre 2 campeões do mundo!

1996: Gil de Ferran vence o duelo contra Alex Zanardi e conquista em Cleveland a última vitória da lendária equipe de Jim Hall.

1999: Juan Pablo Montoya vence em uma prova cheia de alternativas após um super duelo com Gil de Ferran, em uma corrida onde fez sol, chuva e sol novamente.

2000: Roberto Moreno conquista em Cleveland uma vitória suada e merecida, após 15 anos disputando corridas na categoria. Emocionante é pouco para descrever o que foi a choradeira de Moreno ao final da corrida.

2003: Pela primeira vez na história do automobilismo, uma categoria Top, corre em um circuito misto de noite.


Confira os vencedores de Cleveland:


Ano Vencedor
2007P.Tracy (DP01 - Cosworth)
2006A.J.Allmendinger (Lola B2K/03 - Ford)
2005P.Tracy (Lola B2K/03 - Ford)
2004 S.Bourdais (Lola B2K/03 - Ford)
2003 S.Bourdais (Lola B2K/03 - Ford)
2002 P.Carpentier (Reynard 02I - Ford)
2001 D.Franchitti (Reynard 01I - Honda)
2000 R.Moreno (Reynard 2KI - Ford)
1999 JP.Montoya (Reynard 99I - Honda)
1998 A.Zanardi (Reynard 98I - Honda)
1997 A.Zanardi (Reynard 97I - Honda)
1996 G.de Ferran (Reynard 96I - Honda)
1995 J.Villeneuve (Reynard 95I - Ford)
1994 A.Unser Jr. (Penske PC23/94 - Ilmor)
1993 P.Tracy (Penske PC22/93 - Chevrolet)
1992 E.Fittipaldi (Penske PC21/92 - Chevrolet)
1991 Mi.Andretti (Lola T9100 - Chevrolet)
1990 D.Sullivan (Penske PC19/90 - Chevrolet)
1989 E.Fittipaldi (Penske PC18/89 - Chevrolet)
1988 Ma.Andretti (Lola T8800 - Chevrolet)
1987 E.Fittipaldi (March 87C - Chevrolet)
1986 D.Sullivan (March 86C - Ford)
1985 A.Unser Jr. (Lola T900 - Ford)
1984 D.Sullivan (Lola T800 - Ford)
1983 A.Unser (Penske PC-11 - Ford)
1982 B.Rahal (March 82C - Ford)


1 comentários:

Hércules disse...

Concordo plenamente cara, eles cagaram na yndi ao tirar essa pista.As corridas eram alucinante, uma pena mesmo terem feito isso com o traçado mais original de uma pista em todo o mundo...

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